A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Reações Nucleares Artificiais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Reações Nucleares Artificiais"— Transcrição da apresentação:

1 Reações Nucleares Artificiais
Professor:Bruno Santana Lima

2 Transmutação Nuclear É a transformação de um nuclídeo em outro, provocada pelo bombardeamento com uma partícula. Exemplo: 24 + 7N14  8O17 + 1p1(próton) Nesse exemplo, o 7N14 se transmutou em 8O17 através do bombardeio com partículas 24 .

3 Em 1932, o inglês James Chadwick descobriu o nêutron ao bombardear o berílio 9 (9Be) com particulas : 24 + 4Be9 6C12 + 0n1 (nêutron) A transmutação nuclear é importante ferramenta na produção de nuclídeos artificiais, isto é, nuclídeos que não existem na natureza.

4 Exercício Resolvido 1)Complete a seguinte equação nuclear:
9F19 + (?)  11Na23 + 0n1 2) O trítio, utilizado em relógios com ponteiros visíveis no escuro, pode ser obtido industrialmente conforme mostra a equação a seguir: (?) + 0n1  1H3 + 24 Escreva o símbolo do nuclídeo de partida.

5 Fissão Nuclear É o processo de quebra de núcleos grandes em núcleos menores, liberando uma grande quantidade de energia.

6 O nêutron, ao atingir um núcleo de urânio, provoca sua quebra em 2 núcleos menores e a liberação de mais nêutrons que, por sua vez, irão atingir outros núcleos e provocar novas quebras (reação em cadeia). Quando um átomo de urânio-235 sofre fissão, vários produtos podem se formar:

7 1g de urânio-235, sob o ponto de vista energético, equivale a 30t de TNT.

8 Fusão Nuclear É a junção de núcleos pequenos formando núcleos maiores e liberando uma quantidade muito grande de energia. Para ocorrer a fusão nuclear é necessária uma temperatura muito elevada, cerca de 10 milhões de °C. O Sol é uma imensa bola de hidrogênio onde a temperatura é suficiente para que ocorra a fusão dos átomos de hidrogênio, formando átomos mais pesados e liberando energia que chega até nós na forma de luz e calor.

9 Uma das reações que acontecem no Sol é:
1H2 + 1H3  2He4 + 0n1 + Energia

10 A energia liberada na reação de fusão é bem maior do que na fissão nuclear.
Processo Energia Liberada (kJ/ grama) Fusão do 1H1 5, Fissão do 92U235 8,


Carregar ppt "Reações Nucleares Artificiais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google