A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REVOLUÇÃO CUBANA O SONHO DE INDEPENDÊNCIA. CUBA, UM PAÍS AMORDAÇADO TORNOU-SE UMA DAS PRIMEIRAS COLÔNIAS ESPANHOLAS DA AMÉRICA. TORNOU-SE UMA DAS PRIMEIRAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REVOLUÇÃO CUBANA O SONHO DE INDEPENDÊNCIA. CUBA, UM PAÍS AMORDAÇADO TORNOU-SE UMA DAS PRIMEIRAS COLÔNIAS ESPANHOLAS DA AMÉRICA. TORNOU-SE UMA DAS PRIMEIRAS."— Transcrição da apresentação:

1 REVOLUÇÃO CUBANA O SONHO DE INDEPENDÊNCIA

2

3 CUBA, UM PAÍS AMORDAÇADO TORNOU-SE UMA DAS PRIMEIRAS COLÔNIAS ESPANHOLAS DA AMÉRICA. TORNOU-SE UMA DAS PRIMEIRAS COLÔNIAS ESPANHOLAS DA AMÉRICA. NO FINAL DO SÉCULO XIX, FOI ALVO DE CRESCENTE INTERESSE PARA OS ESTADOS UNIDOS. NO FINAL DO SÉCULO XIX, FOI ALVO DE CRESCENTE INTERESSE PARA OS ESTADOS UNIDOS. A LUTA PELA INDEPENDÊNCIA FOI LONGA, PELO FATO DA BURGUESIA DO PAÍS, MANTER ESTREITAS RELAÇÕES ECONÔMICAS COM A ESPANHA E OS ESTADOS UNIDOS. A LUTA PELA INDEPENDÊNCIA FOI LONGA, PELO FATO DA BURGUESIA DO PAÍS, MANTER ESTREITAS RELAÇÕES ECONÔMICAS COM A ESPANHA E OS ESTADOS UNIDOS.

4 O INÍCIO DAS LUTAS PELA INDEPENDÊNCIA COMEÇOU EM 1868, QUANDO SE FORMOU UM EXÉRCITO DE LIBERTAÇÃO LIDERADO POR ANTÔNIO MACEO. DEPOIS DE DEZ ANOS DE LUTA, O MOVIMENTO FOI DOMINADO. COMEÇOU EM 1868, QUANDO SE FORMOU UM EXÉRCITO DE LIBERTAÇÃO LIDERADO POR ANTÔNIO MACEO. DEPOIS DE DEZ ANOS DE LUTA, O MOVIMENTO FOI DOMINADO. EM 1895, O POETA E REVOLUCIONÁRIO JOSÉ MARTÍ DESEMBARCOU EM CUBA, DISPOSTO A LUTAR PELA INDEPENDÊNCIA DOS CUBANOS, SENDO MORTO UM MÊS APÓS O INÍCIO DA LUTA. EM 1895, O POETA E REVOLUCIONÁRIO JOSÉ MARTÍ DESEMBARCOU EM CUBA, DISPOSTO A LUTAR PELA INDEPENDÊNCIA DOS CUBANOS, SENDO MORTO UM MÊS APÓS O INÍCIO DA LUTA.

5 O DOMÍNIO DOS ESTADOS UNIDOS SOBRE CUBA O GOVERNO NORTE-AMERICANO TINHA INTERESSE EM CONTROLAR CUBA E AFASTAR O DOMÍNIO ESPANHOL, E PARA ISSO NÃO QUERIA UM GOVERNO CUBANO TOTALMENTE INDEPENDENTE. O GOVERNO NORTE-AMERICANO TINHA INTERESSE EM CONTROLAR CUBA E AFASTAR O DOMÍNIO ESPANHOL, E PARA ISSO NÃO QUERIA UM GOVERNO CUBANO TOTALMENTE INDEPENDENTE. DEPOIS DE UMA GUERRA DE TRÊS MESES COM OS ESTADOS UNIDOS, A ESPANHA, DERROTADA, DEIXOU SUAS COLÔNIAS PARA O VENCEDOR. DEPOIS DE UMA GUERRA DE TRÊS MESES COM OS ESTADOS UNIDOS, A ESPANHA, DERROTADA, DEIXOU SUAS COLÔNIAS PARA O VENCEDOR.

