A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

I Mostra Gaúcha do SPE Saúde e Prevenção nas Escolas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "I Mostra Gaúcha do SPE Saúde e Prevenção nas Escolas"— Transcrição da apresentação:

1 I Mostra Gaúcha do SPE Saúde e Prevenção nas Escolas
PROGRAMA MULTIPLICANDO AÇÕES PELA VIDA Veranópolis – RS Abril/2008

2 Programa Multiplicando Ações pela Vida
PREFEITURA DE VERANÓPOLIS – RS Secretaria Municipal da Saúde Secretaria Municipal da Educação e Cultura Secretaria Municipal da Assistência Social

3 Histórico - Realidade Escolar (2000)
ALUNOS: Indisciplinados Despertando para a sexualidade Curiosidade e experimentação de drogas PROFESSORES: Desinformação Despreparo Dificuldades para tratar de temas transversais com os alunos, pais e com a sua família ESCOLAS: Recorriam aos técnicos da área da saúde do município para palestrar sobre drogas e sexualidade e para encaminhar atendimentos clínicos

4 Criação de um Programa para atender a realidade escolar
Histórico (2001) Motivação dos técnicos das Secretarias da Saúde, Educação e Assistência Social Criação de um Programa para atender a realidade escolar

5 Reação: Adesão com resistência.
Como Estruturar? Capacitar professores, multiplicadores das TRÊS REDES DE ENSINO, de todos os níveis, em todas as disciplinas. Reação: Adesão com resistência.

6 Temas foco do Programa Sexualidade humana Doenças sexualmente transmissíveis Drogas lícitas e ilícitas

7 Sustentabilidade do Programa
Formação de Multiplicadores Base política: continuidade Adesão espontânea: papel social Educação continuada e retroalimentação (avaliação constante)

8 Como capacitar os multiplicadores?
Oficinas pedagógicas; Seminários; Cursos sobre temas propostos e coordenação de grupos; Palestras para pais e professores; Vídeos com discussão; Troca de experiências; Treinamento para elaboração de projetos.

9 Assim... Equipe coordenadora buscou um especialista na área de drogas, que pudesse dar consultoria ao Programa – Dr. Sérgio de Paula Ramos; Escolas, de acordo com as suas realidades e através dos multiplicadores, estruturaram seus projetos de ação; Criado um comitê com representantes das três redes de ensino.

10 Propostas - Comitê ESCOLAS Tabagismo Álcool Resgate da autoridade
Reativar lideranças estudantis Motivar grêmios, líderes de turma, CPMs e pais representantes Enfocar temas transversais Curso de coordenação de grupos para educadores (2006) Atrair pais para as escolas - cartas - contatos

11 Veranópolis, 29 de setembro de 2005.
Prezados Pais: Sentindo a necessidade de promover uma política pública, voltada para a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes em nosso município, em 2001, criou-se o Programa Multiplicando Ações pela Vida. Os principais objetivos são orientações sobre sexualidade (gravidez precoce, doenças sexualmente transmissíveis) e a prevenção ao uso de drogas lícitas (bebidas alcoólicas e cigarro) e ilícitas (maconha, cocaína e outras). Pesquisas nacionais indicam que as drogas mais usadas são as lícitas, que podem servir como porta de entrada para o uso das drogas ilícitas. Estudos realizados indicam uma importante associação entre o fumar e o posterior envolvimento com outras drogas. Vejamos os dados entre os jovens fumantes: - é duas vezes mais freqüentes o surgimento de problemas com bebidas alcoólicas; - cinco vezes mais com maconha; - doze vezes mais com outras drogas. Preocupados com esta realidade propomos intensificar a atenção com nossas crianças e adolescentes, reforçando o vínculo familiar. É fundamental a construção de uma parceria entre a escola e os pais, lembrando que juntos conseguiremos fortalecer os cuidados com os mesmos. A infância e a adolescência são períodos belos da vida e merecem ser valorizados de modo especial pelo amor e carinho de todos nós. A partir desta carta, acompanhem mês a mês a sua correspondência e, para maiores esclarecimentos sobre esta ação, entre em contato com o(a) Orientador(a) da série do seu filho(a), ou entre em contato com a Direção da Escola. Conselho Escolar Diretor(a)

12 Ocupar espaço na mídia local (rádio e jornal)

13 Propostas - Comitê PAIS Importância do seu exemplo
Integração família – escola Falar a mesma linguagem Estabelecer limites e responsabilidades Desenvolver e reforçar valores e auto-estima na família Cuidar do entorno social

14 Pesquisa

15 Pesquisa - Objetivo Verificar a experimentação de substâncias psicoativas entre os estudantes de escolas públicas e privadas, do ensino médio e fundamental, da cidade de Veranópolis, estratificando-os quanto ao gênero, uso na vida, uso no último ano e uso freqüente.

