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Gerência do tempo do projeto

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Apresentação em tema: "Gerência do tempo do projeto"— Transcrição da apresentação:

1 Gerência do tempo do projeto
O que é? Conjunto de processos que garantem a execução do projeto no prazo estabelecido Atividades: Definição, encadeamento, estimativa de recursos e de tempo necessários para cada tarefa Desenvolvimento e controle do cronograma Esforço ou trabalho: Quantidade de horas necessárias de uma tarefa Duração: Quantidade de horas entre o início e final da tarefa 5. Gerência do Tempo – Slide 1

2 Processos da gestão do tempo
5. Gerência do Tempo – Slide 2

3 Relações entre processos
5. Gerência do Tempo – Slide 3

4 Definição das atividades
Entradas Ferramentas e Técnicas Saídas Fatores ambientais da empresa Ativos de processos da empresa Declaração de Escopo EAP ou WBS do projeto Dicionário da EAP Plano de Gestão do Projeto Decomposição Modelos (templates) Planejamento em ondas Opinião especializada Componente do planejamento Lista de atividades Atributos das atividades Lista de marcos Mudanças (RFC) Planejamento em ondas sucessivas: Começa-se com uma fase bem detalhada No final da 1ª planeja-se a 2ª detalhadamente, etc. Componente do planejamento: Quando o nível de detalhe da atividade não é conhecido, planeja-se usando os componentes  ponto de controle  pacote  atividade 5. Gerência do Tempo – Slide 4

5 Definição de atividades
Lista de Atividades: Atividades necessárias, descritas com detalhes suficientes para a equipe executar o trabalho Atributos de Atividades: Identificador, nome, descrição, predecessoras, sucessoras, recursos, datas, restrições, etc. Marcos: Identificam o final de um conjunto de atividades São referências contratuais (datas impostas) ou gerenciais (opcionais) 5. Gerência do Tempo – Slide 5

6 Seqüenciamento de atividades
Entradas Ferramentas e Técnicas Saídas Declaração de Escopo Lista de atividades Atributos de atividades Lista de marcos RFC aprovada Método diagrama de precedência Método diagrama de setas Modelos de redes de cronograma Determinação da dependência Aplicação de antecipação e atraso Diagramas de rede do cronograma Lista de atividades atualizada Atributos de atividades atualizado Requisição de mudança Tipos de precedências: Término – início: a 1ª termina para a 2ª começar (padrão) Término – término: a 1ª termina para a 2ª terminar Duas tarefas precisam terminar juntas Início – início: a 1ª inicia para a 2ª iniciar Duas tarefas precisam iniciar juntas Início – término: a 1ª inicia para a 2ª terminar (muito rara) 5. Gerência do Tempo – Slide 6

7 Diagrama de precedência
Mostra as relações de dependência entre as tarefas Representação: Tarefas: Retângulos Dependências: Setas Usado pela maioria dos softwares de GP 5. Gerência do Tempo – Slide 7

8 5. Gerência do Tempo – Slide 8
Diagrama de setas Também trata as relações de tarefas e dependências Representação: Tarefas: Setas Dependências: Círculos Só tem dependências término início e pode exigir dependências fantasmas 5. Gerência do Tempo – Slide 8

9 Redes e determinação da dependência
Modelos de redes de cronograma: Os diagramas de precedência e de setas são modelos de redes de cronograma Podemos usar modelos de redes diferentes em partes diferentes do cronograma Determinação da dependência: Obrigatórias: restrições de execução impostas Arbitradas: definidas pela equipe de gestão Externas: tarefa depende de algo fora do projeto 5. Gerência do Tempo – Slide 9

10 Aplicação de antecipação e atraso
Uma tarefa extensa retarda o início da próxima Antecipa-se o início da sucessora antes do fim da predecessora para ganhar tempo no cronograma Relação término - início com antecipação: No Project, na 2ª tarefa: predecessora TI – x dias Atraso: Uma tarefa depende do final da outra + algum prazo Relação término – início com atraso: No Project, na 2ª tarefa: predecessora TI + x dias 5. Gerência do Tempo – Slide 10

11 Estimativa de recursos da atividade
Entradas Ferramentas e Técnicas Saídas Fatores ambientais da empresa Ativos de processos da empresa Lista de atividades Atributos de atividades Disponibilidade de recursos Plano de Gestão do Projeto Opinião especializada Análise de alternativas Know-how de estimativas Software de GP Estimativa bottom-up Recursos necessários Atributos de atividades atualizado Estrutura analítica dos recursos Calendário de recurso atualizado Requisição de mudança Know-how de estimativas: Dados publicados com padrões de estimativas para tarefas Estimativa bottom-up: Se a tarefa não pode ser estimada de forma top-down, decompõe-se a tarefa até que se consiga estimar os prazos de execução 5. Gerência do Tempo – Slide 11

12 Calendário de recursos
Calendário padrão do projeto: Contém os dias e horários úteis para o projeto As ferramentas geralmente trazem sábados e domingos como dias não úteis Temos que acrescentar feriados nacionais e locais Calendário do recurso: Um determinado recurso pode ter um calendário próprio, derivado ou não do calendário do projeto Project: Ferramentas e depois Alterar período útil 5. Gerência do Tempo – Slide 12

13 Estimativa de duração da atividade
Entradas Ferramentas e Técnicas Saídas Fatores ambientais da empresa Ativos de processos da empresa Declaração de Escopo Lista de atividades Atributos de atividades Recursos necessários Calendários de recursos PGP (Riscos e Custos) Opinião especializada Estimativa analógica Estimativa paramétrica Estimativa de três pontos Análise das reservas Estimativa de duração Atributos de atividades atualizado Os processos de estimativa devem considerar: Recursos, calendários, disponibilidades, competências (CHA) dos recursos, know-how da empresa e externos Duração = função(esforço, quantidade de recursos) 5. Gerência do Tempo – Slide 13

