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0 Cadeias H í bridas de Valor Geração de Recursos - Parcerias Entre Setores Cadeias H í bridas de Valor Leonardo Letelier São Paulo, 17/agosto /2007.

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1 0 Cadeias H í bridas de Valor Geração de Recursos - Parcerias Entre Setores Cadeias H í bridas de Valor Leonardo Letelier São Paulo, 17/agosto /2007

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5 4 A Ashoka Cidadania Econômica para Todos e Cadeias Híbridas de Valor Cadeias Híbridas de Valor - Casos Agenda

6 5 Contribuir para criar um setor social empreendedor, eficiente e globalmente integrado Missão

7 6 Fonte:Ashoka, Pesquisa McKinsey, pesquisa realizada em anos após sua eleição, os Empreendedores Sociais Ashoka... Persistência Liderança Influência Replicação 94% dos empreendedores sociais pesquisados permanecem engajados na consolidação e divulgação de suas inovações; 89% dos empreendedores sociais pesquisados provaram que suas idéias são tão eficazes que acabaram sendo replicadas por grupos independentes e governos; 57% dos empreendedores sociais pesquisados conseguiram realizar mudanças em políticas nacionais 75% são considerados líderes em suas áreas e 72% afirmaram que a Ashoka representou uma contribuição fundamental ou significativa para seu progresso.

8 7 Seleção Treinamentos e consultoria aos empreendedores sociais Ashoka facilita treinamento e consultoria pró bono de seus parceiros estratégicos como McKinsey & Co., Hill & Knowlton e Instituto Pró Bono (AL) A Ashoka acelera o impacto social dos empreendedores sociais promovendo seu enga- jamento na rede local e global da Ashoka e com outras comunidades, desenvolvendo modelos de colaboração efetiva Integração e suporte ao empreendedor social local, regional e globalmente Iniciativa de Aprendizagem Inovadora Inic. Justiça para todos Academia Global A Ashoka desenha a infra-estrutura de que o setor social precisa para estimular a inovação e a produtividade Programas de colaboração entre setor privado e setor social Parcerias estratégicas Base de Cidadania Serviços Financeiros Alternativos Programas de mobilização de recursos e sustentabilidade para o setor social Changemakers.net E2 Como atua Iniciativas e Programas A Ashoka Todo Mundo Pode Mudar o Mundo Visão A Ashoka identifica e investe em empreende-dores sociais destacados, apoiando o indivíduo, sua idéia e sua instituição em todas as fases de desenvolvimento Treinamentos e consultoria aos empreendedores sociais Cidadania Econômica para Todos Fundada em 1980 Aprox empreende- dores sociais Atua em 5 continentes, 62 países

9 8 A Ashoka Cidadania Econômica para Todos e Cadeias Híbridas de Valor Cadeias Híbridas de Valor - Casos Agenda

10 9 Dimensões da Iniciativa Cidadania Econômica para Todos Servindo consumidores de baixa renda Transformando a economia de pequenos produtores Cidadania Econômica para Todos Alavancando ativos das comunidades de baixa renda Fonte:Ashoka

11 10 Cadeias Híbridas de Valor - atores Distribuição/ logística Produção Desenho de produtos Marketing e Venda Financia- mento Serviço/ assistência Impacto social significativo Empresas Organiza ç ões do setor cidadão Comunidades de baixa renda Produtos de alto valor absoluto que respondam a necessidades básicas ou transformem significativamente a vida de popula ç ões de baixa renda Itens onde o pre ç o não seja a principal barreira e sim, uma série de falhas sistêmicas Bens cujos serviços complementares necessários podem ser melhor executados por organizações sociais dadas suas capacidades e ativos Cadeias onde ocorra a alavancagem do capital humano e social de todos os envolvidos Foco

12 11 Acesso sustentável aos produtos e serviços melhoram a qualidade de vida dos consumidores/ produtores de baixa renda Ativos/ competências –Rede (comunidades) –Compreensão da dinâmica de uma comunidade –Agregação da comunidade OSCs - Perspectivas, ativos e competências Potencial significativo de receita e lucro em mercados ou com fornecedores de comunidades de baixa renda atualmente pouco acessados Ativos/ competências –Capital –Execução/Operação e escala –Fabricação em larga escala Empresas - Perspectivas, ativos e competências Perspectivas, ativos e competências complementares Fonte:Ashoka, McKinsey, foto: Friedmanarchives.com

