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Manual de Integração Seja Bem – Vindo!.

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Apresentação em tema: "Manual de Integração Seja Bem – Vindo!."— Transcrição da apresentação:

1 Manual de Integração Seja Bem – Vindo!

2 Quem somos! Em 1999 surge a Unisites, uma empresa genuinamente rio-pretense, atuante no ramo das telecomunicações, que tinha como principal objetivo oferecer a seus clientes as mais novas soluções em tecnologia da comunicação. Atendemos aos diversos públicos do mercado, com foco em empresas e condomínios. Entre os nossos produtos destacam-se: internet e Intranet sem fio de alta capacidade; Telefonia e PABX de tecnologia IP e o Condominium Wireless, um produto inovador destinado a Condomínios horizontais e verticais. Investimos constantemente na segurança e qualidade de nossos serviços e produtos, desenvolvendo todas as atividades dentro dos padrões e com a autorização da ANATEL, Agência Nacional de Telecomunicações. A Unisites possui em sua estrutura uma equipe de profissionais destinada a assistência e suporte técnico ao usuário. Seus profissionais trabalham para servir com qualidade e tem como meta a excelência no atendimento e satisfação de seus clientes. Em união com seus parceiros e clientes, a Unisites amplia a cada dia a abrangência de seus negócios, para que, por meio das novas tecnologias, possa encurtar distâncias, aproximar pessoas e trazer à sociedade o dinamismo e facilidades da comunicação.

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4 A quem se destina esse manual?
Este manual reúne o conjunto de normas e procedimentos a serem seguidos por TODOS aqueles que trabalham na UNISITES SERVIÇOS DE INFORMÁTICA. Como condição de emprego na UNISITES, os colaboradores devem obedecer às normas, política e procedimentos internos da empresa, sobre conduta ética. Todos se beneficiam de um clima de boa conduta ética. Os colaboradores que tenham conhecimento ou suspeitam de casos de má conduta, atividades ilegais, fraudes, apropriação ou uso indevido de bens da empresa, ou de clientes, ou outras violações às regras estabelecidas neste Manual, têm a responsabilidade de comunicar tais ocorrências ao Diretor da Unisites e ao setor de RH. Violações às regras estabelecidas neste Manual serão consideradas graves e constituem motivo para a tomada de sanções disciplinares, incluindo a demissão.

5 Princípios Todas as atividades desenvolvidas na Unisites devem obedecer aos seguintes princípios: O interesse dos nossos clientes vem sempre em primeiro lugar. Compromisso com o trabalho, com a empresa e com a busca por excelência em tudo o que fazemos. Honestidade, integridade e diligência devem ser os traços marcantes de todas as nossas ações.

6 Direitos do Colaborador
Salário O pagamento do salário é efetuado no 5º dia útil do mês seguinte. A empresa efetua o pagamento através de crédito em conta corrente bancária. Na admissão do colaborador, é imprescindível que uma conta salário seja aberta no banco indicado pela Unisites. Caso já possua uma conta corrente no mesmo banco, poderá utilizá-la. Adiantamento Salarial O colaborador poderá solicitar ao RH o adiantamento salarial, via ou verbal, informando o valor desejado. O pagamento do adiantamento será creditado na conta bancária no dia 20 do mês de referência. O limite para a concessão de eventuais adiantamentos é de até 40% do salário. O valor do adiantamento será descontado na Folha de Pagamento do mês seguinte.

7 Direitos do Colaborador
Férias A empresa informará ao empregado, com 30 dias de antecedência, o início do gozo das férias. O pagamento das verbas referentes às férias será efetuado até o 2º dia útil, anterior ao início do gozo. A programação de férias será feita sempre com antecedência pelo RH. De acordo com a legislação vigente, qualquer funcionário que estiver de férias não poderá prestar nenhum tipo de serviço para a Unisites ou serviços que se confundam com as atividades da empresa. Benefícios A empresa oferece convênio de assistência médica e hospitalar para os empregados, depois de vencido o contrato de experiência, com a coparticipação financeira do empregado de 20%. Os empregados poderão colocar como dependentes no convênio médico celebrados pela empresa, filhos, esposo (a) ou companheiro(a), desde que convivam maritalmente, há mais de 2 anos. Os valores destes dependentes serão de responsabilidade do empregado.

