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GRUPO: FLÁVIO PIRES DA SILVA; MATEUS SIMON. TRABALHO DE ARRANJO FÍSICO INDUSTRIAL.

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1 GRUPO: FLÁVIO PIRES DA SILVA; MATEUS SIMON. TRABALHO DE ARRANJO FÍSICO INDUSTRIAL

2 1. OBJETIVO; 2. A EMPRESA; 3. ATIVIDADE CONSIDERADA; 4. POSTOS DE TRABALHO; 5. CRONOANÁLISE; 6. ESQUEMA DE PRODUÇÃO; 7. LAYOUT ATUAL; 8. DEFINIÇÃO DO PROBLEMA; 9. PROPOSTAS DE SOLUÇÃO; 10. ESCOLHA DA MELHOR SOLUÇÃO; 11. RESUMO DO TRABALHO. SUMÁRIO

3 1 - OBJETIVO AUMENTAR A PRODUTIVIDADE DE UMA LINHA DE PRODUÇÃO ATRAVÉS DE UM NOVO LAYOUT, BASEANDO-SE NA CRONOANÁLISE DOS ELEMENTOS DOS POSTOS DE TRABALHO.

4 BMB MODE CENTER CENTRO DE MODIFICAÇÃO DE CAMINHÕES E ÔNIBUS DA MARCA VOLKSWAGEM 2 - A EMPRESA

5 O PROJETO FOI REALIZADO NA LINHA DE MONTAGEM DE VEÍCULOS 6 X 2, ONDE OCORRE A INSTALAÇÃO DO 3º EIXO EM CAMINHÕES DE 23 TONELADAS. 3 - ATIVIDADE CONSIDERADA

6 4 - POSTOS DE TRABALHO POSTOS DE TRABALHOSFUNÇÃO PRÉ-MONTAGEM -Prepara o 3º eixo, montando as molas e algumas peças do freio. COLOCAÇÃO DAS RODAS - Coloca as rodas no 3º eixo. MONTAGEM DOS BRAÇOS - Monta os braços fixos e reguláveis para a Montagem. MONTAGEM - Instala o 3º eixo no caminhão e monta os braços e acessórios. ALINHAMENTO - realiza o alinhamento de todos os eixos do caminhão. TECTIL - aplica uma substância antioxidante nos parafusos e porcas. INSPEÇÃO FINAL - verifica as montagens e os torques e aprova/reprova os veículos.

7 4.1 - POSTOS DE TRABALHO POSTOS DE TRABALHOSCARACTERÍSTICAS PRÉ-MONTAGEM 2 funcionários, 1 dispositivo de montagem, 2 carrinhos de transporte, 1 apertadeira e 1 armário de peças e ferramentas. COLOCAÇÃO DAS RODAS 2 funcionários, 1 apertadeira e 1 armário de peças e ferramentas. MONTAGEM DOS BRAÇOS 1 funcionários, 1 dispositivo de montagem, 1 apertadeira e 1 armário de peças e ferramentas. MONTAGEM - 4 funcionários, 2 apertadeira e 2 armários de peças e ferramentas. ALINHAMENTO 2 funcionários e 1 armário de peças e ferramentas. TECTIL 2 funcionários e 1 rampa para suspensão do veículo. INSPEÇÃO FINAL 2 funcionários e 1 ferramentas e documentos.

8 4.2 - PRÉ-MONTAGEM E COLOCAÇÃO DAS RODAS

9 4.3 - MONTAGEM E MONTAGEM DOS BRAÇOS

10 4.4 - ALINHAMENTO

11 4.5 - TECTIL

12 4.6 - INSPEÇÃO FINAL

13 1.CONHECIMENTO DO POSTO, DEFINIÇÃO DOS ELEMENTOS, MEDIÇÃO DO TEMPO REAL, T(MÉDIA), AVALIAÇÃO DO RÍTMO, R(LENTO 80 % - NORMAL 100 % - ACELERADO 120%), E DO FATOR DE TOLERÂNCIA, FT (TEMPO PESSOAL 5% - FADIGA BÁSICA 4% - POSIÇÃO NORMAL DE TRABALHO CURVADO 2% - USO DE FORÇA MUSCULAR 2% - NÍVEL DE RUÍDO INTERMITENTE E ALTO 2% - MONOTOMIA MÉDIA 1%) 2.CALCULO DO TEMPO NORMAL(TN): TN = T x R; 3. CÁLCULO DO TEMPO PADRÃO (TP): TP = TN x FT (ACRÉSCIMO DE 16%). 4. CÁLCULOS E RESULTADOS E A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA FOI RETIRADO DO CAPÍTULO 10 DO LIVRO ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES, MOREIRA, Daniel A. Ed São Paulo. Pioneira, p. CONSTAM EM ANEXO. 5 - CRONOANÁLISE

