A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

URAP ACeS Porto Oriental

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "URAP ACeS Porto Oriental"— Transcrição da apresentação:

1 URAP ACeS Porto Oriental
Identidade? Débora Cláudio Coordenadora

2 DL nº 28/2008 de 22 Fev. Definição e âmbito de intervenção
Unidade funcional com autonomia organizativa e técnica Desenvolve actividade em intercooperação com as restantes Unidades Funcionais do ACeS Desenvolve actividade em articulação intersectorial e interinstitucional Àrea geodemográfica do ACeS PO A legislação considera a URAP uma unidade funcional como as restantes, com características específicas. destaco: 1. autonomia organizativa e técnica - plasmada na legislação específica de cada uma das carreiras dos grupos profissionais que a compõem 2. a intercooperação - é uma cooperação com 2 sentidos com as restantes UF 3. articulação entre sectores e instituições na área geodemográfica do ACeS - referenciações para e de hospitais, IPSS, Seg. Social,... URAP ACeSPO - Quem somos? Para onde queremos ir?

3 Missão Contribuir, na sua quota parte, para o cumprimento da missão do ACeS Porto Oriental Melhoria do estado de saúde da população Presta serviços: de consultoria técnica especializada assistenciais Formação Mais valia para o ACeS e não uma sobrecarga, pois contribui para o cumprimento da missão do ACeS com as especificidades de profissões tão distintas como o serviço social, a nutrição, a psicologia, a fisioterapia, a terapia ocupacional, a saúde oral, a saúde infantil, a fisiatria,… É o consultor técnico de referência para as restantes UF Tem competências de formação nas suas áreas específicas que coloca ao dispor das restantes UF URAP ACeSPO - Quem somos? Para onde queremos ir?

4 23 Quem está na URAP? Coordenador Conselho de representantes
Grupos profissionais: Assistentes sociais: 5 Fisiatra: 1 Fisioterapeutas: 4 Higienista oral: 1 Médica dentista: 1 Nutricionistas: 4 Pediatras: 2 Psicólogas: 3 Terapeutas Ocupacionais: 2 23 Neste momento contamos com estes profissionais, mas podemos ter outros URAP ACeSPO - Quem somos? Para onde queremos ir?

5 Diferentes carreiras…
Medicina Técnico Superior de Saúde Técnico de Diagnóstico e Terapêutica Técnico Superior ESPECIAL DL414/91 DL177/09 DL564/99 4 carreiras diferentes com legislação específica. 1 carreira geral : TS 3 carreiras especiais: Médica, TSS e TDT - sendo que estas 2  ainda não foram revistas nem revogadas. GERAL Lei 12-A/2008 DL296/91 e seg. URAP ACeSPO - Quem somos? Para onde queremos ir?

6 Como estamos (estaremos)?
Núcleos e profissionais… Núcleo de Serviço de Medicina Física e Reabilitação Núcleo de Nutrição Núcleo de Serviço Social Núcleo de Saúde Oral Núcleo de psicologia Núcleo de Pediatria URAP ACeSPO - Quem somos? Para onde queremos ir?

7 Dispersão pelo ACeS - edifícios
Onde estamos ? Dispersão pelo ACeS - edifícios Vale Formoso S. Roque Barão Nova Sintra Estamos dispersos pelos 7 edifícios do ACeS de forma heterogénia Somos diferentes e cada grupo profissional tem especificidades distintas Há dinâmicas diferentes estabelecidas nas diferentes unidades e edifícios Covelo Ilhéu Stos Pousada Azevedo URAP ACeSPO - Quem somos? Para onde queremos ir?

8 Núcleo de Serviço de Medicina Física e Reabilitação ?
Centralizado em BNS ECCI – art. UCCs S. Roque Vale Formoso Barão Nova Sintra Sendo único  no ACeS equaciona-se a melhor forma de servir todo o ACeS. A existência de material e equipamento obriga a que os utentes se desloquem a Barão de Nova Sintra. Há ainda articulação com UCC especificamente no apoio à ECCI Ilhéu Covelo Azevedo Stos Pousada URAP ACeSPO - Quem somos? Para onde queremos ir?

9 Campanhã Vigilância nas escolas Cheque dentista – art. USP
Núcleo de Saúde Oral? Campanhã Vigilância nas escolas Cheque dentista – art. USP S. Roque Vale Formoso Barão Nova Sintra Dois profissionais com carreiras distintas e tarefas igualmente diferentes: A cadeira e equipamento existente obriga a que os utentes se desloquem à US Campanhã para vigilância e tratamento O trabalho do cheque dentista e articulação com as escolas na promoção da saúde oral e prevenção de doença oral são efectuados pela Higienista oral. Equaciona-se no momento a melhor forma de servir o ACeS Ilhéu Covelo Stos Pousada Azevedo URAP ACeSPO - Quem somos? Para onde queremos ir?

