A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DESIGN E COMUNICAÇÃO MULTIMÉDIA 2012 / 2013 DESIGN E COMUNICAÇÃO MULTIMÉDIA 2012 / 2013 FORMADOR ANTÓNIO SILVA MÓDULO HISTÓRIA DO CINEMA FORMADOR ANTÓNIO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DESIGN E COMUNICAÇÃO MULTIMÉDIA 2012 / 2013 DESIGN E COMUNICAÇÃO MULTIMÉDIA 2012 / 2013 FORMADOR ANTÓNIO SILVA MÓDULO HISTÓRIA DO CINEMA FORMADOR ANTÓNIO."— Transcrição da apresentação:

1 DESIGN E COMUNICAÇÃO MULTIMÉDIA 2012 / 2013 DESIGN E COMUNICAÇÃO MULTIMÉDIA 2012 / 2013 FORMADOR ANTÓNIO SILVA MÓDULO HISTÓRIA DO CINEMA FORMADOR ANTÓNIO SILVA MÓDULO HISTÓRIA DO CINEMA

2 Sessão nº 2 09/10/2012  A Invenção do Cinema e os Primeiros Filmes

3 Objetivos Gerais  Saber como foi inventado o Cinema e quais os primeiros filmes

4 Introdução  Verificação dos Pré- Requisitos  Apresentação dos Objetivos Específicos

5 Introdução  Tempo: 20 minutos  Sem avaliação

6 Desenvolvimento  Objetivos Específicos:  No final da sessão os formandos deverão ser capazes de:  Fazer fichas individuais de filmes apresentados  Dissertar em conjunto acerca da Invenção do Cinema e dos primeiros filmes, durante 30 minutos.

7 Desenvolvimento  Temas:  A Invenção  A Primeira Sessão de Cinema  Os Irmãos Lumière  Antes do Cinema  Muybridge  Marey  Leprince  Edison  Skladanowsky  O Funcionamento do Cinématographe

8 Desenvolvimento  Temas (cont.):  Georges Méliès

9 Desenvolvimento  Tempo: 150 minutos  Avaliação através da observação e dos exercícios escritos e orais

10 Conclusão  Síntese  Dúvidas

11 Conclusão  Tempo: 20 minutos

12 Pré- Requisitos  Visionamento do filme “Why Change Your Wife” (1920) de Cecil B. De Mille

13 Paris, 1895

14 A Invenção  A Primeira Sessão de Cinema

15 A Primeira Sessão de Cinema  28 de Dezembro de 1895  “Salon Indien” do “Grand Café”, Boulevard des Capucines, 14, Paris  30 espetadores  Uma tela, algumas cadeiras, um aparelho de projeção e um cartaz.

16 A Primeira Sessão de Cinema

17  Espanto dos espetadores  Vários pequeno filmes:   “La Sortie de l’Usine Lumière à Lyon”,   “Le Repas”   La Mer”   …

18 A Primeira Sessão de Cinema

19 Primeira Sessão de Cinema   “Encontrávamo-nos na presença de um pequeno écran, parecido com aqueles que nos serviam para as projeções Molteni e, depois de alguns instantes, uma fotografia imóvel representado a Praça Bellecour, em Lyon, aparecia na projeção. Um pouco surpreendido disse ao meu vizinho de cadeira: “É para nos fazerem ver projeções que nos incomodaram, convidando-nos? Já faço este tipo de coisas há mais de dez anos. Mas de repente um cavalo e um camião colocavam-se em marcha em direção a nós, seguidos de outras viaturas. Depois vieram os peões, numa palavra, toda a animação de uma rua. Perante este espetáculo, ficámos de boca aberta, estupidificados, surpreendidos para lá de tudo o que possa dizer”.

