A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conteúdo: - Modularização. Entender um problema e dividi-lo em sub-algoritmo. –Compreender o conceito de sub-algoritmo –Identificar e aplicar as técnicas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conteúdo: - Modularização. Entender um problema e dividi-lo em sub-algoritmo. –Compreender o conceito de sub-algoritmo –Identificar e aplicar as técnicas."— Transcrição da apresentação:

1 Conteúdo: - Modularização

2 Entender um problema e dividi-lo em sub-algoritmo. –Compreender o conceito de sub-algoritmo –Identificar e aplicar as técnicas para modularização –Entender escopo e visibilidade de variáveis –Compreender passagem de parâmetros Objetivos:

3 Modularização Modularizar é dividir algo maior em parte menores que juntas formam o todo. Em lógica de programação os módulos são construídos a partir de sub- algoritmos.

4 Sub-Algoritmo É um algoritmo que, geralmente, resolve um pequeno problema, e que está subordinado a um outro algoritmo. Esta subordinação deve-se ao fato de que o sub- algoritmo só será acionado se solicitado pelo algoritmo principal. É possível que um sub-algoritmo chame outro sub- algoritmo.

5 Sub-Algoritmo Sub-algoritmos são importantes: –Na subdivisão de algoritmos complexos, facilitando o seu entendimento –Na estruturação de algoritmos, facilitando: a detecção de erros e a documentação de sistemas –Na reutilização de sub-algoritmos já implementados.

6 Sub-Algoritmo Conceito técnico: –Um trecho do código; –Com início e fim; –Que executa um conjunto pré-definido de instruções; –Com um local próprio para sua definição; –Possuindo um identificador pelo qual é chamado em qualquer parte do algoritmo ou de outros sub- algoritmos;

7 Sub-Algoritmo –Função: um trecho de código que retorna um valor Pode ser usado em: –Atribuição –na passagem de parâmetros –Em expressões

8 Função Trecho de Código Pré-Definido

9 Somar dois Números inteiros e mostrar o resultado Função

10 Técnicas para aplicar modularização Identifique trechos de código que se repetem ou possuem muita similaridade. Identifique trechos de código representam algo específico com uma funcionalidade bem característica. Encapsular estes trechos em sub-algoritmos tornará o código principal mais legível.

11 Comunicação entre sub-algortimos Variável Global e Local. –Dizemos que uma variável é global quando em qualquer ponto do algoritmo pode ser visualizada e ter o seu valor modificado, tanto no algoritmo principal quanto dentro dos sub-algoritmos. –Variáveis locais têm sua visibilidade restrita ao sub-algoritmo.

12 Comunicação entre sub-algortimos

13 Parâmetros por valor e por referência –passagem de parâmetros por valor : Neste tipo de passagem de parâmetro uma cópia dos parâmetros reais é realizada para os parâmetros formais e toda e qualquer modificação dentro do sub-algoritmo não reflete fora. –passagem de parâmetros por referencia: Neste tipo de passagem de parâmetros o que é passado é o endereço da variável dos parâmetros reais, assim as modificações no sub-algoritmo são refletidas fora do sub- algoritmo.


Carregar ppt "Conteúdo: - Modularização. Entender um problema e dividi-lo em sub-algoritmo. –Compreender o conceito de sub-algoritmo –Identificar e aplicar as técnicas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google