A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REVISÃO PARA O ENADE PROFESSOR: JOSÉ MARCOS DE OLIVEIRA CRUZ

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REVISÃO PARA O ENADE PROFESSOR: JOSÉ MARCOS DE OLIVEIRA CRUZ"— Transcrição da apresentação:

1 REVISÃO PARA O ENADE PROFESSOR: JOSÉ MARCOS DE OLIVEIRA CRUZ
DISCIPLINA: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO TEMÁTICA: DESENVOLVIMENTO HUMANO: FUNDAMENTOS, TEORIAS E PESQUISA

2 NOTA INTRODUTÓRIA Desenvolvimento
Palacios (1995) refere-se aos processos de mudanças psicológicas que ocorrem nas pessoas ao longo de sua vida humana. As mudanças que interessam aos psicólogos do desenvolvimento são aquelas que se relacionam: Aos processos de desenvolvimentos das pessoas; Aos seus processos e crescimento e; As suas experiências vitais significantes.

3 FATORES Três grandes fatores se relacionam com essas mudanças:
A etapa da vida em que a pessoa se encontra; As circunstâncias culturais, históricas e sociais nas quais sua existência transcorre e; As experiências particulares privadas de cada um e não generalizáveis as outras pessoas.

4 Grandes linhas teóricas da psicologia do desenvolvimento
J. Locke ( ) Empirista/mecanicista; Tabula rasa; Influencia ainda hoje algumas correntes da psicologia do desenvolvimento, como a condutista. Rousseau ( ) Inatismo; Primeiro a apresentar uma divisão de infância em estágios; Influencia a corrente organicista da psicologia do desenvolvimento.

5 TEORIA DO CICLO VITAL Fundamentos
Critica os modelos mecanicista e organicistas; Concebe o desenvolvimento de forma menos restrita que as concepções tradicionais, mais sensíveis aos aspectos evolutivos que a mecanicista, mais sensível à influência do meio que a organicista, mais preocupada com o papel da cultura; Lança um novo olhar acerca do desenvolvimento humano; Compreende que todas as etapas do desenvolvimento humano são importantes.

6 Piaget: aprendizagem segue-se ao desenvolvimento
Concepção sobre desenvolvimento em psicologia D A Piaget: aprendizagem segue-se ao desenvolvimento DA James: a aprendizagem é o desenvolvimento

7 transferidos ao nível geral
Thorndike: o desenvolvimento é a soma das aprendizagens específicas M A D Koffka: O desenvolvimento é a interação entre maturação e aprendizagem, transferidos ao nível geral

8 Aprendizagem dentro da ZDP
D-R ZDP D Aprendizagem dentro da ZDP Vygotsky: o desenvolvimento segue-se à aprendizagem, que cria a área de desenvolvimento potencial com ajuda da mediação social e instrumental.

9 TRÊS MODELOS DESENVOLVIMENTO
FREUD - PSICOSSEXUAL PIAGET- COGNITIVO VYGOTSKY – HISTÓRICO-SOCIAL

10 Fases do desenvolvimento psicossexual, segundo a psicanálise
FREUD Fases do desenvolvimento psicossexual, segundo a psicanálise Idade Fase Fonte de prazer 1º ano Oral Prazer derivado dos lábios e bocas: sugar, comer, chupar o dedo, morder. 2º anos Anal Prazer derivado da retenção e expulsão das fezes e também do controle muscular. 3º - 5º anos Fálica Prazer derivado da estimulação genital e fantasias associadas. Complexo de Édipo: interesse sexual do menino pela mãe e da menina pelo pai. 6º - 12º anos Latência Com a repressão temporária dos interesses sexuais, o prazer deriva do mundo externo, da curiosidade, do conhecimento etc., como gratificações substitutas. 12º Genital Prazer derivado das relações sexuais cm companheiros .

11 Fase do desenvolvimento segundo Piaget
Idade Período Características 0 – 2 anos Sensório-motor Desenvolvimento da consciência do próprio corpo, diferenciado do restante do mundo físico. Desenvolvimento da inteligência em três estágios: reflexos de fundo hereditário, organização das percepções e hábitos e inteligência prática. 2 – 7 anos Pré-operatório Desenvolvimento da linguagem, com três conseqüências para a vida mental: a) socialização da ação, com trocas entres os indivíduos; b) desenvolvimento do pensamento; c) finalismo (porquês) e c) desenvolvimento da intuição. 7 – 12 anos Das operações concretas Desenvolvimento do pensamento lógico sobre coisas concretas; compreensão das relações entre coisas e capacidade para classificar objetos; superação do egocentrismo da linguagem; aparecimento das noções de conservação de substância, peso e volume. 12 anos em diante Das operações formais Desenvolvimento da capacidade para construir sistemas e teorias abstratos, para formar e entender conceitos de amor, justiça democracia, etc., do pensamento concreto, sobre coisas, para o pensamento abstrato, hipotético-dedutivo, isto é, o indivíduo se torna capaz de chegar a conclusões a partir de hipóteses.

