A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 2 – Elementos necessários para a Avaliação Econômica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 2 – Elementos necessários para a Avaliação Econômica"— Transcrição da apresentação:

1 Aula 2 – Elementos necessários para a Avaliação Econômica

2 A avaliação econômica é um importante instrumento de gestão de qualquer projeto social ou política pública. Deve-se pensar o desenho da avaliação ainda na fase de elaboração do projeto, a fim de facilitar a identificação dos elementos necessários para a avaliação.

3 Plano de Aula Apresentar informações essenciais para a avaliação econômica de um projeto social ou política pública. Público Alvo Objetivo Indicadores Dados/Fonte de Informações Custos

4 Público Alvo

5 Público Alvo Os projetos sociais, em geral, são focalizados (em contraposição aos projetos universais). Isso significa que eles dirigem-se a um determinado grupo da sociedade – o público alvo. Para realizar a avaliação econômica, precisa-se definir claramente o grupo ao qual o projeto se destina. Ou seja, identificam-se as características dos atores que o projeto pretende beneficiar.

6 Critérios de elegibilidade
Em geral, para a identificação do público-alvo utilizam-se os critérios de elegibilidade. Exemplo: o projeto Bolsa Família atende todas as famílias que tenham renda familiar per capita abaixo do nível de pobreza (R$ 140 em 2013). Exemplo: o programa Saúde da Família atende os domicílios de determinados bairros.

7 Aplicação: Essa aula aplica os conceito por meio de três exemplos de projetos sociais. Projeto para a melhoria da qualidade do ensino médio em escola pública. Projeto para combate à desnutrição infantil. Projeto para melhorar coleta de lixo em favelas pacificadas.

8 Exemplo 1 - Diagnóstico Pesquisadores observam indicadores relacionados à qualidade da educação dos alunos das escolas públicas do ensino médio da zona leste da cidade de São Paulo – notas escolares, freqüência escolar, aprovação, evasão, etc. Por meio dos indicadores, eles verificam a precariedade da qualidade da educação pública nessa região. Professor: realçar que todo projeto social existe para resolver um problema social identificado. Portanto, o diagnóstico preciso e correto é fundamental para que o projeto seja bem elaborado e realmente resolva o problema. Por exemplo, se uma região tem 10 projetos de contraturno escolar para tirar as crianças das ruas e esses conseguem atender a todas satisfatoriamente, não faz sentido abrir um projeto para crianças. Esse problema já está sendo satisfatoriamente resolvido. É melhor gastar o recurso disponível da sociedade para resolver outros problemas identificados. Dessa forma, todo projeto começa pelo diagnóstico. Pedir para os alunos identificarem o público alvo Pedir para que eles identifiquem o público alvo.

9 Exemplo 2 - Diagnóstico Estudantes de medicina constataram um elevado grau de desnutrição infantil entre as crianças de 0 a 5 anos da zona rural do Vale do Ribeira. Pedir para os alunos identificarem o público alvo.

10 Exemplo 3 - Diagnóstico Foram identificados muitos casos de febre tifóide em favelas pacificadas do Rio. A doença é causada por uma bactéria que se desenvolve no lixo. Também foi identificado que, apesar de existirem caçambas nas favelas e haver coleta frequentemente, há muito lixo em terrenos baldios e ruas pois os moradores não levam o lixo até as caçambas. Pesquisas mostraram que é mais fácil mudar o comportamento de crianças e jovens do que de adultos. Logo, criou-se um projeto de educação ambiental nas escolas frequentadas pelos moradores das favelas. Pedir para os alunos identificarem o público alvo.

11 Público-Alvo Exemplo 1: alunos do ensino médio das escolas públicas da zona leste da cidade de São Paulo. Exemplo 2: crianças de até 5 anos da zona rural do Vale Ribeira. Exemplo 3: favelas pacificadas.

12 Hora de praticar

13 Objetivo

14 Objetivo Os objetivos se referem às mudanças que os formuladores do projeto pretendem realizar na sociedade. Dessa forma, para defini-los, é necessário perguntar: Qual a utilidade do projeto para a sociedade? Qual realidade social se quer alterar com as ações do projeto? Qual mudança se pretende realizar na vida dos beneficiários? Para realizar a avaliação econômica é importante que os objetivos do projeto sejam claros, bem definidos e mensuráveis.

