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Construindo ações e campanhas de interesse público: de interesse público: Parcerias com o setor privado FERNANDO ROSSETTI São Paulo, 17 de agosto de 2007.

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1 Construindo ações e campanhas de interesse público: de interesse público: Parcerias com o setor privado FERNANDO ROSSETTI São Paulo, 17 de agosto de 2007

2 Fundado em 1995 Reúne 106 institutos, fundações e empresas 2/3 do orçamento do GIFE vem de membresia Membros investem juntos mais de R$ 1 bi / ano Rede GIFE de Investimento Social Privado Organiza membros em Grupos de Afinidade Gestão de relacionamento + conhecimento Forte advocacia no Marco Legal do 3º Setor Portal com 30 visitantes únicos / mês QUEM SOMOS

3 APERFEIÇOAR E DIFUNDIR CONCEITOS E PRÁTICAS DO USO DE RECURSOS PRIVADOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO BEM COMUM NOSSA MISSÃO

4 Ação Comunitária do Espírito Santo (Aces) ACJ Brasil/United Way International Associação Itakyra Instituto Algar Instituto Amazônia Celular Instituto Arcor Brasil Instituto Avon Instituto Ayrton Senna Instituto C&A Instituto Camargo Correa Instituto Coca-Cola Instituto Consulado da Mulher Instituto Credicard Instituto Criança é Vida Instituto Cultural Oboé Instituto de Cidadania Empresarial Instituto Ecofuturo Instituto Elektro Instituto Embraer de Educação e Pesquisa Instituto Gerdau Instituto Hedging-Griffo Instituto Holcim Instituto IBI Instituto Itaú Cultural Instituto Marquês de Salamanca Instituto Medial Saúde Instituto O Boticário Instituto Paulo Montenegro Instituto Pão de Açúcar Instituto Razão Social Instituto Rogerio Steinberg Instituto Ronald McDonald Instituto Sadia Instituto Sangari Instituto Social Maria Telles (Ismart) Instituto Social Sotreq Instituto Sol Instituto Telemig Celular Instituto Unibanco Instituto Vivo Instituto Votorantim Instituto Wal-Mart Instituto Xerox ASSOCIADOS INSTITUTOS e ASSOCIAÇÕES

5 Fundação Abrinq Fundação Acesita Fundação Alphaville Fundação Ana Lima Fundação Avina Fundação Banco do Brasil Fundação Belgo-Mineira Fundação Bradesco Fundação Bunge Fundação Cargill Fundação Clemente Mariani Fundação CSN Fundação Demócrito Rocha Fundação Educar Dpaschoal Fundação Estudar Fundação Filantrópica Safra Fundação Ford Fundação Iochpe Fundação Itaú Social FUNDAÇÕES Fundação José Silveira Fundação Kellogg Fundação Lemann Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho Fundação Nestlé Brasil Fundação O Boticário Fundação Odebrecht Fundação Orsa Fundação Otacílio Coser Fundação Ponto Frio Alfredo João Monteverde Fundação Projeto Pescar Fundação Roberto Marinho Fundação Romi Fundação Semear Fundação Telefônica Fundação Tide Setúbal Fundação Vale do Rio Doce Fundação Victor Civita Fundação Volkswagen Fundo Cristão para Crianças ASSOCIADOS

6 3M do Brasil Banco ABN Amro Real Basf Bovespa Bridgestone Firestone do Brasil Carrefour Citigroup Comgás – Companhia de Gás de São Paulo Ericsson Telecomunicações Fersol Indústria e Comércio Grupo Brasilcred Grupo YPY Harald HSBC Bank Brasil IBM Brasil JPMorgan Microsoft Natura Cosméticos Oi Futuro Philips do Brasil Politec Santander Banespa SBIB Hospital Albert Einstein ASSOCIADOS EMPRESAS ASSOCIADOS EMPRESAS

7 TIPOLOGIA DO ISP

8 Dos associados ao GIFE: 56% foram instituídos nos últimos 15 anos 71% mantêm forte vínculo com sua mantenedora, tanto administrativo como financeiro (no caso de Institutos e Fundações) 87% operam projetos próprios (apenas 13% só financia projetos de terceiros) 97% fazem parcerias para desenvolver suas ações (principalmente com governo, ONGs e outras fundações) + de 90% avaliam e/ou monitoram a maioria de seus projetos O PERFIL DA REDE GIFE Fonte: Censo GIFE

9 1º Educação81% 2º Desenvolvimento Comunitário 52% 3º Cultura e Artes 50% 4º Geração de Trabalho e Renda 44% 5º Apoio à Gestão de Orgs. do 3º Setor40% 5º Saúde 40% 6º Assistência Social35% 6º Meio Ambiente 35% 7º Defesa de Direitos27% 8º Esportes25% 9º Comunicações21% 10º Outros15% Fonte: Censo GIFE ÁREAS DE ATUAÇÃO

10 PUBLICAÇÃO GIFE DOS MEIOS ÀS MEDIAÇÕES Jesús Martín-Barbero

11 DESAFIOS DAS PARCERIAS Questões políticas, ideológicas e de pressupostos. Preconceitos e rejeições Diferenças nas culturas organizacionais. Expectativas distintas. Falta de planejamento, monitoramento e avaliação das ações e resultados Indefinição de papéis e responsabilidades. Garantir a simetria de poder das partes, especialmente em relações de parceria/aliança onde uma das partes é a que aporta todos os recursos. Fonte: Alianças e Parcerias – Aliança Capoava – Imprensa Oficial, 2005

12 Flexibilizar sem perder a identidade Envolver a população interessada nos processo de formação, gestão, planejamento e acompanhamento e avaliação de parcerias e alianças Manter o interesse e engajamento do parceiro em todas as fases do processo Financiar e realizar a avaliação da parceria Fidelizar o parceiro/aliado Buscar (e manter) continuamente um maior número de parceiros Iniciar novas parcerias (como chegar)

13 Setor privado - alianças e parcerias intra e intersetoriais acontecem em número cada vez maior. Empresas que estabelecem alianças obtém melhores resultados. Setor social - cada vez mais organizações da sociedade civil compreendem a importância de atuar em redes intra e intersetoriais para alcançar a efetiva transformação social Alianças e parcerias como negociação de um novo pacto social na construção de novas arquiteturas: empresas, instituições e governo buscam soluções conjuntas para as questões sociais, ampliando seu escopo de atuação. TENDÊNCIAS

14 Diminuição das fronteiras de atuação entre os três setores : mais empresas orientadas para o social, mais organizações da sociedade civil que geram recursos financeiros para a sua sustentabilidade e de suas organizações Os três setores intercambiam princípios e valores e se influenciam mutuamente criando novas práticas que aliam geração de renda/lucro e impacto social

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