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A Dimensão Inovadora da Tecnologia Social

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Apresentação em tema: "A Dimensão Inovadora da Tecnologia Social"— Transcrição da apresentação:

1 A Dimensão Inovadora da Tecnologia Social
Jesus Carlos Delgado Garcia ITS – Instituto de Tecnologia Social

2 A nossa missão “Promover a geração, o desenvolvimento e o aproveitamento de tecnologias voltadas para o interesse social e reunir as condições de mobilização do conhecimento, a fim de que se atendam as demandas da população”. O ITS busca contribuir para a construção de "pontes" eficazes das demandas e necessidades da população com a produção de conhecimento do país, qualquer que seja o lugar onde são produzidos (universidades, ONGs, movimentos populares, poder público, etc).

3 Conhecimento (produção, acesso e gestão)
O nosso trabalho Conhecimento (produção, acesso e gestão)

4 Prêmio Nobel de Literatura em 1998
“ O que transforma o mundo é a necessidade e não a utopia.” José Saramago Prêmio Nobel de Literatura em 1998

5 Desenvolvimento Local Participativo Sustentável
necessidade a ponte: Tecnologia Social solução

6 Uma iniciativa do Em parceria com e

7 Objetivo Inicial Implantar uma Rede de Tecnologia Social que promova e difunda a cultura de Ciência, Tecnologia e Inovação nas ações empreendidas pelo SESI-PR e seus parceiros, a fim de fazer com que o avanço do conhecimento e o acesso às informações atendam prioritariamente às necessidades básicas da população por meio de ações de Responsabilidade Social.

8 Um Conjunto de Inovações
Uma forma diferente de praticar a responsabilidade social das empresas, mediante projetos inovadores de solução de demandas ou necessidades sociais. Uma rede de atores da sociedade civil: empresas, ONGs, instituições de ensino e pesquisa, articulados em torno do projeto. Uma forma inovadora de utilização das tecnologias da informação e comunicação. Uma nova ferramenta de diagnóstico, análise e fortalecimento de Tecnologias Sociais. Uma forma diferente de promover a capacitação e o empoderamento dos atores sociais para o desenvolvimento das ações e do auto-gerenciamento da Rede.

9 Responsabilidade Social Empresarial
Uma forma diferente de praticar a responsabilidade social das empresas, mediante projetos inovadores de solução de demandas ou necessidades sociais. em Rede Tecnologias Sociais Responsabilidade Social Empresarial e

10 Uma forma diferente de promover a capacitação e o empoderamento dos atores sociais para o desenvolvimento das ações e do auto-gerenciamento da Rede.

11

12 Sobre a Tecnologia Social
Origens Crise da Visão Tradicional das Políticas de C&T A Tecnologia Apropriada O Movimento CTS – Ciência, Tecnologia e Sociedade Os Novos Movimentos Sociais As Pesquisas Participativas A Pedagogia de Paulo Freire

13 + ciência  + tecnologia + riqueza + bem-estar social
Crise da Visão Tradicional das Políticas de C&T: Concepção lineal, essencialista e triunfalista. + ciência + tecnologia + riqueza + bem-estar social

14 Crise da Visão Tradicional
Percepção de que a ciência e a tecnologia tendem a concentrar a riqueza e a acentuar a desigual distribuição de riqueza e de que já não atuam como agentes niveladores (antibióticos, radio). Percepção de que a ciência e tecnologia são muito eficazes; o problema está em se seus objetivos são socialmente valiosos. Percepção de que as inovações respondem mais a demandas de alto poder econômico, do que a resolução dos grandes problemas da humanidade. Percepção de que freqüentemente criam mais e novos problemas.

15 Crise da Visão Tradicional
Sentimento de temor e “sociedade do risco” U. Beck Bombas atômicas, efeito estufa, esquentamento global, diminuição da camada de gelo, chuva ácida, aumento do buraco da camada de ozônio, bombas de napalm nas guerras de Coréia e Vietnam, submarinos nucleares, que utilizam energia nuclear para propulsão afundados com toda a tripulação (Kurst, 2000), acidentes industriais como os de Bhopal (India, 1984) e Chernobil (Ucrania, 1986), etc.

16 Origens da Tecnologia Social
Tecnologia apropriada: Processo de estabelecimento dos efeitos sociais e ambientais de uma tecnologia proposta antes que ela seja desenvolvida, e a tentativa de incorporar elementos benéficos, nas várias fases de seu desenvolvimento e utilização. (E. F. Schumacher, ) Perguntas importantes para identificar uma tecnologia apropriada: Contempla as necessidades das camadas mais carentes da população? Preserva o meio ambiente? É adequada em relação aos recursos naturais disponíveis? Depende de fontes renováveis de energia ou depende de combustíveis fósseis?

17 O Movimento CTS – Ciência, Tecnologia e Sociedade
Orientações: Rejeição da imagem da C&T como atividade pura Crítica da concepção da tecnologia como a concepção da tecnologia como ciência aplicada e neutra; Condena da tecnocracia. Uma proposta de Política de C&T: CTS+I Um campo educativo

18 A TS dentro do Movimento CTS
Insere-se no Movimento CTS Orientação geral: CT+I para a inclusão social, para o bem-estar da população Prioriza necessidades que não chegam a se constituir em demandas para o mercado de CT&I Pauta-se por princípios democráticos

19 Conceito de Tecnologia Social
“Conjunto de técnicas, metodologias transformadoras, desenvolvidas e/ou aplicadas na interação com a população e apropriadas por ela, que representam soluções para inclusão social e melhoria das condições de vida”.