13 12 CHVs possibilitam o aumento do capital social e humano a um ritmo acelerado/ em maior escala em relação às atividades sociais comumente realizadas CHVs possibilitam posicionamento dos negócios no crescimento da base da pirâmide e captação de uma corrente de lucro de forma sustentável CHVs permitem o aumento da sustentabilidade das organizações sociais Fonte:Ashoka, McKinsey, foto: Friedmanarchives.com Resultados das Cadeias Híbridas de Valor (win, win, win) Acesso sustentável aos produtos e serviços melhoram a qualidade de vida dos consumidores/ produtores de baixa renda Ativos/ competências –Rede (comunidades) –Compreensão da dinâmica de uma comunidade –Agregação da comunidade OSCs - Perspectivas, ativos e competências Potencial significativo de receita e lucro em mercados ou com fornecedores de comunidades de baixa renda atualmente pouco acessados Ativos/ competências –Capital –Execução/Operação e escala –Fabricação em larga escala Empresas - Perspectivas, ativos e competências

14 13 Empreendedores Sociais Empresas Buscar espaço de solução comum Fonte:FEC Ashoka Fatores chave de sucesso para alianças VALORES ATIVOS RESTRIÇÕES Como qualquer aliança, esta s ó dar á certo se: Houver um senso de objetivo comum Houver compromisso dos envolvidos Houver abertura para adaptações que aumentem o espa ç o de solu ç ão comum sem violar valores O esforço e recursos investidos (tempo, $, pessoas) forem recompensados adequadamente (impacto social, $) VALORES ATIVOS RESTRIÇÕES

15 14 Fonte:Entrevistas com fellows da Ashoka, Ashoka, análise McKinsey EXEMPLO: RURAL espectadores líderes Apoiar o desenvol- vimento da comunida- de Advogar soluções de longo prazo para acesso a água, terra, etc. Prover acesso a mercado/ escoar a produção Impacto econômico e social Vender insumos agrícolas Escopo de envolvimento + Recursos + Complexidade Estruturar financiamento adequado Onde atuar conjuntamente?

16 15 Fonte:Ashoka, rede de empreendedores sociais É ou não é uma Cadeia Híbrida de Valor? (em 8 perguntas) 1.É um exemplo de convergência entre os setores cidadão e de negócios Envolve ao menos uma empresa e uma organização social? Alavanca os ativos-chave a capacidades de todos os sócios? É uma colaboração estratégica de longo-prazo que vai além de uma relação comprador-vendedor ou consultor-cliente e envolve a adoção de novas práticas por parte de todos os parceiros? 2.Envolve uma relação de mercado As populações de baixa renda contribuem financeiramente para aquisição dos produtos e serviços da Cadeia Híbrida de Valor? Todas as organizações sócias compartilham o valor financeiro gerado pela CHV bem como seus riscos? 3.Suporta a melhoria de vida de populações de baixa renda 1.Melhora diretamente a qualidade de vida destas populações? 2.Vai além da simples distribuição de produtos ou serviços e ataca sistemicamente as necessidades e permite o desenvolvimento de um mercado sustentável? (e.g. Provendo serviços complementares como acesso a mercado ou a crédito, capacitação, etc.) Não são CHVs: Uma colaboração de marketing relacionado a causa, uma iniciativa de fornecimento de produtos de pequenos produtores ou de responsabilidade social corporativa para fortalecer comunidade de baixa renda através de uma parceria filantrópica com uma OSC.

17 16 Fonte:Ashoka, rede de empreendedores sociais Princípios da formação de Cadeias Híbridas de Valor 1)Respeitar missões, valores, ativos e limitações das empresas e organizações sociais com compromisso ético; 2)Ser inovador no co-desenho dos processos da Cadeia Híbrida de Valor (produtos, produção, distribuição, financiamento, marketing/vendas, e serviços/assistência técnica) de forma a garantir impacto social, econômico e ambiental em escala e no longo prazo; 3)Fortalecer as comunidades através da sua integração na cadeia de valor potencializando seus ativos, conhecimento e respeitando a cultura local; 4)Incluir uma estratégia de marketing e vendas que equilibre produtos, processos, marcas (das empresas e das organizações sociais) e impacto social; 5)Considerar o setor público como potencial aliado para investimento, consumo, desenvolvimento de mercado e de política pública.

