A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Alzimar AULA 35: CRESCIMENTO DO LÍDER. 1 – Favorecimento 2 – Simpatia » Capacitação » Vocação 3 – Privilegiar... Não! 4 – Fórum adequado 5 – Nunca em.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Alzimar AULA 35: CRESCIMENTO DO LÍDER. 1 – Favorecimento 2 – Simpatia » Capacitação » Vocação 3 – Privilegiar... Não! 4 – Fórum adequado 5 – Nunca em."— Transcrição da apresentação:

1 Alzimar AULA 35: CRESCIMENTO DO LÍDER

2

3 1 – Favorecimento 2 – Simpatia » Capacitação » Vocação 3 – Privilegiar... Não! 4 – Fórum adequado 5 – Nunca em meu nome! 6 – Ouvir mais 7 – Líder & Discípulo 8 – Bajulação... Não! 9 – Temperança... Sim! 10 – Protecionismo... Não! 11 – Deus usa para Sua honra e glória 12 – Sabedoria do alto 13 – Seja você um exemplo

4 Conselhos quase nunca são bem recebidos. E aqueles que mais precisam são os que menos gostam de recebê-los. Samuel Johnson Definição de estratégia: Arte de aplicar os meios disponíveis ou explorar condições favoráveis com vista a objetivos específicos. Sempre que se fala em estratégia, se pensa em: PRODUTIVIDADE » QUALIDADE » CUSTO Esta maneira de pensar é aplicada para quem trabalha com bens perecíveis. Como fica para nós que trabalhamos com bens eternos? (Hb 13: 7 e 17) Por exemplo: No meio secular sempre existe uma resistência às mudanças para melhor. E no meio espiritual?

5 A implicação da LINHA DO TEMPO na vida do líder ES anos Salmos 90: 9, 10 e 12 Você, líder, tem limitações, marcas, sequelas, inseguranças, medos?

6 É certo que o ser humano se simpatiza mais com os que batem continência, aceitam sem questionar as ideias, fazem média, trazem conhecimento de situações acontecidas, massageiam o ego do líder, etc. Devemos ficar com os ensinamentos da Palavra de Deus que diz nada fazendo por parcialidade (1Tm 5:19-21). A Palavra serve primeiro para mim e depois para o meu irmão, sem levar em conta as vantagens. Tg 3:17 deixa claro que a sabedoria vem de Deus, lança fora do nosso ser toda a parcialidade e hipocrisia, pois essas andam de mãos dadas.

7 Líder, não use um liderado por lhe parecer simpático, mas aquele em quem você vê capacitação e graça para o que lhe é proposto, pois você não está tratando de coisas suas mas do Reino de Deus. Se você é líder, agindo assim, você irá desestimular aqueles que têm habilidades maiores para o que está sendo realizado. (Ex 18:21; 2Co 3:5-6;Mt 25:15) Usar os mais capazes, não é seleção, mas sabedoria. Importa é que tenhamos irmãos adequados para as devidas funções, pois estamos falando do Corpo de Cristo.

8 Não privilegiar pessoas com informações não pertinentes. Definição de privilégio: vantagem que se concede a alguém com exclusão de outros. Se você é um líder maduro e quer o melhor para o Reino, não deve ficar refém de pessoas, pois o Reino é algo que excede ideias, uma vez que é regido pelos princípios inseridos na Palavra de Deus.

9 O conhecimento de certos problemas deve ser sempre em fóruns adequados. Líder, você não deve comunicar a um novato/neófito coisas que irão trazer insegurança e incredulidade devido à sua falta de vivência cristã e experiência com Deus. Esse genocídio espiritual é praticado por muitos líderes incautos que querem justificar-se de erros e que têm segundas intenções.

10 Nunca levar ideias ou projetos à igreja em nome próprio, mas sempre em nome do governo ou ministério que esteja conduzindo, mesmo que a ideia tenha partido de você. 1º - Esse proceder trata o caráter do líder na questão do orgulho e da soberba (Pv 16: 5 e 18; 2Co 10: 4-5) 2º - Você como líder tem que entender a função de corpo. 3º - Você ensina aos discípulos que um líder sempre abre mão do seu eu em função do todo.

11 Ouvir mais antes de tomar decisões de grande importância. O grande problema pelo qual acontecem desastres com vidas na igreja é por não querermos gastar tempo para ouvir as conversas, orar e discerir com entendimento. Se não atentarmos para os fatos, poderemos tomar decisões ou dar conselhos totalmente equivocados que irão produzir maus resultados na igreja ou na vida de uma pessoa. É importante que o líder saiba ouvir conversas e reclamações de um irmão sem tomar decisões de momento, para que possa analisar todos os fatos, ponderá-los e depois trazer soluções tanto para um lado como para o outro. A prudência em não emitir julgamento de momento traz ao líder a condição de o que ele falou não poder ser usado por outros partidariamente, trazendo no momento certo e para as pessoas certas, soluções coerentes e que fortaleçam o relacionamento entre irmãos (Tg 1:19).

12 O verdadeiro líder conduz seus discípulos e não é conduzido por eles. Se você precisa ser defendido por um discípulo, tem alguma coisa errada com você. Você sim tem que defendê-lo das astutas ciladas do diabo e instruí-lo. Sempre que um discípulo precisa defender um líder sem que ele tenha razão, o líder ficará devedor do exemplo e vulnerável a críticas, trazendo dificuldades àquele que está instruindo (2Co 3:6-10).

