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METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO E PROFISSIONAL.

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1 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO E PROFISSIONAL.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO. ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS. PROF. ANDRÉA ABREU, MÁRCIO BONFIM E RITA BORGES.

2 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO E PROFISSIONAL.
DISCIPLINA QUE FUNDAMENTA TEORICAMENTE AS PRÁTICAS INVESTIGATIVAS AO LONGO DOS CURSOS.

3 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO E PROFISSIONAL.
PRÁTICAS INVESTIGATIVAS: disciplinas ao longo dos cursos com atividades realizadas em grupos a fim de solucionar um problema de ordem prática.

4 Metodologia do Trabalho Científico e Profissional: ementa.
A ciência e o conhecimento humano, suas bases históricas, cientificas e profissionais. O método científico e sua aplicabilidade nas práticas investigativas.

5 Metodologia do Trabalho Científico e Profissional: ementa.
O âmbito do trabalho em comunicação social, direito e serviço social como gerador do problema de pesquisa: a compreensão da realidade à luz da literatura e a proposição de solução.

6 OBJETIVO: Habilitar o aluno para a leitura e produção dos textos acadêmicos e capacitá-lo a reconhecer no ambiente de ordem profissional um problema que desencadeie tanto a pesquisa científica quanto aquela que pretende resolver uma questão de ordem prática no âmbito do mundo do trabalho nas ciências sociais.

7 Unidade I: Ciência e Conhecimento.
A importância do conhecer; O objeto da ciência; O desenvolvimento histórico do conhecimento cientifico; A ciência e a atividade profissional.

8 UNIDADE II: O Método Cientifico.
Métodos de estudo; Objeto de pesquisa; Metodologia: o modelo de estudo, universo e amostra, coleta de dados, análise e discussão dos resultados.

9 UNIDADE II: O Método Cientifico.
Escolha do problema: abordagem acadêmica e profissional; Uso das bibliotecas real e virtual; Redação científica; Normas de apresentação.

10 UNIDADE III: Introdução às práticas investigativas: Método do Arco de Maguerez.
Ação Reflexão Ação

11 UNIDADE III: Introdução às práticas investigativas: Método do Arco de Maguerez.

12 Primeira etapa: observação da realidade.
UNIDADE III: Introdução às práticas investigativas: Método do Arco de Maguerez. Primeira etapa: observação da realidade. Por exemplo: ocupação do tempo livre das crianças em comunidades carentes.

13 Segunda etapa: elaboração dos pontos-chave.
UNIDADE III: Introdução às práticas investigativas: Método do Arco de Maguerez. Segunda etapa: elaboração dos pontos-chave. A forma como as crianças ocupam seus tempos livres é benéfica ou maléfica? A comunidade se ocupa com essa questão?

14 UNIDADE III: Introdução às práticas investigativas: Método do Arco de Maguerez.
O que a comunidade tem feito para ocupar o tempo livre das crianças?

15 UNIDADE III: Introdução às práticas investigativas: Método do Arco de Maguerez.
Terceira etapa: teorização: levantamento bibliográfico; leitura, esquema e resumo dos textos. Para o nosso exemplo caberia uma revisão bibliográfica sobre vulnerabilidade social.

16 UNIDADE III: Introdução às práticas investigativas: Método do Arco de Maguerez.
A quarta etapa: elaboração das hipóteses de solução. O que precisa acontecer para que o problema seja solucionado? Podemos solucioná-lo nesse momento? Podemos contribuir de alguma forma?

17 UNIDADE III: Introdução às práticas investigativas: Método do Arco de Maguerez.
A quinta etapa: aplicação à realidade: elaboração de vídeos, projetos de campanhas, campanhas, cartilhas, folhetos e que tais.

18 UNIDADE III: Introdução às práticas investigativas: Método do Arco de Maguerez.
Para o nosso caso, caberia a elaboração de um vídeo registrando a vulnerabilidade social a que estão submetidas as crianças ociosas de comunidades carentes.

19 METODOLOGIA DE ENSINO DA DISCIPLINA.
Proposição de uma questão de ordem prática no âmbito das ciências sociais produzindo um relatório e um produto que deverá intervir na realidade.

20 METODOLOGIA DE ENSINO DA DISCIPLINA.
Estrutura do relatório: Introdução: apresentando e contextualizando o problema; Revisão bibliográfica: fundamentando teoricamente o problema;

21 METODOLOGIA DE ENSINO DA DISCIPLINA.
Materiais e métodos: descrevendo os materiais utilizados para a investigação e o tratamento dado a esses materiais;

22 METODOLOGIA DE ENSINO DA DISCIPLINA.
Resultados e discussão: apresentando os resultados obtidos e fundamentados à luz da literatura revisada.

23 METODOLOGIA DE ENSINO DA DISCIPLINA.
Conclusão com a geração de um produto capaz de intervir na realidade, por exemplo: cartilhas, vídeos, cartazes explicativos e que tais.

24 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO E PROFISSIONAL.
BOM DESCANSO!


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