A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ- CEAP DISCIPLINA: HISTORIA DA ARTE PROFESSORA: ELANE CARNEIRO DE ALBUQUERQUE ACADÊMICOS: JOSE RAIMUNDO BARBOSA FREITAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ- CEAP DISCIPLINA: HISTORIA DA ARTE PROFESSORA: ELANE CARNEIRO DE ALBUQUERQUE ACADÊMICOS: JOSE RAIMUNDO BARBOSA FREITAS."— Transcrição da apresentação:

1 CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ- CEAP DISCIPLINA: HISTORIA DA ARTE PROFESSORA: ELANE CARNEIRO DE ALBUQUERQUE ACADÊMICOS: JOSE RAIMUNDO BARBOSA FREITAS SANDRO CRUZ GILBERTO JULIANO NILSON OLENO OLIVEIRA DA CRUZ VICENTE ANDERSON ARTE BIZANTINA, GÓTICA E ROMÂNICA

2 ARTE BIZANTINA

3 ORIGEM DA ARTE BIZANTINA Bizâncio era uma antiga colônia grega localizada entre a Europa e a Ásia, no estreito de Bósforo. Nesse local no ano 330, o imperador Constantino fundou a cidade de Constantinopla, que, graças à localização geográfica privilegiada, viria a ser palco de uma verdadeira síntese das culturas greco-romanas e oriental. O termo bizantino, portanto, deriva de Bizâncio e designa a criação cultural não só de Constantinopla, mas de todo o Império Romano do Oriente.

4 ARTE BIZANTINA Tem início com a conversão ao cristianismo do Império Romano. Bizâncio torna-se a capital do Império Romano do Oriente e é batizada em homenagem ao Imperador Constantino, tornando-se Constantinopla. A Igreja Santa Sofia de Istambul é a edificação prototípica dessa arte.

5 Em geral a igreja bizantina obedece à cruz grega de braços iguais; A solução arquitetônica, apoiando a cúpula maior em outras menores, caracteriza o bizantino.

6 MOSAICOS

7 Foi com os bizantinos que o mosaico atingiu sua mais perfeita realização. As figuras rígidas e a pompa da arte de Bizâncio fizeram do mosaico a forma de expressão artística preferida pelo império Romano do Oriente. Assim as paredes e as abóbadas das igrejas, recobertas d mosaicos de cores intensas e de materiais que refletem a luz em reflexos dourados, conferem uma suntuosidade ao interior dos templos que nenhuma época conseguiu reproduzir.

8 A igreja bizantina é sóbria em sua aparência exterior, entretanto é ricamente Decorada em seu interior, deixando bem clara a diferença entre o espaço Externo mundano e o interior sagrado. As paredes das igrejas bizantinas são cobertas por mosaicos.

9 ÍCONES BIZANTINOS As vezes os artistas colocavam jóias e pedras preciosas na pintura, chegando até a confeccionar coroas de ouro para as figuras de Jesus Cristo ou de Maria. Essas jóias, aliadas ao dourado nos detalhes das roupas, davam aos ícones um aspecto de grande suntuosidade. Em geral, os ícones eram venerados nas igrejas, mas não raro eram encontrados nos oratórios familiares, uma vez que se tornaram populares entre muitos povos, mantendo-se por muito tempo como expressão artística e religiosa. Os ícones russos tornaram-se famosos – particularmente os da cidade de Novgorod, entre os quais se destacaram, pela expressividade, Mãe de Deus e São Floro, São Jaime e São Lauro.

10 ÍCONE - proveniente do grego antigo Eikhon que quer dizer Imagem, ícone designa, geralmente, uma imagem simbólica da dimensão do sagrado. O termo tomou maior importância na religião cristã e, mais especificamente, do império Bizantino ( a partir do século III ) e da igreja Ortodoxa daí derivada. Imagem religiosa Pintada sobre madeira Fundo dourado

11 Esta é uma das características das obras durante a Idade Média. Durante este período, a Igreja Católica exerceu forte controle sobre a produção científica e cultural. Essa ligação da cultura medieval com o cristianismo fez com que os temas religiosos predominassem nas artes plásticas, na literatura, na arquitetura, na música e no teatro. INTEGRAÇÃO ENTRE PINTURA, ESCULTURA E ARQUITETURA.

12 ARTE GÓTICA

13 ORIGEM DA ARTE GÓTICA O Gótico foi notadamente a expressão artística mais importante do final da Idade Média. Seu auge ocorre na Baixa Idade Média. Sua importância deriva da relação entre a expressividade artística e as transformações vividas na época pela sociedade.

14 O nome Gótico foi dado posteriormente a criação do movimento, por volta do século XVI. O fundamento do nome associa-se diretamente a influência bárbara presente nas obras desse período. A referência aos godos é clara. Esse povo bárbaro foi importantíssimo na destruição do Império Romano Ocidental, tanto nas questões territoriais, quanto nas culturais.