8 Jornada de Trabalho Faltas Ausências Legais
A ausência do colaborador só será bonificada com atestado médico, devidamente preenchido com o CID (Código Internacional de Doenças), assinatura e carimbo do médico. Serão reconhecidos e aceitos pela empresa, para justificativa de faltas, os atestados odontológicos, limitados há dois dias e meio, por ano, conforme estipulado pela Convenção Coletiva de Trabalho. É aconselhável que as consultas médicas e exames, sejam marcados no horário de almoço, aos sábados, ou depois do expediente, de forma que não atrapalhe a rotina de cada setor. O colaborador deverá comunicar com antecedência ao seu superior e ao RH as consultas e exames a serem feitos. As faltas não justificadas serão descontadas na folha de pagamento juntamente com o DSR (descanso semanal remunerado). Ausências Legais 05 dias úteis consecutivos, em caso de falecimento do cônjuge, ascendente, descendente, irmão ou pessoa que comprovadamente viva sob sua dependência;  05 dias úteis consecutivos em virtude de casamento; 05 dias úteis consecutivos na semana do nascimento, ou adoção de filho. 03 dias úteis ou 24 horas fracionadas por ano, para levar filho de até 10 anos ao médico, mediante comprovação em até 48 horas posteriores.

9 Jornada de Trabalho Horas Extras Relógio de Ponto
Conforme estipulado pela Convenção Coletiva a jornada de trabalho será de 40 horas semanais. O horário de trabalho deve sempre ser cumprido. Há um quadro de avisos na copa, onde consta o nome e horário de cada colaborador, como também as regras internas relativas ao relógio de ponto que devem ser respeitadas por todos. Quando houver a necessidade de horas extras, as mesmas serão solicitadas pelo responsável de cada setor ou pela Diretoria. O colaborador envolvido deverá enviar um ao RH, em um prazo de 24 horas, informando o dia, horário e o motivo das extras. Relógio de Ponto A Unisites trabalha com o relógio de ponto biométrico. Os horários da jornada de trabalho deverão ser seguidos com rigor e o ponto registrado corretamente em seu horário de marcação. A tolerância para atrasos será de 20 minutos mensais. Caso exceda ao tempo limite o atraso total será descontado em folha. Nos casos em que o colaborador por motivo de esquecimento não efetuar o registro do ponto, deverá enviar imediatamente, ao do RH, o horário da jornada e o motivo do não registro. Lembramos que se o fato ocorrer com frequência o funcionário poderá ser advertido, conforme CLT.

10 Comunicações ao RH Comunicados ao RH
O colaborador tem a responsabilidade de comunicar toda e qualquer alteração de endereço, grau de escolaridade, casamento, nascimento etc., ao RH assim como fornecer cópias dos documentos (certidão de nascimento, casamento, diplomas etc.) para arquivo no prontuário. Atualizações de CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) Deverá ser entregue ao RH para atualização e devolvida ao colaborador no prazo de 48 horas.

11 Segurança no Trabalho A Unisites acredita no seu potencial e, por isso, apostamos que você poderá nos ajudar na obtenção dos nossos objetivos. Procure reconhecer que, o que produz não beneficia só a Empresa, mas a você mesmo, aos seus colegas de trabalho e aos profissionais de outras empresas que dependem do que você produz. Por esse motivo trabalhe com Motivação, Qualidade e Segurança.