18 17 A Ashoka Cidadania Econômica para Todos e Cadeias Híbridas de Valor Cadeias Híbridas de Valor - Casos Agenda

19 18 Fonte:FEC Ashoka Pequenos agricultores no México AgrícolaCultivadaIrrigável 192,3 MMHa 22,0 1,7 11,5%20% % adicionais ao mercado tradicional! 4,6 BdPPotencial >1 milhão pessoas 38%

20 19 Exemplo de Cadeia Híbrida de Valor - Agricultura, México Crédito e gestão de subsídios Instalação Produção Agrícola Compra de produtos agrícolas Manufatura Venda de sistemas de irrigação Empreende- dores sociais ajudam a Amanco no desenvolvi- mento de produtos adequados ao mercado de pequenos produtores Amanco fornece material promocional e treinamento. Empreende- dores sociais fazem desenho preliminar do sistema de irrigação Empreende- dores sociais organizam pequenos agricultores, fornecem micro-créditos e os ajudam a navegar os requerimentos legais para obter subsídios Pequenos agricultores provem mão- de-obra e instalação é executada com supervisão de empreende- dores sociais treinados por Amanco Empreende- dores sociais dão apoio técnico aos pequenos agricultores Wal Mart apoiou a instalação de um centro de triagem* e compra produção em escala e qualidade adequada para suas operações *via Wal Mart Foundation em implementação

21 20 Fonte: HFF, Ashoka, C. K. Prahalad Healing Fields Foundation Problema Problemas de sa ú de em fam í lias de baixa renda de comunidades rurais sem plano/seguro de sa ú de muitas vezes geram crises financeiras, iniciando um ciclo vicioso Seguradoras são obrigadas, por lei, a gerar 10% de seus neg ó cios em á reas rurais, por é m não tem acesso adequado aos clientes Solução Um produto novo foi concebido, cobrindo as 42 doenças comunic á veis mais comuns. HFF determina as doen ç as cobertas em cada região, avalia e cadastra hospitais que atendem ao n í vel de qualidade pretendido e processa dos pedidos de pagamento por parte dos hospitais Outras OSCs distribuem o microseguro de sa ú de à s comunidades onde atuam Impacto Empresas –6,000 novos clientes nas comunidades piloto –Novo canal de distribuição rural Comunidade –Acesso a serviços de sa ú de de qualidade (inclusive preven ç ão) –Diminuição das crises financeiras devido a problemas de sa ú de Distrito de Amul – Khira Cooperativa de Leite Grande grupo de produtores de leite não tinham acesso ao consumidor final na Í ndia Pequenos produtores de leite viviam marginalizados Criação de uma cooperativa de processamento e distribuição eficientes com descentralização de origem Pagamento diário para os pequenos agricultores Empresas –4-7% de aumento anual na produção de leite –A Í ndia é atualmente o maior produtor de leite no mundo Comunidade –Receita constante –Acesso a ração e cuidados veterinários para o gado –Melhora na sua auto-estima –Participantes ativos do mercado/economia Exemplos de Cadeias Híbridas de Valor - Índia

22 21 Cadeias Híbridas de Valor representam uma ponte entre uma esfera comandadas por contratos e outra centrada em relações que possibilitam às OSCs aumentar o capital social das comunidades e empresas participar de forma rent á vel Transformação social em larga escala, de longo prazo e com lucro Objetivo Fonte: Entrevista com Empreendedores Sociais da Ashoka, Ashoka, an á lise McKinsey Típico de OSCs Esforço conjunto Interface de conhecimentoAgregação de Volume Pilares centrais OSCs servem como interface entre o mundo empresarial tradicional e o segmento informal de baixa renda OSCs juntam as comunidades em um mesmo lado, da demanda e da oferta, para reduzir custo de atendimento do segmento e aumentar o poder de barganha Otimização do custo estrutural Melhoria na eficiência Desenvolvimento de mercado Alavancas Iniciativas para aumentar a produtividade dos ativos dos indivíduos de baixa renda Iniciativas para atender o segmento com a mesma qualidade mas redução de custo Iniciativas para aumentar o mercado para os produtos provenientes das comunidades de baixa renda O novo negócio de empoderamento de comunidades Cadeias Híbridas de Valor

23 22 Cadeias H í bridas de Valor Geração de Recursos - Parcerias Estrat é gicas Cadeias H í bridas de Valor Leonardo Letelier São Paulo, 17/agosto /2007

24 23 Cadeias H í bridas de Valor Geração de Recursos - Parcerias Estrat é gicas Cadeias H í bridas de Valor Leonardo Letelier São Paulo, 17/agosto /2007


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