A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Cezar Tchaikovski

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Cezar Tchaikovski"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Cezar Tchaikovski
Cineantropometria Prof. Cezar Tchaikovski

2 Historia Cineantropometria é uma palavra de origem greco-latina que deriva dos primeiros estudos e investigações produzidos sobre as dimensões do corpo humano e as doenças a elas associadas realizado por Hipócrates , e que significa medida do homem , posto que : Cine = Função, movimento Antropo = Homem Metria = Medida

3 O conceito de antropométria de superfície ( definição teórica )
Pode-se então definir a antropometria como a ciência que estuda e pesquisa as dimensões do corpo humano quanto ao volume e os comprimentos longitudinal e transversal , proporcionalidade , simetria e equilíbrio dos segmentos corporais ( nos dois hemisférios ) .

4 A aplicação e a utilização da antropometria de superfície
Considerando-se o postulado no slide anterior, pode-se inferir que a principal propriedade de aplicação da antropometria de superfície é o monitoramento e controle dos processos de crescimento e maturação , e como também envelhecimento e estado nutricional ( os aspectos de magreza ou de obesidade ) .

5 A evolução histórica da antropometria de superfície como ciência
A antropometria como ciência específica aplicada ao controle do crescimento e maturação humana, ganhou grande impulso e se desenvolveu no início do século XVII e o século XIX , através da obra acadêmica de De Giovanni , que alicerçou suas terias sobre forma e biotipo humano em medidas antropométricas como estatura, massa, envergadura e circunferências .

6 Uma alternativa influente
A obra de De Giovanni foi tão prolífica que influenciou inúmeros outros estudiosos , anatomistas e antropometristas italianos , formando o que foi uma verdadeira escola de antropometria que ficou conhecida como “ escola italiana “ , tendo entre seu mais notório discípulo Viola .

7 Visão futurista Viola , dando continuidade aos estudos e pesquisas de De Giovanni , estabeleceu a “ Lei do antagonismo morfo-ponderal “ que enunciava o seguinte : Os processos biológicos de crescimento e de desenvolvimento se relacionam em um sentido inversamente proporcional de adaptação e ajuste da estrutura corporal.

8 A análise como método Através da coleta de medidas de estatura , diâmetros ósseos , o comprimento dos membros superiores , inferiores e do tronco Viola desenvolveu uma série de cálculos matemáticos que ao final produziam 3 classificações da forma humana distintas :

9 A forma humana Normosplâncnico ou normotipo = representa a proporcionalidade entre tronco e os segmentos de forma normal . Macrosplâncnico ou braquitipo = representa o predomínio das vísceras peritoniais na região tóraco-abdominal sobre os membros . Microsplâncnico ou longitipo = representa o predomínio dos membros sobre as vísceras na cavidade peritonial da região tóraco- abdominal .

10 As medidas antropométricas
Estatura = Altura em cm ou m. Massa = Peso em kg . Diâmetros ósseos = Largura óssea em dm ou m. Dobras cutâneas = espessura de gordura subcutânea em mm . Circunferências = Volume segmentar contendo tecidos ósseo, muscular, gorduroso e pele ( cutâneo ) em cm .

11 Instrumentos necessários
Estadiômetro analógico ou digital com a tara ou a escala de precisão de 0,1 cm . Balança analógica ou digital com a tara ou o calibre de precisão de 100 g . Paquímetros de pontas rombas com a tara ou a escala de precisão de 0,1 dm . Compasso de dobras cutâneas ou plicômetro ou adipômetro com a tara ou calibre de precisão de 0,1 mm a 1 mm . Fita métrica de pano calibrada ou trena metálica flexível e calibrada com precisão de 0,1 cm .

12 A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA ANTROPOMETRIA
A avaliação é um processo de fundamental importância dentro da Educação Física, seja escolar, esportiva, de rendimento, entre outras.

13 MEDIDA: É uma determinação de grandeza e se constitui no primeiro instrumento para se obter informação sobre algum dado pesquisado. ... é uma técnica que fornece, através de processos precisos e objetivos, dados quantitativos que exprimem, em base numéricas, as quantidades que se deseja medir. Ela proporciona dados crus. Ex. O percurso realizado pelo aluno no Teste de Cooper. A medida, em centímetros, da estatura do testado.

14 Para uma Boa Avaliação Deve ser ressaltado que para a perfeita aplicação da medida deve-se conhecer a resposta para 3 questões básicas: 1- O que medir? 2- Por que medir? 3- Como medir?

15 AVALIAÇÃO: Determina a importância ou o valor da informação coletada. Classifica os testados. ... é um processo pelo qual, utilizando as medidas, se pode subjetiva e objetivamente, exprimir e comparar critérios. Ex.: O percurso realizado pelo aluno é classificado como bom. O testado é classificado como sendo de estatura alta, média ou baixa.

16 AVALIAÇÃO-ANÁLISE São técnicas que permitem visualizar a realidade do trabalho que se desenvolve, criando condições para que se entenda o grupo e situe- se um indivíduo dentro deste grupo. Indica se os objetivos estão ou não sendo atingidos, indica se a metodologia de trabalho está sendo satisfatória. Ex. O aluno obteve melhora no condicionamento aeróbico. A estatura do testado está na média do grupo.

17 TESTE É um instrumento, procedimento ou técnica usado para se obter uma informação. Forma: escrito, observação e “performance”. Ex.: O teste de Cooper O estadiômetro

18 PRINCIPAL DIFERENÇA ENTRE MEDIDA E AVALIAÇÃO
Medida: Abrange um aspecto quantitativo. Avaliação: Abrange um aspecto qualitativo.