12 Segurança no Trabalho Princípios Básicos da Segurança no Trabalho
Conheça as Normas e Instruções de Segurança e cumpra-as; Dispense toda atenção ao trabalho que estiver realizando; Na dúvida, não faça!! A curiosidade imprudente é um mau hábito; Contra os riscos do dia-a-dia no trabalho, há equipamentos de segurança a serem utilizados e procedimentos a serem seguidos; Não provoque distração nos seus colegas para evitar acidentes; Não opere equipamentos sem autorização da Coordenação; Não tente fazer reparos em máquinas e equipamentos elétricos sem ser um profissional da manutenção; Utilize somente ferramentas adequadas para cada tipo de trabalho e mantenha-as em bom estado de conservação; Não improvise!!! Não carregue ferramentas nos bolsos nem as deixe espalhadas no chão; Levante ou carregue peso do modo correto: Flexione as pernas; segure firmemente a carga; levante a carga usando a força das pernas e aproxime-a do seu corpo.

13 Segurança no Trabalho EPI’S Uniformes
Serão oferecidos gratuitamente, equipamentos de proteção individual e de segurança. Quando houver algum desgaste ou a necessidade de troca dos mesmos, os colaboradores devem se dirigir ao RH e solicitar a troca por novos. Os equipamentos antigos deverão ser devolvidos. Os empregados se obrigam à correta utilização, manutenção e limpeza adequada dos equipamentos e a indenizar a Unisites de despesas decorrentes de extravio ou dano causado por uso indevido. O funcionário que não estiver utilizando convenientemente os equipamentos de proteção será advertido conforme CLT. Uniformes É obrigatório o uso do uniforme. Haverá exceções para os novos funcionários, caso não haja uniforme no estoque da empresa. Se necessário reposição, solicitar uma nova peça através de ao RH. O uniforme ficará sob a responsabilidade do funcionário, e poderá ocorrer o desconto em folha caso haja perda ou mau uso. Em caso de desligamento do funcionário, o uniforme deverá ser devolvido de imediato. Caso o colaborador esteja utilizando o uniforme da empresa em atos que envolvam brigas, ocorrências policiais e qualquer ato que possa denegrir a imagem da Unisites, o colaborador estará sujeito a penalidades, inclusive advertência e até mesmo a sua demissão.

14 Relacionamento Apresentação Pessoal
Visando preservar a imagem institucional da Unisites, é recomendado que seus colaboradores se preocupem em manter uma boa apresentação pessoal. O padrão de vestimenta da empresa condiz com um ambiente de negócios. Esperamos que você utilize o bom senso e discrição, não usando roupas não condizentes com o trabalho, tais como: roupas justas, decotadas, curtas, transparentes, shorts, camisetas com logomarca esportiva, políticas ou diversas, excesso de perfume e maquiagem.

15 Relacionamento Uso do Ambiente
Procure preservar sempre a ordem e a limpeza em sua mesa, armários e em todos os recintos da empresa principalmente aqueles que são de uso comum. A Unisites oferece refeitório com forno micro-ondas, geladeira e fogão para uso dos colaboradores. Para que o ambiente esteja sempre agradável, é de responsabilidade de todos manter a limpeza do local e de seus utensílios pessoais, após o uso. Em relação ao uso da copa para café da manhã e café da tarde, não faça com que os horários de café se tornem extensos.

16 Relacionamento Comportamento
Espera-se que os colaboradores trabalhem sem a influência de drogas ilegais ou álcool e em condições para desempenhar suas obrigações. É proibido o consumo de álcool ou de drogas dentro da empresa. Não é permitido fumar nas dependências internas da Unisites, caso exista necessidade, que seja de forma reduzida e na parte externa da mesma. Mantenha um relacionamento interpessoal cortês e educado, evitando brincadeiras de duplo sentido e o uso de palavras de baixo calão. A Unisites preza por um ambiente de trabalho saudável, harmonioso e profissional. Por isto, frisa que o relacionamento entre colegas de trabalho, enquanto estiverem dentro da empresa, deve ser mantido de forma respeitosa, formal e sempre no campo profissional. É expressamente proibido qualquer tipo de manifestação discriminatória de qualquer natureza (raça, cor, idade, sexo, orientação sexual, religião, incapacidade física ou mental, preceitos étnicos, condição sociocultural, nacionalidade ou estado civil) dirigida a qualquer pessoa.