20 Primeira Sessão de Cinema  Um verdadeiro sucesso comercial ao ponto de haver bichas à porta à espera de bilhete

21 Primeira Sessão de Cinema

22  Filmes:  Mudos  A Preto e Branco  Com imagem a cintilar muito  Com o projetor a fazer muito barulho

23 Os Irmãos Lumière

24  August Marie Lumière:  19 de Outubro de 1862  10 de Abril de 1954  Louis Nicholas Lumière:  5 de Outubro de 1864  6 de Junho de 1948

25 Irmãos Lumière  Filhos do industrial de fotografia Antoine Lumière  Formados em Engenharia  Casados com duas irmãs  Morada em Lyon, França  Louis era o inventor, August, o gestor

26 Irmãos Lumière  Louis inventou a “placa seca” que fez a fortuna da fábrica Lumière, que chegou a empregar 300 operários

27 Irmãos Lumière  Outros Inventos dos Lumière  O “autochrome”  A placa fotográfica seca  A fotografia em relevo  O cinema em relevo  A “Cruz de Malta”

28 Irmãos Lumière  Divulgação do “Cinématographe”  Viagens em França  Viagem a Bombaim  Viagem a Nova Iorque

29 Irmãos Lumière  Pioneiros do Documentário  Captavam imagens nas viagens que faziam  Projetavam essas imagens noutros locais  Davam a conhecer os povos uns aos outros

30 Irmãos Lumière  “Vistas”   337 cenas de género   247 viagens ao estrangeiro   175 viagens em França   181 festividades oficiais   125 vistas militares francesas   97 filmes cómicos   63 “panoramas”   61 cenas marítimas   55 vistas militares estrangeiras   46 danças   37 festas populares.

31 Irmãos Lumière 

32  Primeira Ficção Cómica  “L’ Arroseur Arrosé”

33 Irmãos Lumière  Consideravam o “Cinématographe” um invento sem futuro, mais uma diversão de feira

34 Irmãos Lumière

35  Concorrência   “As imagens das máquinas da “American Biograph” não trepidam como as do Cinematógrafo. A Biograph projeta uma imagem maior que a do aparelho francês. E para além disso trata-se de um aparelho americano. Haverá pois muito mais imagens de caráter nacional”

36 Antes do “Cinématographe”

37  Fotografia  Projeção de fotografias em tela  Movimento das fotografias

38 Antes do “Cinématographe”

39  Fotografia  Projeção de fotografias em tela  Movimento das fotografias

40 Antes do “Cinématographe”  Fotografia  Projeção de fotografias em tela  Movimento das fotografias

41 Antes do “Cinématographe”  Fotografia  Projeção de fotografias em tela  Movimento das fotografias

42 Antes do “Cinématographe”  Fotografia  Projeção de fotografias em tela  Movimento das fotografias

43 Antes do “Cinématographe”  Muitos inventos e muitos inventores

44 Antes do “Cinématographe”  Eadweard James Muybridge (1830 – 1904)  Inglês emigrado nos Estados Unidos  Fotógrafo conceituado

45 Antes do “Cinématographe”  Eadweard James Muybridge

46 Antes do “Cinématographe”  Eadweard James Muybridge  Leland Stanford, apostador de cavalos, apostou que os cavalos, quando corriam, ficavam às vezes com as quatro patas no ar  Pediu a Muybridge que o provasse

47 Antes do “Cinématographe”  Eadweard James Muybridge  Instalou um dispositivo com várias câmaras e conseguiu provar que Stanford tinha razão  Continuou depois as suas experiências de locomoção com outros animais e com pessoas

48 Antes do “Cinématographe”

49

50  Étienne-Jules Marey (1830 – 1904)  Professor  Interessado em fotografia de animais

51 Antes do “Cinématographe”  Étienne-Jules Marey  1882 – constrói a “espingarda fotográfica”  Obtinha 12 imagens numa placa fotográfica circular  Captava assim o movimento dos animais

52 Antes do “Cinématographe”

53  Étienne-Jules Marey  Aperfeiçoa o seu sistema e chama-lhe  Aperfeiçoa o seu sistema e chama-lhe “Chronophotographe”

54 Antes do “Cinématographe”

55  Louis Aimé Auguste Leprince  1880 – constrói uma câmara com 16 objetivas e duas películas  1889 – constrói uma câmara de uma só objetiva, mas com cruz de Malta e celuloide perfurado  Tinha assim quase inventado o cinema

56 Antes do “Cinématographe”  Thomas Alva Edison  1888 – Muybridge passa em Orange, New Jersey  Encontra-se com um jovem inventor, Thomas Alva Edison  Edison interessa-se muito pelas experiências de Muybridge

