A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Controle de estoque.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Controle de estoque."— Transcrição da apresentação:

1 Controle de estoque

2 Logística: função essencial
Qualquer operação produz bens e/ou serviços por meio de um processo de transformação. Input Transformação Output profissional exames tratamentos orientações pacientes com tratamento eficaz

3

4 Descontrole de estoque
Freqüentes dilatações nos prazos de entrega e recebimento dos produtos. Quantidades crescentes dos estoques, enquanto as vendas permanecem em baixa. Altas medias

5 Logística função essencial
Os recursos transformado são compostos de: materiais transformações consumidores Os recursos de transformação são: instalação

6 Abordagem logística LOGÍSITCA – palavra de origem francesa que se referir a arte militar com suporte de abastecimento de tropas é responsável pelo apoio a tática estratégia de guerra. É responsável por todas as atividades de movimentação/armazenagem que facilitam o fluxo de produtos desde a aquisição de matéria prima até o ponto de consumo final.

7 Organização e um sistema de materiais
Pode ser dividida nas seguintes áreas: controle de estoque compras almoxarifado planejamento/controle de produção importação transporte/distribuição

8 Organização e um sistema de materiais
FUNÇÃO: estudar a maneira como a administração pode otimizar recursos de suprimentos, estoques e distribuição dos produtos/serviços com que a organização se apresenta ao mercado por meio de planejamento, organização e controle de suas atividades.

9 Política de estoques Cabe a este setor o controle das disponibilidades e das necessidades totais do processo produtivo, envolvendo não só os almoxarifados de matérias primas e auxiliares como também os intermediários e os de produtos acabados. De forma simplificada os objetivos do planejamento e do controle de estoques são:

10 Política de estoques assegurar o suprimento adequado de matéria prima, material auxiliar, peças e insumos no processo de fabricação; manter o estoque o mais baixo possível para atendimento compatível as necessidades vendidas; identificar os itens absolutos e defeituosos em estoque e elimina-los; não permitir condições de falta ou excesso em relação a demanda de vendas;

11 Política de estoques prevenir-se contra as perdas, extravios, danos ou mau uso; manter as necessidades em relação aos registros; fornecer bases concretas para elaboração de dados ao baixo planejamento de curto, médio e longo prazo das necessidades de estoques; manter os custos nos níveis mais baixos possíveis levando em conta os volumes de vendas,prazos, recursos e seu efeito sobre o custo de venda do produto.

12 Tipos de estoques Tem- se nos estoques: 1) matéria-prima
2) material auxiliar 3) manutenção 4) intermediário 5) acabados

13 História e tendência da logística até os 50 anos
Mercado restrito e local; pouca concorrência; nível de serviço/satisfação do cliente não existia. Na 2ª Guerra Mundial a logística serviu de parâmetro para os militares norte americanos, não que diz respeito a distribuição e suprimentos de tropas voltadas para o setor governamental.

14 História e tendência da logística até os 50 anos
De 50 a 70 surgem novos pensadores na área de administração (DRUCKER): Condições econômicas e tecnológicas encorajam o desenvolvimento da logística; Alteração nos padrões/atitudes dos consumidores; Redução de custos; Avanço da tecnologia de computadores; Influência da área militar.

15 De 70 aos dias atuais Guerra do Vietnã; êxodo rural;
competição mundial; Nos bens manufaturados Procura de matéria prima com qualidade; Crise do petróleo; Crescimento do mercado, consumidor, etc...

16 ATIVIDADES PRIMÁRIAS:
Transporte,manutenção de estoque e processamento de pedidos. ATIVIDADES DE APOIO: Armazenamento, manuseio de materiais, embalagem, suprimentos, planejamento, sistema de informação.

17 Curva ABC Elaborado por Vilfredo e Pareto na Itália.
Na área administrativa a curva ABC tornou-se utilidade ampla nos mais diversos setores em que necessitam tomar decisões envolvendo grande volume de dados.

18 Curva ABC A curva é usada constantemente para: Avaliação de estoques
Produção Vendas Salários

19 Itens da curva Classe A: São os itens mais importantes que devem receber toda a atenção no primeiro momento do estudo. Classe B: São os itens intermediários e que deverão ser tratados logo após as medidas da classe A. Classe C: São os itens de menor importância,embora volumosos em quantidade, mas com valor monetário deduzido.

20 Curva ABC classe %de itens % do valor total do estoque A 5 a 10

21 Curva XYZ Curva XYZ – Classificação por essencialidade
X - Podem ser substituídos facilmente. Y - Podem ser substituídos, porém com dificuldade. Z – São insubstituíveis.

22 Curva XYZ Considerar: Menor estoque possível, desde que não falte – Risco da armazenagem. Entrega parcelada. Trabalhar sempre preferencialmente com registro de preços. Manter estoque de segurança, principalmente de itens Z. Comprar itens A para o menor tempo possível. Cuidado com A e Z. Cortes: Verificar 1º As, que têm maior impacto financeiro.


Carregar ppt "Controle de estoque."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google