20 Ela explicita as demandas da população como parte dos objetivos para os quais a ciência, a tecnologia e a inovação devem apontar caminhos e soluções. E requer o compromisso e a atuação contínua e articulada das instituições envolvidas no processo (…). Declaração das ONGs: Ciência e Tecnologia com Inclusão Social

21 A Tecnologia Social , ao aproximar as demandas sociais da produção de conhecimento, integrando os saberes acadêmicos e tradicionais/populares, com a participação de todos os atores envolvidos no processo de pesquisa e ensino, promove o desenvolvimento humano, sócio-ambiental, cultural e econômico.

22 Exemplos de Tecnologias Sociais
Soro Caseiro Café com Floresta (Ipê) FEBRACE Emprego com Apóio Acelera Brasil Menarca Cisternas (ASA) Banco Palmas Projeto Abelhas Nativas APAEB (Beneficiamento do Sisal. Valente. Bahia)

23 Tipos de Tecnologia Social
Novos produtos, dispositivos ou equipamentos Novos processos, procedimentos, técnicas, ou metodologias; Novos serviços; Novas inovações sociais organizacionais; Novas inovações sociais de gestão

24 Temas de Tecnologia Social
Segurança alimentar, geração de trabalho e renda, economia solidária, microcrédito produtivo, energia, meio ambiente, tecnologia assistiva, agricultura familiar, agroecologia; sementes crioulas, raças animais crioulas, reforma agrária saneamento básico, educação, desenvolvimento local participativo, saúde pública, direitos da criança e adolescente, moradia popular promoção da igualdade em relação à raça, gênero e de pessoas com deficiência.

25 Atores de Tecnologia Social
As associações civis; As populações tradicionais e/ou comunidades locais de povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos, caiçaras, extrativistas, pescadores, agricultores familiares e catadores. Os assentados e reassentados nos Programas de Reforma Agrária As instituições de ensino superior e tecnológico; Os poderes públicos; As empresas, preferencialmente através da responsabilidade social; Os sindicatos e centrais sindicais; As cooperativas. Os movimentos populares

26 Uma nova ferramenta de diagnóstico, análise e fortalecimento de Tecnologias Sociais.
a) Pesquisa sobre as tecnologias sociais; c) Identificação e descrição das características c) Desenho da estratégia metodológica. Descrição das etapas. d) Elaboração dos questionários de pesquisa; e) Produção dos gráficos radar ou rede; f) Realização da pesquisa; g) Análise e Avaliação.

27 As quatro dimensões da Tecnologia Social

28 Dimensões da TS, na dinâmica da sua gênese

29 As doze Características da TS agrupadas nos quatro cantos da Tecnologia Social

30 Gráfico Radar Projeto Menarca

31 Histograma escolhido: Perfil da Entidade Filtro(s) aplicado(s): Nenhum
1 - Associação Civil / ONG;4 - Instituição de Ensino Superior e Tecnológico;5 - Instituição Religiosa;6 - Movimentos Populares;7 - Poder Público;8 – Empresa;11 – Cooperativas;0 - Outros

32 Histograma escolhido: Perfil da Entidade Filtro(s) aplicado(s): Possui Financiamento Privado = Empresas 1 - Associação Civil / ONG;4 - Instituição de Ensino Superior e Tecnológico;11 – Cooperativas;0 - Outros

33 Uma forma inovadora de utilização das tecnologias da informação e comunicação.

34 Durante a 6ª Mostra de Ação Voluntária
Lançamento Curitiba, 05 de Julho Durante a 6ª Mostra de Ação Voluntária

35 Uma rede de atores da sociedade civil: empresas, ONGs, instituições de ensino e pesquisa, articulados em torno do projeto. PARTICIPANTES Sesi-PR Centro de Ação Voluntária Coopercostura Vila Verde Rede Esperança Petrobrás Associação Arayara Tecpar Bosch Aditepp Aliança Empreendedora DoriAlimentos Sinduscom Masisa Sadia Volvo CAEMMUN Copel Universidade Tuiuti ITS ABDL Voluntários: Lourdes e Rogério

36 Visão Ser referência em Tecnologias Sociais e na articulação de parcerias que potencializem o desenvolvimento sustentável. Missão Inspirar, articular e promover ações entre os setores da sociedade, visando mapear, disseminar, reaplicar, aprimorar e criar TS voltadas ao desenvolvimento sustentável.

37 PRINCÍPIOS a) O comprometimento, a participação e a responsabilidade de seus integrantes pela rede; b) A pluralidade, acolhendo os diversos atores, saberes e práticas; c) A multiliderança, a horizontalidade e a isonomia, com autoridades e responsabilidades compartilhadas pelos parceiros; d) O favorecimento do acesso e compartilhamento das TS; e) A sustentabilidade, como ponto de apoio para as TS; f) A promoção de parcerias, fortalecendo a aproximação entre os atores; g) A transparência na forma de atuação e condução da rede; h) A conduta ética de seus integrantes.

38 Termo de Adesão A entidade __________ compartilha da missão, dos objetivos e dos princípios acima e declara-se participante da Rede de Inovação Social.

39

40 Instituto de Tecnologia Social - ITS
Contato ITS Instituto de Tecnologia Social - ITS Rua Rêgo Freitas, cj República CEP São Paulo – SP Tel.: (11) /


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