A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Leia também os capítulos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Leia também os capítulos"— Transcrição da apresentação:

1 Leia também os capítulos
Carta do Apóstolo Paulo aos Gálatas Capítulos 3 e 4 Leia também os capítulos 1, 2, 5 e 6

2 (bv)3:1-Gálatas insensatos!
Quem foi o feiticeiro que os sugestionou e pôs em vocês esse encantamento ruinoso? Porque vocês costumaram ver o significado da morte de Jesus Cristo tão claramente como se eu tivesse exibido diante de vocês um quadro com o retrato de Cristo morrendo na cruz. (ra)3:1-Ó gálatas insensatos! Quem vos fascinou a vós outros, ante cujos olhos foi Jesus Cristo exposto como crucificado?

3 (bv)3:2- Só quero fazer-lhes uma pergunta:
Vocês receberam o Espírito Santo pela tentativa de guardar as leis judaicas? Claro que não, pois o Espírito Santo só veio sobre vocês depois que vocês ouviram acerca de Cristo e confiaram nele para ser salvos. (ra)3:2- Quero apenas saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé?

4 Não, naturalmente que não.
(bv)3:5-E eu lhes pergunto de novo: Deus lhes dá o poder do Espírito Santo e opera milagres no meio de vocês como resultado das suas tentativas de obediência às leis judaicas? Não, naturalmente que não. É quando vocês crêem em Cristo e confiam inteiramente nele. (ra)3:5-Aquele, pois, que vos concede o Espírito e que opera milagres entre vós, porventura, o faz pelas obras da lei ou pela pregação da fé? (bv)3:3-Então, será que vocês ficaram completamente loucos? Pois, se a tentativa de obedecer às leis judaicas nunca lhes deu vida espiritual no princípio, por que vocês pensam que a tentativa de lhes obedecer agora os fará cristãos mais fortes? (ra)3:3-Sois assim insensatos que, tendo começado no Espírito, estejais, agora, vos aperfeiçoando na carne? (bv)3:4-Vocês sofreram tanto pelo Evangelho. E agora vão simplesmente jogar tudo pela janela? Mal posso acreditar nisso! (ra)3:4-Terá sido em vão que tantas coisas sofrestes? Se, na verdade, foram em vão.

5 (bv)3:8-9-E ainda mais: As Escrituras previram este tempo quando Deus salvaria também os gentios mediante a sua fé. Deus falou a esse respeito a Abraão muito tempo atrás quando disse: “Eu abençoarei aqueles que, em todas as nações, confiarem em mim como você.” E assim acontece: Todos aqueles que confiam em Cristo participam da mesma bênção que Abraão recebeu. (bv)3:6-Abraão teve a mesma experiência. Deus o declarou digno do céu, só porque ele creu nas promessas divinas. (ra)3:6-É o caso de Abraão, que creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça. (bv)3:7-Daí se pode ver que os verdadeiros filhos de Abraão são todos os homens de fé que realmente confiam em Deus. (ra)3:7-Sabei, pois, que os da fé é que são filhos de Abraão. (ra)3:8- Ora, tendo a Escritura previsto que Deus justificaria pela fé os gentios, preanunciou o evangelho a Abraão: Em ti, serão abençoados todos os povos. (ra)3:9- De modo que os da fé são abençoados com o crente Abraão.

6 Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro),
(bv)3:13-Entretanto, Cristo nos comprou e nos tirou de debaixo da condenação desse sistema impossível, ao levar sobre si próprio a maldição por nossas más ações. Porque está dito na Escritura: “É maldito todo aquele que for pendurado numa árvore” (como Jesus foi pendurado numa cruz de madeira). (ra)3:13-Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro), (bv)3:10-Sim, e aqueles que confiam que as leis judaicas podem salvá-los estão debaixo da maldição de Deus, pois as Escrituras dizem muito claramente: “É maldito todo aquele que, em qualquer tempo quebrar uma só destas leis que estão escritas no Livro da Lei de Deus”. (ra)3:10-Todos quantos, pois, são das obras da lei estão debaixo de maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no Livro da lei, para praticá-las. (bv)3:11-Por conseguinte, é claro que ninguém jamais pode ganhar o favor divino pela tentativa de guardar as leis judaicas, porque Deus mesmo disse que o único meio pelo qual podemos ser justos aos seus olhos é pela fé. Como diz o profeta Habacuque: “O homem que encontra a vida, a encontrará por meio da confiança em Deus”. (ra)3:11-E é evidente que, pela lei, ninguém é justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé. (bv)3:14-Agora Deus pode abençoar os gentios, também, com esta mesma bênção que ele prometeu a Abraão; e todos nós, como cristãos, podemos ter o Espírito Santo prometido por meio desta fé. (ra)3:14-para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido. (bv)3:12-Como esse caminho de fé é diferente do caminho da lei, que diz que um homem é salvo pela obediência a todas as leis de Deus, sem uma só falta! (ra)3:12-Ora, a lei não procede de fé, mas: Aquele que observar os seus preceitos por eles viverá.

