A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor: Arthur & Ailton Disciplina : História & Geografia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor: Arthur & Ailton Disciplina : História & Geografia"— Transcrição da apresentação:

1 Professor: Arthur & Ailton Disciplina : História & Geografia
Revista Eletrônica Grécia e seus Períodos Professor: Arthur & Ailton Disciplina : História & Geografia

2 Grécia O país está estrategicamente localizado no cruzamento entre a Europa, a Ásia, o Oriente Médio e a África. Tem fronteiras terrestres com a Albânia a noroeste, com a Republica da Macedônia e a Bulgária ao norte e com a Turquia no nordeste. O país é composto por nove regiões geográficas: Macedônia, Grécia Central, Peloponeso,Tessália,Epiro, Ilhas Egeias (incluindo o Dodecaneso e Ciclades), Trácia, Creta e Ilhas Jônicas.

3 As moedas de Euro Gregas apresentam um desenho diferente em cada uma das 8 denominações. Foram todas desenhadas por Georgios Stamatopoulos sendo que moedas de menor valor representam navios gregos, as de valor intermediário gregos famosos, e as de maior valor exemplos da história e Mitologia Grega. Todos os desenhos têm as 12 estrelas da União Européia e o ano de cunhagem. As moedas gregas são as únicas que usam um alfabeto diferente do latino O Mar Egeu fica a leste do continente, o Mar Jônico a oeste e o Mar Mediterrâneo ao sul. 80% do país é composto por montanhas, das quais o Monte Olimpo é a mais elevada, a metros de altitude.

4

5 A Grécia moderna tem suas raízes para na civilização da Grécia Antiga, considerada o berço de toda a civilização ocidental. Como tal, é o local de origem da democracia, da filosofia ocidental. Atualmente, a Grécia é um democrático e desenvolvido com uma economia avançada e de alta renda, um alto padrão de vida e um índice de desenvolvimento humano (IDH) considerado muito alto pelas Nações Unidas. A Grécia é um membro fundador da Organização das Nações Unidas (ONU), é membro do que é hoje a União Européia desde 1981, além de ser membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) desde A economia grega é também a maior dos Bálcãs, onde a Grécia é um importante investidor regional.

6 Pré-Homérico O Período Pré-Homérico representa o período no qual ocorreram as invasões dos povos indo-europeus na ilha de Creta e na região da Hélade. A miscigenação com a cultura da Civilização Minóica denota a fase relativamente pacífica da invasão dos novos povos e mais tarde uma violenta invasão geraria a Primeira Diáspora Grega. A Grécia Pré-Homénica foi marcada por manifestações culturais bastante diversificadas

7 Durante muitos anos se estabeleceu na ilha de Creta a civilização minóica, caracterizada pelo comércio em grande quantidade que realizava no Mar Egeu. Entretanto três momentos de invasão ocorreram na ilha e na região continental da Grécia, mudando os hábitos, a cultura em geral e principalmente o povo dominante. Todo este período de invasões e constituição de uma nova cultura marca uma fase prematura da história da Grécia Antiga chamada de Período Pré-Homérico.

8 Homérico O termo Período Homérico ou Idade das Trevas (c a.C.-800 a.C.) refere-se ao período da história da Grécia Antiga cujo início tem lugar a partir da suposta invasão dórica e do final da Civilização Micênica no século XI a.C. e cujo fim é marcado pela ascensão das primeiras cidades-estados gregas no século IX a.C. A arqueologia mostra que houve uma colapso da civilização que habitava o mundo Mediterrâneo ocidental durante esse período. Os grandes palácios e cidades dos micênicos foram destruídos ou abandonados. A civilização hitita entrou em colapso. Cidades inteiras foram destruídas, desde Tróia até Gaza. A língua grega deixou de ser escrita. A arte cerâmica do período homérico grega consistia em desenhos geométricos simplistas, a decoração figurativa da produção micênica anterior sendo inexistente.

9   No sistema de clãs o poder ficava nas mãos de um patriarca que recebia o nome de basileu. Em algumas ocasiões os genos* se uniam formando fátrias, que no caso de invasões de uniam formando uma tribo governada por um filo-basileu ou um líder supremo.                Com o tempo esses clãs se desenvolveram até surgirem as primeiras cidades-estados gregas ou pólis. *era um tipo de organização social da Grécia Antiga

10 Arcaico Período Arcaico é o nome que se dá ao período da Grécia Antiga em que ocorreu o desenvolvimento cultural, político e social, situado entre c. 800 a.C. e 500 a.C., posterior à Idade das Trevas e antecessor o Período clássico. Nesta altura dão-se os primeiros avanços significativos para a ascensão da democracia e observa-se também uma revitalização da linguagem escrita. Em termos artísticos o período caracteriza-se pela edificação dos primeiros templos inspirados nas habitações micénicas, pelas tipologias escultóricas kouros e kore, e pelo início do registro de pintura negra em cerâmica.

11   Houve o surgimento de uma nova camada social formada por proprietários que comercializavam azeite e vinho, mas não participavam da política. Enquanto isso os camponeses continuavam na miséria e a aristocracia cada vez mais poderosa.   Com o aumento da população aumentou a desigualdade já que as melhores terras ficavam nas mãos de poucos enquanto faltavam alimentos para os menos abastados. Em função disso entre os séculos VIII e VII a.C. os gregos iniciou um processo de expansão territorial obtendo um bom número de colônias.

12 Clássico O período histórico dos séculos V a.C. e IV a.C., na região grega, foi denominado pelos historiadores como Período Clássico por conter as principais características da civilização grega. Este período foi marcado por várias guerras travadas contra inimigos externos e entre os próprios gregos. Mas foi também neste período histórico que a civilização grega conseguiu alcançar o ponto mais alto de seu desenvolvimento econômico e também cultural, tendo como principal Cidade-estado Atenas

13 A pólis de Atenas se formou do sinecismo, a união de várias aldeias
    A pólis de Atenas se formou do sinecismo, a união de várias aldeias. Se tornou um dos principais centros de exportação de vinho e azeite, além de produzir cerâmica em larga escala.         A diferença entre as classes sociais se acentuou com o enriquecimento dos proprietários de terras e o aumento do número de escravos.   Com o descontentamento do povo foi proposta uma reforma social legislada por Drácon e implementada por Sólon que entre outras coisas, suprimiu a escravidão por dívida

14 Helenísticos Condições históricas do período helenístico: fase de transição, de difusão da cultura grega aos territórios que conquistava, para a integração naquilo que tornou-se depois o Império Romano.   O Helenismo se refere ao período de tempo entre o reinado de Alexandre, o Grande e a ampliação de Roma, e à cultura predominante grega que prevaleceu nos três reinos helenísticos: MACEDÔNIA, SÍRIA e EGITO.

15 Maiza da Silva Dias 1° Ensino Médio :)


Carregar ppt "Professor: Arthur & Ailton Disciplina : História & Geografia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google