Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouJonathan Martins Alterado mais de 9 anos atrás
1
DESIGN E COMUNICAÇÃO MULTIMÉDIA 2012 / 2013 DESIGN E COMUNICAÇÃO MULTIMÉDIA 2012 / 2013 FORMADOR ANTÓNIO SILVA MÓDULO HISTÓRIA DO CINEMA FORMADOR ANTÓNIO SILVA MÓDULO HISTÓRIA DO CINEMA
2
Sessão nº 2 09/10/2012 A Invenção do Cinema e os Primeiros Filmes
3
Objetivos Gerais Saber como foi inventado o Cinema e quais os primeiros filmes
4
Introdução Verificação dos Pré- Requisitos Apresentação dos Objetivos Específicos
5
Introdução Tempo: 20 minutos Sem avaliação
6
Desenvolvimento Objetivos Específicos: No final da sessão os formandos deverão ser capazes de: Fazer fichas individuais de filmes apresentados Dissertar em conjunto acerca da Invenção do Cinema e dos primeiros filmes, durante 30 minutos.
7
Desenvolvimento Temas: A Invenção A Primeira Sessão de Cinema Os Irmãos Lumière Antes do Cinema Muybridge Marey Leprince Edison Skladanowsky O Funcionamento do Cinématographe
8
Desenvolvimento Temas (cont.): Georges Méliès
9
Desenvolvimento Tempo: 150 minutos Avaliação através da observação e dos exercícios escritos e orais
10
Conclusão Síntese Dúvidas
11
Conclusão Tempo: 20 minutos
12
Pré- Requisitos Visionamento do filme “Why Change Your Wife” (1920) de Cecil B. De Mille
13
Paris, 1895
14
A Invenção A Primeira Sessão de Cinema
15
A Primeira Sessão de Cinema 28 de Dezembro de 1895 “Salon Indien” do “Grand Café”, Boulevard des Capucines, 14, Paris 30 espetadores Uma tela, algumas cadeiras, um aparelho de projeção e um cartaz.
16
A Primeira Sessão de Cinema
17
Espanto dos espetadores Vários pequeno filmes: “La Sortie de l’Usine Lumière à Lyon”, “Le Repas” La Mer” …
18
A Primeira Sessão de Cinema
19
Primeira Sessão de Cinema “Encontrávamo-nos na presença de um pequeno écran, parecido com aqueles que nos serviam para as projeções Molteni e, depois de alguns instantes, uma fotografia imóvel representado a Praça Bellecour, em Lyon, aparecia na projeção. Um pouco surpreendido disse ao meu vizinho de cadeira: “É para nos fazerem ver projeções que nos incomodaram, convidando-nos? Já faço este tipo de coisas há mais de dez anos. Mas de repente um cavalo e um camião colocavam-se em marcha em direção a nós, seguidos de outras viaturas. Depois vieram os peões, numa palavra, toda a animação de uma rua. Perante este espetáculo, ficámos de boca aberta, estupidificados, surpreendidos para lá de tudo o que possa dizer”.
20
Primeira Sessão de Cinema Um verdadeiro sucesso comercial ao ponto de haver bichas à porta à espera de bilhete
21
Primeira Sessão de Cinema
22
Filmes: Mudos A Preto e Branco Com imagem a cintilar muito Com o projetor a fazer muito barulho
23
Os Irmãos Lumière
24
August Marie Lumière: 19 de Outubro de 1862 10 de Abril de 1954 Louis Nicholas Lumière: 5 de Outubro de 1864 6 de Junho de 1948
25
Irmãos Lumière Filhos do industrial de fotografia Antoine Lumière Formados em Engenharia Casados com duas irmãs Morada em Lyon, França Louis era o inventor, August, o gestor
26
Irmãos Lumière Louis inventou a “placa seca” que fez a fortuna da fábrica Lumière, que chegou a empregar 300 operários
27
Irmãos Lumière Outros Inventos dos Lumière O “autochrome” A placa fotográfica seca A fotografia em relevo O cinema em relevo A “Cruz de Malta”
28
Irmãos Lumière Divulgação do “Cinématographe” Viagens em França Viagem a Bombaim Viagem a Nova Iorque
29
Irmãos Lumière Pioneiros do Documentário Captavam imagens nas viagens que faziam Projetavam essas imagens noutros locais Davam a conhecer os povos uns aos outros
30
Irmãos Lumière “Vistas” 337 cenas de género 247 viagens ao estrangeiro 175 viagens em França 181 festividades oficiais 125 vistas militares francesas 97 filmes cómicos 63 “panoramas” 61 cenas marítimas 55 vistas militares estrangeiras 46 danças 37 festas populares.