6 A DITADURA DE FULGÊNCIO BATISTA BATISTA, QUE LIDERAVA UM GRUPO DE MILITARES, SE APROVEITOU DA REVOLTA POPULAR E PASSOU A SER O HOMEM FORTE DO PAÍS. BATISTA, QUE LIDERAVA UM GRUPO DE MILITARES, SE APROVEITOU DA REVOLTA POPULAR E PASSOU A SER O HOMEM FORTE DO PAÍS. ENTRE 1940 e 1944, BATISTA EXERCEU A PRESIDÊNCIA DE CUBA CONSOLIDANDO O SEU PODER. ENTRE 1940 e 1944, BATISTA EXERCEU A PRESIDÊNCIA DE CUBA CONSOLIDANDO O SEU PODER. OS GOVERNANTES DAVAM AS COSTAS ÀS NECESSIDADES DO POVO, PROPORCIONANDO ASSIM, O SURGIMENTO DE GRUPOS OPERÁRIOS E ESTUDANTES DISPOSTOS A MUDAR ESSA SITUAÇÃO. OS GOVERNANTES DAVAM AS COSTAS ÀS NECESSIDADES DO POVO, PROPORCIONANDO ASSIM, O SURGIMENTO DE GRUPOS OPERÁRIOS E ESTUDANTES DISPOSTOS A MUDAR ESSA SITUAÇÃO. EM 1944 ACABA O MANDATO DE BATISTA. EM 1944 ACABA O MANDATO DE BATISTA.

7 FIDEL CASTRO SAI DA PRISÃO CUBANA PASSADOS DOIS ANOS DO ATAQUE AO QUARTEL MONCADA.

8 DO MÉXICO À SIERRA MAESTRA NO COMEÇO DE JULHO DE 1955, OITENTA E DOIS CUBANOS PARTIRAM PARA O MÉXICO.LÁ SE ENCONTRAVAM MUITOS REFUGIADOS CUBANOS E VÁRIOS FORAM RECRUTADOS PARA O MOVIMENTO 26 DE JULHO. NO COMEÇO DE JULHO DE 1955, OITENTA E DOIS CUBANOS PARTIRAM PARA O MÉXICO.LÁ SE ENCONTRAVAM MUITOS REFUGIADOS CUBANOS E VÁRIOS FORAM RECRUTADOS PARA O MOVIMENTO 26 DE JULHO. ENTRE OS NOVOS MEMBROS ESTAVA O MÉDICO ARGENTINO ERNESTO GUEVARA, CONHECIDO COMO CHE GUEVARA. ENTRE OS NOVOS MEMBROS ESTAVA O MÉDICO ARGENTINO ERNESTO GUEVARA, CONHECIDO COMO CHE GUEVARA. NA NOITE DE 24 DE NOVEMBRO DE 1956, OS HOMENS DO MOVIMENTO 26 DE JULHO ZARPARAM DO MÉXICO COM O OBJETIVO DE DESEMBARCAR NA REGIÃO ORIENTAL CUBANA E ATINGIR O CONJUNTO DE MONTANHAS, CONHECIDO COMO SIERRA MAESTRA(SERRA MESTRA), ONDE COMEÇARIA O MOVIMENTO REVOLUCIONÁRIO. NA NOITE DE 24 DE NOVEMBRO DE 1956, OS HOMENS DO MOVIMENTO 26 DE JULHO ZARPARAM DO MÉXICO COM O OBJETIVO DE DESEMBARCAR NA REGIÃO ORIENTAL CUBANA E ATINGIR O CONJUNTO DE MONTANHAS, CONHECIDO COMO SIERRA MAESTRA(SERRA MESTRA), ONDE COMEÇARIA O MOVIMENTO REVOLUCIONÁRIO.

