A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Um software educacional para análise de textos: concepção e uso de uma ferramenta de ensino Lafayette Batista Melo Gustavo W. Diniz Mendes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Um software educacional para análise de textos: concepção e uso de uma ferramenta de ensino Lafayette Batista Melo Gustavo W. Diniz Mendes."— Transcrição da apresentação:

1 Um software educacional para análise de textos: concepção e uso de uma ferramenta de ensino Lafayette Batista Melo lafa@cefetpb.br Gustavo W. Diniz Mendes gwdm@gi.cefetpb.br Antonio Rodrigues da Silva ars@cefetpb.br Mônica Maria M. de Oliveira monica@cefetpb.br Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba Núcleo de Informática em Educação

2 Tópicos 1. Uso de textos 2. Construção do software 3. Layout 4. Análise da utilização com dois alunos 5. Conclusão

3 1. Uso de textos TextoLeitorConhecimento Conhecimento Dificuldades: - experiência - forma de pensar - interesse etc Leitura IntertextualidadeHipertextualidade

4 2. Construção do software Foram criados dois módulos: um do professor, onde são criados textos e pistas para se completar lacunas e outro do aluno, onde os textos devem ser completados Pode ser habilitado também um relógio que registra o tempo decorrido que o aluno teve para preencher todo o texto corretamente Há ainda um medidor de desempenho do aluno. O medidor de desempenho mostra as proporções de erro e de acerto para cada aluno, ou seja, entre as lacunas preenchidas e as não preenchidas.

5 No móduloNo módulo Dica do do professor aluno Morfológica Sintática Som Vídeo Internet Específica Morfologia da palavra Sintaxe da palavra arquivo de som (wav e mp3) arquivo de vídeo (avi) é definido um endereço sinônimo ou comentário Aparece classificação morfológica da palavra Aparece classificação sintática da palavra é executado um arquivo do tipo som é executado um arquivo do tipo vídeo é aberta uma página na web (local ou na Internet) aparece a dica específica

6 3. Layout

7 4. Análise da utilização com dois alunos Foram feitas experiências com poesias Os alunos trabalharam as pistas ativamente Houve discussões Conhecimento compartilhado Aprendizado ativo Facilidade de uso do sotware Obediência ao ritmo de aprendizado Observação por parte do professor

8 5. Conclusão O software está pronto e em fase de testes Pretende-se verificar se há uma melhoria no desempenho dos alunos Pretende-se fazer análises estatísticas Pretende-se enfatizar que o professor trabalhe a sua própria metodologia


Carregar ppt "Um software educacional para análise de textos: concepção e uso de uma ferramenta de ensino Lafayette Batista Melo Gustavo W. Diniz Mendes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google