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A IMPORTÂNCIA DA ESTATÍSTICA

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Apresentação em tema: "A IMPORTÂNCIA DA ESTATÍSTICA"— Transcrição da apresentação:

1 A IMPORTÂNCIA DA ESTATÍSTICA
A Estatística é aplicada como auxílio nas tomadas de decisão diante de incertezas para justificar cientificamente as decisões Governo Indústria Ciências sociais, biológicas, físicas, etc Pesquisas A Estatística envolve técnicas para coletar, organizar, descrever, analisar e interpretar dados, ou provenientes de experimentos, ou vindos de estudos observacionais Vanessa Fortes Aula 4

2 O QUE É ESTATÍSTICA ? Estatística pode ser pensada como a ciência de aprendizagem a partir de dados No nosso cotidiano, precisamos tomar decisões, muitas vezes decisões rápidas Em linhas gerais, a Estatística fornece métodos que auxiliam o processo de tomada de decisão. DADOS ANÁLISE DECISÕES Vanessa Fortes Aula 4

3 POR QUE USAR ESTATÍSTICA ?
Por que a natureza apresenta VARIABILIDADE Variações de indivíduo para indivíduo Variações no mesmo indivíduo “A Estatística estuda como controlar, minimizar e observar a variabilidade INEVITÁVEL de todas as medidas e observações” Sem Métodos Estatísticos, sem validade científica! Vanessa Fortes Aula 4

4 CONCEITOS BÁSICOS DE ESTATÍSTICA
FENÔMENO ESTATÍSTICO qualquer evento que se pretenda analisar, cujo estudo seja possível da aplicação do método estatístico DADO ESTATÍSTICO dado numérico considerado matéria-prima sobre a qual se aplica os métodos estatísticos POPULAÇÃO conjunto total de elementos portadores de, pelo menos, uma característica comum observável X1 X2 X3 ... Vanessa Fortes Aula 4

5 CONCEITOS BÁSICOS DE ESTATÍSTICA
AMOSTRA parcela representativa da população que é examinada com o propósito de tirarconclusões sobre a essa população como selecionar uma amostra, de tal modo que as informações possam ser expandidas para a população ? Vanessa Fortes Aula 4

6 CONCEITOS BÁSICOS DE ESTATÍSTICA
Deseja-se fazer uma pesquisa para estimar a preferência dos cariocas para a prefeitura Como selecionar uma amostra de n pessoas (n grande) dentre os moradores do município? Vanessa Fortes Aula 4

7 CONCEITOS BÁSICOS DE ESTATÍSTICA
Esta amostra é representativa da população? Vanessa Fortes Aula 4

8 CONCEITOS BÁSICOS DE ESTATÍSTICA
Esta amostra é representativa da população? Vanessa Fortes Aula 4

9 CONCEITOS BÁSICOS DE ESTATÍSTICA
Esta amostra é representativa da população? Vanessa Fortes Aula 4

10 CONCEITOS BÁSICOS DE ESTATÍSTICA
Ao selecionar uma amostra deve-se considerar alguns critérios de acordo com o tipo de pesquisa Região Sexo Nível sócio-econômico Idade PARÂMETROS valores singulares que existem na população e que servem para caracterizá-la. para definir um parâmetro deve-se examinar toda a população ex: Os alunos do 2º ano da UERJ têm em média 1,70 metros de estatura ESTIMATIVA valor aproximado do parâmetro calculado com o uso da amostra Vanessa Fortes Aula 4

11 CONCEITOS BÁSICOS DE ESTATÍSTICA
ATRIBUTO características que podem ser enumeradas VARIÁVEL características que podem ser medidas, controladas ou manipuladas em uma pesquisa VARIÁVEL QUALITATIVA valores expressos por atributos sexo, cor da pele, etc. Ex: pode-se dizer que 2 indivíduos são diferentes em termos da variável A (sexo, por exemplo), mas não se pode dizer qual deles "tem mais" da qualidade representada pela variável VARIÁVEL QUANTITATIVA conjunto de resultados numéricos ex: pode-se dizer que a temperatura de 40°C é maior do que 30°C e que um aumento de 20°C para 40°C é duas vezes maior do que um aumento de 30°C para 40°C e se dividem em: Vanessa Fortes Aula 4

