A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REDE DE COMPUTADORES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REDE DE COMPUTADORES."— Transcrição da apresentação:

1 REDE DE COMPUTADORES

2 Quem sou eu? Fernando de Souza Arantes Formado: Analise de Sistemas
Unest – Paraíso do Tocantins Tecnico em Informatica Formado: IFTO – Campus Palmas Quem sou eu?

3 O que é rede de computadores?
Quais topologias de rede? Quais as classificações das redes em abrangência? O que é endereço IP? Quais as classes de rede?

4 Uma rede de computadores é um sistema de comunicação de dados constituído através da interligação de dois ou mais computadores ou dispositivos, com a finalidade de trocar informações e partilhar recursos.

5 É formado por 4 octetos binários:
O endereço IP é um identificador único para uma interface de rede de uma maquina; É formado por 4 octetos binários: Conotação binária: Conotação decimal: Um octeto pode variar de: 0 ( ) e 255 ( ). 0 Endereço de rede. 255 Endereço de Broadcast.

6 Endereçamento IP Endereços IP Internos:
Máquinas podem usar endereços IP internos, válidos somente dentro da rede local Endereços IPs internos são mapeados para um ou mais endereços IPs externos por um gateway Ex:

7 Mascara de rede Uma máscara de subrede também conhecida como subnet mask ou netmask é um número de 32 bits usada para separar em um IP a parte correspondente à rede pública, à subrede e aos hosts. Ex: Ex:

8 Mascara das classes

9 Mascara das classes

10 Topologias Físicas Ponto a Ponto
A topologia ponto a ponto é a mais simples. Une dois computadores, através de um meio de transmissão qualquer. Dela pode-se formar novas topologias, incluindo novos nós em sua estrutura.

11 Topologias Físicas Barramento
Todos os nós estão conectados a uma barra que é compartilhada entre todos os processadores, podendo o controle ser centralizado ou distribuído. O meio de transmissão usado nesta topologia é o cabo coaxial.

12 Topologias Físicas Anel ou Ring
A topologia em anel utiliza em geral ligações ponto-a- ponto que operam em um único sentido de transmissão. O sinal circula no anel até chegar ao destino. Esta topologia é pouco tolerável à falha e possui uma grande limitação quanto a sua expansão.

13 Topologias Físicas Estrela
A topologia em estrela utiliza um nó central (comutador ou switch) para chavear e gerenciar a comunicação entre as estações. É esta unidade central que vai determinar a velocidade de transmissão, como também converter sinais transmitidos por protocolos diferentes.

14 Topologias Físicas Árvore
A topologia em árvore é basicamente uma série de barras interconectadas. É equivalente a várias redes estrelas interligadas entre si através de seus nós centrais. Esta topologia é muito utilizada na ligação de Hub's e repetidores.

15 Topologias Físicas Estrutura Mista ou Híbrida
A topologia híbrida é bem complexa e muito utilizada em grandes redes. Nela podemos encontrar uma mistura de topologias, tais como as de anel, estrela, barra, entre outras, que possuem como características as ligações ponto a ponto e multiponto.

16 Topologias Físicas Grafo
A topologia em garfo é uma mistura de várias topologias, e cada nó da rede contém uma rota alternativa que geralmente é usada em situações de falha ou congestionamento. Traçada por nós, essas rotas têm como função rotear endereços que não pertencem a sua rede.

17 LAN ( Rede Local ) Extensão 10 m a 1 KM.
Exemplo: Rede em uma sala, Edifício ou Universidade. MAN ( Rede Metropolitana ) Extensão de 10Km Exemplo: Rede com extensão de uma cidade. WAN ( Rede Internacional ) Sem limites de Extensão. Exemplo: Internet

18 PAN ( Rede Pessoal ) Extensão de 1m
Exemplo: Um computador conectado a um Celular. RAN (Regional Area Network) é uma rede de uma região geográfica específica. Caracterizadas pelas conexões de alta velocidade utilizando cabo de fibra óptica. RANs são maiores que as redes LAN e MAN, mas são menores que as Redes WAN. CAN (Campus Area Network) Rede que interliga computadores situados em diferentes edificações de um mesmo complexo institucional. Ex. Universidades, Condomínios, etc. SAN (Storage Area Network) Regularmente chamadas de Redes de armazenamento, têm como objetivo a ligação entre vários computadores e dispositivos de storage (armazenamento) em uma área limitada.

19 Classe A: até permite até 128 redes, cada uma com até dispositivos conectados; Classe B: até permite até redes, cada uma com até dispositivos; Classe C: até permite até redes, cada uma com até 254 dispositivos; Classe D: até  multicast; Classe E: até  multicast reservado. Quanto às classes D e E, elas existem por motivos especiais: a primeira é usada para a propagação de pacotes especiais para a comunicação entre os computadores, enquanto que a segunda está reservada para aplicações futuras ou experimentais.


Carregar ppt "REDE DE COMPUTADORES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google