12 VYGOTSKY ZDP ANTES DA MEDIAÇÃO Z D P

13 ZDP APÓS MEDIAÇÃO Z D P

14 Processos e métodos básicos de pesquisa
Segundo Palacios (1995), os psicólogos do desenvolvimento dispõem de uma variedade de recursos metodológicos de pesquisa, tais como: Observação Experimentação Estudos prolongados de casos individuais

15 MÉTODOS DE PESQUISA EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Longitudinal Transversal Seqüencial

16 ENFOQUES CONTEMPORÂNEOS EM PESQUISA DO DESENVOLVIMENTO
Etológica Ambientalista (Ecológica) Cognitivo-evolutiva, processamento da informação Histórico-cultural

17 ETOLÓGICA Reconceitua a noção ambiente de adaptação;
Ressalta a conexão do desenvolvimento da espécie (filogênese) com o desenvolvimento do indivíduo (ontogênese). Destaca a importância das investigações que buscam seus dados na observação da conduta no meio em que se produz, embora não deixem de recorrer a outros procedimentos de estudos. Pratica estudos naturalistas, ou seja, tratam de observar os fatos da forma como são produzidos naturalmente, procurando afetá-los o mínimo possível pelo fato de estudá-lo. Principais temas pesquisados: Interação social criança-crianca, agressividade, Brincadeiras.

18 AMBIENTALISTA (ECOLÓGICA)
Considera a multiplicidade de influências que recaem sobre a criança e o adolescente ao longo de seu desenvolvimento; Todos que fazem parte do ciclo de convívio da criança afeta no seus desenvolvimento e não apenas mãe; Entende que os sujeitos se afetam num sentido bidirecional; Principais temas pesquisados: Fatores que determinam o desenvolvimento social da criança.

19 COGNITIVO-EVOLUTIVA, PROCESSAMENTO DA INFORMAÇÃO
As mais ativas e produtivas na década de oitenta; Estas perspectivas se adentrou profundamente no estudo de processos cognitivos básicos tais como a percepção, a atenção, a memória, o raciocínio, a resolução de problemas, etc. Principais temas pesquisados: percepção, crenças.

20 HISTÓRICO-CULTURAL Tem ganhado muito destaque nos últimos anos;
Ressalta o papel histórico e culturalmente mediado; A criança recebe dos que a cercam uma série de instrumentos e estratégias psicológicas, dos quais vai se apropriar através de um processo de internalização; A linguagem é um poderoso recurso instrumental que reflete a realidade e permite refletir sobre a mesma. A construção do psiquismo vai do social ao individual, do interpessoal ao intrapessoal. Temas de pesquisa: interação social.

21 Palavra Final O SER HUMANO É COMPOSTO POR ASPECTOS BIOPSICOSSOCIAL. ASSIM, QUALQUER ANÁLISE ACERCA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO DEVE TER COM PARÂMETRO ESSAS TRÊS DIMENSÕES, DO CONTRÁRIO, CORREMOS SÉRIOS RISCO DE FRAGMENTAR O SUJEITO.

22 VEJAMOS ALGUMAS QUESTÕES DOS ÚLTIMOS PROVÕES

23 Segundo Jean Piaget, o sujeito epistêmico é
o sujeito em si, independente do objeto. (B) determinado pelo objeto, no decorrer do desenvolvimento. (C)) o que é comum a todos os sujeitos do conhecimento. (D) idêntico ao sujeito transcendental kantiano. (E) cada sujeito do conhecimento, tomado individualmente.