7 (bv)3:19-Ora pois, então por que as leis foram dadas?
Elas foram acrescentadas, depois que a promessa foi dada, a fim de mostrar aos homens quanto eles são culpados de quebrar as leis de Deus. Entretanto, esse sistema de lei era para durar somente até a vinda de Cristo, o Filho a quem a promessa de Deus fora feita. (E há mais esta outra diferença: Deus deu suas leis aos anjos para eles darem a Moisés, que por sua vez as deu ao povo; (ra)3:19-Qual, pois, a razão de ser da lei? Foi adicionada por causa das transgressões, até que viesse o descendente a quem se fez a promessa, e foi promulgada por meio de anjos, pela mão de um mediador. (bv)3:17-Eis o que eu estou procurando dizer: A promessa de Deus, de salvar por meio da fé – e Deus escreveu e assinou esta promessa – não poderia ser cancelada nem mudada quatrocentos e trinta anos mais tarde quando os Dez Mandamentos foram dados por Deus. (ra)3:17-E digo isto: uma aliança já anteriormente confirmada por Deus, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não a pode ab-rogar, de forma que venha a desfazer a promessa. (bv)3:16-Ora, Deus fez algumas promessas a Abraão e ao seu Filho. E notem que não diz que as promessas eram aos seus filhos, como diria se estivesse falando de todos os seus filhos – todos os judeus – mas ao seu Filho – e esse, logicamente, significa Cristo. (ra)3:16-Ora, as promessas foram feitas a Abraão e ao seu descendente Não diz: E aos descendentes, como se falando de muitos, porém como de um só: E ao teu descendente, que é Cristo. (bv)3:18-Se a obediência a essas leis pudesse nos salvar, então é evidente que isso seria uma maneira diferente daquela pela qual Abraão caiu nas boas graças de Deus, pois ele simplesmente aceitou a promessa de Deus. (ra)3:18-Porque, se a herança provém de lei, já não decorre de promessa; mas foi pela promessa que Deus a concedeu gratuitamente a Abraão. (bv)3:15-Caros irmãos, mesmo na vida diária, uma promessa feita por um homem a outro, se estiver escrita e assinada, não pode ser mudada Depois disso, ele não pode decidir fazer outra coisa em vez daquilo que prometeu. (ra)3:15-Irmãos, falo como homem. Ainda que uma aliança seja meramente humana, uma vez ratificada, ninguém a revoga ou lhe acrescenta alguma coisa.

8 (bv)3:21-22-Pois bem, então as leis de Deus e as promessas de Deus estão umas contra as outras? Naturalmente que não! Se nós pudéssemos ser salvos por suas leis, então Deus não precisaria ter-nos dado um meio diferente de nos libertarmos das garras do pecado – porque as Escrituras sustentam que todos nós somos prisioneiros dele. A única saída é pela fé em Jesus Cristo; a porta de escape está aberta para todos os que crerem nele. (ra)3:21-É, porventura, a lei contrária às promessas de Deus? De modo nenhum! Porque, se fosse promulgada uma lei que pudesse dar vida, a justiça, na verdade, seria procedente de lei (ra)3:22-Mas a Escritura encerrou tudo sob o pecado, para que, mediante a fé em Jesus Cristo, fosse a promessa concedida aos que crêem. (bv)3:23-Até a vinda de Cristo nós fomos guardados pela lei, mantidos debaixo de uma tutela protetora, por assim dizer, até que pudéssemos crer no Salvador que estava para vir. (ra)3:23-Mas, antes que viesse a fé, estávamos sob a tutela da lei e nela encerrados, para essa fé que, de futuro, haveria de revelar-se. (bv)3:24-Vamos ver isso de outra maneira. As leis judaicas eram nosso mestre e guia até que Cristo viesse para nos dar uma posição correta perante Deus por meio da nossa fé. (ra)3:24-De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé. (bv)3:20-mas Deus, quando deu a sua promessa a Abraão, fez isso sozinho, sem os anjos e sem Moisés como intermediários.) (ra)3:20-Ora, o mediador não é de um, mas Deus é um. (bv)3:25-Mas agora que Cristo já veio, não precisamos mais daquelas leis para nos guardar e conduzir-nos a Ele. (ra)3:25-Mas, tendo vindo a fé, já não permanecemos subordinados ao aio.

