A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Colégio Antonio Gonçalves

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Colégio Antonio Gonçalves"— Transcrição da apresentação:

1 Colégio Antonio Gonçalves
Turma: 3004 3º ano do ensino médio Professor: Jarbas Matéria: Biologia Ano letivo : 2008

2 Componentes : Michele,Vinicius,Luan,Diego,José Ricardo

3 Células tronco

4 O que são células tronco ?
células-tronco são células primitivas, produzidas durante o desenvolvimento do organismo e que dão origem a outros tipos de células.

5 Onde as células tronco podem ser encontradas ?
Em embriões recém-fecundados (blastocistos), criados por fertilização in vitro - aqueles que não serão utilizados no tratamento da infertilidade (chamados embriões disponíveis)

6 células sanguíneas de cordão umbilical no momento do nascimento
No cordão umbilical... células sanguíneas de cordão umbilical no momento do nascimento

7 alguns tecidos adultos (tais como a medula óssea)
Na medula óssea... alguns tecidos adultos (tais como a medula óssea)

8 Qual é a diferença entre célula-tronco embrionária e célula tronco adulta? Célula-tronco embrionária (pluripotente) são células primitivas (indiferenciadas) de embrião que têm potencial para se tornarem uma variedade de tipos celulares especializados de qualquer órgão ou tecido do organismo.

9 Já a célula-tronco adulta (multipotente) é uma célula indiferenciada encontrada em um tecido diferenciado, que pode renovar-se e (com certa limitação) diferenciar-se para produzir o tipo de célula especializada do tecido do qual se origina.

10 As células embrionárias...
São retiradas do embrião quando ele está na 9º fase da fecundação, Ele e então chamado de blastócitos

11 A polemica com células embrionárias Segundo os cientistas, seriam usados apenas embriões descartados pelas clínicas de fertilização e que, mesmo se implantados no útero de uma mulher, dificilmente resultariam em uma gravidez. Ou seja, embriões que provavelmente nunca se desenvolverão...

12 ...Porém, essa idéia esbarra na oposição de setores religiosos e grupos anti-aborto que consideram que a vida começa no momento da concepção.

13 Em que podemos utilizar as células tronco ?
Uma das principais aplicações é produzir células e tecidos para terapias medicinais.

14 No tratamento de varias doenças...
Como as células tronco são pluripotentes eles reproduzem qualquer outra célula do corpo, o que ajudaria muito no tratamento de varias doenças...

15 ...tratar um infindável número de problemas, como alguns tipos de câncer, o mal de Parkinson e de Alzheimer, doenças degenerativas e cardíacas ou até mesmo fazer com que pessoas que sofreram lesão na coluna voltem a andar.

16 Para tornar a questão ética ainda mais complexa, o implante de células-tronco seria mais eficaz se extraído de um embrião clonado do próprio paciente, pois evitaria o risco de rejeição. Esse procedimento só não serviria para pessoas que apresentam doenças genéticas.

17 No Brasil, onde já se faz tratamentos com células-tronco
No Brasil, onde já se faz tratamentos com células-tronco? os tratamentos com células-tronco são feitos apenas em grandes centros de pesquisa, como os grandes hospitais e somente para pacientes que assinam um termo de consentimento e concordam em participar desses estudos clínicos.

18 Em quais países já é permitido usar células-tronco
Em quais países já é permitido usar células-tronco? Inglaterra, Austrália, Canadá, China, Japão, Holanda, África do Sul, Alemanha e outros países da Europa.

19 Bibliografia.


Carregar ppt "Colégio Antonio Gonçalves"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google