A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Reações Nucleares Artificiais Professor:Bruno Santana Lima.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Reações Nucleares Artificiais Professor:Bruno Santana Lima."— Transcrição da apresentação:

1 Reações Nucleares Artificiais Professor:Bruno Santana Lima

2 Transmutação Nuclear É a transformação de um nuclídeo em outro, provocada pelo bombardeamento com uma partícula. Exemplo: N 14 8 O p 1 (próton) Nesse exemplo, o 7 N 14 se transmutou em 8 O 17 através do bombardeio com partículas 2 4.

3 Em 1932, o inglês James Chadwick descobriu o nêutron ao bombardear o berílio 9 ( 9 Be) com particulas : Be 9 6 C n 1 (nêutron) A transmutação nuclear é importante ferramenta na produção de nuclídeos artificiais, isto é, nuclídeos que não existem na natureza.

4 Exercício Resolvido 1)Complete a seguinte equação nuclear: 9 F 19 + (?) 11 Na n 1 2) O trítio, utilizado em relógios com ponteiros visíveis no escuro, pode ser obtido industrialmente conforme mostra a equação a seguir: (?) + 0 n 1 1 H Escreva o símbolo do nuclídeo de partida.

5 Fissão Nuclear É o processo de quebra de núcleos grandes em núcleos menores, liberando uma grande quantidade de energia.

6 O nêutron, ao atingir um núcleo de urânio, provoca sua quebra em 2 núcleos menores e a liberação de mais nêutrons que, por sua vez, irão atingir outros núcleos e provocar novas quebras (reação em cadeia). Quando um átomo de urânio-235 sofre fissão, vários produtos podem se formar:

7 1g de urânio-235, sob o ponto de vista energético, equivale a 30t de TNT.

8 Fusão Nuclear É a junção de núcleos pequenos formando núcleos maiores e liberando uma quantidade muito grande de energia. Para ocorrer a fusão nuclear é necessária uma temperatura muito elevada, cerca de 10 milhões de °C. O Sol é uma imensa bola de hidrogênio onde a temperatura é suficiente para que ocorra a fusão dos átomos de hidrogênio, formando átomos mais pesados e liberando energia que chega até nós na forma de luz e calor.

9 Uma das reações que acontecem no Sol é: 1 H H 3 2 He n 1 + Energia

10 A energia liberada na reação de fusão é bem maior do que na fissão nuclear. ProcessoEnergia Liberada (kJ/ grama) Fusão do 1 H 1 5, Fissão do 92 U 235 8,


Carregar ppt "Reações Nucleares Artificiais Professor:Bruno Santana Lima."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google