9 (bv)3:26-Porque agora todos nós somos filhos de Deus por meio da fé em Jesus Cristo, (bv)3:27-e os que fomos batizados em união com Cristo somos envolvidos por Ele. (ra)3:26-Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus; (ra)3:27-porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes. (bv)3:28-Já não somos mais judeus, nem gregos, nem escravos, nem livres, e nem simplesmente homens ou mulheres, porém somos todos iguais – somos cristãos; somos um em Cristo Jesus. (ra)3:28-Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. (bv)3:29-E, agora que somos de Cristo, somos os verdadeiros descendentes de Abraão, e todas as promessas que Deus fez a ele pertencem a nós. (ra)3:29-E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa.

10 (bv)4:3-E era assim que acontecia conosco antes da vinda de Cristo.
(bv)4:2-Ele tem de fazer aquilo que seus tutores e administradores mandarem, até atingir a idade determinada por seu pai. (ra)4:2-Mas está sob tutores e curadores até ao tempo predeterminado pelo pai. (bv)4:1-Lembrem-se, porém, disto, que se um pai morrer e deixar uma grande riqueza para seu filho pequeno, esta criança até crescer não é muito melhor do que um escravo, apesar de possuir efetivamente tudo quanto seu pai tinha. (ra)4:1-Digo, pois, que, durante o tempo em que o herdeiro é menor, em nada difere de escravo, posto que é ele senhor de tudo. (bv)4:3-E era assim que acontecia conosco antes da vinda de Cristo. Éramos escravos das leis e das cerimônias judaicas, pois pensávamos que elas podiam nos salvar. (ra)4:3-Assim, também nós, quando éramos menores, estávamos servilmente sujeitos aos rudimentos do mundo;

11 (bv)4:7-Agora não somos mais escravos, mas verdadeiros filhos de Deus.
(bv)4:4-Mas, quando chegou o tempo certo, o tempo determinado por Deus, Ele enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido judeu, (bv)4:5-para comprar liberdade para nós que éramos escravos da lei, a fim de que Ele nos pudesse adotar como seus próprios filhos. (ra)4:4-vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, (ra)4:5-para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos. (bv)4:7-Agora não somos mais escravos, mas verdadeiros filhos de Deus. E uma vez que somos seus filhos, tudo quanto Ele tem nos pertence, pois foi assim que Deus planejou. (ra)4:7-De sorte que já não és escravo, porém filho; e, sendo filho, também herdeiro por Deus. (bv)4:6-E, porque nós somos seus filhos, Deus mandou o Espírito de seu Filho aos nossos corações para que tenhamos o direito de falar de Deus como nosso querido Pai. (ra)4:6-E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai! (bv)4:8-Antes de conhecerem a Deus vocês, os gentios, eram escravos dos que são considerados deuses, mas que nem ao menos existem. (ra)4:8-Outrora, porém, não conhecendo a Deus, servíeis a deuses que, por natureza, não o são;