31
Irmãos Lumière
32
Primeira Ficção Cómica “L’ Arroseur Arrosé”
33
Irmãos Lumière Consideravam o “Cinématographe” um invento sem futuro, mais uma diversão de feira
34
Irmãos Lumière
35
Concorrência “As imagens das máquinas da “American Biograph” não trepidam como as do Cinematógrafo. A Biograph projeta uma imagem maior que a do aparelho francês. E para além disso trata-se de um aparelho americano. Haverá pois muito mais imagens de caráter nacional”
36
Antes do “Cinématographe”
37
Fotografia Projeção de fotografias em tela Movimento das fotografias
38
Antes do “Cinématographe”
39
Fotografia Projeção de fotografias em tela Movimento das fotografias
40
Antes do “Cinématographe” Fotografia Projeção de fotografias em tela Movimento das fotografias
41
Antes do “Cinématographe” Fotografia Projeção de fotografias em tela Movimento das fotografias
42
Antes do “Cinématographe” Fotografia Projeção de fotografias em tela Movimento das fotografias
43
Antes do “Cinématographe” Muitos inventos e muitos inventores
44
Antes do “Cinématographe” Eadweard James Muybridge (1830 – 1904) Inglês emigrado nos Estados Unidos Fotógrafo conceituado
45
Antes do “Cinématographe” Eadweard James Muybridge
46
Antes do “Cinématographe” Eadweard James Muybridge Leland Stanford, apostador de cavalos, apostou que os cavalos, quando corriam, ficavam às vezes com as quatro patas no ar Pediu a Muybridge que o provasse
47
Antes do “Cinématographe” Eadweard James Muybridge Instalou um dispositivo com várias câmaras e conseguiu provar que Stanford tinha razão Continuou depois as suas experiências de locomoção com outros animais e com pessoas
48
Antes do “Cinématographe”
50
Étienne-Jules Marey (1830 – 1904) Professor Interessado em fotografia de animais
51
Antes do “Cinématographe” Étienne-Jules Marey 1882 – constrói a “espingarda fotográfica” Obtinha 12 imagens numa placa fotográfica circular Captava assim o movimento dos animais
52
Antes do “Cinématographe”
53
Étienne-Jules Marey Aperfeiçoa o seu sistema e chama-lhe Aperfeiçoa o seu sistema e chama-lhe “Chronophotographe”
54
Antes do “Cinématographe”
55
Louis Aimé Auguste Leprince 1880 – constrói uma câmara com 16 objetivas e duas películas 1889 – constrói uma câmara de uma só objetiva, mas com cruz de Malta e celuloide perfurado Tinha assim quase inventado o cinema
56
Antes do “Cinématographe” Thomas Alva Edison 1888 – Muybridge passa em Orange, New Jersey Encontra-se com um jovem inventor, Thomas Alva Edison Edison interessa-se muito pelas experiências de Muybridge
57
Antes do “Cinématographe” Thomas Alva Edison
58
Antes do “Cinématographe” Thomas Alva Edison 1847 – 1931 Um dos maiores inventores de todos os tempos Inventou o Telégrafo, a Lâmpada de incandescência, o Fonógrafo…
59
Antes do “Cinématographe” Thomas Alva Edison Com base nas experiências de Muybridge inventou, juntamente com Com base nas experiências de Muybridge inventou, juntamente com William Kennedy Laurie Dickson, dois aparelhos, um de captação, o “Kinetograph” e outro de projeção, o “Kinetoscope”
60
Antes do “Cinématographe” Thomas Alva Edison Foi com William Dickson à Exposição Universal de Paris de 1889 Lá encontra Marey com quem troca ideias De volta à América cria a película fotográfica perfurada, que se arrastava através de uma roda dentada
61
Antes do “Cinématographe” Thomas Alva Edison Contacta Eastman que tinha criado um novo suporte mole e transparente, composto de nitrato de celulose Encomenda-lhe vários rolos desse suporte com a largura de… 35 mm Estava inventado o filme de cinema
62
Antes do “Cinématographe” Thomas Alva Edison Cria então o Cria então o “Kinetoscope” Era uma grande caixa de madeira, munida de uma ocular, pela qual se via uma cena animada previamente registada em filme. Mas era um aparelho para visão individual O espetador via as cenas através de um ocular
63
Antes do “Cinématographe”
64
Thomas Alva Edison Era um excelente inventor, mas também um famigerado homem de negócios Começou a vender o seu “Kinetoscope” por todo o lado, fazendo assim muito dinheiro
65
Antes do “Cinématographe” Thomas Alva Edison Em 1893 constrói em West Orange um curioso edifício, uma espécie de caixa negra gigante, tipo furgão celular, “Black Maria” “Black Maria” é o primeiro estúdio de cinema construído no mundo
66
Antes do “Cinématographe”
67
Thomas Alva Edison Era dotado de teto que se abria Estava montado em carris para melhor apanhar a luz do sol Edison explorou-o o melhor possível produzindo inúmeros filmes Colocava frente a um fundo negro operários, atores, palhaços, a companhia de Bufallo Bill e filmava-os
68
