A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LINGUAGEM E SIGNIFICAÇÃO (SEMÂNTICA)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LINGUAGEM E SIGNIFICAÇÃO (SEMÂNTICA)"— Transcrição da apresentação:

1 LINGUAGEM E SIGNIFICAÇÃO (SEMÂNTICA)
A semântica é o estudo da significação das palavras. Divide-se em Descritiva (Sincrônica) e Histórica (Diacrônica). Esta trata das alterações de sentido no decorrer do tempo (cronos = tempo; dia = através de); aquela aborda a significação num determinado estado da língua (sin = simultaneidade, conjunto). A Semântica Histórica, ao estudar as mudanças de sentido por que passa a palavra, leva em conta algumas espécies de alterações semânticas, tais como: Enobrecimento de sentido: marechal significava “criado de cavalos”; hoje significa “alta patente do exército”. Degradação de sentido: vilão significava “habitante da vila”; hoje, “bandido”. Ampliação de sentido: embarcar significava “entrar na barca”; hoje, “entrar em qualquer condução”. Restrição de sentido: fortuna significava “bom ou mau destino”; hoje, apresenta apenas o sentido positivo. A Semântica Descritiva, ao tratar da significação num dado momento, busca ressaltar as relações em dois planos: 

2 SEMÂNTICA DESCRITIVA SENTIDO LITERAL E SENTIDO FIGURADO
RELAÇÕES LEXICAIS

3 Sentido literal ► significado referencial, “básico” Sentido figurado ► significado especial, associado a um contexto Na tira, duas personagens dão interpretações diferentes a uma mesma fala. Nem sempre as palavras são utilizadas em seu sentido básico. O Tenente esperava que o Recruta Zero desprezasse o sentido literal da observação “Pode escrever isso!” e, considerando o contexto em que ela foi dita, a interpretasse de modo figurado.

4 Conotação e denotação ► relações com o texto.
Para destacar a beleza de uma nova linha de sandálias de dedo, o autor do texto usa uma expressão (estar cheio de dedos) que, em português, significa “estar indeciso por excesso de cuidado”. A escolha dessa expressão ajuda a reforçar, para o leitor do anúncio, a associação entre o objeto a ser vendido (uma sandália de dedos) e sua função (calçar os pés). O texto, por explorar simultaneamente os sentidos denotativo e conotativo da expressão cheio de dedos, ganha maior expressividade.

5 RELAÇÕES LEXICAIS Relações de sentido entre as palavras que constituem o léxico (o vocabulário da língua). Tais relações são chamadas de aspectos semânticos, dentre os quais se destacam: Polissemia Homonímia Sinonímia Antonímia Paronímia

6 1. Polissemia ► um significante com vários significados
Cabeça do prego de chave da turma (com mudança de gênero) Parada formatura militar desfile lance pessoa difícil coisa “A polissemia é um fenômeno comum nas línguas naturais, são raras as palavras que não a apresentam; difere da homonímia por ser a mesma palavra, e não palavras com origens diferentes que convergiram foneticamente. Dicionário da Língua Portuguesa Houaiss.

7 2. Homonímia ► significantes iguais com significados diferentes
espiar (olhar, observar) e expiar (pagar a culpa) – homófonas almoço (substantivo) e almoço (verbo) – homógrafas são (verbo ser), são (sadio) e são (santo) - perfeitas

8 3. Sinonímia ⇓ significantes diferentes com significados iguais
4. Antonímia ⇓ significantes diferentes com significados opostos É obtida através de: Prefixos de sentido negativo: feliz x infeliz; leal x desleal Prefixo de sentido oposto: imigrar x emigrar; importar x exportar Heterônimos: alegria x tristeza; mau x bom Existem sinônimos perfeitos? belo e bonito ► são sinônimos, mas o primeiro termo pode ser entendido com valor estético. seca e enxuta ► são sinônimos em relação ao termo toalha, mas jamais em relação ao termo garota.

9 5. Paronímia ► significantes parecidos com significados diferentes
O trabalho de Millôr apresenta a paronímia entre “torno” e “terno” em relação a “turno” (ausente da linguagem verbal, mas presente na contextualização). “Torno” e “terno” simbolizam respectivamente, o operariado e o empresariado. Assim, as imagens de Lula e Collor adquirem valor antonímico devido à polarização do segundo turno da eleição presidencial de 1989.


Carregar ppt "LINGUAGEM E SIGNIFICAÇÃO (SEMÂNTICA)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google