A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Distúrbios Alimentares

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Distúrbios Alimentares"— Transcrição da apresentação:

1 Distúrbios Alimentares

2 O que são distúrbios alimentares?
Os distúrbios alimentares são síndromes complexas nas quais as interações entre fatores ambientais, psicológicos e fisiológicos criam e mantêm o comportamento alimentar perturbado. Esses distúrbios alimentares diretamente relacionados com o lado psicológico têm de um lado os pacientes com anorexia nervosa perdendo peso exageradamente, e de outro lado pacientes com bulimia nervosa que ingerem energia em excesso.

3 Como eles surgem ? Eles podem ter um início gradual e os sintomas podem permanecer estáveis durante muitos anos; entretanto, há várias circunstâncias em que os sintomas vão aumentando até um estado crítico.Temos dois exemplos muito comuns que são anorexia e bulimia.

4 Anorexia Anorexia nervosa é um distúrbio alimentar resultado da preocupação exagerada com o peso corporal, que pode provocar problemas psiquiátricos graves. A pessoa se olha no espelho e, embora extremamente magra, se vê obesa.

5 Sintomas da anorexia Preocupação excessiva com a alimentação.
Sensação intensa de culpa e uma ansiedade desproporcional por eventualmente ter saído um pouco da dieta. As pessoas dizem que você está muito magra, suas roupas estão cada vez mais largas, mas você não se acha magra e ainda quer perder peso. Menstruação irregular, ou não existente.

6 Tratamento para anorexia
Reidratar o organismo, recomeçando a alimentação à base de soros e líquidos (o estômago reduzido por não comer a tempos não suporta alimentos sólidos). Introduzir gradualmente alimentos pastosos até chegar aos sólidos. A pessoa também vai precisar reaprender a conviver com os outros durante as refeições, entrar em supermercados, fazer compras, ir a festas, participar dos almoços com a família, enfim, voltar a lidar com o lado social da comida.

7 Bulimia A bulimia é um distúrbio psicológico e que provoca uma fome compulsiva, levando a pessoa a consumir grandes quantidades de alimento em um curto período de tempo. As pessoas com esta doença às vezes possuem belos corpos, ou seja, não são pessoas magras, são pessoas de corpos "esculturais" e que para não ganharem peso provocam o vômito, toma laxantes e diuréticos ou fazem exercícios de forma abusiva.

8 Sintomas da bulimia Interrupção da menstruação.
Interesse exagerado por alimentos e desenvolvimento de estranhos rituais alimentares.  Comer em segredo.  Obsessão por exercício físico.  Depressão.  Ingestão compulsiva e exagerada de alimentos.  Alimentação excessiva sem nítido ganho de peso.  Longos períodos de tempo no banheiro para induzir o vômito. 

9 Tratamento para bulimia
Quanto mais cedo for diagnosticado o problema, melhor. Quanto mais tempo persistir o comportamento alimentar anormal, mais difícil será superar o distúrbio e seus efeitos no organismo. O apoio e incentivo da família e dos amigos podem desempenhar importante papel no êxito do tratamento. O ideal de tratamento é que a equipe envolva uma variedade de especialistas: um clínico, um nutricionista, um psiquiatra e um terapeuta individual, de grupo ou familiar

10 Diferença entre anoréxico e bulímico
O anoréxico é obcecado em manter a sua forma atual - ficar magro, chegando em pontos de desnutrição, enquanto o bulímico possui peso normal e faz dietas e/ou usam diuréticos com medo de engordar.

11 Conclusão Nenhum de nós precisa passar por esses problemas,basta se alimentar bem e não se preocupar tanto com a beleza exterior,saúde vem em primeiro lugar.

12 Bibliografia - Google; - Wikipédia; - etc.
Grupo: Carolina,Júlia,Maria Isabel e Thiago Castro Ano: 8º “A”


Carregar ppt "Distúrbios Alimentares"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google