14 Influência dos riscos e custos
Os riscos de uma atividade podem requerer: Mais tempo para execução da atividade Ex: Prova de conceito, análise e projeto detalhados, etc. Contratação de uma consultoria externa Exige tempo para repasse de conhecimento do projeto, realização da consultoria e análise das conclusões As estimativas de custos podem: Se já estiverem prontas, informar a quantidade dos recursos necessários a cada atividade Impor limitações no esforço ou duração 5. Gerência do Tempo – Slide 14

15 Estimativa analógica e paramétrica
Usar a duração real de atividades realmente similares anteriores Usada quando existem poucas informações para estimar a duração de uma atividade Paramétrica: Leva em consideração a produtividade padrão: Ex: Atividade real = 10 UC analisados em 30h Atividade atual = 2 UC x (30h / 10 UC) = 6 horas Pode considerar outros parâmetros: Ex: Complexidade, habilidade da equipe, etc. 5. Gerência do Tempo – Slide 15

16 Estimativa de três pontos
Visa melhorar a precisão da estimativa original considerando o risco da atividade: Mais provável: Considera expectativas realistas de execução da atividade considerando a competência dos recursos Otimista: Estimativa baseada no melhor cenário possível Pessimista: Estimativa baseada no pior cenário possível Normalmente, usa-se a média dos 3 pontos 5. Gerência do Tempo – Slide 16

17 5. Gerência do Tempo – Slide 17
Análise das reservas Análise de reservas: Estima-se a duração de uma atividade Aplica-se a esta duração uma reserva de contingência (de tempo ou buffer) Pode ser: % da duração, % da análise de risco, número fixo ou períodos de trabalho Deve ser documentada, pode ser usada total ou parcialmente, ou ainda eliminada posteriormente Estimativa de duração: Duração e probabilidade de exceder a duração: Ex: 2 semanas com probabilidade de 15% de exceder 5. Gerência do Tempo – Slide 17

18 Desenvolvimento do cronograma
Entradas Ferramentas e Técnicas Saídas Ativos de processos da empresa Declaração de Escopo Lista de atividades Atributos de atividades Diagramas de rede do projeto Recursos necessários Calendários de recursos Estimativas de duração PGP (Riscos) Análise de rede do cronograma Método do caminho crítico Compressão de cronograma Análise de cenários (e se) Nivelamento de recursos Método da cadeia crítica Software de GP Aplicação de calendários Ajuste de antecipações e atrasos Modelo de cronograma Cronograma do projeto Dados do cronograma Linha base do cronograma Recursos necessários atualizado Atributos de atividades atualizado Calendário do projeto atualizado Requisição de mudança PGP atualizado (g. cronograma) Caminho crítico: Conjunto de atividades cuja duração impacta diretamente na duração do projeto como um todo As atividades deste caminho são chamadas de críticas 5. Gerência do Tempo – Slide 18

19 Caminho crítico e compressão
Calcula-se as datas de início e término mais cedo e mais tarde dos caminhos do projeto Folga total: diferença entre as datas mais cedo e mais tarde No caminho crítico a folga é nula ou negativa Compressão do cronograma: Compressão: mais recursos  menor tempo Paralelismo: executar atividades em paralelo Fatores de ponderação: custo x benefício x riscos 5. Gerência do Tempo – Slide 19

20 Análise de cenários e nivelamento
Análise de cenários (e se): E se tal cenário ocorrer, o que ocorre com o projeto? Simulação de Monte Carlo: Calcula a duração do projeto usando valores diferentes de entrada que são obtidos numa distribuição de probabilidade No final os cenários (provável, melhor e pior) são exibidos Nivelamento dos recursos: Após a determinação do caminho crítico é preciso verificar se a disponibilidade e o uso dos recursos (críticos ou não) está compatível com a demanda Visa não deixar sobre nem falta de recursos 5. Gerência do Tempo – Slide 20

21 Método da cadeia crítica e ajustes
Técnica usada para gerir recursos limitados: Usa abordagens determinísticas e probabilísticas Adiciona buffers às atividades planejadas As atividades planejadas são alocadas o mais tarde possível O foco de gestão passa da folga total para os buffers de duração e recursos limitados Ajustar antecipações e atrasos pode ajudar na viabilidade do cronograma do projeto 5. Gerência do Tempo – Slide 21

22 5. Gerência do Tempo – Slide 22
Cronograma do projeto Diagramas de rede do projeto: As ferramentas de GP apresentam vários diagramas especialmente o do caminho crítico Project: Exibir, Diagrama de rede Gráfico de barras: Mostra as atividades com datas de início e término Project: Exibir, Gráfico de Gantt (ou Calendário) Gráfico de marcos: Mostram somente as datas dos marcos do projeto 5. Gerência do Tempo – Slide 22

23 Controle do Cronograma
Entradas Ferramentas e Técnicas Saídas P. G. do cronograma Linha base do cronograma Relatório de Status RFC aprovada Relatório de progresso S. de controle de mudanças Medição de desempenho Software de GP Análise de variação Gráfico de barras (Gantt) Dados do cronograma atualizado Linha base do cronograma atualizada Medições de desempenho Requisição de mudança Ações corretivas recomendadas Ativos de processos atualizados Lista de atividades atualizadas Atributos de atividades atualizados PGP atualizado Objetivo do processo: Identificar desvios (vp = variação de prazo previsto x realizado) Planejar e executar as ações corretivas necessárias Atualizar as documentações do projeto e da empresa 5. Gerência do Tempo – Slide 23


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