19 OBJETIVOS DAS MEDIDAS E AVALIAÇÕES NA EDUCAÇÃO FÍSICA:
Avaliar o estado do indivíduo ao iniciar a programação; Detectar deficiências, permitindo uma orientação no sentido de superá-la; Auxiliar o indivíduo na escolha de uma atividade física que, além de motiva-lo possa desenvolver suas aptidões; Impedir que a atividade seja um fator de agressão; Acompanhar o progresso do indivíduo; Selecionar elementos de alto nível para integrar equipes de competição; Desenvolver pesquisa em Educação Física; Acompanhar o processo de crescimento e desenvolvimento dos nossos alunos.

20 Perimetria A medida das circunferências faz parte da antropometria, que é a “...ciência que estuda as medidas de tamanho, peso e proporções do corpo humano.” (POLLOCK & WILMORE, 1993). Segundo HOLLMANN & HETTINGER (1983), a perimetria tem uma correlação elevada com o ganho de força para praticantes de esportes de alto rendimento que priorizam esta qualidade física..

21 Tais medidas são usadas, geralmente para predizer a densidade corporal e o percentual de gordura corporal. A perimetria nem sempre constitui um preditor para o ganho de força. Isto pode ser verificado em um estudo realizado por IKAI e FUKUNAGA (citado por MORITANI, 1979), onde eles encontraram um ganho significante na força nos estágios iniciais do treinamento, sem acompanhamento de qualquer aumento significante na área de secção transversa da musculatura.

22 As medidas circunferências são as seguintes:
Ombro Tórax Abdominal Cintura Quadril Coxas Panturrilhas Tornozelos Braços Antebraços Punhos

23 Ainda, quando da realização de uma perimetria, deve-se observar os seguintes fatores:
a) a posição de colocação do instrumento é fundamental para a validação e confiança do teste: uniformidade do alinhamento da fita; - colocação da fita sobre a pele nua; - não colocar o dedo entre a pele e a fita. b) a tensão aplicada à musculatura – não comprimir o tecido sub-cutâneo; c) é afetada pela massa magra, massa gorda e tamanho do osso.

24 IMC O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma medida do grau de obesidade uma pessoa. Através do cálculo de IMC é possível saber se alguém está acima ou abaixo dos parâmetros ideais de peso para sua estatura.

25 Cálculo do IMC Para fazer o cálculo do IMC basta dividir seu peso em quilogramas pela altura ao quadrado (em metros). O número que será gerado deve ser comparado aos valores da tabela IMC para se saber se você está abaixo, em seu peso ideal ou acima do peso. Por exemplo, se você pesa 60Kg e mede 1,67m, você deve utilizar a seguinte fórmula para calcular o IMC: IMC = 60 ÷ 1,67² IMC = 60 ÷ 2,78 IMC = 21,5

26 Tabela IMC Cálculo IMC Situação Abaixo de 18,5 - Você está abaixo do peso ideal Entre 18,5 e 24,9 - Parabéns — você está em seu peso normal! Entre 25,0 e 29,9 - Você está acima de seu peso (sobrepeso) Entre 30,0 e 34,9 - Obesidade grau I Entre 35,0 e 39,9 - Obesidade grau II 40,0 e acima Obesidade grau III

27 Índice Cintura-Quadril - ICQ
Esse índice irá determinar o seu padrão de distribuição de gordura, ou seja, onde você armazena a gordura. A fórmula para calcular o ICQ é: ICQ = perímetro cintura (cm) / perímetro quadril (cm) Mulheres = maior que 0.80 Homens = maior que 0.95

28 Proporções maiores do que estas indicam uma tendência do corpo em armazenar gordura na parte central (tronco) do corpo. Pessoas que armazenam gordura em excesso no centro, em vez das extremidades, têm um risco maior de doenças (coração e vasos sanguíneos,cardiovasculares) diabetes, câncer (mama, colo-retal, endométrio e rins), hipertensão, osteoartrite (degeneração da cartilagem e osso das articulações) e hepática gordurosa não alcoólica.

29 DOBRAS CUTÂNEAS Avaliar a quantidade de gordura contida no tecido celular subcutâneo Estimar a proporção de gordura em relação ao peso corporal do indivíduo Identificar os riscos de saúde associados à falta ou excesso de gordura;

30 INTRODUÇÃO O compasso de dobras cutâneas.
Também conhecido como: adipometro. Este aparelho deve apresentar uma pressão constante de 10 g/mm2 sobre o tecido a ser medido.

31 TÉCNICA Separar o tecido adiposo do tecido muscular com os dedos polegar e indicador em forma de pinça; Marcar com uma caneta especifica o ponto anatômico; Medir cerca de 1 cm do ponto de pincelamento; Aguardar 2 segundos para fazer a leitura;

32 Realizar de 2 a 3 medidas se houver diferença de resultados; Registrar a média das 3 medidas (ou a igualdade de duas); As dobras devem ser medidas sempre sobre a pele nua. Evitar coletas de dados após exercícios

33 Basicamente, os erros acontecessem principalmente pela não execução dos itens citados na “TÉCNICA” ou EQUIPAMENTO DESCALIBRADO

34 O que é uma Dobra Cutânea?
A dobra cutânea é uma medida da espessura de duas camadas de pele e a gordura subcutânea adjacente (Heyward & Stolarczyk, 2000).

35


Carregar ppt "Prof. Cezar Tchaikovski"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google