14 6 - ESQUEMA DE PRODUÇÃO CAMINHÕESEIXOS BRAÇOS PRÉ-MONTAGEM COLOCAÇÃO DAS RODAS MONTAGEM DOS BRAÇOS MONTAGEM ALINHAMENTO TECTIL INSPEÇÃO FINAL CAMINHÃO 6 X 2, 23 TONELADAS, COM 3º EIXO MONTADO

15 7 - LAYOUT ATUAL MONTAGEM DE VEÍCULOS ESPECIAIS 600 m² MONTAGEM 220 m² MONTAGEM DOS BRAÇOS 30 m² PRÉ- MONTAGEM 150m² COLOCAÇÃO DAS RODAS 40m²ALINHAMENTO 100 m² INSPEÇÃO FINAL 80m²TECTIL80m² I O FLUXO DE CAMINHÕES FLUXO DE EIXOS FLUXO DE BRAÇOS O IENTRADASAÍDA

16 7.1 - CRONOANÁLISE DO LAYOUT ATUAL POSTOS DE TRABALHOSTEMPO PADRÃO VEÍCULOS POR DIA(*) PRÉ-MONTAGEM 18,45 min26,02 COLOCAÇÃO DAS RODAS14,47 min33,16 MONTAGEM DOS BRAÇOS3,63 min132,23 MONTAGEM36,26 min13,24 ALINHAMENTO19,06 min25,18 TECTIL6,08 min78,93 INSPEÇÃO FINAL16,56 min28,98 * CONSIDERANDO A JORNADA DE 8 HORAS DIÁRIAS DE TRABALHO.

17 7.2 - CARACTERÍSTICAS DO LAYOUT ATUAL VANTAGENSDESVANTAGENS ELEVADO GRAU DE TREINAMENTO DOS FUNCIONÁRIOS DESLOCAMENTOS CRUZADOS ENTRE OS POSTOS DE TRABALHO QUALIDADE DO PROCESSOTRABALHO REPETITIVO PADRONIZAÇÃO DAS OPERAÇÕES SOBRECARGA DA INSPEÇÃO FINAL COLABORAÇÃO ENTRE OS FUNCIONÁRIOS DE POSTOS DIFERENTES ELEVADOS NÍVEIS DE CALOR E RUÍDOS

18 AUMENTAR A PRODUTIVIDADE ATRAVÉS DA MUDANÇA DO POSICIONAMENTO DOS POSTOS DE TRABALHO, DIMINUINDO AS DISTÂNCIAS E SIMPLIFICANDO OS DESLOCAMENTOS PARA DIMINUIR OS TEMPOS PADRÃO. 8 - DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

19 MUDAR O LAYOUT DIMINUINDO, SIMPLIFICANDO E DESCRUZANDO OS DESLOCAMENTOS DE EIXOS E CAMINHÕES PARA DIMINUIR O TEMPO PADRÃO DE CADA POSTO, AUMENTANDO A PRODUTIVIDADE. 9 - PROPOSTAS DE SOLUÇÃO

20 9.1 - LAYOUT PROPOSTO 1 FLUXO DE CAMINHÕES FLUXO DE EIXOS FLUXO DE BRAÇOS O IENTRADASAÍDA MONTAGEM DE VEÍCULOS ESPECIAIS MONTAGEM MONTAGEM DOS BRAÇOS PRÉ- MONTAGEM COLOCAÇÃO DAS RODAS ALINHAMENTO INSPEÇÃO FINAL TECTIL I O

21 9.2 - CRONOANÁLISE DA PROPOSTA 1 POSTOS DE TRABALHOSTEMPO PADRÃO VEÍCULOS POR DIA(*) PRÉ-MONTAGEM18,37 min26,13 COLOCAÇÃO DAS RODAS11,98 min40,08 MONTAGEM DOS BRAÇOS3,61 min133,09 MONTAGEM34,45 min13,54 ALINHAMENTO19,00 min25,26 TECTIL6,07 min79,14 INSPEÇÃO FINAL16,55 min29,00 * CONSIDERANDO A JORNADA DE 8 HORAS DIÁRIAS DE TRABALHO.

