A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMPOSIÇÃO A composição é, sem dúvida, um dos fatores mais importantes da fotografia. Por isso, a primeira decisão que o fotógrafo tem que tomar é o que.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMPOSIÇÃO A composição é, sem dúvida, um dos fatores mais importantes da fotografia. Por isso, a primeira decisão que o fotógrafo tem que tomar é o que."— Transcrição da apresentação:

1 COMPOSIÇÃO A composição é, sem dúvida, um dos fatores mais importantes da fotografia. Por isso, a primeira decisão que o fotógrafo tem que tomar é o que colocar e o que deixar de fora da fotografia. Neste quesito, não há nada que substitua o talento. Mas se você não é um daqueles privilegiados que olham para uma paisagem e sabem exatamente o que deve aparecer e como deverá estar distribuída sua imagem, saiba que existem alguma regras para ajudá-lo a tirar fotografias que causem impacto

2 FOTOS COM MOTIVO NO CENTRO (MÉTODO KODAK) Antes de mais nada vamos falar num dos grandes erros da composição fotográfica, o conhecido 'método Kodak'. A Kodak, no intuito de popularizar as câmeras fotográficas, não podia deixar que os usuários de suas câmeras tirassem fotos com motivos cortados. Por isso, difundiu a idéia de que a imagem deveria ser centralizada. Assim, mesmo com o erro de paralaxe, não se corria o risco de cortar substancialmente nada de importante na foto. Entretanto, isso fez os fotógrafos amadores acreditarem que o ideal de uma fotografia bem tirada era aquela em que o motivo estivesse centralizado. Ocorre que fotos com motivo no centro, salvo algumas específicas, são fotos com atrativo visual muito pequeno.

3 REGRA DOS TERÇOS Uma das regras mais importantes da fotografia, tem sua origem na 'proporção áurea', ou 'golden mean'. A regra dos terços consiste em dividir a área do visor da câmera em 9 quadros da seguinte forma: A idéia ao utilizar-se dessa técnica é que o motivo principal da cena fique o mais próximo possível dos pontos áureos (os círculos vermelhos), ou das linhas. Essa regra é tão importante que algumas câmeras têm a opção de mostrar no visor essas linhas para auxiliar o fotógrafo. Com isso, a fotografia terá sensação de movimento, de profundidade e será agradável para nosso cérebro.

4

5

6 Ao usar a regra dos terços, cuidado com a posição do motivo, especialmente quando se tratar de pessoas. Não coloque pessoas olhando para o lado menor da imagem, especialmente se estiverem andando, pois dará a impressão de que vão "bater" na foto, ou se estiverem paradas, a sensação de claustrofobia. ERRADO: CERTO: Ao usar a regra dos terços, cuidado com a posição do motivo, especialmente quando se tratar de pessoas. Não coloque pessoas olhando para o lado menor da imagem, especialmente se estiverem andando, pois dará a impressão de que vão "bater" na foto, ou se estiverem paradas, a sensação de claustrofobia. ERRADO CERTO

7 OUTRAS COMPOSIÇÕES INTERESSANTES O uso das diagonais gera composições bem interessantes:

8 Molduras Naturais também gera boas fotos. Aqui, o fotógrafo aproveitou uma janela:

9 Muitas pessoas reclamam do mau tempo pra fotografar e se esquecem que nuvens carregadas ou chuvas geram contrastes impressionantes. Além disso, o contraste das cores nos remetem à lição das cores, que veremos nos próximos slides

10

11 Em resumo, há infinitas opções de composição que geram fotos que causam impacto. Pra isso, você não precisa ir a um lugar paradisíaco. As opções estão em qualquer lugar. Basta você olhar à sua volta. Dêem uma olhada em sites especializados em fotografia, como o Flick (http://www.flickr.com/) ou o PBase (http://www.pbase.com/) e tentem ver as características marcantes em fotos que vocês gostem. É um excelente exercício. Escolha uma foto e pense o que ela tem que te chamou mais atenção e tente repetir em alguma foto sua.

12 ESCOLHA DO PLANO DE FUNDO (BACK) Pra finalizar essa aula, um assunto que é óbvio, mas que muita gente se esquece na hora de fotografar. Geralmente olham para o motivo principal e se esquecem de todo o resto. A escolha do plano de fundo é um dos fatores que sempre tem que ser levado em consideração. O plano de fundo não pode atrair mais atenção o motivo principal, ou de alguma forma, distrair a atenção. Pelo contrário, deve fazer com que sua atenção seja voltada para o seu motivo.

