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Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização

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Apresentação em tema: "Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização"— Transcrição da apresentação:

1 Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização
GESPÚBLICA Congresso Nacional de Gestão Pública Fortaleza, 30 de Outubro de 2008 Secretaria de Gestão

2 Missão Promover a gestão pública de excelência, visando contribuir para a qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão e para o aumento da competitividade do País. MP/SEGES/DPG-2008

3 Amplitude GESPÚBLICA Excelência Políticas dirigida ao Governamentais
Cidadão GESPÚBLICA Executivo Legislativo Judiciário Federal Estadual Municipal Políticas Governamentais MP/SEGES/DPG-2008

4 GESPÚBLICA Visão MP/SEGES/DPG-2008 Administração Pública
Gestão Pública focada em resultados e orientada para o cidadão Contribuição à Competitividade do país Melhoria da qualidade dos serviços públicos Administração Pública GANHO SOCIAL Criar valor público para o cidadão GESPÚBLICA Políticas Públicas Excelência em ORGANIZAÇÕES MP/SEGES/DPG-2008

5 Desenho Funcional do GESPÚBLICA
Ministro do Planejamento, GESPUBLICA Orçamento e Gestão Conselho do PQGF Comitê Gestor do GESPÚBLICA DPG/SEGES – MP Gerência Executiva Núcleos Estaduais Núcleos Setoriais Pessoas e organizações voluntárias - RNGP Órgãos e entidades públicos brasileiros SOCIEDADE 5

6 Estratégia Mobilizar pessoas e organizações voluntárias para atuarem como agentes transformadores da gestão pública brasileira. MP/SEGES/DPG-2008

7 Rede Nacional de Gestão Pública
Pessoas e organizações voluntárias Código de Ética A atuação voluntária das pessoas é considerada serviço público relevante, não remunerado. MP/SEGES/DPG-2008

8 Veremos no decorrer desta apresentação
Evolução do Modelo de Excelência da Gestão Pública Modelos Internacionais Referenciais Referenciais Teóricos e Normativos (ex. ISO) 2 Estratégias e Planos 1 Liderança 3 Cidadãos e Sociedade 6 Processos 5 Pessoas 7 Resultados 4. Informação MEG Comitê Conceitual Veremos no decorrer desta apresentação 2008 MP/SEGES/DPG-2008 8

9 Princípios Constitucionais
BASES DO MEGP Modelo de Gestão Pública Fundamentos Princípios Constitucionais MP/SEGES/DPG-2008

10 Excelência dirigida ao Cidadão
Princípios Constitucionais Publicidade Impessoalidade Excelência dirigida ao Cidadão Moralidade Eficiência Legalidade Ser público MP/SEGES/DPG-2008

11 Ser contemporâneo Fundamentos Excelência dirigida ao Cidadão
Pensamento Sistêmico Cultura da inovação Desenvolvimento de Parcerias Controle Social Geração de Valor Comprometimento com as pessoas Excelência dirigida ao Cidadão Gestão Participativa Liderança e constância de propósitos Foco no Cidadão e na Sociedade Responsabilidade Social Aprendizado organizacional Visão de Futuro Gestão baseada em processos e informações Ser contemporâneo MP/SEGES/DPG-2008

12 Modelo de Excelência em Gestão Pública
O Modelo de Excelência em Gestão Pública é o sistema de gestão de referência para as organizações do setor público brasileiro. 3 Cidadãos 6 Pessoas 2 Estratégias e Planos 1 8 Liderança Resultados 4 7 Sociedade Processos 5. Informação e conhecimento MP/SEGES/DPG-2008 12

13 O Sistema de Avaliação Continuada da Gestão Pública: instrumentos
1000 Para organizações que atingiram pontuação igual ou superior a 350 pontos. Instrumento 500 Para organizações que atingiram pontuação igual ou superior a 200 pontos Para organizações que estão iniciando a implementação da Auto-Avaliação. Instrumento 250 MP/SEGES/DPG-2008 13

14 Ciclo de Melhoria Continuada da Gestão
Apoiar a construção de organizações públicas de alto desempenho Prêmio Nacional da Gestão Pública Melhoria contínua do sistema de gestão Modelo de Excelência em Gestão Pública Excelência em gestão Melhoria Auto-avaliação Gestão do atendimento Desburocratização MP/SEGES/DPG-2008

15 O Caminho da Excelência
Estado da arte Classe Mundial Excelência 1.000 pontos Rumo à Excelência Implementando as práticas de gestão 500 pontos 250 pontos Compromisso com a Excelência Figura: evolução e estágios de maturidade da gestão Fonte: FNQ 2006 MP/SEGES/DPG-2008

16 Auto-Avaliação da Gestão
Áreas de Atuação Auto-Avaliação da Gestão Consiste em mobilizar e capacitar os órgãos e entidades públicos para a implementação de ciclos contínuos de avaliação e planejamento da melhoria dos seus sistemas de gestão. MP/SEGES/DPG-2008

17 O CAMINHO DA AUTO-AVALIAÇÃO
Sistema de Avaliação Continuada O CAMINHO DA AUTO-AVALIAÇÃO Auto avaliação Validação Planejamento da melhoria da gestão Execução, Monitoramento Controle Fonte: GESPÚBLICA MP/SEGES/DPG-2008

18 Avaliação e Premiação da Gestão
Áreas de Atuação Avaliação e Premiação da Gestão Realização dos ciclos do Prêmio Nacional da Gestão Pública, com emissão de Relatório de Avaliação das Organizações, por pessoas capacitadas pelo PQGF. MP/SEGES/DPG-2008

19 PRÊMIO NACIONAL DA GESTÃO PÚBLICA Lançamento 1º de agosto de 2008
Ano 11 Lançamento 1º de agosto de 2008 MP/SEGES/DPG-2008

20 Destacar, reconhecer e premiar as organizações públicas
Objetivos do PQGF Destacar, reconhecer e premiar as organizações públicas que comprovem, mediante avaliação feita por uma banca examinadora, desempenho institucional compatível com as faixas de reconhecimento e premiação A gestão pública a serviço de todos os brasileiros

21 PQGF 2008 / 2009 Categorias: Administração direta e indireta;
Poder Legislativo; Poder Judiciário; e Categoria especial. MP/SEGES/DPG-2008

22 foco no atendimento ao cidadão
PQGF 2008 / 2009 Categoria especial: Saúde foco no atendimento ao cidadão MP/SEGES/DPG-2008

23 GESPÚBLICA www.gespublica.gov.br
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE GESTÃO DEPARTAMENTO DE PROGRAMAS DE GESTÃO Telefone:


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