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Motivações e Aprendizado Incubadora de Desenvolvimento Social José Alberto S. Aranha - Instituto Gênesis - PUC-Rio Rio, 27 de agosto de 2004 7º Encontro.

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1 Motivações e Aprendizado Incubadora de Desenvolvimento Social José Alberto S. Aranha - Instituto Gênesis - PUC-Rio Rio, 27 de agosto de º Encontro – Rede de Incubadoras, Parques Tecnológicos e Pólos do Rio de Janeiro

2 Total de jovens desocupados - 88 milhões de pessoas Crescimento da população jovem nos últimos 10 anos – 10,5% Crescimento do emprego dos jovens no mesmo período – 0,2% Crescimento da taxa global de desemprego dos jovens - 26,8% Tendências globais do emprego para a juventude OIT Situação do Jovem no Mundo Desemprego Global 2003 – 186 milhões de pessoas 47% dos desempregados entre 15 e 24 anos

3 Jovens de 16 e 24 anos representavam 20% da população economicamente ativa e 44% de todos os desempregados. Total de 61 Milhões de jovens entre 15 e 34 anos. Ministério do Trabalho e Emprego – Veja 4/6/03 Situação do Jovem no Brasil 15% da população economicamente ativa estava desempregada em 2000,. Censo Demográfico de 2000 ( IBGE)

4 De 1995 a 2000, as firmas de até 100 funcionários criaram 96% dos novos empregos no Brasil. Hoje 45% dos trabalhadores registrados estão em MPEs. Importância das Micro empresas

5 As MPEs representam 96% das empresas que faliram entre 2000 e 2002 sendo que 49,4% fecharam em até 2 anos Apenas 6% das MPEs faturaram acima de R$ 120 K/ano com média de 3,2 empregados 82% dos empreendedores que fecharam, perderam mais da metade do valor investido (R$ 19,8 b). 74% destes eram de recursos próprios. Pesquisa Sebrae Problemas das Micro empresas

6 interna - falta de habilidade gerencial (falta de planejamento) externa – dificuldade em fazer capital de giro e carga tributária. Principais causas da falência 47% iniciaram sem experiência ou conhecimento do ramo 63% eram homens com idade entre 30 e 49 anos, 30% vieram do setor privado e 26% eram autônomos 46% terminaram o ensino médio e 29% concluíram o superior Perfil do empreendedor Pesquisa Sebrae Diagnóstico

7 Nos EUA, as empresas inovadoras recém-criadas (micro e pequenas) são responsáveis por 95% das inovações radicais desde a II Guerra, 77% dos 34 milhões de novos empregos desde 1980 e 50% das inovações tecnológicas. Inovação e as MPEs Jeffrey Timmons

8 Nova Missão da Universidade Foco Académico Pesquisa Graduação Extensão Cursos de Pós Graduação Sociedade Seqüencial de Empreendedorismo INOVAÇÃO Disciplinas Empreendedoras Desenvolvimento Regional

9 Foco Comunitário Pesquisa Ensino Extensão Ensino associado à transmissão de conhecimento Missão da PUC-Rio Pesquisa como produção de conhecimento Extensão como apropriação pela sociedade

10 Transferir conhecimento da Universidade para a Sociedade contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de uma determinada região através da formação de empreendedores e da geração de empreendimentos inovadores. Missão do Gênesis

11 Incubadora Tecnológica da PUC-Rio Graduadas que permanecem no mercado - 95% Êxito de incubadas – 88% Empreendimentos Incubados Gênesis , , ,00 Empreendimentos Graduados Gênesis , , ,00 TOTAL , , ,00 Residentes e Graduadas – 329 pessoas Lygia Magacho

12 Mercado Cultural no Rio de Janeiro* Setor Cultural no PIB do Estado do Rio – 3,8% Indústria Cultural – R$ 5,1 bilhões R$ 429 milhões ICMS Motivação da Incubadora Cultural *Dados de 1999 do livro Economia da Cultura Arrecadação igual indústria de bebidas e maior que metalurgia e alimentos

13 O setor cultural brasileiro emprega mais do que as indústrias automobilísticas e eletrônica juntas. O número de empregados na cultura representa: 90% a mais do que os empregados na fabricação de equipamentos eletrônicos 53% a mais do que os da indústria de material de transporte 78% a mais que os serviços industriais de utilidade pública (energia elétrica, abastecimento de água e esgoto) Artes no Brasil

14 Cadeias Produtivas Música Áudio Visual Design Gráfica Editorial Equipe: -Administração - Especialistas Incubação Core Business Apoio Gerencial Equipe: - Gerente de contas - MKT Capacitação Oficinas Setoriais Oficinas de Produto Capacitação Empreendedora Equipe: - Est. Educação Novos Negócios Convênios Cadeias Produtivas Incubadora de Desenvol- vimento Social Casa de Cultura da Rocinha Incubadora Cultural Julia Zardo

15 De acordo com o RDH 2004, manifestações artísticas musicais ou cinematográficas, entre outras, devem ser entendidas não como mero entretenimento, mas como bens culturais, por seu caráter representativo de um determinado grupo social. A questão tem sido discutida nos principais fóruns internacionais do comércio global, como o Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT) e a Organização Mundial do Comércio (OMC). Economia da Cultura

16 Yuichi Tsu Kamoto Formação de Clusters Em 1990 ocorre a proposta do novo paradigma pós guerra fria, a de que o papel do Estado deixa de ser regulador e passa a ser o de facilitador de empreendimentos. As pequenas cidades, regiões e empresas passam a pensar localmente e agir globalmente. Precisam fazer primeiro o mundo conhecer a região como uma marca e depois os produtos e os serviços.

