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Ferramentas para Orientação a Objetos
Aula 1 Prof. Ms. Wolley
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Conteúdo da Disciplina
Revisão dos principais conceitos da Orientação a Objetos e da linguagem Java Herança Polimorfismo Tratamento de exceções Coleções Relacionamento entre classes (1-1, 1-n) Enumerações Aplicações com acesso a banco de dados (JDBC) Introdução ao desenvolvimento web (Servlets e JSP)
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Bibliografia
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Ferramentas para Desenvolvimento
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Datas Importantes P1 – 24/09/2012 P2 – 26/11/2012 Exame – 17/12/2012
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Agenda Revisão: Programação Orientada a Objetos Classe e Objetos
Encapsulamento Construtores Exercícios
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O que é Orientação a Objetos?
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O que é Orientação a Objetos?
É um Paradigma de Análise, Projeto e Programação de Sistemas de Software
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O que é Orientação a Objetos?
Análise e Projeto: Identifica-se um conjunto de objetos adequado que descreva um sistema de software. Programação: implementa-se um conjunto de classes que definem os objetos presentes no sistema de software.
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Programação Estruturado X Orientado a Objetos
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Conceitos da Orientada a Objetos.
Classe Encapsulamento Herança Polimorfismo Abstração
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Abstração Abstrair é O processo de retirar do domínio do problema detalhes relevantes e representá-los na linguagem da solução. A criação de modelos que serão utilizados para a resolução do problema.
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Abstração
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O que são Objetos?
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Coisas tangíveis
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Eventos
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Transações
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Objetos reúnem características (dados) e comportamento (procedimentos)
Marca Modelo Cor Itens de série Ano de fabricação Procedimentos Acender farol Acelerar Frear Controle de Temperatura
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Objeto Carro Acender farol Acelerar Frear Controle de Temperatura
Marca Modelo Cor Itens de série Ano de fabricação Acelerar Frear Controle de Temperatura
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Objetos interagem e comunicam se através de mensagens
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O que são Classes?
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A abstração das características e comportamentos de um grupo de objetos
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Qual a classe destes Animais???
Características Vertebrados Endotérmicos Cérebro Audição Visão Comportamento Comer Dormir Locomover
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Mamífero Felino Aquático
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Um “molde” a partir do qual objetos são construídos.
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Classe Carro Marca Modelo Cor
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Encapsulamento
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Exemplo: Classe Conta Implemente a classes a seguir:
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Encapsulamento Esconder a estrutura interna (implementação) de um objeto. Permitindo que as classes possam ser mais coesas e desacopladas.
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Encapsulamento Objeto Cliente Objeto Conta setNome setSaldo numero
nomeCliente Saldo numero setSaldo getSaldo setNome getNome Objeto Cliente Objeto Conta
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Métodos Construtores
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Método Construtor Mesmo nome da Classe e não possui tipo de retorno (void é um tipo de retorno); Executado sempre que uma instancia (new); Permite definir o estado dos objetos no momento de sua criação;
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Exemplo: Construtor
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