9 OS COMBATENTES DE CHE FAZEM DESCARRILHAR UM TREM BLINDADO DO GOVERNO QUE TRANSPORTA ARMAS E TROPAS DE REFORÇO PARA OS EFETIVOS DO EXÉRCITO SITIADOS EM SANTA CLARA.

10 A QUEDA DE BATISTA UMA CONTRA OFENSIVA RELÂMPAGO DO EXÉRCITO REBELDE FOI PLANEJADA PARA SE APOSSAR DEFINITIVAMENTE DA PROVÍNCIA DO ORIENTE. UMA CONTRA OFENSIVA RELÂMPAGO DO EXÉRCITO REBELDE FOI PLANEJADA PARA SE APOSSAR DEFINITIVAMENTE DA PROVÍNCIA DO ORIENTE. EM DEZEMBRO DE 1958, A SITUAÇÃO DO EXÉRCITO OFICIAL ERA DESESPERADORA. A IMPORTANTE FORTALEZA DE SANTA CLARA CAIU NAS MÃOS DOS REBELDES COMANDADOS POR CHE GUEVARA EM 18 DE DEZEMBRO E ABRIU CAMINHO PARA A TOMADA DO PAÍS. EM DEZEMBRO DE 1958, A SITUAÇÃO DO EXÉRCITO OFICIAL ERA DESESPERADORA. A IMPORTANTE FORTALEZA DE SANTA CLARA CAIU NAS MÃOS DOS REBELDES COMANDADOS POR CHE GUEVARA EM 18 DE DEZEMBRO E ABRIU CAMINHO PARA A TOMADA DO PAÍS. NA MADRUGADA DE 1º DE JANEIRO DE 1959, O PRESIDENTE FUGIU DE CUBA, DANDO POR FIM, A SANGRENTA DITADURA BATISTA. NA MADRUGADA DE 1º DE JANEIRO DE 1959, O PRESIDENTE FUGIU DE CUBA, DANDO POR FIM, A SANGRENTA DITADURA BATISTA.

11 ERNESTO CHE GUEVARA, FAZENDO UM DISCURSO.

12 FIDEL CASTRO EM DISCURSO, UMA SEMANA APÓS A SAÍDA DE FULGÊNCIO BATISTA.

13 A REVOLUÇÃO NUMA ENCRUZILHADA O MOVIMENTO 26 DE JULHO PRETENDIA LIMITAR A PRESENÇA ESTRANGEIRA NA ECONOMIA DO PAÍS, REALIZAR A REFORMA AGRÁRIA E IMPLANTAR UMA VERDADEIRA DEMOCRACIA. O MOVIMENTO 26 DE JULHO PRETENDIA LIMITAR A PRESENÇA ESTRANGEIRA NA ECONOMIA DO PAÍS, REALIZAR A REFORMA AGRÁRIA E IMPLANTAR UMA VERDADEIRA DEMOCRACIA. NO DIA 17 DE MAIO DE 1959, FOI ANUNCIADA A LEI DE REFORMA AGRÁRIA, HAVENDO O PROTESTO DOS GRANDES PROPRIETÁRIOS. NO DIA 17 DE MAIO DE 1959, FOI ANUNCIADA A LEI DE REFORMA AGRÁRIA, HAVENDO O PROTESTO DOS GRANDES PROPRIETÁRIOS. A REVOLUÇÃO ESTAVA NUMA ENCRUZILHADA -- A REFORMA AGRÁRIA ENTRARIA EM CHOQUE COM O INTERESSE DOS E.A.U A REVOLUÇÃO ESTAVA NUMA ENCRUZILHADA -- A REFORMA AGRÁRIA ENTRARIA EM CHOQUE COM O INTERESSE DOS E.A.U NOVAS MEDIDAS FORAM TOMADAS PELO GOVERNO PARA APROFUNDAR A REFORMA AGRÁRIA E NÃO RECUAR: NOVAS MEDIDAS FORAM TOMADAS PELO GOVERNO PARA APROFUNDAR A REFORMA AGRÁRIA E NÃO RECUAR: # A EXPROPRIAÇÃO DAS FAZENDAS MÉDIAS # O MAIOR CONTROLE SOBRE AS PROPRIEDADES ESTRANGEIRAS