13 Nessa foto, o que chama muito a atenção (além da beleza da modelo e a assinatura do fotógrafo, claro)? Nessa segunda, além de preencher mais o quadro, o fundo está perfeito.

14 Como a luz afeta as cores A fotografia só é possível se houver iluminação, pois é ela que cria a imagem. E nem sempre a luz é a mesma. Diferentes horas do dia produzem fotografias diferentes. Uma fotografia é praticamente única. Se você for ao mesmo lugar, na mesma hora, usar a mesma câmera com as mesmas configurações que outro fotografo utilizou e tirar uma foto, a possibilidade de que a foto saia igual é muito pequena. O efeito que uma luz produz na fotografia depende de inúmeros fatores e produz uma gama muito grande de variações. A posição do sol, a estação do ano, a localização geográfica, o ângulo, o brilho, as condições atmosféricas. Há tantos fatores que uma foto dificilmente será repetida em todos os seus aspectos. A luz do sol é refletida no céu e diretamente sobre o objeto. Como a luz do céu é azul, quanto mais luz do céu houver, mais azul será a imagem. Quando há nuvens no céu, essas funcionam como filtros, além de 'espalhar' a luz. Por isso, quanto mais nuvens, menos sombras, pois a luz é dissipada em todas as direções

15 As cores e seus efeitos As cores são os elementos mais poderosos de uma fotografia, pois despertam nossa atenção e alteram as percepções da imagem. Algumas cores têm efeitos relaxantes, outras nos estimulam, algumas se complementam, enquanto outras se repelem. Por isso, a escolha da imagem tem que levar em grande consideração as cores que transmitem. Cores primárias As cores primárias (em fotografia), são o amarelo, o azul e o vermelho. Essas cores são sempre capazes de chamar a atenção, mesmo quando usadas individualmente. Especialmente o amarelo e o vermelho. Ao usá-las, você pode compor a imagem de forma que elas ou uma delas apareça numa área pequena contra um fundo mais calmo, como preto ou verde. Cores complementares Ao contrário do que o nome sugere, são cores contrastantes. As cores complementares são cores que quando aparecem juntas na fotografia, de imediato chamam atenção, pelo contraste que elas têm. Opostas uma à outra. Como por exemplo, o vermelho e o verde. Amarelo e violeta, azul e laranja. Pra saber quais as cores complementares, usa-se uma imagem como a ao lado:

16 Cores quentes As cores vermelhas são consideradas cores quentes, pois chamam muita atenção e tem forte poder emocional. Sempre que tiver vermelho em alguma foto, mesmo em pequenas áreas, nossa atenção será desviada pra essa área. Cores frias Os tons de azul são cores frias, e induzem à sensação de calma e tranqüilidade. Além disso, invocam céu e água. O verde, apesar de não tão fria, também traz sensação de calma. Cor brilhante O amarelo normalmente é uma cor que se destaca na fotografia e dá a sensação de alegria, sol, brilho e atrai o olhar. Qual a finalidade de estudar as cores. Saber quais as cores frias, quentes, brilhantes, complementares e que sensações elas causam? É óbvio. Trabalhar as sensações nas fotos. Pense na sensação que quer passar na foto e depois disso, escolha a cor mais adequada. São detalhes como esse que separam aquela foto de cair o queixo das fotos comuns. É claro que não é fácil. É pra alguns poucos privilegiados que têm essa percepção no sangue. Pensar nisso já é um começo. Tire fotos e tente identificar as sensações que ela transmite e tente associar essas sensações às cores acima.

17 O Sol

18

19

20

21

22

23

24

25 DIAGONAL

26

27

28

29

30

31

32

33

34 CLOSE

35

36

37

38

39

40

41

42 O efeito da luz

43 O vento

44 Brinque com o zoom de sua máquina

45 PESSOAS

46

47

48

49

50

51

52

53

54

55

56

57

58 PESSOAS TRABALHANDO

59

60

61

62 Agora, Pegue a sua máquina e produza diferentes composições... BOM TRABALHO!!!!


Carregar ppt "COMPOSIÇÃO A composição é, sem dúvida, um dos fatores mais importantes da fotografia. Por isso, a primeira decisão que o fotógrafo tem que tomar é o que."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google