A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO (Org. por Sérgio Biagi Gregório)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO (Org. por Sérgio Biagi Gregório)"— Transcrição da apresentação:

1 DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO (Org. por Sérgio Biagi Gregório)
AULA E PALESTRA Geração Nova - Educar para o Futuro - (Org. por Sérgio Biagi Gregório) 03/05/2008 Aula e Palestra

2 O que se entende por geração? E geração nova?
Introdução O que se entende por geração? E geração nova? Como nos educarmos para o futuro? Que subsídios o Espiritismo nos oferece? Questões Embora não seja o caso, gostaria de lembrar da figura de Alan Kardec 03/05/2008 Aula e Palestra

3 Geração – produção de um novo ser semelhante àquele que o origina.
GERAÇÃO NOVA Significado Geração – produção de um novo ser semelhante àquele que o origina. Geração Nova – humanidade alicerçada no sentimento inato do bem. Educar – transformar para melhor. Das raízes educere e educare. 03/05/2008 Aula e Palestra

4 Considerações Iniciais
GERAÇÃO NOVA Considerações Iniciais São Chegados os Tempos (Cap. XVIII) Geração Nova 03/05/2008 Aula e Palestra

5 Sinais Precursores Guerras e Rumores de guerra
GERAÇÃO NOVA Sinais Precursores Sinais Precursores Guerras e Rumores de guerra Choro Filhos profetizarão Levantar-se-ão falsos profetas Desolação Cataclismo... 03/05/2008 Aula e Palestra

6 Geração Velha Geração Nova Espíritos atrasados. Revolta contra Deus.
Nova versus Velha Espíritos atrasados. Revolta contra Deus. Apego à matéria. Egoísmo, orgulho... Geração Velha Inteligência e Razão. Sentimento inato do bem. Progresso moral. Leveza do Espírito. Geração Nova 03/05/2008 Aula e Palestra

7  Recambiados para outros orbes
GERAÇÃO NOVA Tempos são Chegados Emigração  Maus têm que sair Capela  Recambiados para outros orbes Terra  Vai entrar na era da regeneração Troca 3. COSMOGONIA E VISÃO DE MUNDO Ptolomeu foi o primeiro pensador grego que ofereceu uma sagaz e completa imagem do Universo. Suas hipóteses foram aceitas sem discussão durante mais de mil anos. Ptolomeu, entretanto, jamais afirmou que suas teorias fossem corretas. Eram só um modelo matemático destinado a descrever o movimento dos corpos celestes. No séc. XVI, Copérnico já havia apresentado um modelo mais simples. Nunca afirmou que o Sol fosse o centro do mundo. Mas, sim, que o movimento dos planetas podia ser explicado mais simplesmente, se se partisse do princípio de que o Sol, e não a Terra, ocupava o centro do Universo. Contudo, a simplicidade dessa hipótese, lançou a semente da dúvida na cabeça de outros investigadores. As observações do movimento dos planetas realizadas por Tycho Brahe demonstravam que o sistema de Copérnico não podia estar totalmente certo. Após os exaustivos trabalhos sobre os dados fornecidos por Brahe, Johanes Kepler acabou por demonstrar que os planetas descrevem órbitas elípticas. Descobriu também que existia certa relação entre o tamanho da órbita dos planetas, sua velocidade e duração de suas translações. As leis de Kepler conduziram mais tarde Newton a formular sua famosa teoria da gravitação universal. (Enciclopédia Combi, item Física) Isso mostra que a verdade real já não estava mais centrada nos dogmas da Igreja ou no mundo incompreensível dos deuses. As observações e as experiências, ampliando a visão de mundo, eram a chave do conhecimento. Resumo da evolução: há anos, o homem era o centro do Universo; há anos, a Terra; há 500 anos, o Sol; há 50 anos a Galáxia; hoje sem centro.  Maus vão, bons vêm Transformação  Em 70 anos, tudo diferente 03/05/2008 Aula e Palestra

8 O salto quântico da Física.
EDUCAR PARA O FUTURO Mudança de Paradigma Paradigma = Modelo Thomas Kuhn – Estrutura das Revoluções Científicas – ALTERAÇÃO ABRUPTA. Einstein – o problema não pode ser resolvido com o mesmo nível de pensamento que foi criado. O salto quântico da Física. 03/05/2008 Aula e Palestra

9 Questionamento e Consciência de si. Informação vem de várias fontes.
EDUCAR PARA O FUTURO Modus Operandi Questionamento e Consciência de si. Informação vem de várias fontes. Professor na frente da lousa é prejudicial. Passar do ensino de massa para o ensino personalizado, da resposta decorada para a resposta compreensiva, do aprendizado simples para o aprendizado múltiplo... 03/05/2008 Aula e Palestra

10 Antes de transmitir conteúdos, Que é ter colegas;
EDUCAR PARA O FUTURO Preparar Crianças e Jovens As crianças permanecerão mais tempo no futuro. Antes de transmitir conteúdos, Que é ter colegas; Que é agir coletivamente; Que é diversidade; Como se relacionar com o conhecimento. Flexibilidade e Adaptação 03/05/2008 Aula e Palestra

11 Esboçar Imagens Construtivas
PERSPECTIVAS FUTURAS Esboçar Imagens Construtivas Subconsciente Consciente Superconsciente As três gavetas cerebrais Imagens de responsabilidade, de moralidade, de respeito... 03/05/2008 Aula e Palestra

12 BEM > MAL Como plasmar o bem se vivemos chafurdados no mal?
PERSPECTIVAS FUTURAS O Bem e o Mal BEM > MAL Como plasmar o bem se vivemos chafurdados no mal? O Planeta vai passar para o mundo de regeneração. Seremos obrigados a conviver com o bem. 03/05/2008 Aula e Palestra

13 Utopia = Lugar Ideal Lei de Justiça, Amor e Caridade.
PERSPECTIVAS FUTURAS Utopia de um Mundo Novo Utopia = Lugar Ideal Lei de Justiça, Amor e Caridade. Cada um cumprindo o seu dever. Nenhum trabalho por fazer. Orgulho, inveja e ciúme soterrados. 03/05/2008 Aula e Palestra

14 As perspectivas futuras devem ser otimistas.
GERAÇÃO NOVA Conclusão As perspectivas futuras devem ser otimistas. Plasmemos um mundo sem preconceitos, sem separação de raças, de sexo. 03/05/2008 Aula e Palestra

15 Bibliografia Consultada
GERAÇÃO NOVA Bibliografia Consultada KARDEC, A. A Gênese - Os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo. 17. ed. Rio de Janeiro: FEB, 1975. POLIS - ENCICLOPÉDIA VERBO DA SOCIEDADE E DO ESTADO. São Paulo: Verbo, 1986. TOFFLER, A. Aprendendo para o Futuro. Tradução de Jorge Arnaldo Fontes. Rio de Janeiro: Arte Nova, 1977. 03/05/2008 Aula e Palestra


Carregar ppt "DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO (Org. por Sérgio Biagi Gregório)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google