13 Líder, não se deixe levar por bajulações. As bajulações massageiam o ego do líder, trazendo, ao mesmo tempo, satisfação pessoal e insensibilidade nas tomadas de decisão para sanear uma situação. A igreja é um lugar de imparcialidade, porque levamos em conta o Reino e não vantagens próprias.

14 A postura deve ser sempre de equilíbrio. Temos visto nesses últimos tempos muitos líderes cristãos desequilibrados emocional e psicologicamente. Desequilíbrio emocional é uma amostra clara de que a pessoa não está preparada para ser um líder. Líder suporta pressão, maus tratos, mentiras contra ele, críticas, mas segue adiante dando exemplo de vida (2Co 12:15). Quando se referirem a um defeito que você tenha, faça uma reflexão, deixe-se tratar nessa área e siga adiante, sem mágoas de quem o criticou, mas amando mais ainda aquele irmão. Quando se referirem a algo equivocado pelo qual você está sendo criticado, ame mais ainda o irmão que o criticou e demonstre a ele, pelo ato de amor, que ele está equivocado. Fazendo assim ganhará o seu irmão (Pv 18:19; 1Jo 2:11 e 3:14). Líder, lance o melindre fora de sua vida, pois ele é a causa de muitas dificuldades dentro do Corpo de Cristo.

15 Devemos formar líderes que com o nosso exemplo pensem diferente. Queiramos ou não, seremos notados quando fazemos alguma proteção indevida por interesse em alguma situação. Não se preocupe com nada, desde que haja coerência nas suas decisões.

16 Nunca tente tirar proveito de ações espirituais nas quais você tenha sido usado por Deus. Como é bom reconhecer que se não fora Deus em você, jamais seria produzida alguma coisa realmente boa. Você não tem mérito nenhum e sim o Espírito Santo que trabalha em você e através de você (At 3:6-13). Deus não divide a sua glória com ninguém (Is 42:8). Não endosse situações que Deus não endossa pensando em tirar proveito delas, porque se fará participante dos pecados alheios (1Tm 5:22). Saiba como dar chances às pessoas para que se reabilitem, sem dar cobertura aos erros.

17 Ao tomar decisões no Reino de Deus, é preciso agir com sabedoria do alto, não levando em conta o seu eu nem a influência dos outros. A auto-proteção e o diagnóstico dado por outros podem levar o líder a tomar posicionamentos equivocados. Sempre averigue bem a situação e peça a direção de Deus (Sl 111:10). Ex: Ouvimos alguma coisa sobre determinado irmão e damos o endosso sem fazer uma análise de quem falou e sem levar em conta que essa situação muitas vezes satisfaz os nossos interesses particulares. O meu eu deve ser subjugado.

18 Devemos, como líderes, ser exemplo nas questões BEBIDA, POSTURA, GÍRIAS, ETC. BEBIDA – A palavra escandalizar citada em Rm 14:21 tem a conotação de provocar um tropeço, colocar um obstáculo. Então, tome cuidado ao não medir até onde podem ir as consequências dos seus atos. A falta de amor ágape será cobrada de nossa vida, pois é dado gratuitamente pelo Espírito Santo. Em 1Co 9:25-27 diz que devemos nos abster do que não convém, porque estamos tratando de algo incorruptível. A grande argumentação sobre o não beber algo alcoólico é que a bebida entorpece a mente e a diferença entre o nosso cérebro e o cérebro do animal é que nós temos entendimento, compreensão, portanto, livre-arbítrio. Eles têm instinto. Quando o cérebro está entorpecido, quem prevalece não é o fruto do Espírito, mas as obras da carne, isto é, o comando que era do Espírito Santo no nosso entendimento passa a ser da carne com suas paixões, sentimentos…

19 … desejos e vontades, o que nos levará, indubitavelmente, a sermos derrotados (Gl 5:16-25). Quanto à bebida alcoólica, lembre-se do episódio de Noé amaldiçoando seu filho Can nas suas gerações por estar entorpecido por vinho e ter mostrado sua nudez. Lembre-se também do episódio das filhas de Ló que ao escaparem de Sodoma entorpeceram o pai com vinho, praticaram o incesto e daí nasceram os dois maiores inimigos do povo de Israel (Amonitas e Moabitas). Leia sobre bebida em Pv 23:29-35;Jr 35:13-14;Lv 10:9-10.

20 POSTURA – Evite contar em público suas necessidades e até histórias que não caberiam para um líder a fim de, com isso, angariar benesses para si próprio. Como você reage com outros líderes ou ovelhas? Os irmãos estão notando suas reações indevidas como líder (olhares, gestos, balançar de cabeça) e tirando conclusões sobre você. Postura diferenciada entre casa e igreja. Os primeiros a serem afetados serão os filhos, pois vendo a hipocrisia dos pais ficarão incrédulos quanto ao poder de Deus e julgarão que todos na igreja têm o mesmo comportamento. GÍRIA – Líderes, cuidado ao usar gírias que querem dizer a mesma coisa que palavras indecentes.

21 O verdadeiro líder potencializa outras vidas. O verdadeiro líder tem a capacidade de subjugar o seu eu. O verdadeiro líder tem coragem, mas bem fundamentada. O verdadeiro líder tem o desejo de fazer a diferença – Paulo: não sou eu que vivo, mas Cristo vive em mim. O verdadeiro líder é aquele que acrescena valores aos que estão à sua volta. O verdadeiro líder tem a capacidade de se importar com os outros e levá-los a uma posição mais excelente.


Carregar ppt "Alzimar AULA 35: CRESCIMENTO DO LÍDER. 1 – Favorecimento 2 – Simpatia » Capacitação » Vocação 3 – Privilegiar... Não! 4 – Fórum adequado 5 – Nunca em."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google