A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LINGUAGEM E SIGNIFICAÇÃO (SEMÂNTICA) A semântica é o estudo da significação das palavras. Divide-se em Descritiva (Sincrônica) e Histórica (Diacrônica).

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LINGUAGEM E SIGNIFICAÇÃO (SEMÂNTICA) A semântica é o estudo da significação das palavras. Divide-se em Descritiva (Sincrônica) e Histórica (Diacrônica)."— Transcrição da apresentação:

1 LINGUAGEM E SIGNIFICAÇÃO (SEMÂNTICA) A semântica é o estudo da significação das palavras. Divide-se em Descritiva (Sincrônica) e Histórica (Diacrônica). Esta trata das alterações de sentido no decorrer do tempo (cronos = tempo; dia = através de); aquela aborda a significação num determinado estado da língua (sin = simultaneidade, conjunto). A Semântica Histórica, ao estudar as mudanças de sentido por que passa a palavra, leva em conta algumas espécies de alterações semânticas, tais como: a)Enobrecimento de sentido: marechal significava criado de cavalos; hoje significa alta patente do exército. b)Degradação de sentido: vilão significava habitante da vila; hoje, bandido. c)Ampliação de sentido: embarcar significava entrar na barca; hoje, entrar em qualquer condução. d)Restrição de sentido: fortuna significava bom ou mau destino; hoje, apresenta apenas o sentido positivo. A Semântica Descritiva, ao tratar da significação num dado momento, busca ressaltar as relações em dois planos:

2 SEMÂNTICA DESCRITIVA 1.SENTIDO LITERAL E SENTIDO FIGURADO 2.RELAÇÕES LEXICAIS

3 Sentido literal significado referencial, básico Sentido figurado significado especial, associado a um contexto Na tira, duas personagens dão interpretações diferentes a uma mesma fala. Nem sempre as palavras são utilizadas em seu sentido básico. O Tenente esperava que o Recruta Zero desprezasse o sentido literal da observação Pode escrever isso! e, considerando o contexto em que ela foi dita, a interpretasse de modo figurado.

4 Conotação e denotação relações com o texto. Para destacar a beleza de uma nova linha de sandálias de dedo, o autor do texto usa uma expressão (estar cheio de dedos) que, em português, significa estar indeciso por excesso de cuidado. A escolha dessa expressão ajuda a reforçar, para o leitor do anúncio, a associação entre o objeto a ser vendido (uma sandália de dedos) e sua função (calçar os pés). O texto, por explorar simultaneamente os sentidos denotativo e conotativo da expressão cheio de dedos, ganha maior expressividade.

5 RELAÇÕES LEXICAIS Relações de sentido entre as palavras que constituem o léxico (o vocabulário da língua). Tais relações são chamadas de aspectos semânticos, dentre os quais se destacam: 1.Polissemia 2.Homonímia 3.Sinonímia 4.Antonímia 5.Paronímia

6 1. Polissemia um significante com vários significados Cabeça do prego de chave da turma (com mudança de gênero) Parada formatura militar desfile lance pessoa difícil coisa A polissemia é um fenômeno comum nas línguas naturais, são raras as palavras que não a apresentam; difere da homonímia por ser a mesma palavra, e não palavras com origens diferentes que convergiram foneticamente. Dicionário da Língua Portuguesa Houaiss.

7 2. Homonímia significantes iguais com significados diferentes espiar (olhar, observar) e expiar (pagar a culpa) – homófonas almoço (substantivo) e almoço (verbo) – homógrafas são (verbo ser), são (sadio) e são (santo) - perfeitas

8 3. Sinonímia significantes diferentes com significados iguais Existem sinônimos perfeitos? belo e bonito são sinônimos, mas o primeiro termo pode ser entendido com valor estético. seca e enxuta são sinônimos em relação ao termo toalha, mas jamais em relação ao termo garota. 4. Antonímia significantes diferentes com significados opostos É obtida através de: Prefixos de sentido negativo: feliz x infeliz; leal x desleal Prefixo de sentido oposto: imigrar x emigrar; importar x exportar Heterônimos: alegria x tristeza; mau x bom

9 5. Paronímia significantes parecidos com significados diferentes O trabalho de Millôr apresenta a paronímia entre torno eterno em relação a turno (ausente da linguagem verbal, mas presente na contextualização). Torno eterno simbolizam respectivamente, o operariado e o empresariado. Assim, as imagens de Lula e Collor adquirem valor antonímico devido à polarização do segundo turno da eleição presidencial de 1989.


Carregar ppt "LINGUAGEM E SIGNIFICAÇÃO (SEMÂNTICA) A semântica é o estudo da significação das palavras. Divide-se em Descritiva (Sincrônica) e Histórica (Diacrônica)."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google