17 Relacionamento O Bom Relacionamento Profissional
Fale com todos, cumprimente todo mundo! "Por Favor" e "Obrigado" são itens obrigatórios no relacionamento diário com todos os colegas de trabalho. Se alguém lhe pedir um pequeno favor ou ajuda no trabalho e você puder atender, faça-o. A boa convivência no dia-a-dia do trabalho depende muito da reciprocidade entre as pessoas. Procure falar sempre a verdade. Uma mentira pode complicar sua imagem profissional. Quando descoberta, mesmo uma pequena mentira poderá causar grandes estragos. Atrasos: A não ser que haja um motivo realmente sério ou um imprevisto, é completamente injustificável atrasar-se no horário do expediente, em reuniões ou encontros de negócios. Críticas e sugestões que visem agregar e estimular melhorias para a empresa, serão extremamente construtivas e bem-vindas. Dessa maneira as críticas e sugestões deverão ser encaminhadas para o seu superior, ou ao setor do RH, que dará andamento ao departamento responsável.

18 Relacionamento Relacionamento com Clientes
Os colaboradores devem adotar o seguinte padrão de conduta no relacionamento com os clientes da Unisites: Atender os clientes com educação, eficiência, respeito e cortesia. Prezar pela transparência nos atendimentos e nas operações realizadas; Buscar oferecer produtos e serviços adequados aos objetivos e limitações de cada cliente; Fornecer informações claras, precisas e abrangentes sobre cada tipo de produto alertando sobre os riscos inerentes; É de responsabilidade dos colaboradores da área de cadastro manter toda a documentação e dados referentes aos clientes atualizados.

19 Relacionamento Conflito de Interesses
Os colaboradores devem evitar qualquer situação que possa envolver conflito entre seus interesses pessoais e os interesses da Unisites. Ao tratar com clientes atuais ou potenciais, fornecedores e concorrentes, os colaboradores devem sempre agir objetivando os melhores interesses da Unisites e sem considerar vantagens pessoais. Cada colaborador deve comunicar ao seu superior imediato, ao Diretor Administrativo e ao setor de RH, por escrito, imediata e detalhadamente, qualquer situação de conflito de interesses. É respeitado o direito dos colaboradores de se envolverem em outras atividades fora do horário de trabalho. Entretanto, cada um tem a responsabilidade de evitar atividades que entrem ou pareçam entrar em conflito com as responsabilidades da Unisites para com seus clientes. O envolvimento do colaborador em outra atividade, que interfira na sua capacidade de dedicar tempo e atenção às suas responsabilidades na Unisites, será considerada como conflito de interesses, mesmo que tal atividade seja desenvolvida fora do horário de trabalho.

20 Utilização dos Bens da Empresa
Qualquer material da empresa não poderá sair do local de trabalho para utilização em benefício próprio. Caso haja ocorrência, será advertido, conforme CLT. Autorização para uso do Veículo da Empresa Os veículos da empresa são de uso exclusivo da Unisites, não será permitido carregar qualquer outro material de clientes sem a devida autorização de algum Superior (micro/antena/monitor/roteador / etc), nem tão pouco dar carona à estranhos ou colegas de trabalho sem autorização de um Superior ou do setor de RH. O uso de veículos da empresa somente será permitido a funcionários em serviço, previamente autorizados e após a assinatura de Termo de Responsabilidade de Utilização de Veículos; Qualquer utilização, tanto do funcionário que fez a liberação indevida do veículo, quanto daquele que estiver utilizando, serão advertidos conforme CLT. O empregado autorizado se obriga à correta utilização, bem como a indenizar a empresa no caso de despesas decorrentes de multas e acidentes por eles causados, bem como dano causado por uso indevido. O funcionário deverá zelar dos carros, fazendo com que sempre estejam limpos, nunca deixando o tanque de combustível na reserva. Qualquer problema com o veículo deve ser comunicado para o seu supervisor. Os veículos da empresa são monitorados via satélite, com rotas vigiadas. O desvio de rotas e a utilização dos veículos para fins particulares resultarão em advertência, conforme CLT.