17 Os territórios passam a ser centros de produção com imagem e competitividade própria e se apropriam da pesquisa sob forma de produtos, serviços e da propagação do conhecimento. Mais que um território ou um conglomerado de empresas passam a ser um ente sistêmico que necessita praticar a aprendizagem coletiva. Vinicius Lage – Sebrae - Brasil Impacto Regional

18 Empreendedores Cívicos são pessoas capazes de lidar com igual habilidade com o mundo da vida (qualidade de vida comunitária) e com o mundo do trabalho (qualidade do mundo empresarial). O empreendedor cívico é sobretudo capaz de lidar com interações dinâmicas entre estes dois mundos, cumprindo o papel de pioneiro numa modalidade de desenvolvimento capaz de tornar a sociedade crescentemente mais próspera e competitiva. Empreendedor Cívico

19 Desigualdades sociais no Brasil Rendimento dos 10% mais ricos cresceu 38% e dos 40% mais pobres cresceu 40% nos anos 90, isto é, manteve-se a mesma concentração de renda. Os 10% mais ricos detém 47% da renda, enquanto 20% dos mais pobres detém apenas 3,5%. Em 1999, 50% dos mais pobres detinham somente 14% da renda do país. IBGE – Síntese dos Indicadores Sociais e Censo 2000 Obs: O PIB cresceu à taxa média de 2,65% no mesmo período.

20 Situação do Trabalho com a Diferença Social DesempregoAssalariadosSem carteira Jovens Pobres 26,2%41,4%74,3% Jovens Ricos 11,6%77,1%51,0% Projeto Juventude – Instituto Cidadania (IC) Pobres – Renda familiar per capita inferior a R$

21 Incubadora de Desenvolvimento Social da Incubadora Tecnológica + Incubadora Cultural = A Incubadora de Desenvolvimento Social foge do modelo de desenvolvimento econômico tradicional. Sua definição diz respeito a um modelo de desenvolvimento da sociedade civil e das suas relações sociais.

22 Assim, as Incubadoras de Desenvolvimento Social não incubam somente organizações de fim produtivo e econômico, como empresas e cooperativas, mas também organizações sem fins lucrativos, em conjunto com a própria sociedade civil e de seus movimentos sociais. Dupla Incubação

23 Agentes de Desenvolvimento Econômico Local (pessoas e organizações) Empreendimentos de Desenvolvimento Social ·Organizações 3 o Setor Desenvolvimento Econômico da Região INCUBADORA DE DESENVOLVIMENT O SOCIAL (Empreendedorismo Cívico) Social e Cívico) APOIO DAS UNIDADES DO INSTITUTO GÊNESIS PROCESSO DE SAÍDA PROCESSO DE ENTRADA O processo da Incubadora de Desenvolvimento Social

24 1) Comunidades com baixo desenvolvimento econômico; 2) A sociedade civil organizada; 3) Empreendedores potenciais pré-capacitados; 4) Universidade e Centros de Pesquisa (processo de apropriação de tecnologias); 5) Agentes de Fomento; 6) Agentes Facilitadores. Agentes da Incubadora de Desenvolvimento Social

25 Incubadora Cultural Agentes Facilitadores Conselho Consultivo Articulação da Incubadora de Desenvolvimento Social GRUPO DE TRABALHO (II) Grupo de Trabalho – Composto pelo diretor do Instituto Gênesis, pela gerente da Incubadora Cultural e pela equipe da Incubadora de Desenvolvimento Local; (I) Conselho Consultor - composto por diversos departamentos e núcleos da Pontifícia Universidade Católica, entre os quais se destacam: Departamento de sociologia e ciências políticas, Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (NIMA) e Departamento de Arquitetura; (III) Agentes Facilitadores de Trabalho – composto por Comunidades com baixo desenvolvimento econômico; Organizações do Terceiro Setor; Empreendedores potenciais pré-capacitados; (IV) Centros de Inovação – Núcleo de geração de conhecimento em Universidades e Centros de Pesquisa (processo de apropriação de tecnologias e inovação); (VI) Agentes Facilitadores (grupos de pessoas que fazem a ponte de transferência de conhecimentos inseridos nas comunidades locais), (V) Agentes de Fomento;

26 Parceiros

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