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CAPABILIDADE/CAPACIDADE DE PROCESSO

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Apresentação em tema: "CAPABILIDADE/CAPACIDADE DE PROCESSO"— Transcrição da apresentação:

1 CAPABILIDADE/CAPACIDADE DE PROCESSO
Estudo de capabilidade do Sistema de Medição Um aspecto importante para a implementação do controle estatístico de processo é garantir uma adequada capabilidade do sistema de medição Muitos problemas relativos a variabilidades observadas são devido a problemas no próprio produto, e outras devido a erros de medição Os objetivos das análises do sistema de medição são: avaliar a quantidade dos dados obtidos, servir de base na avaliação custo x benefício da coleta de dados e escolher o melhor sistema de medição Vanessa Fortes Aula 11

2 CAPABILIDADE/CAPACIDADE DE PROCESSO
Matematicamente essa variabilidade é expressa da seguinte forma: Os gráficos de controle e outros métodos estatísticos podem ser utilizados para separar estas variações, bem como avaliar a capabilidade do sistema de medição Vanessa Fortes Aula 11

3 CAPABILIDADE/CAPACIDADE DE PROCESSO
Exemplo: Para a introdução do controle estatístico de processo a equipe de melhoria da qualidade de uma empresa gostaria de realizar uma avaliação da capabilidade do sistema de medição Então, 20 unidades de produtos são obtidas e o operador que realizará as medições vai utilizar um equipamento para a medição de cada unidade de produto duas vezes. Os dados são mostrados na tabela a seguir Vanessa Fortes Aula 11

4 CAPABILIDADE/CAPACIDADE DE PROCESSO
Amostra Medições Média Amplitude 1 21 20 20,5 2 24 23 23,5 3 4 27 27,0 5 19 18 18,5 6 22,0 7 22 21,5 8 17 18,0 9 10 25 24,0 11 12 13 14 15 29 30 29,5 16 26 26,0 20,0 25,5 19,0 Vanessa Fortes Aula 11

5 CAPABILIDADE/CAPACIDADE DE PROCESSO
Gráfico : Limite Superior de Controle = LSC = = 22,3 + 1,880 x 1,0 = 24,18 Limite Central = LC = Limite Inferior de Controle = LIC = = 22,3 – 1,880 x 1,0 = 20,42 Vanessa Fortes Aula 11

6 CAPABILIDADE/CAPACIDADE DE PROCESSO
Gráfico R: Limite Superior de Controle = LSC = = 3,267 x 1,0 = 3,27 Limite Central = LC = = 1,0 Limite Inferior de Controle = LIC = = 0 x 1,0= 0 Vanessa Fortes Aula 11

7 CAPABILIDADE/CAPACIDADE DE PROCESSO
Gráfico da Média: Vanessa Fortes Aula 11

8 CAPABILIDADE/CAPACIDADE DE PROCESSO
Gráfico da Amplitude: Vanessa Fortes Aula 11

9 CAPABILIDADE/CAPACIDADE DE PROCESSO
Comentários: O gráfico da média mostra, neste exemplo, o poder discriminado do instrumento de mostrar literalmente os valores medidos O gráfico da amplitude mostra diretamente a magnitude do erro de medição Os valores do gráfico da amplitude representam a diferença entre as medidas realizadas na mesma unidade pelo mesmo equipamento Vanessa Fortes Aula 11

10 CAPABILIDADE/CAPACIDADE DE PROCESSO
Comentários: Neste exemplo, o gráfico da amplitude está sob controle, o que indica que o operador não está com dificuldade de medir valores consistentes. Pontos fora de controle neste gráfico indicam que o operador está com dificuldades de utilizar o equipamento. Vanessa Fortes Aula 11

11 CAPABILIDADE/CAPACIDADE DE PROCESSO
O desvio padrão do erro de medição, pode ser estimado da seguinte forma: A distribuição do erro de medição é aproximada pela normal. Assim, é uma boa aproximação da capabilidade de medição. Vanessa Fortes Aula 11