10 Núcleo de Nutrição? 4 gabinetes para Consulta de Nutrição – art. USF e USCP PASSE por 3 nutricionistas – art. USP COSI por 2 nutricionistas – art. USP Vale Formoso S. Roque Barão Nova Sintra todas as USF e USCP do ACeS contam com a colaboração de nutricionistas para consulta de nutrição. O equipamento obriga a que se tenham criado 4 gabinetes e os utentes das diferentes unidades são referenciados ao gabinete mais próximo: Unidades do Covelo e USF Faria Guimarães - Gabinete do Covelo Unidades de Vale Formoso - gabinete de Vale Formoso Unidades de Campanhã, S. Roque e Azevedo - Gabinete de Campanhã Unidades de Barão Nova Sintra, Stos Pousada e USF Porto Centro - Gabinete de Stos Pousada Parte da vertente de promoção da saúde é feita em articulação com a USP, no que diz respeito a programas regionais ou internacionais relacionados com alimentação e nutrição - PASSE e COSI e todo o ACeS tem acesso, dividido em 3 áreas geográficas: Escolas da área de influência do Covelo e Vale Formoso - NN Vale Formoso Escolas da área de Influência de Campanhã - NN Campanhã Escolas da área de influência do Bonfim - NN Bonfim Covelo Ilhéu Stos Pousada Azevedo URAP ACeSPO - Quem somos? Para onde queremos ir?

11 Núcleo de Nutrição? Consulta de Nutrição ECCI – art. UCC
Formação e consultoria - 3 nutricionistas para todas as unidades Vale Formoso S. Roque Barão Nova Sintra A articulação com a UCC é feita entre outros projectos para apoio às ECCI existentes _ Vale Formoso e Campanhã A consultoria técnica com estudos e emissões de parecer técnico é efectuada pelo Núcleo de Nutrição que se reune em Vale Formoso contando com 3 nutricionistas (Vale Formoso, Campanhã e Bonfim) A Formação e comunicação na área da alimentação e nutrição é preparada pelo NN e aplicada no ACeS por 3 nutricionistas segundo área geográfica seguinte: Àrea de influência de Covelo e Vale Formoso - NN Vale Formoso Área de influência de Campanhã - NN Campanhã Área de Influência de Bonfim - NN Bonfim Ilhéu Covelo Stos Pousada Azevedo URAP ACeSPO - Quem somos? Para onde queremos ir?

12 Núcleo de Pediatria ? Consulta Vale Formoso S. Roque Barão Nova Sintra
Covelo Ilhéu Stos Pousada Azevedo URAP ACeSPO - Quem somos? Para onde queremos ir?

13 Consulta de psicologia – art. USF e UCSP
Núcleo de Psicologia ? Consulta de psicologia – art. USF e UCSP Vale Formoso S. Roque Barão Nova Sintra Covelo Ilhéu Stos Pousada Azevedo URAP ACeSPO - Quem somos? Para onde queremos ir?

14 Núcleo de Serviço Social ?
Gabinete Cidadão – art. DE Serviço referenciação – art. USF, UCSP, UCC e parceiros da comunidade Vale Formoso S. Roque Barão Nova Sintra Covelo Ilhéu Stos Pousada Azevedo URAP ACeSPO - Quem somos? Para onde queremos ir?

15 Aces, URAP e restantes UF…
Para onde queremos ir ??? Aces, URAP e restantes UF… USF Faria Guimarães USF Porto Centro Direcção DE e CC Núcleo de Serviço de Medicina física e Reabilitação Núcleo de Serviço Social UCSP 1 Vale Formoso UCSP 2 Vale Formoso UAG UCSP Barão Nova Sintra UCSP Stos Pousada Como vamos concretizar na prática esta unidade funcional, incorporando o que cada grupo profissional tem feito para melhorar a missão do ACeS ? Será uma questão a estudar internamente no curto prazo. Este é um momento de estudo, análise reflexão e construção UCSP Covelo Núcleo de psicologia Núcleo de Nutrição UCSP S. Roque UCSP Azevedo UCSP Ilhéu GC USP UCC Paranhos Núcleo de Pediatria Núcleo de Saúde Oral ? UCC Campanhã URAP ACeSPO - Quem somos? Para onde queremos ir?

16 Vale Formoso – piso 4 www.urappor@gmail.com
Contactos da URAP: Vale Formoso – piso 4 Obrigada URAP ACeSPO - Quem somos? Para onde queremos ir?


Carregar ppt "URAP ACeS Porto Oriental"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google