12 CONCEITOS BÁSICOS DE ESTATÍSTICA
VARIÁVEL DISCRETA OU DESCONTÍNUA valores expressos através de números inteiros não negativos Ex: Nº de alunos presentes às aulas de CQ no 2º semestre de 2006 agosto = 10, setembro = 13, outubro = 15 VARIÁVEL CONTÍNUA Valores mensuráveis escala numérica correspondente ao conjunto R dos números Reais, ou seja, podem assumir, teoricamente, qualquer valor entre dois limites Ex.: Quando se mede a temperatura do corpo com um termômetro de mercúrio o que ocorre é o seguinte: O filete de mercúrio, ao dilatar-se, passará por todas as temperaturas intermediárias até chegar na temperatura atual do corpo Vanessa Fortes Aula 4

13 CONCEITOS BÁSICOS DE ESTATÍSTICA
FASES DO MÉTODO ESTATÍSTICO DEFINIÇÃO DO PROBLEMA Saber exatamente aquilo que se pretende pesquisar é o mesmo que definir corretamente o problema PLANEJAMENTO Como levantar informações? Que dados deverão ser obtidos? E o cronograma de atividades ? Os custos envolvidos ? etc. COLETA DE DADOS Fase operacional, registro sistemático de dados, com um objetivo determinado. APURAÇÃO DOS DADOS Resumo dos dados através de sua contagem e agrupamento. É a condensação e tabulação de dados. APRESENTAÇÃO DOS DADOS Formas de apresentação dos dados ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS A última fase do trabalho estatístico é a mais importante e delicada Está ligada essencialmente ao cálculo de medidas e coeficientes, cuja finalidade principal é descrever o fenômeno. Vanessa Fortes Aula 4

14 CONCEITOS BÁSICOS DE ESTATÍSTICA
Medidas de tendência central representam uma série de dados orientando quanto à posição da distribuição em relação ao eixo horizontal do gráfico da curva de freqüência verifica-se uma tendência dos dados observados a se agruparem em torno dos valores centrais As medidas de tendência central mais utilizadas são: Média aritmética Moda Mediana Vanessa Fortes Aula 4

15 CONCEITOS BÁSICOS DE ESTATÍSTICA
Média Aritmética ( ) soma dos valores individuais dividido pelo total de elementos considerados. Exemplo: 10,2; 10,5; 10,4; 10,1; 10,4 Média: ponto de equilíbrio do conjunto Vanessa Fortes Aula 4

16 CONCEITOS BÁSICOS DE ESTATÍSTICA
Moda ( ) valor que ocorre com maior freqüência dentro de um conjunto de números. Exemplo: 10,2; 10,5; 10,4; 10,1; 10,4 Moda: valor mais provável Vanessa Fortes Aula 4

17 CONCEITOS BÁSICOS DE ESTATÍSTICA
A moda é facilmente reconhecida basta procurar o valor que mais se repete. Há séries nas quais não exista valor modal, isto é, nas quais nenhum valor apareça mais vezes que outros Exemplo: { 3 , 5 , 8 , 10 , 12 } não apresenta moda A série é amodal Em outros casos, pode haver dois ou mais valores de concentração. Então, a série tem dois ou mais valores modais Exemplo: { 2 , 3 , 4 , 4 , 4 , 5 , 6 , 7 , 7 , 7 , 8 , 9 } apresenta duas modas: 4 e 7 A série é bimodal Vanessa Fortes Aula 4

18 CONCEITOS BÁSICOS DE ESTATÍSTICA
Uma vez agrupados os dados, é possível determinar imediatamente a moda: basta fixar o valor da variável de maior frequência Ex: Qual a temperatura mais comum medida no mês abaixo? 2º C é a temperatura modal, pois é a de maior frequência Vanessa Fortes Aula 4

19 CONCEITOS BÁSICOS DE ESTATÍSTICA
Mediana (Md = ) valor situado de tal forma no conjunto de dados que o separa em dois subconjuntos de mesmo número de elementos. Dada uma série de valores como: { 5, 2, 6, 13, 9, 15, 10 } 1º - ordenar a série { 2, 5, 6, 9, 10, 13, 15 } O valor que divide a série acima em duas partes iguais é igual a 9, logo a Md = 9 Mediana: divide o conjunto em duas partes iguais. Vanessa Fortes Aula 4