15 CARACTERÍSTICAS DA ARQUITETURA GÓTICA Verticalismo dos edifícios substitui o horizontalismo do Românico; Paredes mais leves e finas; Janelas predominantes; Mosaico Torres ornadas por rosáceas; Utilização do arco de volta quebrada; Consolidação dos arcos feita por abóbadas de arcos cruzados ou de ogivas; Nas torres (principalmente nas torres sineiras) os telhados são em forma de pirâmide. Catedral de Chartres (séc. XVII)

16 A Catedral de Notre Dame, Paris, começou a ser construída em 1155, sendo terminada no final do século XII. Traz em sua estrutura os arcobotantes, que permitem mais altura nas paredes laterais e abóbodas.

17 Abadia de Westminster, Londres Catedral de Colonia, Alemanha

18 VITRAIS Vitrais super coloridos que filtravam a luminosidade para o interior da igreja. A rosácea foi muito utilizada nas construções das igrejas. A arquitetura gótica liberou as paredes das catedrais da função de sustentação que desempenhavam na arquitetura românica. Isso possibilitou o uso de vitrais, sob constantes mutações luminosas e coloridas, conforme a direção dos raios solares.

19

20 ILUMINURAS As Iluminuras eram manuscritos que recebiam um trabalho decorativo. Feitos em peles de cordeiros ou vitelas curtidas. Repletos de imagens auxiliam na interpretação da narrativa, reforçando a idéia do predomínio da cultura oral na Idade Média. Os temas religiosos eram os mais comuns, podendo-se observar a presença de trechos da bíblia.

21

22 ARTE ROMÂNICA Catedral de Pisa, Itália/ 1063-1272

23 ROMÂNICA Era comum a prática da peregrinação nos séculos XI e XII pela Europa. Estes desejavam alcançar em sua viagem lugares santos, tais como Jerusalém, Santiago de Compostela. Nos vilarejos ou cidades que se encontravam na rota desses viajantes, as igrejas serviam de abrigo para os peregrinos. Daí, vamos observar a construção das igrejas em forma de cruz com uma torre formada no entroncamento. Ao lado do corredor agregou-se corredores que conteriam as relíquias e obras de arte da igreja, afim de que quem queira apreciá-los não atrapalhe os que estão nos bancos.

24 ESTILOS GÓTICO ROMÂNICO É o nome dado ao estilo artístico vigente na Europa entre os séculos XI e XII. Características gerais do estilo românico: 1 -Horizontalismo 2 – substituição do teto de madeira por abóbadas. 3 – grande espessura das paredes, poucas janelas. 4 – utilização do arco / coluna Características gerais do estilo gótico: 1 – Verticalismo. 2 – Arco quebrado ou ogival. 3 – Abóbada de arcos cruzados. 4 – O vitral O estilo gótico estendeu-se por 400 anos, do século XII ao XV.

25 ARQUITETURA: GÓTICA X ROMÂNICA A primeira diferença que notamos entre a igreja gótica e a românica é a fachada. Enquanto, de modo geral, a igreja românica apresenta um único portal, a igreja gótica tem três portais que dão acesso à três naves do interior da igreja: a nave central e as duas naves laterais. A arquitetura expressa a grandiosidade, a crença na existência de um Deus que vive num plano superior; tudo se volta para o alto, projetando-se na direção do céu, como se vê nas pontas agulhadas das torres de algumas igrejas góticas. A rosácea é um elemento arquitetônico muito característico do estilo gótico e está presente em quase todas as igrejas construídas entre os séculos XII e XIV. Outros elementos característicos da arquitetura gótica são os arcos góticos ou ogivais e os vitrais coloridíssimos que filtram a luminosidade para o interior da igreja. As catedrais góticas mais conhecidas são: Catedral de Notre Dame de Paris e a Catedral de Notre Dame de Chartres.

26 Fachada Românica da Catedral de St. Sernin.

27 Arcos de ponto médio. Interior da Catedral de St. Sernin.

28 Sé de Coimbra, Portugal Basílica de Borgonha, França Catedral de Roskilde Sjaelland, Dinamarca

29 Numa época em que o analfabetismo muitíssimo comum, as igrejas recorriam a pinturas e esculturas com temas bíblicos como adorno e objeto de instrução de fiéis. Não é gratuita a forma da nave da igreja, com o púlpito à frente dos fiéis sentados, muito parecida com uma sala de aula que conhecemos hoje, não? Planta de uma catedral românica


Carregar ppt "CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ- CEAP DISCIPLINA: HISTORIA DA ARTE PROFESSORA: ELANE CARNEIRO DE ALBUQUERQUE ACADÊMICOS: JOSE RAIMUNDO BARBOSA FREITAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google