A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Helder Anibal Hermini. 1.Classificação dos Processos para Elaboração de Circuitos Pneumáticos Seqüênciais 2.Processo Intuitivo 3.Observações Gerais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Helder Anibal Hermini. 1.Classificação dos Processos para Elaboração de Circuitos Pneumáticos Seqüênciais 2.Processo Intuitivo 3.Observações Gerais."— Transcrição da apresentação:

1 Helder Anibal Hermini

2

3 1.Classificação dos Processos para Elaboração de Circuitos Pneumáticos Seqüênciais 2.Processo Intuitivo 3.Observações Gerais sobre formas de representação em esquemas 4.Método Cascata 5.Exemplos de Utilização do Método Cascata 6.Método Passo-a-Passo 7.Tabela Seqüêncial na manutenção de Circuitos Pneumáticos 8.Sistemas de Comando Adicionais e Técnicas Especiais 9.Condições Adicionais utilizando a Técnica Pneumática

4 1. Classificação dos Processos para Elaboração de Circuitos Pneumáticos Seqüênciais Os processos ou métodos para projetos de circuitos visam: Alcançar uma solução que de segurança de funcionamento, Simplicidade na manutenção, Facilidade de supervisão, Universalização do esquema em termos de leitura e interpretação do mesmo.

5 1. Classificação dos Processos para Elaboração de Circuitos Pneumáticos Seqüênciais Inicialmente temos o processo intuitivo, onde o projetista utiliza sua experiência e de acordo com sua intuição coloca e interliga as válvulas do circuito, em circuitos mais complexos isto pode demandar um tempo muito longo e parte-se então para a utilização de métodos como: Método Cascata Método passo-a-passo Método lógico

6 1. Classificação dos Processos para Elaboração de Circuitos Pneumáticos Seqüênciais Os comandoe selétricos a relés, altamente aplicados em automação pneumática e hidráulica, utilizam métodos similares aos da pneumática. Como vantagem podemos citar comandos a distâncias e grande velocidade. Os sistemas eletrônicos de controle têm, gradativamente, tomado o lugar de outros sistemas devido ao desenvolvimento da Micro-Eletrônica. Tem- se crescido a utilização de Circuitos Integrados Microprocessadores e Periféricos Controladores Programáveis

7 2. Processo Intuitivo I Parte-se inicialmente da sequência de movimentos dos elementos de trabalho, a qual pode ser representada de algumas formas diferentes.

8 2. Processo Intuitivo II Tomemos como exemplo ilustrativo o esboço de um dispositivo para representarmos a sequencia de movimentos. Para o dispositivo em questão temos: 1.O cilindro 1.0 avança executando a alimentação e fixação da peça. 2.O cilindro 2.0 avança executando a furação. 3.O cilindro 2.0 recua retirando a ferramenta. 4.O Cilindro 1.0 recua liberando a peça. 5.O cilindro 3.0 avança expulsando a peça. 6.O cilindro 3.0 recua encerrando o ciclo. Vemos que esta forma de representação é trabalhosa e não nos dá uma idéia global dos movimentos numa visualização instantânea, não sendo portanto a forma mais adequada.

9 2. Processo Intuitivo III Representação em forma de tabela É uma forma mais eficiente que a listagem de eventos, porém em circuitos com muitos elementos, esta tabela se torna extensa e de visualização demorada.

10 2. Processo Intuitivo IV Representação em forma Algébrica Este procedimento para representação é bastante utilizado, principalmente quando aplicamos métodos como o cascata e o passo-a-passo. Para o dispositivo em questão temos: 1.0 – cilindro A 2.0 – cilindro A 3.0 – cilindro A A seqüência ficaria: A + B + B - A - C + C – Onde: + = avanço da haste - = recuo da haste

11 2. Processo Intuitivo V Representação em forma de diagramas de movimento DIAGRAMA TRAJETO-PASSO Com o diagrama trajeto-passo, fica possível uma visualização global dos movimentos e as relações de dependência entre os movimentos.

12 2. Processo Intuitivo VI Representação em forma de diagramas de movimento DIAGRAMA TRAJETO-TEMPO Similar ao método anterior, porém acresenta-se dados sobre o tempo de movimentação de cada cilindro, assim, como o tempo total de um ciclo de trabalho.


Carregar ppt "Helder Anibal Hermini. 1.Classificação dos Processos para Elaboração de Circuitos Pneumáticos Seqüênciais 2.Processo Intuitivo 3.Observações Gerais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google