12 CAPABILIDADE/CAPACIDADE DE PROCESSO
Neste exemplo: Variações em medições individuais podem ser ocorrer na faixa Essa é uma prática muito comum para comparar a capabilidade de medição estimada com as especificações ou faixa de tolerância (LSE – LIE) para a parte que está sendo medida. A razão para a faixa total de tolerância é chamada de precisão / tolerância ou razão P/T. . Vanessa Fortes Aula 11

13 CAPABILIDADE/CAPACIDADE DE PROCESSO
Utilizando o exemplo anterior, LSE = 60 e LIE = 5. Então, Valores de P/T  0,1 implicam em uma adequada capabilidade de medição. O erro deve possuir capabilidade suficiente para medir produtos com acurácia e precisão suficientes para o analista tomar a decisão correta. A partir dos dados calcula-se S = 3,17, uma estimação do desvio padrão da variabilidade total . Vanessa Fortes Aula 11

14 CAPABILIDADE/CAPACIDADE DE PROCESSO
Então: Sendo: e como foi estimado, então Pode-se estimar também : O desvio padrão das características do produto é: Vanessa Fortes Aula 11

15 CAPABILIDADE/CAPACIDADE DE PROCESSO
A medição pode ser expressa também em porcentagem da variabilidade das características do produto: Essa expressão é mais significativa que a razão P/T porque independe dos limites de especificação Vanessa Fortes Aula 11

16 CAPABILIDADE/CAPACIDADE DE PROCESSO
Exemplo: Em uma empresa de produção de peças os dados eram registrados em uma planilha do MSA (Análise do Sistema de Medição) e tidos como satisfatórios. Mas o resultado prático era que o processo tinha problemas que estavam relacionados aos instrumentos, ao método de medição e aos operadores. O acompanhamento do processo constatou que apesar da “estabilidade” aparente haviam produtos rejeitados quando estavam aprovados e produtos aprovados quando estavam rejeitados. Este percentual era baixo mas acontecia. Como conseqüência, peças eram segregadas e/ou devolvidas pelos clientes. Vanessa Fortes Aula 11

17 CAPABILIDADE/CAPACIDADE DE PROCESSO
Exemplo: 1° Passo: revisão do planejamento do sistema de medição e avaliação das características da qualidade nos produtos e do controle de parâmetros dos processos de manufatura Nem toda característica da qualidade no produto/processo requer análise Uma regra para avaliar o sistema de medição é se este é identificado no plano de controle; se é importante para determinar a rejeição ou não do processo ou produto; o nível de tolerância e a criticidade perante o cliente Vanessa Fortes Aula 11

18 CAPABILIDADE/CAPACIDADE DE PROCESSO
Exemplo: Desenvolver um fluxograma do processo de medição Treinar os envolvidos Desenvolver o diagrama de Ishikawa (causa e efeito) Escolher as ferramentas estatísticas Montar um cronograma de aplicação das ferramentas Documentar as soluções e as correções Institucionalizar a mudança Vanessa Fortes Aula 11

19 CAPABILIDADE/CAPACIDADE DE PROCESSO
Exemplo: A equipe se mobilizou e deixou de lado uma frase conhecida “SEMPRE FIZEMOS DESSE JEITO E SEMPRE DEU CERTO” Vanessa Fortes Aula 11

20 CAPABILIDADE/CAPACIDADE DE PROCESSO
Exemplo: 2° Passo: garantir a estabilidade do processo, diminuindo sua variação e identificando propriedades do sistema de medição 3° Passo: utilizar e melhorar os procedimentos da empresa Dificuldades dos colaboradores em entender parâmetros do processo e do produto 4° Passo: avaliar os itens do MAS quanto a variação 5° Passo: implementação da sistemática do processo e acompanhamento objetivando a melhoria contínua, pela diretoria Vanessa Fortes Aula 11

21 CAPABILIDADE/CAPACIDADE DE PROCESSO
Exemplo: O fator mais importante para todo o processo é o “humano” – ele é capaz de comprometer o trabalho O acompanhamento do processo foi deixado em segundo plano e só quando foi observada a segregação/devolução de peças pelos clientes é que houve preocupação O grande resultado do sistema de medição é fazer com que todos produzam com qualidade nos produtos, nos processos, nas tomadas de decisão e não fiquem a mercê do preenchimento de formulários. Vanessa Fortes Aula 11


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