22 9.3 - CARACTERÍSTICAS DA PROPOSTA 1 VANTAGENSDESVANTAGENS ELEVADO GRAU DE TREINAMENTO DOS FUNCIONÁRIOS DESLOCAMENTOS CRUZADOS ENTRE OS POSTOS DE TRABALHO QUALIDADE DO PROCESSOTRABALHO REPETITIVO PADRONIZAÇÃO DAS OPERAÇÕESSOBRECARGA DA INSPEÇÃO FINAL COLABORAÇÃO ENTRE OS FUNCIONÁRIOS DE POSTOS DIFERENTES ELEVADOS NÍVEIS DE CALOR E RUÍDOS DIMINUIÇÃO DOS TEMPOS DE DESLOCAMENTOS CUSTO DE MUDANÇA DOS POSTOS SEPARAÇÃO DAS LINHAS DESCRUZAMENTO TOTAL DOS DESLOCAMENTOS DE EIXOS E CAMINHÕES

23 9.4 - LAYOUT PROPOSTO 2 MONTAGEM DE VEÍCULOS ESPECIAIS m² MONTAGEMm² MONTAGEM DOS BRAÇOS m² PRÉ- MONTAGEM m² COLOCAÇÃO DAS RODAS m² ALINHAMENTOm² INSPEÇÃO FINAL m² TECTILm² I O FLUXO DE CAMINHÕES FLUXO DE EIXOS FLUXO DE BRAÇOS O IENTRADASAÍDA

24 9.5 - CRONOANÁLISE DA PROPOSTA 2 POSTOS DE TRABALHOSTEMPO PADRÃO VEÍCULOS POR DIA(*) PRÉ-MONTAGEM18,40 min26,09 COLOCAÇÃO DAS RODAS12,16 min39,47 MONTAGEM DOS BRAÇOS3,58 min134,27 MONTAGEM35,75 min13,43 ALINHAMENTO19,04 min25,22 TECTIL6,00 min80,00 INSPEÇÃO FINAL16,53 min29,04 * CONSIDERANDO A JORNADA DE 8 HORAS DIÁRIAS DE TRABALHO.

25 9.6 - CARACTERÍSTICAS DA PROPOSTA 2 VANTAGENSDESVANTAGENS ELEVADO GRAU DE TREINAMENTO DOS FUNCIONÁRIOS DESLOCAMENTOS CRUZADOS ENTRE OS POSTOS DE TRABALHO QUALIDADE DO PROCESSOTRABALHO REPETITIVO PADRONIZAÇÃO DAS OPERAÇÕESSOBRECARGA DA INSPEÇÃO FINAL COLABORAÇÃO ENTRE OS FUNCIONÁRIOS DE POSTOS DIFERENTES ELEVADOS NÍVEIS DE CALOR E RUÍDOS DIMINUIÇÃO DOS TEMPOS DE DESLOCAMENTOS CUSTO DE MUDANÇA DOS POSTOS SEPARAÇÃO DAS LINHAS DESCRUZAMENTO PARCIAL DOS DESLOCAMENTOS DE EIXOS E CAMINHÕES

26 10 - ESCOLHA DA PROPOSTA LAYOUT POSTOS DE TRABALHOS VEÍCULOS POR DIA(*) ATUALPROPOSTA 1PROPOSTA 2 PRÉ-MONTAGEM 26,0226,1326,09 COLOCAÇÃO DAS RODAS 33,1640,0839,47 MONTAGEM DOS BRAÇOS 132,23133,09134,27 MONTAGEM 13,2413,5413,43 ALINHAMENTO 25,1825,2625,22 TECTIL 78,9379,1480,00 INSPEÇÃO FINAL 28,9829,0029,04 * CONSIDERANDO A JORNADA DE 8 HORAS DIÁRIAS DE TRABALHO.

