A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Parâmetros Curriculares – Língua Portuguesa, Matemática e EJA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Parâmetros Curriculares – Língua Portuguesa, Matemática e EJA"— Transcrição da apresentação:

1 Parâmetros Curriculares – Língua Portuguesa, Matemática e EJA
Currículo e Elaboração de Currículos

2 Currículo é o “conjunto de todas as experiências escolares de conhecimento proporcionadas aos/às estudantes; por- tanto, se constrói na instituição escolar, nos acordos e conflitos diários no inte- rior dessas instituições. Se o currículo, evidentemente, é algo que se constrói, seus conteúdos e sua forma última não podem ser indiferentes aos contextos nos quais se configura.”

3 Crise da modernidade  fragmentação
Trabalho Sociedade Estado Conhecimento Falência de paradigmas Descentralização  autonomia  novas formas de coordenação e controle

4 Informática e Comunicação em Tempo Real  a Sociedade do Conhecimento
- Divisões dicotômicas - Disciplinas - Objeto estanque - Sentido único linear - Objetividade radical - Razão técnica - Oposição ao senso comum - Neutralidade - Esmaecimento de limites - Saberes - Multidimensionalidade Múltiplas conexões Reconhecimento do Sujeito Razão comunicativa Reconhecimento do senso comum Admissão das relações saber/ poder

5 Conhecimento Científico e Conhecimento Escolar
Reconhecimento e valorização das experiências prévias Aprendizagem ativa e interativa Interdisciplinaridade como construção do estudante Dimensão política e direito a ter direitos Ampliação do universo cultural Autoestima e crescimento pessoal

6 A METÁFORA DA REDE Hierarquias versus Solidariedade.
Totalidades complexas: heterogeneidade e incerteza - descentralização e autonomia. Construção de identidades Princípios de uma “Ecologia da ação”: 1) Impossibilidade de prever resultados “fechados”; 2) Estratégia versus Programa 3) Desafio: aposta x falsa certeza

7 Níveis e Formas do Currículo Escolar
Formal x Real - em ação Explícito x Oculto Nulo

8 Aspectos comuns definidos em nível central
Base Curricular Comum Espaço para apropriação institucional por redes e escolas Aspectos comuns definidos em nível central

9 Processo de Construção Curricular As Noções de Trabalho Coletivo e de Produção de Acordos
Parâmetros Curriculares Padrões de Desempenho dos Alunos Programas de Ensino Parâmetros de Formação Docente


Carregar ppt "Parâmetros Curriculares – Língua Portuguesa, Matemática e EJA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google