12 (bv)4:12-Queridos irmãos, eu lhes peço que tenham a mesma idéia que eu a respeito destas coisas, pois eu estou tão livre destas cadeias quanto vocês costumavam estar. Vocês não me desprezaram naquela ocasião em que preguei pela primeira vez a vocês, (ra)4:12-Sede qual eu sou; pois também eu sou como vós. Irmãos, assim vos suplico Em nada me ofendestes. (bv)4:9-E agora, que acharam a Deus (ou melhor, agora, que Deus achou vocês), como é possível que vocês queiram voltar atrás e tornar-se mais uma vez escravos duma outra religião deficiente, fraca e inútil que tenta alcançar o céu pela obediência às leis de Deus? (ra)4:9-mas agora que conheceis a Deus ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como estais voltando, outra vez, aos rudimentos fracos e pobres, aos quais, de novo, quereis ainda escravizar-vos? (bv)4:11-Eu temo por vocês. Tenho receio de que todo o meu árduo trabalho em seu benefício não tenha valido de nada. (ra)4:11-Receio de vós tenha eu trabalhado em vão para convosco. (bv)4:10-Vocês estão procurando obter as boas graças de Deus por meio daquilo que fazem ou não fazem em determinados dias, ou meses, ou épocas, ou anos. (ra)4:10-Guardais dias, e meses, e tempos, e anos.

13 (bv)4:16-E agora eu me tornei inimigo de vocês só porque lhes digo a verdade?
(bv)4:17-Esses falsos mestres que estão tão ansiosos de ganhar suas boas graças não estão fazendo isso para o bem de vocês. O que eles estão procurando fazer é separá-los de mim, para que vocês prestem mais atenção neles. (ra)4:16-Tornei-me, porventura, vosso inimigo, por vos dizer a verdade? (ra)4:17-Os que vos obsequiam não o fazem sinceramente, mas querem afastar-vos de mim, para que o vosso zelo seja em favor deles. (bv)4:13-embora eu me encontrasse doente quando pela primeira vez levei-lhes a Boa Nova de Cristo. (ra)4:13-E vós sabeis que vos preguei o evangelho a primeira vez por causa de uma enfermidade física. (bv)4:15-Que é feito daquele espírito feliz que sentimos juntos naquela ocasião? Porque eu sei que vocês naqueles dias, com toda a alegria, teriam arrancado os próprios olhos e os teriam dado para substituir os meus, se aquilo tivesse me ajudado. (ra)4:15-Que é feito, pois, da vossa exultação? Pois vos dou testemunho de que, se possível fora, teríeis arrancado os próprios olhos para mos dar. (bv)4:14-No entanto, ainda que minha doença lhes fosse repugnante, vocês não me rejeitaram nem me mandaram embora. Não, receberam-me e cuidaram de mim como se eu fosse um anjo de Deus, ou até mesmo o próprio Jesus Cristo. (ra)4:14-E, posto que a minha enfermidade na carne vos foi uma tentação, contudo, não me revelastes desprezo nem desgosto; antes, me recebestes como anjo de Deus, como o próprio Cristo Jesus.

14 (bv)4:19-Meus filhos, como vocês estão me ferindo!
(bv)4:20-Como eu gostaria de poder estar aí com vocês agora mesmo e não ter de discutir com vocês desta maneira, pois a esta distância, francamente, eu não sei o que fazer. (ra)4:20-pudera eu estar presente, agora, convosco e falar-vos em outro tom de voz; porque me vejo perplexo a vosso respeito. (bv)4:18-É uma coisa muito boa quando há pessoas atenciosas com vocês, movidas por boas intenções e de coração sincero, especialmente se não estiverem fazendo isso justamente quando eu me encontro entre vocês! (ra)4:18-É bom ser sempre zeloso pelo bem e não apenas quando estou presente convosco, (bv)4:19-Meus filhos, como vocês estão me ferindo! Mais uma vez estou sofrendo por vocês as dores duma mãe enquanto espera seu filho nascer – assim eu anseio pelo dia quando afinal Cristo lhes ocupe totalmente o ser. (ra)4:19-meus filhos, por quem, de novo, sofro as dores de parto, até ser Cristo formado em vós;