14 OS ESTADOS UNIDOS E A REVOLUÇÃO CUBANA A POLITÍCA DE MUDANÇAS ADOTADA PELO GOVERNO REVOLUCIONÁRIO, CHOCAVA-SE COM OS TRADICIONAIS INTERESSES DOS ESTADOS UNIDOS. A POLITÍCA DE MUDANÇAS ADOTADA PELO GOVERNO REVOLUCIONÁRIO, CHOCAVA-SE COM OS TRADICIONAIS INTERESSES DOS ESTADOS UNIDOS. OS ESTADOS UNIDOS SUSPENDE A IMPORTAÇÃO DO AÇUCAR CUBANO. OS ESTADOS UNIDOS SUSPENDE A IMPORTAÇÃO DO AÇUCAR CUBANO. A UNIÃO SOVIÉTICA OFERECEU APOIO, PASSANDO A COMPRAR O AÇUCAR REJEITADO PELOS E.U.A. A UNIÃO SOVIÉTICA OFERECEU APOIO, PASSANDO A COMPRAR O AÇUCAR REJEITADO PELOS E.U.A. EM ABRIL DE 1961, O PRESIDENTE JOHN KENNEDY ORDENA O ATAQUE A CUBA, TENDO PORÉM, UM COMPLETO FRACASSO. EM ABRIL DE 1961, O PRESIDENTE JOHN KENNEDY ORDENA O ATAQUE A CUBA, TENDO PORÉM, UM COMPLETO FRACASSO. NO DIA 1º DE MAIO DE 1961, EM RESPOSTA ÀS AGRESSÕES DOS E.U.A, FIDEL CASTRO DECLAROU QUE CUBA SE TORNARA UM PAÍS SOCIALISTA. NO DIA 1º DE MAIO DE 1961, EM RESPOSTA ÀS AGRESSÕES DOS E.U.A, FIDEL CASTRO DECLAROU QUE CUBA SE TORNARA UM PAÍS SOCIALISTA.

15 O POVO SABE DE QUE LADO FICAR

16 A REVOLUÇÃO SOCIALISTA O BLOQUEIO ECONÔMICO DECRETADO PELOS E.U.A, ACARRETOU GRANDES DIFICULDADES PARA OS CUBANOS. O BLOQUEIO ECONÔMICO DECRETADO PELOS E.U.A, ACARRETOU GRANDES DIFICULDADES PARA OS CUBANOS. POUCO A POUCO CUBA VAI CRIANDO CONDIÇÕES PARA MELHORAR A VIDA DE SUA POPULAÇÃO. POUCO A POUCO CUBA VAI CRIANDO CONDIÇÕES PARA MELHORAR A VIDA DE SUA POPULAÇÃO. MILHARES DE ESCOLAS FORAM CONSTRUIDAS. MILHARES DE ESCOLAS FORAM CONSTRUIDAS. INICIARAM-SE IMPORTANTES TRANSFORMAÇÕES SOCIALISTAS NA ECONOMIA, VISANDO MODIFICAR O MODELO DE DESENVOLVIMENTO DO PAÍS. INICIARAM-SE IMPORTANTES TRANSFORMAÇÕES SOCIALISTAS NA ECONOMIA, VISANDO MODIFICAR O MODELO DE DESENVOLVIMENTO DO PAÍS. GRANDES CAMPANHAS DE SAÚDE E A GARANTIA DE ALIMENTOS MELHORARAM A VIDA DE MILHÕES DE CUBANOS. GRANDES CAMPANHAS DE SAÚDE E A GARANTIA DE ALIMENTOS MELHORARAM A VIDA DE MILHÕES DE CUBANOS. CHE GUEVARA TENTOU CONSTRUIR UM CENTRO DE TREINAMENTO PARA NOVAS GUERRILHAS NAS SELVAS. CHE GUEVARA TENTOU CONSTRUIR UM CENTRO DE TREINAMENTO PARA NOVAS GUERRILHAS NAS SELVAS. 8 DE OUTUBRO DE 1967 – CHE É ASSASSINADO. 8 DE OUTUBRO DE 1967 – CHE É ASSASSINADO.