24 O conceito de "zona de desenvolvimento proximal", de Vygotsky, traz conseqüências relevantes para a escolarização, permitindo afirmar que o bom ensino se pospõe ao desenvolvimento e o professor só deve agir quando solicitado pela criança. (B)) se antecipa ao desenvolvimento e o professor tem um papel primordial no auxílio à criança. (C) é simultâneo ao desenvolvimento e o professor só auxilia a criança a partir de situações-problema. (D) se pospõe ao desenvolvimento e o auxilio do professor está condicionado a bons resultados em testes de desenvolvimento. (E) se antecipa ao desenvolvimento e o professor deve atuar quando solicitado pela criança

25 Segundo Jean Piaget, a "função semiótica" refere-se à Capacidade
(A) inata da criança para representar objetos ausentes por meio de símbolos, isto é, significados análogos aos seus significantes. (B)) adquirida pela criança para representar objetos ausentes, por meio de símbolos ou signos, isto é, significados diferenciados de seus significantes. (C) adquirida pela criança para representar objetos ausentes, por meio de índices, isto é, significados diferenciados de seus significantes. (D) inata da criança para representar objetos ausentes, por meio de signos, isto é, significados análogos aos seus significantes. (E) adquirida pela criança para representar objetos ausentes, por meio de sinais presentes no processo imitativo.

26 As relações entre pensamento e linguagem são um tema dominante no âmbito dos trabalhos de L.S. Vygotsky. De acordo com sua perspectiva teórica, é correto afirmar que (A) o desenvolvimento do pensamento processa-se por uma gradual socialização dos estados mentais mais íntimos, sendo o discurso egocêntrico anterior ao discurso social. (B) o discurso egocêntrico diminui conforme a criança constrói o pensamento lógico, já que é uma expressão do pensamento egocêntrico anterior. (C) o movimento evolutivo inicia-se pelo desenvolvimento do pensamento e da fala egocêntrica para chegar, apenas posteriormente, à fala social. (D)) as funções primordiais da linguagem são a comunicação e o contato social, sendo que a fala mais primitiva das crianças é uma fala essencialmente social. (E) a fala socializada expressa o desenvolvimento do pensamento lógico e não é a causa desse desenvolvimento.

27 Considerando a epistemologia genética de Jean Piaget, são critérios para definir os estágios da inteligência: (A) as estruturas de conjunto são, em cada nível, a soma das estruturas dos níveis anteriores. As estruturas de nível inferior não participam da estrutura de conjunto do nível seguinte. (B) as novas estruturas recém-construídas para cada estágio substituem as do nível anterior. A estrutura de conjunto do novo estágio é responsável apenas pelas novas construções e não tem relação com as estruturas anteriores. (C) as estruturas de conjunto dependem exclusivamente do equilíbrio entre assimilação e acomodação, somente no estágio mais avançado. A nova estrutura de conjunto substitui a estrutura de conjunto do estágio anterior. (D)) há uma estrutura de conjunto em cada estágio, responsável pela organização da atividade e do conhecimento do sujeito. A relação entre uma estrutura de nível superior e as de nível inferior é de integração. (E) as novas estruturas no novo estágio não necessitam das estruturas dos níveis anteriores para funcionar. A estrutura de conjunto organiza, no novo nível, somente as novas construções efetuadas pelo sujeito.

28 Vygotsky analisa a relação entre aprendizagem e desenvolvimento
Vygotsky analisa a relação entre aprendizagem e desenvolvimento. O autor considera que a melhor definição para esta relação é: aprendizagem e desenvolvimento são processos independentes, que ocorrem em paralelo, ou seja, aprendizagem não participa ativamente no processo de desenvolvimento da criança. (B) aprendizagem e desenvolvimento são processos absolutamente dependentes, isto é, aprendizagem é desenvolvimento. (C) aprendizagem e desenvolvimento são processos ora dependentes, ora independentes, o que implica uma teoria dualista de desenvolvimento infantil. (D) o processo de desenvolvimento é posterior ao processo de aprendizagem, não havendo qualquer relação desses processos com a área de desenvolvimento potencial da criança. (E)) o processo de desenvolvimento não coincide com o processo de aprendizagem; o processo de desenvolvimento segue o processo de aprendizagem, criando a área de desenvolvimento potencial.

29 Jean Piaget elaborou um método de investigação do desenvolvimento infantil denominado método clínico experimental. Este método consiste basicamente em (A) estudo detalhado e sistemático da personalidade da criança, analisando as etapas de desenvolvimento infantil: período sensório-motor, pré-operatório e operatório. (B) um estudo preliminar da lógica infantil, possibilitando a divisão do desenvolvimento em etapas, a saber: pré-operatória, operatória concreta e formal. (C)) estudo detalhado e sistemático da percepção e da lógica infantis com especial destaque ao processo de equilibração. (D) conjunto de provas e testes de mensuração da inteligência infantil, com objetivo de classificar as crianças em diferentes grupos: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. (E) conjunto de provas classificatórias e operatórias de avaliação de desempenho da criança para atender as demandas educacionais.


Carregar ppt "REVISÃO PARA O ENADE PROFESSOR: JOSÉ MARCOS DE OLIVEIRA CRUZ"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google