A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ferramentas para Orientação a Objetos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ferramentas para Orientação a Objetos"— Transcrição da apresentação:

1 Ferramentas para Orientação a Objetos
Aula 1 Prof. Ms. Wolley

2 Conteúdo da Disciplina
Revisão dos principais conceitos da Orientação a Objetos e da linguagem Java Herança Polimorfismo Tratamento de exceções Coleções Relacionamento entre classes (1-1, 1-n) Enumerações Aplicações com acesso a banco de dados (JDBC) Introdução ao desenvolvimento web (Servlets e JSP)

3 Bibliografia

4 Ferramentas para Desenvolvimento

5 Datas Importantes P1 – 24/09/2012 P2 – 26/11/2012 Exame – 17/12/2012

6 Agenda Revisão: Programação Orientada a Objetos Classe e Objetos
Encapsulamento Construtores Exercícios

7 O que é Orientação a Objetos?

8 O que é Orientação a Objetos?
É um Paradigma de Análise, Projeto e Programação de Sistemas de Software

9 O que é Orientação a Objetos?
Análise e Projeto: Identifica-se um conjunto de objetos adequado que descreva um sistema de software. Programação: implementa-se um conjunto de classes que definem os objetos presentes no sistema de software.

10 Programação Estruturado X Orientado a Objetos

11 Conceitos da Orientada a Objetos.
Classe Encapsulamento Herança Polimorfismo Abstração

12 Abstração Abstrair é O processo de retirar do domínio do problema detalhes relevantes e representá-los na linguagem da solução. A criação de modelos que serão utilizados para a resolução do problema.

13 Abstração

14 O que são Objetos?

15 Coisas tangíveis

16 Eventos

17 Transações

18 Objetos reúnem características (dados) e comportamento (procedimentos)
Marca Modelo Cor Itens de série Ano de fabricação Procedimentos Acender farol Acelerar Frear Controle de Temperatura

19 Objeto Carro Acender farol Acelerar Frear Controle de Temperatura
Marca Modelo Cor Itens de série Ano de fabricação Acelerar Frear Controle de Temperatura

20 Objetos interagem e comunicam se através de mensagens

21 O que são Classes?

22 A abstração das características e comportamentos de um grupo de objetos

23 Qual a classe destes Animais???
Características Vertebrados Endotérmicos Cérebro Audição Visão Comportamento Comer Dormir Locomover

24 Mamífero Felino Aquático

25 Um “molde” a partir do qual objetos são construídos.

26 Classe Carro Marca Modelo Cor

27 Encapsulamento

28 Exemplo: Classe Conta Implemente a classes a seguir:

29 Encapsulamento Esconder a estrutura interna (implementação) de um objeto. Permitindo que as classes possam ser mais coesas e desacopladas.

30 Encapsulamento Objeto Cliente Objeto Conta setNome setSaldo numero
nomeCliente Saldo numero setSaldo getSaldo setNome getNome Objeto Cliente Objeto Conta

31 Métodos Construtores

32 Método Construtor Mesmo nome da Classe e não possui tipo de retorno (void é um tipo de retorno); Executado sempre que uma instancia (new); Permite definir o estado dos objetos no momento de sua criação;

33 Exemplo: Construtor


Carregar ppt "Ferramentas para Orientação a Objetos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google