20 CONCEITOS BÁSICOS DE ESTATÍSTICA
Método prático para o cálculo da Mediana Se a série dada tiver número ímpar de termos: O valor mediano será o termo de ordem dado fela fórmula: ( n + 1 ) / 2 Exemplo: Calcule a mediana da série { 1, 3, 0, 0, 2, 4, 1, 2, 5 } 1º - ordenar a série { 0, 0, 1, 1, 2, 2, 3, 4, 5 } n = 9 logo (n + 1)/2 é dado por (9+1) / 2 = 5, ou seja, o 5º elemento da série ordenada será a mediana A mediana será o 5º elemento = 2 Vanessa Fortes Aula 4

21 CONCEITOS BÁSICOS DE ESTATÍSTICA
Se a série dada tiver número par de termos: O valor mediano será o termo de ordem dado fela fórmula: [( n/2 ) +( n/2+ 1 )] / 2 Obs: n/2 e (n/2 + 1) serão termos de ordem e devem ser substituídos pelo valor correspondente. Exemplo: Calcule a mediana da série { 1, 3, 0, 0, 2, 4, 1, 3, 5, 6 } 1º - ordenar a série { 0, 0, 1, 1, 2, 3, 3, 4, 5, 6 } n = 10 logo a fórmula ficará: [( 10/2 ) + (10/2 + 1)] / 2 = [( 5 + 6)] / 2 será na realidade (5º termo+ 6º termo) / 2 5º termo = 2 e 6º termo = 3 A mediana será = (2+3) / 2 ou seja, Md = 2,5 . A mediana no exemplo será a média aritmética do 5º e 6º termos da série. Vanessa Fortes Aula 4

22 CONCEITOS BÁSICOS DE ESTATÍSTICA
Quando o número de elementos da série estatística for ímpar, haverá coincidência da mediana com um dos elementos da série. Quando o número de elementos da série estatística for par, nunca haverá coincidência da mediana com um dos elementos da série. A mediana será sempre a média aritmética dos 2 elementos centrais da série. Em um série a mediana, a média e a moda não têm, necessariamente, o mesmo valor. A mediana, depende da posição e não dos valores dos elementos na série ordenada. Essa é uma das diferenças marcantes entre mediana e média (que se deixa influenciar, e muito, pelos valores extremos). Vanessa Fortes Aula 4

23 CONCEITOS BÁSICOS DE ESTATÍSTICA
Exemplo: Em { 5, 7, 10, 13, 15 } a média = 10 e a mediana = 10 Em { 5, 7, 10, 13, 65 } a média = 20 e a mediana = 10 A média do segundo conjunto de valores é maior do que a do primeiro, por influência dos valores extremos, ao passo que a mediana permanece a mesma. Vanessa Fortes Aula 4

24 CONCEITOS BÁSICOS DE ESTATÍSTICA
Dispersão ou Variabilidade: maior ou menor diversificação dos valores de uma variável em torno de um valor de tendência central (média ou mediana) tomado como ponto de comparação. A média - ainda que considerada como um número que tem a faculdade de representar uma série de valores - não pode, por si mesma, destacar o grau de homogeneidade ou heterogeneidade que existe entre os valores que compõem o conjunto. Consideremos os seguintes conjuntos de valores das variáveis X, Y e Z: X = { 70, 70, 70, 70, 70 } Y = { 68, 69, 70 ,71 ,72 } Z = { 5, 15, 50, 120, 160 } Vanessa Fortes Aula 4

25 CONCEITOS BÁSICOS DE ESTATÍSTICA
Dispersão ou Variabilidade: Observamos então que os três conjuntos apresentam a mesma média aritmética = 350/5 = 70 Entretanto, é fácil notar que o conjunto X é mais homogêneo que os conjuntos Y e Z, já que todos os valores são iguais à média. O conjunto Y, por sua vez, é mais homogêneo que o conjunto Z, pois há menor diversificação entre cada um de seus valores e a média representativa. Concluímos então que o conjunto X apresenta dispersão nula e que o conjunto Y apresenta uma dispersão menor que o conjunto Z. Vanessa Fortes Aula 4

26 CONCEITOS BÁSICOS DE ESTATÍSTICA
Medidas de Dispersão mais utilizadas Amplitude Desvio padrão Variância Vanessa Fortes Aula 4