57 Antes do “Cinématographe”  Thomas Alva Edison

58 Antes do “Cinématographe”  Thomas Alva Edison  1847 – 1931  Um dos maiores inventores de todos os tempos  Inventou o Telégrafo, a Lâmpada de incandescência, o Fonógrafo…

59 Antes do “Cinématographe”  Thomas Alva Edison  Com base nas experiências de Muybridge inventou, juntamente com  Com base nas experiências de Muybridge inventou, juntamente com William Kennedy Laurie Dickson, dois aparelhos, um de captação, o “Kinetograph” e outro de projeção, o “Kinetoscope”

60 Antes do “Cinématographe”  Thomas Alva Edison  Foi com William Dickson à Exposição Universal de Paris de 1889  Lá encontra Marey com quem troca ideias  De volta à América cria a película fotográfica perfurada, que se arrastava através de uma roda dentada

61 Antes do “Cinématographe”  Thomas Alva Edison  Contacta Eastman que tinha criado um novo suporte mole e transparente, composto de nitrato de celulose  Encomenda-lhe vários rolos desse suporte com a largura de… 35 mm  Estava inventado o filme de cinema

62 Antes do “Cinématographe”  Thomas Alva Edison  Cria então o  Cria então o “Kinetoscope”   Era uma grande caixa de madeira, munida de uma ocular, pela qual se via uma cena animada previamente registada em filme.   Mas era um aparelho para visão individual   O espetador via as cenas através de um ocular

63 Antes do “Cinématographe”

64  Thomas Alva Edison  Era um excelente inventor, mas também um famigerado homem de negócios  Começou a vender o seu “Kinetoscope” por todo o lado, fazendo assim muito dinheiro

65 Antes do “Cinématographe”  Thomas Alva Edison   Em 1893 constrói em West Orange um curioso edifício, uma espécie de caixa negra gigante, tipo furgão celular, “Black Maria”   “Black Maria” é o primeiro estúdio de cinema construído no mundo

66 Antes do “Cinématographe”

67  Thomas Alva Edison  Era dotado de teto que se abria  Estava montado em carris para melhor apanhar a luz do sol  Edison explorou-o o melhor possível produzindo inúmeros filmes  Colocava frente a um fundo negro operários, atores, palhaços, a companhia de Bufallo Bill e filmava-os

68 Antes do “Cinématographe”  Thomas Alva Edison  Cada espetador via as cenas através de uma ocular e pagava um níquel para o fazer  Edison ganhou uma fortuna com este aparelho, ao difundi-lo por toda a América

69 Antes do “Cinématographe”

70  Max  Max Skladanowsky  Alemão  Filho de um “tomador de vistas”  Viajava pela Europa, explorando o “Teatro Mecânico Hamilton”

71 Antes do “Cinématographe”  Max  Max Skladanowsky  Para melhorar o negócio criou o “Bioskope”  Filho de um “tomador de vistas”  Era um gigantesco aparelho de 2 objetivas que utilizava uma película perfurada, com “puxadores” metálicos  Fez a sua apresentação pública 58 dias antes dos Lumière, na Alemanha

72 Antes do “Cinématographe”  Funcionamento do “Cinématographe”  Os Lumière tiveram oportunidade de ver o “Kinetoscope” de Edison, em Paris  1894 – Louis tem uma ideia luminosa: a  1894 – Louis tem uma ideia luminosa: adaptar à tomada de vistas, o mecanismo das máquinas de costura chamado “pied- de-biche”

73 Antes do “Cinématographe”  Funcionamento do “Cinématographe”   Charles Moisson é encarregado de construir o protótipo do aparelho  Era uma máquina leve, prática e servia tanto para filmar como para projetar  Funcionava a 16 imagens por segundo

74 Antes do “Cinématographe”  Funcionamento do “Cinématographe”  Utilizava o filme de Edison com 35 mm de largura  Mas tinha só uma perfuração de cada um dos lados de cada fotograma  O mecanismo fazia avançar o filme de forma sincronizada com o obturador