17 FIDEL CASTRO NO PODER COM A VITÓRIA DA REVOLUÇÃO, FIDEL CASTRO TORNA-SE LÍDER DE CUBA COM A VITÓRIA DA REVOLUÇÃO, FIDEL CASTRO TORNA-SE LÍDER DE CUBA DITADURA NA ILHA: OPOSITORES POLÍTICOS SÃO CENSURADOS E AS ELEIÇÕES PASSAM A SER CONTROLADAS POR UM PARTIDO ÚNICO DITADURA NA ILHA: OPOSITORES POLÍTICOS SÃO CENSURADOS E AS ELEIÇÕES PASSAM A SER CONTROLADAS POR UM PARTIDO ÚNICO CRISE NOS PAÍSES DE ECONOMIA SOCIALISTA DO LESTE EUROPEU – URSS PRINCIPALMENTE – ABALA PROFUNDAMENTE A ECONOMIA CUBANA CRISE NOS PAÍSES DE ECONOMIA SOCIALISTA DO LESTE EUROPEU – URSS PRINCIPALMENTE – ABALA PROFUNDAMENTE A ECONOMIA CUBANA COM A CRISE E O BLOQUEIO DOS E.U.A, INICIA- SE EM CUBA UMA ABERTURA AO CAPITALISMO COM A CRISE E O BLOQUEIO DOS E.U.A, INICIA- SE EM CUBA UMA ABERTURA AO CAPITALISMO

18 DIRCURSO DE FIDEL,

19 AS ARMAS NÃO SÃO AS COISAS MAIS IMPORTANTES DO MUNDO; A MORAL DOS HOMENS QUE LUTAM PELOS SEUS IDEAIS É MAIS IMPORTANTE QUE TODAS AS ARMAS. AS ARMAS NÃO SÃO AS COISAS MAIS IMPORTANTES DO MUNDO; A MORAL DOS HOMENS QUE LUTAM PELOS SEUS IDEAIS É MAIS IMPORTANTE QUE TODAS AS ARMAS. FIDEL CASTRO FIDEL CASTRO

20 MUITOS ME CHAMARÃO DE AVENTUREIRO,E SOU, SÓ QUE DE UM TIPO DIFERENTE. SOU DOS QUE PÕEM A VIDA EM RISCO PARA DEMONSTRAR MUITOS ME CHAMARÃO DE AVENTUREIRO,E SOU, SÓ QUE DE UM TIPO DIFERENTE. SOU DOS QUE PÕEM A VIDA EM RISCO PARA DEMONSTRAR SUAS VERDADES. CHE GUEVARA CHE GUEVARA


Carregar ppt "REVOLUÇÃO CUBANA O SONHO DE INDEPENDÊNCIA. CUBA, UM PAÍS AMORDAÇADO TORNOU-SE UMA DAS PRIMEIRAS COLÔNIAS ESPANHOLAS DA AMÉRICA. TORNOU-SE UMA DAS PRIMEIRAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google