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GESPÚBLICA Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização Congresso Nacional de GestãoPública Congresso Nacional de Gestão Pública Fortaleza,

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Apresentação em tema: "GESPÚBLICA Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização Congresso Nacional de GestãoPública Congresso Nacional de Gestão Pública Fortaleza,"— Transcrição da apresentação:

1 GESPÚBLICA Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização Congresso Nacional de GestãoPública Congresso Nacional de Gestão Pública Fortaleza, 30 de Outubro de 2008 Secretaria de Gestão

2 Missão Promover a gestão pública de excelência, visando contribuir para a qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão e para o aumento da competitividade do País. MP/SEGES/DPG-2008

3 Amplitude ExcelênciaExcelência dirigida ao CidadãoCidadão GESPÚBLICAGESPÚBLICAExecutivoLegislativo Judiciário Federal Estadual Municipal PolíticasPolíticas GovernamentaisGovernamentais MP/SEGES/DPG-2008

4 Visão Gestão Pública focada em resultados e orientada para o cidadão Contribuição à Competitividade do país Melhoria da qualidade dos serviços públicos AdministraçãoPública GANHO SOCIAL Criar valor público para o cidadão GESPÚBLICAGESPÚBLICA Políticas Públicas Excelência em Gestão Pública ORGANIZAÇÕES MP/SEGES/DPG-2008

5 Desenho Funcional do GESPÚBLICA GESPUBLICA DPG/SEGES – MP Gerência Executiva Pessoas e organizações voluntárias - RNGP Comitê Gestor do GESPÚBLICA Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão Conselho do PQGF Núcleos Setoriais Órgãos e entidades públicos brasileiros Núcleos Estaduais SOCIEDADE

6 Estratégia Mobilizar pessoas e organizações voluntárias para atuarem como agentes transformadores da gestão pública brasileira. MP/SEGES/DPG-2008

7 Pessoas e organizações voluntárias A atuação voluntária das pessoas é considerada serviço público relevante, não remunerado. Rede Nacional de Gestão Pública MP/SEGES/DPG-2008 Código de Ética

8 Evolução do Modelo de Excelência da Gestão Pública Modelos Internacionais Referenciais Referenciais Teóricos e Normativos (ex. IS O ) MEG Comitê Conceitual Estratégias e Planos 1 Liderança 3 Cidadãos e Sociedad e 6 Processos 5 Pessoas 7 Resultados 4. Informação Veremos no decorrer desta apresentação MP/SEGES/DPG-2008

9 BASES DO MEGP Princípios Constitucionais Modelo de Gestão Pública Pública Fundamentos MP/SEGES/DPG-2008

10 Excelência dirigida ao Cidadão Publicidade Moralidade Eficiência Legalidade Princípios Constitucionais Impessoalidade Ser público MP/SEGES/DPG-2008

11 Gestão baseada em processos e informações Aprendizado organizacional Geração de Valor Foco no Cidadão e na Sociedade Visão de Futuro Comprometimento com as pessoas Cultura da inovação Liderança e constância de propósitos Pensamento Sistêmico Excelência dirigida ao Cidadão MP/SEGES/DPG-2008 Fundamentos Ser contemporâneo Desenvolvimento de Parcerias Responsabilidade Social Controle Social Gestão Participativa

12 Modelo de Excelência em Gestão Pública O Modelo de Excelência em Gestão Pública é o sistema de gestão de referência para as organizações do setor público brasileiro. 2 Estratégias e Planos 1 Liderança 4 Sociedade 7 Processos 6 Pessoas 8 Resultados 5. Informação e conhecimento 3Cidadãos MP/SEGES/DPG-2008

13 Instrumento1000Instrumento1000 Para organizações que atingiram pontuação igual ou superior a 350 pontos. Para organizações que atingiram pontuação igual ou superior a 200 pontos a 200 pontos Para organizações que estão iniciando a implementação da Auto-Avaliação. Instrumento250Instrumento250 Instrumento500Instrumento500 O Sistema de Avaliação Continuada da Gestão Pública: instrumentos MP/SEGES/DPG-2008

14 Ciclo de Melhoria Continuada da Gestão Apoiar a construção de organizações públicas de alto desempenho Desburocratização Gestão do atendimento Prêmio Nacional da Gestão Pública Melhoria contínua do sistema de gestão Modelo de Excelência em Gestão Pública Excelência em gestão Melhoria Melhoria Melhoria Auto-avaliação Auto-avaliação Auto-avaliação MP/SEGES/DPG-2008

15 O Caminho da Excelência Excelência Rumo à Excelência Compromisso com a Excelência Implementan do as práticas de gestão 250 pontos 500 pontos pontos Classe Mundial Estado da arte Figura: evolução e estágios de maturidade da gestão Fonte: FNQ 2006 MP/SEGES/DPG-2008

16 Consiste em mobilizar e capacitar os órgãos e entidades públicos para a implementação de ciclos contínuos de avaliação e planejamento da melhoria dos seus sistemas de gestão. MP/SEGES/DPG-2008 Auto-Avaliação da Gestão Áreas de Atuação

17 Sistema de Avaliação Continuada O CAMINHO DA AUTO-AVALIAÇÃO AutoavaliaçãoAutoavaliação ValidaçãoValidaçãoExecução,MonitoramentoControleExecução,MonitoramentoControlePlanejamentodamelhoria da gestão Planejamentodamelhoria Fonte: GESPÚBLICA MP/SEGES/DPG-2008

18 Áreas de Atuação Avaliação e Premiação da Gestão Realização dos ciclos do Prêmio Nacional da Gestão Pública, com emissão de Relatório de Avaliação das Organizações, por pessoas capacitadas pelo PQGF. MP/SEGES/DPG-2008

19 PRÊMIO NACIONAL DA GESTÃO PÚBLICA Ano 11 Lançamento 1º de agosto de 2008 MP/SEGES/DPG-2008

20 Objetivos do PQGF Objetivos do PQGF A gestão pública a serviço de todos os brasileiros Destacar, reconhecer e premiar as organizações públicas que comprovem, mediante avaliação feita por uma banca examinadora, desempenho institucional compatível com as faixas de reconhecimento e premiação

21 PQGF 2008 / 2009 Categorias: Administração direta e indireta; Poder Legislativo; Poder Judiciário; e Categoria especial. MP/SEGES/DPG-2008

22 PQGF 2008 / 2009 Categoria especial: Saúde foco no atendimento ao cidadão MP/SEGES/DPG-2008

23 GESPÚBLICA Telefone: MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE GESTÃO DEPARTAMENTO DE PROGRAMAS DE GESTÃO


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