15 O objetivo não pode ser geral.
Por exemplo, melhorar a qualidade de vida é um objetivo geral. Pode-se melhorar a qualidade de vida de tantas maneiras que não dá para saber nem a área que o projeto atua. Melhora-se a qualidade de vida ao atuar na saúde, moradia, educação, etc. Ao ler o objetivo, precisa-se saber exatamente o que é que o programa pretende mudar na vida dos beneficiários. Professor: se o objetivo do projeto do aluno que já está em andamento não está bem especificado, o aluno precisa refazê-lo. 15

16 Ação: melhorar a qualidade das moradias.
Objetivos não é ação. Ação: melhorar a qualidade das moradias. Objetivo: diminuir a incidência de doenças respiratórias. Objetivo não é meta. Meta: reboco e pintura de 100 residências. Professor: uma confusão comum é colocar nos objetivos as ações. Por exemplo: um projeto que tem como ação melhorar a qualidade das moradias. Os gestores colocam que o objetivo é melhorar a qualidade das moradias. Essa é a ação, o objetivo é o que se quer mudar ao melhorar a qualidade das moradias. Assim, poderia ser objetivo, diminuir a incidência de doenças respiratórias. Trabalhar a diferença entre objetivo e ação. Outra confusão comum é colocar a meta como objetivo. Assim, no exemplo acima, o gestor coloca que o objetivo é fornecer reboco e pintura de 100 residências. E mede se atingiu o objetivo por meio de quantas casas foram rebocadas e pintadas. Isso é a meta, o que ele pretende fazer. Trabalhar a diferença entre objetivo e meta.

17 Sua Vez - Exemplos Defina o objetivo dos exemplos em aula:
Exemplo 1: Pesquisadores observam indicadores relacionados à qualidade da educação dos alunos das escolas públicas do ensino médio da zona leste da cidade de São Paulo – notas escolares, freqüência escolar, aprovação, evasão, etc. Por meio dos indicadores, eles verificam a precariedade da qualidade da educação pública nessa região. Exemplo 2: Estudantes de medicina constataram um elevado grau de desnutrição infantil entre as crianças de 0 a 5 anos da zona rural do Vale do Ribeira Professor:pedir para os alunos formularem o objetivo dos projetos.

18 Sua Vez - Exemplos Defina o objetivo dos exemplos em aula:
Exemplo 3: Foram identificados muitos casos de febre tifóide em favelas pacificadas do Rio. A doença é causada por uma bactéria que se desenvolve no lixo. Também foi identificado que, apesar de existirem caçambas nas favelas e haver coleta frequentemente, há muito lixo em terrenos baldios e ruas pois os moradores não levam o lixo até as caçambas. Professor:pedir para os alunos formularem o objetivo dos projetos.

19 Objetivo - Exemplos Exemplo 1: Melhorar o desempenho escolar dos estudantes do ensino médio das escolas públicas da zona leste da cidade de São Paulo. Exemplo 2: Reduzir a desnutrição infantil entre as crianças de 0 a 5 anos da zona rural do Vale do Ribeira. Exemplo 3: Diminuir o número de casos de febre tifóide. Professor: dizer que um programa pode ter mais do que um objetivo.

20 Do objetivo aos indicadores de impacto do projeto social
A partir dos objetivos do projeto, escolhe-se os indicadores de impacto do projeto. ATENÇÃO: Quanto mais precisa for a definição dos objetivos, mas fácil a identificação dos indicadores de impacto do projeto.

21 Hora de praticar

22 Indicadores

23 Indicadores Indicadores são uma forma simplificada, porém possível, de retratar uma parte da realidade. Os indicadores precisam ser pertinentes, têm que ter significado. Os indicadores não refletem a realidade, refletem um determinado olhar sobre ela. Em projetos sociais podem ser de monitoramento, de resultado e de impacto. Professor: Importante falar sobre diferentes tipos de indicadores (monitoramento e resultado). Indicadores apontam, indicam, aproximam, traduzem em termos operacionais as dimensões sociais de interesse. Subsidiam as atividades de planejamento, de formulação, de monitoramento. Mas também mensuram o resultado, o impacto de uma determinada intervenção social. Para selecionarmos indicadores escolhas sobre seu delineamento precisam ser realizadas.

24 Indicadores de Impacto
Indicadores de impacto: são aqueles que se relacionam com os objetivos do projeto. É a partir da variação nos indicadores de impacto que se quantifica, de forma adequada, os impactos do projeto. Os indicadores de impacto se relacionam intimamente aos objetivos. Professor: Realçar que na avaliação de impacto só trabalhamos com indicadores de impacto. Os indicadores de resultado e monitoramento são trabalhados em outro tipo de avaliação de forma complementar à avaliação econômica.

25 Sua vez!!! Quais indicadores pode-se selecionar para esses projetos?
Exemplo 1: Melhorar o desempenho escolar dos estudantes do ensino médio das escolas públicas da zona leste da cidade de São Paulo. Exemplo 2: Reduzir a desnutrição infantil entre as crianças de 0 a 5 anos da zona rural do Vale do Ribeira. Exemplo 3: Diminuir o número de casos de febre tifóide em favelas pacificadas.

