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Taxionomia para ambientes CSCW Distribuição físico-temporal dos usuários Nível de estruturação do groupware Tipo de comunicação Percepção do espaço de.

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Apresentação em tema: "Taxionomia para ambientes CSCW Distribuição físico-temporal dos usuários Nível de estruturação do groupware Tipo de comunicação Percepção do espaço de."— Transcrição da apresentação:

1 Taxionomia para ambientes CSCW Distribuição físico-temporal dos usuários Nível de estruturação do groupware Tipo de comunicação Percepção do espaço de trabalho Coordenação e monitoramento de atividades Riqueza do canal de comunicação Objetivo ou papel da ferramenta Taxionomia para análise e desenvolvimento de ferramentas de apoio à aprendizagem cooperativa

2 Distribuição físico-temporal dos usuários. Distribuição Temporal Encontros Síncronos Encontros a distância Encontros Face-a-face Encontros Assíncronos Mesmo tempo Tempos diferentes Locais diferentes Mesmo local Distribuição Geográfica

3 Tipo de comunicação. A comunicação implícita ocorre através do uso de repositórios de informações (documentos, imagens, planilhas etc), os quais são compartilhados pelos membros do grupo. Enquanto a comunicação explícita ocorre quando se realiza um "diálogo" propriamente dito entre os membros, por meio de áudio, vídeo ou texto.

4 Nível de estruturação do groupware sistemas estruturados tentam espelhar no groupware as tarefas, papéis, propósitos, procedimentos e resultados do grupo. São ferramentas modeladas para suportar e facilitar o trabalho de um grupo específico ou de um tipo de tarefa específica

5 Nível de estruturação do groupware Já o groupware não estruturado se refere ao fato das ferramentas aqui não terem uma estrutura pré-definida que tente modelar algumas situações reais observadas.  São essencialmente ´espaços eletrônicos´ nos quais os usuários colocam comunicações textuais, e impõem sua própria estrutura (tanto quanto o software permitir) (MCCONNEL,1994, p. 37).

6 Percepção do espaço de trabalho (Workspace Awareness ) Nesse sentido identificamos que uma importante característica no groupware é o seu potencial em promover a percepção do outro e das ações do outro de forma que o grupo mantenha uma consciência compartilhada de suas relações, responsabilidades, atividades etc  i) Quem?; ii) Como?; iii) Quando?; iv) O quê?; iii) Onde?

7 Coordenação e monitoramento de atividades A coordenação assíncrona pode se dar através de ferramentas como agenda compartilhada do grupo e cronograma de atividades. Por outro lado quando os usuários trabalham ao de forma síncrona essa coordenação pode ocorrer através da sincronização de acesso a um determinado documento, como em ferramentas de co-autoria.

8 Riqueza do canal de comunicação a capacidade potencial de carga de informações proporcionada pelo sistema. A riqueza do canal influencia diretamente o custo do processo de construção e manutenção da compreensão mútua entre os membros (grounding)

9 Riqueza do canal de comunicação Alguns dos aspectos considerados importantes para a avaliação dessa riqueza são (BAKER et al., 1999; HANSEN et. al., 1999): co-presença: mesma percepção visual; co-temporalidade: as mensagens são recebidas em tempo-real; simultaneidade: os membros podem mandar mensagens simultaneamente; expressões múltiplas (verbal, entonação, etc); grau de interação (velocidade de reação, troca do interlocutor); diferentes sistemas de representação (números, linguagem natural, símbolos, imagens).

10 Objetivo ou papel da ferramenta as ferramentas podem ter o papel de: Potencializar novos processos, ou de Facilitar e compensar as dificuldades.

11 Tabela 2 - Recursos que exemplificam as categorias de análise do groupware Tabela 2: Recursos que exemplificam as categorias apresentadas na Tabela 1 Groupware síncronoGroupware assíncrono Nível de estruturação: Baixo chat, videoconferência, sistemas de co-edição, braimstorming, ambiente TEAMWAVE (1999), e-mail, fóruns genéricos, newsgroups, murais eletrônicos. Médio -Ambiente Habanero (NCSA, 1999), Learning Space (LOTUS DOMINO, 2000), WEBCT(2001). Fóruns que oferecem funcionalidades para a utilização de uma linguagem semi-estruturada. AltoBELVEDERE (2001) Tipo de comu nicação Implícit a Recursos para a visualização de arquivos (TeamWave), whiteboard. Repositórios de arquivos em geral. Explícit a Chats, videoconferência.E-mail, fórum, mural. Perce pçãoda presença e ação dos membros Social Sinalizadores de presença visual: - mostrando movimentos de cursores; - lista de usuários presentes no sistema. Sinalizadores de modificação no ambiente (BSCW, 2000). Tarefas Ferramentas síncronas com papéis fixos (criador, administrador, colaborador) e facilmente percebidos através da interface [Mulec (TORNAGHI,1995)] Recursos para o registro de papéis, tarefas e objetivos (não encontrado na bibliografia). Conceitos- Ferramenta proposta por KOMOSINSKI (2000). CSILE (1999) - fórum com mensagens indexadas individualmente e facilmente acessadas através de busca. Espaço de Trabalho - Listas de participantes de uma sala de chat. BSCW (2000) - percepção limitada aos grupos do próprio sujeito.

12 Rique za do canal de comunic ação Co-presençaWhiteboard, chat,videoconferência, realidade virtual. - Recursos sem restrições de acesso ou visões personalizadas das funcionalidades do ambiente. Co-tempo- ralidade Videoconferência, chat. Simulta-neidadeQuase todas as ferramentas síncronas possuem essa capacidade. Uma exceção é a videoconferência. Todas as ferramentas assíncronas possuem essa capacidade. Grau de Interati -vidade Alto: todas as ferramentas síncronasBaixo: todas as ferramentas assíncronas Expres- sões múltipl as videoconferência. Diferentes represen- tações videoconferência, whiteboard.Repositórios de arquivos, murais eletrônicos, fóruns em geral,. Coordenação e/ou monitor amento das atividad es - StudyConf [(MACEDO et al., 1999) Agentes que promovem automaticamente encontros entre estudantes interessados no mesmo conteúdo]; -Recursos com informações relacionadas às interações e utilização de recursos. - Agentes que verificam acordos e prazos estabelecidos e alertam "lembram" os usuários; - Recurso para estabelecer cronograma levando em consideração tarefas interde-pendentes; Objetivo ou papel da ferrame nta Compe n-sar Videoconferência.Correio-eletrônico. Potenci ali-zar BELVEDERE (2001)Agenda Coletiva, Sistemas de Suporte a Decisão, BELVEDERE (2001).

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