A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola Básica e Secundária de Fajões Língua Portuguesa 9º

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola Básica e Secundária de Fajões Língua Portuguesa 9º"— Transcrição da apresentação:

1 Escola Básica e Secundária de Fajões Língua Portuguesa 9º
Registos de Língua

2 Os enunciados, orais e escritos, dependem das situações de comunicação
Os enunciados, orais e escritos, dependem das situações de comunicação. Para transmitir a mesma informação, o mesmo indivíduo utilizará registos de língua diferentes em função do seu interlocutor, do local e das circunstâncias em que se encontra e da natureza da mensagem. Embora não havendo uma demarcação rígida entre eles, os registos de língua podem ser reunidos em três grupos: o registo corrente, registo cuidado e registo familiar.

3 Registo corrente O registo corrente corresponde à norma (o uso correcto da língua que funciona como modelo dentro de uma comunidade linguística) e é utilizado pela maioria dos membros da comunidade linguística. É caracterizado pelo emprego de palavras, expressões e construções gramaticais simples. Registo cuidado É pouco utilizado na oralidade, excepto em ocasiões solenes (discursos políticos, conferências científicas, sermões) ou quando uma grande distância social separa os interlocutores. Este registo caracteriza-se por um vocabulário rebuscado, por uma construção gramatical complexa.

4 Registo familiar É utilizado em situações caracterizadas pela informalidade, em família, entre amigos. Emprega um vocabulário muito simples e pouco variado; a frase é muito simplificada gramaticalmente. É o registo usado nas cartas para amigos ou familiares.

5 Registo de língua popular: utilizam este registo as camadas menos alfabetizadas da população.
Gíria: é um conjunto de vocábulos e expressões adoptados em certas profissões ou actividades. Existe a gíria dos jornalistas, dos pescadores, dos estudantes, etc. Calão: é um registo de língua que abrange dois tipos de palavras: as que são usadas por quase todos os falantes da língua portuguesa: bestial, chatice; por outro lado, as que são usadas por um número restritivo de falantes, os marginais: naifa (navalha), ostra (montra de ourivesaria). Linguagem técnico-científica: aqui estão inseridos os dicionários, e enciclopédias especializados, assim como os livros técnicos. Registos Especiais

6 Estas variações são conhecidas como níveis de língua, e são usadas por cada indivíduo de acordo com o seu nível social e/ou cultural, as suas intenções assim como a situação discursiva em que se encontra. A linguagem corrente corresponde à norma, ou seja, é o nível de língua mais acessível e usado. Apresenta uma linguagem simples, fazendo uso de palavras, expressões e construções mais usuais de uma língua. A linguagem cuidada faz uso de vocabulário e sintaxe elaborados, sendo aquela que mais se identifica com o ideal de correcção numa língua - a Língua Padrão.

7 A linguagem familiar faz uso de vocabulário e sintaxe simples e pouco variadas.
A linguagem literária faz uso de vocabulário e sintaxe muito elaborados e complexos, sendo extremamente rica e sugestiva. A linguagem popular faz uso de um vocabulário muito próprio, recorrendo por vezes a regionalismos, gíria e calão. Em termos gramaticais, é muitas vezes incorrecta


Carregar ppt "Escola Básica e Secundária de Fajões Língua Portuguesa 9º"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google