21 Utilização dos Bens da Empresa
Aparelho Celular O aparelho celular deverá ser solicitado ao RH através de , para análise de liberação. O aparelho deverá ser utilizado exclusivamente para as atividades de trabalho. Caso sejam utilizados para fins particulares, os valores gerados pelo uso serão apurados e descontados na folha de pagamento. Qualquer problema com o celular deverá ser informado ao RH pra que sejam tomadas as providências necessárias, sendo que perdas e defeitos ocasionados por quedas ou uso indevido, comprovado pela assistência técnica, terão seus custos repassados ao funcionário. O aparelho, carregador e assessórios deverão ser devolvidos no ato do desligamento do funcionário pela empresa.

22 Utilização dos Bens da Empresa
Utilização de telefone e Internet Os colaboradores deverão utilizar os telefones fixos e celulares da Unisites exclusivamente para assuntos corporativos. Para fins de controle da qualidade de atendimento e segurança, todas as ligações são controladas, monitoradas e gravadas. A Unisites compreende a necessidade eventual de ligações telefônicas particulares, estas serão permitidas desde que realizadas com bom senso e mantidas ao mínimo. Os colaboradores deverão utilizar os recursos de acesso à internet e serviço de correio eletrônico (e­-mail) apenas para assuntos corporativos. Não emprestar, ceder ou transmitir, sob qualquer forma, a posse, detenção ou uso do acesso à rede, ao e/ou Internet. Manter em caráter sigiloso as informações confidenciais que digam respeito à empresa, não divulgando a terceiros. Devem-se tomar todas as cautelas necessárias no sentido de evitar a contaminação por vírus eletrônicos, dos recursos de informática utilizados. Os recursos de internet e correio eletrônico são monitorados, portanto o uso indevido poderá resultar em advertência conforme CLT.

23 Utilização dos Bens da Empresa
Documentos da Empresa Todo colaborador da Unisites é responsável pela exatidão das informações contidas nos documentos produzidos sob sua responsabilidade. É vedada a utilização da logomarca da Unisites para assuntos não corporativos ou após o rompimento do vínculo com a empresa. Todos os documentos, softwares e planilhas desenvolvidos por colaboradores da Unisites no desempenho das suas funções são propriedade da empresa e mantidos como confidenciais. Toda a documentação relativa à Unisites ou aos seus clientes deverá ser mantida em local seguro. Todos os colaboradores devem zelar pela confidencialidade, por prazo indeterminado, de quaisquer informações privilegiadas a que tiverem acesso em função das atividades que desempenham na Unisites, especialmente as relativas aos clientes da empresa (informações cadastrais, bancárias, financeiras, etc.). Utilização de Chaves Qualquer chave da empresa deverá ser solicitada por e aguardar autorização da Gerência. A utilização e posse das chaves da Empresa são de responsabilidade do colaborador, depois de assinado o Termo de Responsabilidade; Em caso de demissão, as chaves deverão ser devolvidas imediatamente.

24 Demissões O RH será responsável pela documentação e o Superior Imediato pela comunicação do desligamento ao funcionário. Após o desligamento o funcionário não poderá circular nas dependências da Empresa sem o acompanhamento do RH, para retirada de objetos pessoais e não poderá utilizar o computador após o desligamento. Ao término do contrato de trabalho devem ser devolvidos uniformes, telefones, celulares, crachás, laptops e ferramentas de trabalho. Importante lembrar que, os recursos fornecidos aos colaboradores devem ser devolvidos para a empresa em seu perfeito funcionamento e condições de reutilização. Caso seja constatada destruição, danos e mau uso dos recursos fornecidos o colaborador deverá ressarcir o valor do produto para a empresa.

25 Termo de ciência e comprometimento
Eu _________________________________ recebi o MANUAL DE INTEGRAÇÃO DA UNISITES SERVIÇOS DE INFORMÁTICA, cujo propósito é esclarecer as políticas internas da empresa e os padrões de comportamento esperados de seus colaboradores. Comprometo-me a cumpri-lo integralmente, dar ciência do não cumprimento do mesmo e em caso de dúvidas, consultar meus superiores ou o departamento de RH.


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