27 ESCOLHA DA PROPOSTA MONTAGEM DE VEÍCULOS ESPECIAIS m² MONTAGEMm² MONTAG EM DOS BRAÇOS m² PRÉ- MONTAGEM m² COLOCA ÇÃO DAS RODAS m² ALINHAM ENTO m² INSPEÇÃ O FINAL m² TECTILm² I O MONTAGEM DE VEÍCULOS ESPECIAIS MONTAGEM MONTA GEM DOS BRAÇOS PRÉ- MONTAGEM COLOCAÇÃO DAS RODAS ALINHA MENTO INSPEÇ ÃO FINAL TECTIL I O PROPOSTA 1 PROPOSTA 2

28 1.PELO AUMENTO DA PRODUTIVIDADE DO GARGALO, POSTO DE TRABALHO MONTAGEM (PROPOSTA 1: 13,54 VEÍCULOS POR DIA); 2.PELA SIMPLIFICAÇÃO E DIMINUIÇÃO DOS DESLOCAMENTOS DE EIXOS E CAMINHÕES (CROQUI DA PROPOSTA 1) ESCOLHA DA PROPOSTA

29 11 - QUADRO RESUMO ITEMLAY OUT ATUAL LAYOUT PROPOSTO PRODUTIVIDADE26 VEÍCULOS POR DIA 27 VEÍCULOS POR DIA RECURSOS NECESSÁRIOS Mesmo número de funcionários e equipamentos ESPAÇO UTILIZADO1800 m 2 OBSERVAÇÕES ERGONÔMICAS Esforço para empurrar o carrinho do eixo da colocação de rodas e perigo ao cruzar o fluxo de caminhões Diminuiu a distancia de deslocamento do carrinho em 30 m e não cruza a área de deslocamento dos caminhões

30 QUADRO RESUMO ITEMLAY OUT ATUAL LAYOUT PROPOSTO INDICADOR DO TRABALHO (por linha de montagem) 13,24 veículos por dia 13,54 veículos por dia CUSTO DE IMPLANTAÇÃO Mão-de-obra para mudar os dispositivos do local, almoço dos funcionários e a energia elétrica, para dois dias de trabalho como horas extras, para não atrapalhar linha de produção. R$ 4,40 por funcionário por hora. 6 funcionários por 16 horas resulta em R$ 422,4, mais almoço R$ 120,00 e estimativa de consumo de energia elétrica R$ 100,00. TOTAL DO CUSTO DE IMLANTAÇÃO DO LAYOUT PROPOSTO R$ 642,40. PRAZO DE AMORTIZAÇÃO A empresa não autorizou a divulgação custo de fabricação e o lucro de cada veículo produzido, impedindo desta maneira o cálculo do payback.

31 VANTAGENS LAYOUT ATUALLAYOUT PROPOSTA 1 ELEVADO GRAU DE TREINAMENTO DOS FUNCIONÁRIOS QUALIDADE DO PROCESSO PADRONIZAÇÃO DAS OPERAÇÕES COLABORAÇÃO ENTRE OS FUNCIONÁRIOS DE POSTOS DIFERENTES DIMINUIÇÃO DOS TEMPOS DE DESLOCAMENTOS SEPARAÇÃO DAS LINHAS DESCRUZAMENTO TOTAL DOS DESLOCAMENTOS DE EIXOS E CAMINHÕES

32 DESVANTAGENS LAYOUT ATUALLAYOUT PROPOSTA 1 DESLOCAMENTOS CRUZADOS ENTRE OS POSTOS DE TRABALHO ELEVADOS NÍVEIS DE CALOR E RUÍDOS TRABALHO REPETITIVO SOBRECARGA DA INSPEÇÃO FINAL ELEVADOS NÍVEIS DE CALOR E RUÍDOS CUSTO DE MUDANÇA DOS POSTOS

33 REFLEXÃO NÃO TE POSSO DAR O QUE JÁ NÃO EXISTIA EM VOCÊ MESMO. NÃO TE POSSO MOSTRAR UM CAMINHO QUE JÁ NÃO EXISTIA EM SUA PRÓPRIA ALMA. NADA TE POSSO OFERECER A NÃO SER O IMPULSO OU A CHAVE PARA QUE VOCÊ CONSIGA DESVENDAR SEU PRÓPRIO MUNDO, E ISSO É TUDO. AUTOR DESCONHECIDO


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