16 Questionários em branco Questionários excluídos
Material e Métodos População prevista, população pesquisada e perdas ao longo do estudo N° previsto de alunos N° efetivo de alunos Questionários em branco Questionários excluídos Total Perda % 2445 2132 313 14 2118 13,3

17 Pesquisa

18 Pesquisa

19 Pesquisa

20 Análise descritiva das variáveis sócio-demográficas para uso na vida de álcool, nicotina e outras drogas do ensino médio e fundamental. N Variável Categorias N(%) Álcool Nicotina Outras Drogas N(%) Sexo Masculino 46,6 Feminino 49,3 77 74 32 30,9 40 35,9 Idade Média 11.59 12.92 13.4

21 Pesquisa Reação da comunidade diante dos resultados SURPRESA NEGAÇÃO
REVOLTA O QUE FAZER?

22 Outras atividades Reuniões com autoridades dos Três Poderes;
Promotores de eventos; Revisão do Plano Diretor; Fiscalização sanitária e tributária nos bares; Festas sem álcool (escolas); Discussão sobre a postura política da Prefeitura em seus eventos. Ex: Carnaval.

23 Dia Mundial de Luta Contra a AIDS “Saiba Viver” – 2003
“Eu me cuido, e você” – 2004 “Transmita amor” – 2005 Ato simbólico significando as vidas perdidas com a AIDS e ciclo de palestras em todas as Escolas. “Te liga! Gravidez tem hora” 2006 – Direção, Professores e Alunos. “Prevenção cola” – dist. adesivos, fôlderes, preservativos, instalação na Praça Central.

24 Projeto Sociedade Esportiva Educar

25 CULTURA E ARTE

26 Projeto AABB Comunidade / PM
RESGATE DA CIDADANIA Projeto AABB Comunidade / PM

27 CENTROS EDUCACIONAIS (Escolas)

28 Atividades 2008 Curso “Entrevista Motivacional”;
Grupo “Como Multiplicar”; Alunos multiplicadores - atividades com Grêmios Estudantis; Saúde + escola + CPMs; Conferências para todos os professores; Conferências para os pais; Concurso de trabalhos; Oficinas sobre Educação Sexual, como trabalhar com crianças e adolescentes; Blitz; Reunião donos de estabelecimentos que vendem bebida alcoólica; Reuniões com autoridades locais.

29 Nós críticos Integrar grupos da escola e saúde para que possam desenvolver ações conjuntas; Professores têm dificuldade de multiplicar em suas escolas; Hábitos culturais, como a ingestão de vinho; Acompanhamento dos multiplicadores; Falta de cumprimento da Legislação existente.

30 O que vem dando certo Equipe de gerenciamento multiprofissional e coesa nas idéias; Continuidade e acompanhamento das ações; Ações envolventes e impactantes; Comprometimento individual e da instituição; Programa está envolvendo outras autoridades e sendo promotor de debates e mudanças sociais; Planejamento flexível; Realização de pesquisa-censo sobre “Qualidade de Vida” (CPAD-UFRGS) com alunos de 10 a 18 anos.

31 Equipe de Coordenação MAPV
A equipe de gerenciamento está centralizada na Unidade Sanitária de Veranópolis - RS, com reuniões semanais, sempre às quartas-feiras, pela manhã. Equipe de trabalho: ANELISE PARADINHA – Assistente Social BENTA ELISA SIVIERO – Psicóloga JAQUELINE VERARDO BENEDETTI – Enfermeira MIRENE FÁVERO PASTORE – Pedagoga NEODI CASER DE CARLI - Professora Contatos: (54) (Secretaria da Saúde) (54) (Secretaria da Educação) s:

32 Grupo Gestor Municipal SPE
Andréa Carnevalli – Rede de Ensino Estadual Anelise Paradinha – Secretaria da Saúde Carla Coser Faganello – Rede de Ensino Estadual e Municipal Magda Rodrigues Tonin – Secretaria da Saúde Nadia Baratieri - Rede de Ensino Municipal


Carregar ppt "I Mostra Gaúcha do SPE Saúde e Prevenção nas Escolas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google