Antes do “Cinématographe” Thomas Alva Edison Cada espetador via as cenas através de uma ocular e pagava um níquel para o fazer Edison ganhou uma fortuna com este aparelho, ao difundi-lo por toda a América
69
Antes do “Cinématographe”
70
Max Max Skladanowsky Alemão Filho de um “tomador de vistas” Viajava pela Europa, explorando o “Teatro Mecânico Hamilton”
71
Antes do “Cinématographe” Max Max Skladanowsky Para melhorar o negócio criou o “Bioskope” Filho de um “tomador de vistas” Era um gigantesco aparelho de 2 objetivas que utilizava uma película perfurada, com “puxadores” metálicos Fez a sua apresentação pública 58 dias antes dos Lumière, na Alemanha
72
Antes do “Cinématographe” Funcionamento do “Cinématographe” Os Lumière tiveram oportunidade de ver o “Kinetoscope” de Edison, em Paris 1894 – Louis tem uma ideia luminosa: a 1894 – Louis tem uma ideia luminosa: adaptar à tomada de vistas, o mecanismo das máquinas de costura chamado “pied- de-biche”
73
Antes do “Cinématographe” Funcionamento do “Cinématographe” Charles Moisson é encarregado de construir o protótipo do aparelho Era uma máquina leve, prática e servia tanto para filmar como para projetar Funcionava a 16 imagens por segundo
74
Antes do “Cinématographe” Funcionamento do “Cinématographe” Utilizava o filme de Edison com 35 mm de largura Mas tinha só uma perfuração de cada um dos lados de cada fotograma O mecanismo fazia avançar o filme de forma sincronizada com o obturador
75
Antes do “Cinématographe” Funcionamento do “Cinématographe” Foi patenteado a 13 de Fevereiro de 1895 com o nome de “Cinématographe”
76
Antes do “Cinématographe”
77
Funcionamento do “Cinématographe” Discussão em aula acerca do funcionamento das câmaras e projetores
78
Georges Méliès
79
Georges Méliès Nascido a 8 de Dezembro de 1861 Filho de um comerciante abastado Tinha uma grande paixão pelo ilusionismo Em 1888 começa a explorar o Teatro Robert Houdin Ali começa a fazer ilusionismo
80
Georges Méliès Georges Méliès Muito criativo Usava grandes truques com muita maquinaria Utilizava sobretudo temas fantasistas
81
Georges Méliès Georges Méliès Um dia quando filmava em Paris, a câmara parou. Ao voltar a dar à manivela viu que a cena se transformara: um homem transformara-se numa mulher, um autocarro num burro Descobriu assim os efeitos especiais
82
Georges Méliès Georges Méliès O truque “de substituição de paragem de câmara” permitiu-lhe realizar o filme “Escamotage d’ une Dame Chez Robert Houdin” Filmou a senhora frente à câmara. Parou a câmara. Tirou de lá a senhora. Parou de novo a câmara. Voltou a pôr a senhora
83
Georges Méliès Georges Méliès Em 1897 constrói no seu jardim um “atelier de poses”, um hangar envidraçado com vários mecanismos teatrais Realiza lá inúmeros filmes
84
Georges Méliès Georges Méliès Alguns dos filmes: “Cendrillon” Barbe-Blue” Voyage dans la Lune” …
85
Georges Méliès
86
Georges Méliès Visionamento e discussão acerca do filme “Cendrillon”
87
Georges Méliès Georges Méliès Entre 1896 e 1913 realizou mais de 500 filmes Continuou a trabalhar como ilusionista e diretor do Teatro Robert Houdin
88
Georges Méliès Georges Méliès Abordou diversos géneros, desde as atualidades aos filmes históricos, passando pelas comédias e pelos dramas Mas especializou-se em filmes - fantasia
89
Georges Méliès Georges Méliès Foi o primeiro verdadeiro realizador da História do Cinema Foi também um dos maiores génios da 7ª Arte
90
Georges Méliès Georges Méliès Fazia ele próprio quase tudo: realizava, escrevia o guião, pintava os cenários e até representava Foi o primeiro cineasta a escrever guiões e a fazer planificações
91
Georges Méliès Georges Méliès Foi o criador da arte cinematográfica e dos efeitos especiais no cinema
92
Georges Méliès
94
Georges Méliès Viagem à Lua 1902 Baseado em Jules Verne e H. G. Wells O primeiro grande clássico de história do Cinema
95
Georges Méliès
96
Georges Méliès Viagem à Lua Visionamento do filme e preenchimento de fichas de visionamento
97
Georges Méliès Georges Méliès 1906 – Início do declínio de Méliès As fantasias deixaram de estar na moda O público gostava mais de dramas realista ou comédias Méliès recusou-se a acompanhar os tempos
98
Georges Méliès Georges Méliès Em 1913 deixa de filmar Volta a fazer teatro, sem sucesso Acaba arruinado a vender brinquedos e postais ilustrados numa estação de Paris Morreu a 21 de Janeiro de 1938 Foi a 1ª vítima do cinema
99
Revisão da Matéria Revisões Nova apresentação dos diapositivos Dúvidas
100
Revisão da Matéria Exercício Coletivo Discussão de matéria Apresentações orais.
101
Conclusão Síntese Dúvidas
102
Conclusão Obrigado.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.