75 Antes do “Cinématographe”  Funcionamento do “Cinématographe”  Foi patenteado a 13 de Fevereiro de 1895 com o nome de “Cinématographe”

76 Antes do “Cinématographe”

77  Funcionamento do “Cinématographe”  Discussão em aula acerca do funcionamento das câmaras e projetores

78 Georges Méliès

79  Georges Méliès  Nascido a 8 de Dezembro de 1861  Filho de um comerciante abastado  Tinha uma grande paixão pelo ilusionismo  Em 1888 começa a explorar o Teatro Robert Houdin  Ali começa a fazer ilusionismo

80 Georges Méliès  Georges Méliès  Muito criativo  Usava grandes truques com muita maquinaria  Utilizava sobretudo temas fantasistas

81 Georges Méliès  Georges Méliès  Um dia quando filmava em Paris, a câmara parou. Ao voltar a dar à manivela viu que a cena se transformara: um homem transformara-se numa mulher, um autocarro num burro  Descobriu assim os efeitos especiais

82 Georges Méliès  Georges Méliès  O truque “de substituição de paragem de câmara” permitiu-lhe realizar o filme “Escamotage d’ une Dame Chez Robert Houdin”  Filmou a senhora frente à câmara. Parou a câmara. Tirou de lá a senhora. Parou de novo a câmara. Voltou a pôr a senhora

83 Georges Méliès  Georges Méliès  Em 1897 constrói no seu jardim um “atelier de poses”, um hangar envidraçado com vários mecanismos teatrais  Realiza lá inúmeros filmes

84 Georges Méliès  Georges Méliès  Alguns dos filmes:  “Cendrillon”  Barbe-Blue”  Voyage dans la Lune”  …

85 Georges Méliès

86  Georges Méliès  Visionamento e discussão acerca do filme “Cendrillon”

87 Georges Méliès  Georges Méliès  Entre 1896 e 1913 realizou mais de 500 filmes  Continuou a trabalhar como ilusionista e diretor do Teatro Robert Houdin

88 Georges Méliès  Georges Méliès  Abordou diversos géneros, desde as atualidades aos filmes históricos, passando pelas comédias e pelos dramas  Mas especializou-se em filmes - fantasia

89 Georges Méliès  Georges Méliès  Foi o primeiro verdadeiro realizador da História do Cinema  Foi também um dos maiores génios da 7ª Arte

90 Georges Méliès  Georges Méliès  Fazia ele próprio quase tudo: realizava, escrevia o guião, pintava os cenários e até representava  Foi o primeiro cineasta a escrever guiões e a fazer planificações

91 Georges Méliès  Georges Méliès  Foi o criador da arte cinematográfica e dos efeitos especiais no cinema

92 Georges Méliès

93

94  Georges Méliès  Viagem à Lua  1902  Baseado em Jules Verne e H. G. Wells  O primeiro grande clássico de história do Cinema

95 Georges Méliès

96  Georges Méliès  Viagem à Lua  Visionamento do filme e preenchimento de fichas de visionamento

97 Georges Méliès  Georges Méliès  1906 – Início do declínio de Méliès  As fantasias deixaram de estar na moda  O público gostava mais de dramas realista ou comédias  Méliès recusou-se a acompanhar os tempos

98 Georges Méliès  Georges Méliès  Em 1913 deixa de filmar  Volta a fazer teatro, sem sucesso  Acaba arruinado a vender brinquedos e postais ilustrados numa estação de Paris  Morreu a 21 de Janeiro de 1938  Foi a 1ª vítima do cinema

99 Revisão da Matéria  Revisões  Nova apresentação dos diapositivos  Dúvidas

100 Revisão da Matéria  Exercício Coletivo  Discussão de matéria  Apresentações orais.

101 Conclusão  Síntese  Dúvidas

102 Conclusão  Obrigado.


Carregar ppt "DESIGN E COMUNICAÇÃO MULTIMÉDIA 2012 / 2013 DESIGN E COMUNICAÇÃO MULTIMÉDIA 2012 / 2013 FORMADOR ANTÓNIO SILVA MÓDULO HISTÓRIA DO CINEMA FORMADOR ANTÓNIO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google