26 Indicadores Exemplo 1: freqüência escolar; notas na prova...
Exemplo 2: peso associado à altura das crianças, ... Exemplo3: número de casos de febre tifóide

27 Características desejáveis dos indicadores de impacto
Indicadores devem ter: fácil entendimento, fácil construção e baixo custo; confiabilidade (fácil observação); consistência com os dados disponíveis; relação direta com as ações efetuadas.

28 Indicadores Quantitativos
Respostas quantitativas são objetivas e podem, facilmente, se transformarem em indicadores numéricos. A partir de dados quantitativos elaboram-se os indicadores de impacto quantitativos. Exemplos: Exemplo 1: Nota do aluno na prova; taxa de abandono escolar. Exemplo 2: Peso/Altura das crianças. Exemplo 3: Porcentagem de pessoas da comunidade que tiveram febre tifóide.

29 Indicadores Qualitativos
Respostas à questões de natureza qualitativa são abertas e expressam valores pessoais. É mais difícil estruturá-las em uma base de dados para realizar a avaliação. Exemplos: Exemplo 1: Grau de satisfação com a escola Exemplo 2: Cidadania dos participantes Exemplo 2: Grau de satisfação com a limpeza da comunidade

30 Indicadores Qualitativos
Para avaliar os projetos sociais com base em respostas qualitativas, “transformam-se” essas respostas em indicadores qualitativos numéricos. Exemplo: Grau de satisfação com a escola: muito satisfeito = 3 satisfeito = 2 pouco satisfeito = 1 A combinação das respostas qualitativas e quantitativas enriquece a análise.

31 Indicadores Os projetos podem ter efeitos de curto, médio e longo prazo. Exemplo: projeto para diminuir a evasão no ensino médio Efeito de curto prazo = diminuição da evasão Efeito de médio prazo = aumento da taxa de conclusão do ensino médio Efeito de longo prazo = aumento da renda do trabalho dos jovens Logo, para captar todos os efeitos, você deve ter indicadores de curto, médio e longo prazo.

32 Hora de praticar

33 Dados / Fontes de informações
Para realizar a avaliação econômica é preciso ter os dados!

34 Dados/Informações Para avaliar um projeto precisa-se dos dados de cada beneficiário. Não é possível fazer avaliação econômica, somente com os dados agregados (gerais) do projeto. Exemplos de dados: 1. 2. Professor: realçar que se as informações existentes são agregadas, não é possível avaliar. Por exemplo, 10% dos beneficiários são homens e 90% são mulheres; 10% dos beneficiários são brancos, 40% são pardos e 50% são negros. Têm que existir informação de cada um como nas tabelas do slide, mesmo que depois essas informações sejam agregadas para apresentar os resultados.

35 Qualidade da informação
A avaliação correta do projeto depende da qualidade da informação coletada. Dados incompletos, incorretos ou imprecisos levam a conclusões errôneas, que prejudicam a gestão do projeto! As informações devem ser de fácil observação e o custo para a verificação de sua veracidade deve ser baixo.

36 Custos

37 Custos Um último elemento essencial para a avaliação econômica, especificamente para o cálculo do retorno econômico do projeto, é a medida dos custos. Contabilizam-se todos os custos, inclusive os que não foram pagos pelo projeto – recursos ou materiais doados ou recursos de terceiros. Esses custos totais do projeto são chamados de custos econômicos. Eles incluem o custo contábil (valor despendido pelo projeto, que, em geral, está no seu demonstrativo contábil) e o custo de oportunidade (conceito que será discutido na aula 6). Custos econômicos = custos contábeis + custo de oportunidade. Professor: dar exemplo de custo de oportunidade, mas sem aprofundar no conceito.

38 Comentários Finais Nessa aula: discussão dos elementos essenciais para a avaliação econômica dos projetos sociais e políticas públicas. Vocês aprenderam os conceitos de público-alvo, de objetivo do projeto, indicadores de impacto, dados e custos. Próxima aula: introdução à avaliação de impacto.

39 Comentários Finais Tópicos das diretrizes do trabalho individual:
I. Projeto a. Objetivos b. Ações c. Público alvo II. A avaliação a. Indicadores de impacto i. Quais são? ii. Como se relacionam com os objetivos? A ideia é induzir os alunos que iniciem os trabalhos individuais a partir dos conceitos já trabalhados.


Carregar ppt "Aula 2 – Elementos necessários para a Avaliação Econômica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google