A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Casa de Cultura Afro-Brasileira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Casa de Cultura Afro-Brasileira"— Transcrição da apresentação:

1 Casa de Cultura Afro-Brasileira 2003-2013
GINGAS Casa de Cultura Afro-Brasileira

2 . O Que Foi o GINGAS? Histórico:
O GINGAS nasceu em 2003, através da realização de um projeto de capoeira destinado a pessoas com deficiência. .

3 O Que Foi o GINGAS? A partir de 2007, incluiu em suas ações o ensino da capoeira para crianças e adolescentes de comunidades pobres. Entre 2003 e 2007 atuou basicamente através do trabalho voluntário e doações

4 O Que é o GINGAS Gingas é uma ONG de promoção e valorização da cultura afro-brasileira e tem como forma de atuação principal ações sócio-educativas.

5 Atividades culturais do GINGAS
Projeto Griô: “Arte e Magia na Tradição Oral da Jurema Pernambucana” Din Down Down: Capoeira Especial e Educação Inclusiva Pontinho de Cultura: “O Corpo como Brinquedo Cultural” Ponto de Cultura: “Casa da Cultura Afro-Brasileira” “Nação Liberdade”: Rede de Valorização da Diversidade Cultural e Religiosa

6 Projeto Griô - Arte e Magia na Tradição Oral da Jurema Pernambucana
Ação educativa que se baseia na pedagogia griô. Essa ação faz parte da Rede de Tradição Oral do MinC.

7 Din Down Down - Capoeira Especial e Educação Inclusiva:
Desenvolve atividades de capoeira para pessoas com deficiência e promove ações de inclusão social com diversos grupos da sociedade. O projeto recebeu o Prêmio Pontos de Valor do MinC em 2009.

8 Pontinho de Cultura: “O Corpo como Brinquedo Cultural”
Ação de fortalecimento da cultura da infância brasileira através da capoeira, cantigas e brincadeiras de roda. O projeto recebeu o prêmio Ludicidade/Pontinhos de Cultura do MinC em 2008.

9 Ponto de Cultura: Casa da Cultura Afro-Brasileira
As atividades previstas são: Oficinas de capoeira, percussão e dança (maracatu e afoxé); Oficinas de artesanato: oficina de máscaras, bolsas, construção de adereços e figurinos. Rodas de Leitura Afro-Brasileiras: grupo de estudo e pesquisa sobre cultura afro-brasileira, promovendo acesso ao livro e a leitura. O projeto recebe financiamento da SEC-RJ/MinC até 2012.

10 Marcos Importantes Em 2008, foi criado o site do GINGAS, sua identidade visual e as peças comunicacionais. Em 2008 e 2009 recebeu os prêmios: Pontinho de cultura do MinC; Pontos de Valor (UNESCO/ MinC); Tuxaua do MinC com o projeto “Nação Liberdade”.

11 Patrocínios e Financiamentos
Em 2009 recebeu o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura de Niterói: destinado a viagem para Brasília para receber prêmio cultural do MinC. Em 2009 recebeu o incentivo do MinC através da Bolsa Griô. Em 2010 formalizou convênio com a Secretaria de Estado de Cultura do RJ: Implementação do projeto “Casa da Cultura Afro-Brasileira”.

12 O que será o GINGAS Um espaço de referência nacional e internacional para a cultura afro-brasileira com produção sistemática de materiais e serviços sócio-educativos.

13 Proposta de Patrocínio
Ampliação de todos os projetos culturais do GINGAS. Áreas de financiamento: Comunicação: ampliação da visibilidade das atividades culturais. Administração: ampliação da infra-estrutura e de recurso humanos. Sustentabilidade: produção de materiais e serviços em Educação.

14 Resultados/metas: Ampliação do número de participantes. Publicação de um livro e um filme. Realização de curso educativo. Estruturação do grupo cultural. Ampliação da equipe de captação de recursos.

15 Nosso Princípio e Fim A Valorização da Educação e da Cultura Afro-Brasileira

16 Nossos jovens, crianças e estudantes agradecem a sua atenção...


Carregar ppt "Casa de Cultura Afro-Brasileira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google