15 Por que vocês não aprendem o verdadeiro significado dessas leis?
(bv)4:24-25-Ora, esta história verdadeira é uma ilustração das duas maneiras de Deus ajudar o povo. Um modo foi dar-lhes suas leis, para que lhes obedecessem. Ele fez isso no Monte Sinai, quando entregou os Dez Mandamentos a Moisés Aliás, o Monte Sinai é chamado “Monte Agar” pelos árabes – e, em minha ilustração, Agar, a mulher escrava de Abraão, representa Jerusalém, a cidade-mãe dos judeus, o centro daquele sistema de procurar agradar a Deus pela tentativa de obedecer aos Mandamentos; E os judeus, que procuram seguir aquele sistema, são seus filhos escravos. (bv)4:23-Não houve nada de extraordinário quanto ao nascimento do bebê da mulher escrava. Mas o bebê da mulher livre só nasceu depois que Deus havia feito uma promessa especial de que ele viria. (ra)4:23-Mas o da escrava nasceu segundo a carne; o da livre, mediante a promessa. (bv)4:22-Porque está escrito que Abraão teve dois filhos: um da mulher escrava e outro da mulher livre. (ra)4:22-Pois está escrito que Abraão teve dois filhos, um da mulher escrava e outro da livre. (bv)4:21-Escutem-me vocês, amigos, que pensam que precisam obedecer às leis judaicas para serem salvos: Por que vocês não aprendem o verdadeiro significado dessas leis? (ra)4:21-Dizei-me vós, os que quereis estar sob a lei: acaso, não ouvis a lei? (ra)4:24-Estas coisas são alegóricas; porque estas mulheres são duas alianças; uma, na verdade, se refere ao monte Sinai, que gera para escravidão; esta é Agar. (ra)4:25-Ora, Agar é o monte Sinai, na Arábia, e corresponde à Jerusalém atual, que está em escravidão com seus filhos.

16 “Agora você, mulher sem filhos, pode se alegrar;
(bv)4:26-Mas a nossa cidade-mãe é a Jerusalém celestial, e ela não é escrava das leis judaicas. (ra)4:26-Mas a Jerusalém lá de cima é livre, a qual é nossa mãe; (bv)4:27-Foi isso que Isaías quis dizer quando profetizou: “Agora você, mulher sem filhos, pode se alegrar; você pode gritar de alegria, embora nunca tivesse tido um filho antes Porque eu vou dar-lhe muitos filhos – mais do que a mulher escrava tem” Eu e vocês, caros irmãos, somos os filhos prometidos por Deus, tal como foi Isaque. (ra)4:27-porque está escrito: Alegra-te, ó estéril, que não dás à luz, exulta e clama, tu que não estás de parto; porque são mais numerosos os filhos da abandonada que os da que tem marido.

17 CRÊ NO SENHOR JESUS E SERÁS SALVO, TU E TUA CASA
(bv)4:29-E assim nós, que somos nascidos do Espírito Santo, somos agora perseguidos por aqueles que desejam que guardemos as leis judaicas, tal como Isaque, o filho da promessa, foi perseguido por Ismael, o filho da mulher escrava. (ra)4:29-Como, porém, outrora, o que nascera segundo a carne perseguia ao que nasceu segundo o Espírito, assim também agora. (bv)4:30-Entretanto, as Escrituras contam que Deus disse a Abraão que mandasse embora a mulher escrava e seu filho, pois o filho da mulher escrava não podia herdar a casa e as terras de Abraão juntamente com o filho da mulher livre. (ra)4:30-Contudo, que diz a Escritura? Lança fora a escrava e seu filho, porque de modo algum o filho da escrava será herdeiro com o filho da livre. (bv)4:28-Eu e vocês, caros irmãos, somos os filhos prometidos por Deus, tal como foi Isaque. (ra)4:28-Vós, porém, irmãos, sois filhos da promessa, como Isaque. Jesus disse em Marcos 8:38 (bv)“E todo aquele que se envergonhar de mim e da minha mensagem nestes dias de incredulidade e pecado, Eu, o Messias, me envergonharei dele quando voltar na glória do meu Pai, com os santos anjos”. (ra) Porque qualquer que, nesta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos. (bv)4:31-Queridos irmãos, nós não somos filhos escravos, sujeitos às leis judaicas, mas filhos da mulher livre, aceitáveis a Deus por causa da nossa fé. (ra)4:31-E, assim, irmãos, somos filhos não da escrava, e sim da livre. CRÊ NO SENHOR JESUS E SERÁS SALVO, TU E TUA CASA F I M D O C A P I T U L O 4 Para acessar a outros textos bíblicos da Bíblia Viva acesse o link: clique sobre o texto pretendido, depois com o botão direito, em “salvar destino como” Envie este texto bíblico que você acabou de ler aos teus melhores amigos. É a Palavra de Deus. LEIA TAMBÉM OS CAPÍTULOS 1, 2, 5 e 6 de Gálatas


Carregar ppt "Leia também os capítulos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google