27 CONCEITOS BÁSICOS DE ESTATÍSTICA
Amplitude (R ou AT): é a diferença entre o maior e o menor valor de um conjunto de dados. Exemplo: 10,2; 10,5; 10,4; 10,1; 10,4 A amplitude total tem o incoveniente de só levar em conta os dois valores extremos da série, descuidando do conjunto de valores intermediários. Faz-se uso da amplitude total quando se quer determinar a amplitude da temperatura em um dia, por exemplo, no controle de qualidade ou como uma medida de cálculo rápido sem muita exatidão. Vanessa Fortes Aula 4

28 CONCEITOS BÁSICOS DE ESTATÍSTICA
Desvio padrão ( ou S) Baseia-se nos desvios em torno da média aritmética e a sua fórmula básica pode ser traduzida como raiz quadrada da média aritmética dos quadrados dos desvios e é representada por  S . Expresso na unidade original de medida Utilizado para avaliação da variabilidade de um processo/amostra Indicador de variabilidade bastante estável, pois leva em consideração a totalidade dos valores da variável em estudo Vanessa Fortes Aula 4

29 CONCEITOS BÁSICOS DE ESTATÍSTICA
Exemplo: 10,2; 10,5; 10,4; 10,1; 10,4 i Xi 1 10,2 10,32 -0,12 0,0144 2 10,5 0,18 0,0324 3 10,4 0,08 0,0064 4 10,1 -0,22 0,0484 5 Total 0,1080 Vanessa Fortes Aula 4

30 CONCEITOS BÁSICOS DE ESTATÍSTICA
Variância ( ou S2) Desvio padrão elevado ao quadrado Expresso na unidade original de medida elevada ao quadrado Utilizado para avaliação da variabilidade de um processo/amostra Vanessa Fortes Aula 4

31 CONCEITOS BÁSICOS DE ESTATÍSTICA
Variância ( ) Exemplo: 10,2; 10,5; 10,4; 10,1; 10,4 i Xi 1 10,2 10,32 -0,12 0,0144 2 10,5 0,18 0,0324 3 10,4 0,08 0,0064 4 10,1 -0,22 0,0484 5 Total 0,1080 Vanessa Fortes Aula 4

32 CONCEITOS BÁSICOS DE ESTATÍSTICA
Variância ( ) Exemplo: 10,2; 10,5; 10,4; 10,1; 10,4 Vanessa Fortes Aula 4

33 CONCEITOS BÁSICOS DE ESTATÍSTICA
Regras de Arredondamento O algarismo a ser cancelado é menor que 5: Exemplo: 21,742  21,74 (aproximação 0,01) O algarismo a ser cancelado é maior que 5: Exemplo: 13,78  13,8 (aproximação 0,1) Vanessa Fortes Aula 4

34 CONCEITOS BÁSICOS DE ESTATÍSTICA
Regras de Arredondamento O algarismo a ser cancelado é igual a 5: arredonda-se para o par mais próximo do algarismo que precede o 5. Exemplo: 2,75  2,8 (aproximação 0,1) O algarismo a ser cancelado é igual a 5: arredonda-se para o par mais próximo do algarismo que precede o 5. Caso o valor precedente seja par, cancela-se o 5. Exemplo: 42,885  42,88 (aproximação 0,01) Vanessa Fortes Aula 4

35 CONCEITOS BÁSICOS DE ESTATÍSTICA
Regras de Aproximação As aproximações devem ser feitas sempre no final do resultado e não durante os cálculos intermediários. Caso necessário, durante os cálculos intermediários, as aproximações devem ser no mínimo 0,001 (três casas); usar as regras de arredondamento quando necessário; Vanessa Fortes Aula 4

36 CONCEITOS BÁSICOS DE ESTATÍSTICA
Regras de Aproximação Para o cálculo das médias, desvios, limites, etc., aproximar em “uma casa” a mais do que a aproximação dos elementos da amostra. Exemplo: Xi: 10; 11; 14 Vanessa Fortes Aula 4

37 CONCEITOS BÁSICOS DE ESTATÍSTICA
Exercício Calcular , , , R, , , a partir dos dados de uma amostra A. Dados: X1 – 22,0 X2 – 22,5 X3 – 22,5 X4 – 24,0 X5 – 23,5 Vanessa Fortes Aula 4


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