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UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS KAIZEN Faculdade de Engenharia Mecânica Artur Gushiken – 031348 Guilherme Sillmann – 033108 Leandro Takaezo - 024282.

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Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS KAIZEN Faculdade de Engenharia Mecânica Artur Gushiken – 031348 Guilherme Sillmann – 033108 Leandro Takaezo - 024282."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS KAIZEN Faculdade de Engenharia Mecânica Artur Gushiken – Guilherme Sillmann – Leandro Takaezo Lucas De Nadai – Luiz Norberto Branquinho –

2 Definição Kaizen foi um sistema utilizado pelos japoneses no período pós guerra, tinha como objetivo principal a melhoria contínua dos processos, envolvendo todos desde gerentes a operários. Kaizen foi um sistema utilizado pelos japoneses no período pós guerra, tinha como objetivo principal a melhoria contínua dos processos, envolvendo todos desde gerentes a operários. A filosofia do Kaizen afirma que o nosso modo de vida, seja no trabalho, na sociedade ou em casa, merece ser constantemente melhorado. A filosofia do Kaizen afirma que o nosso modo de vida, seja no trabalho, na sociedade ou em casa, merece ser constantemente melhorado.

3 Kaizen Robótica Robótica Disciplina Disciplina Total Quality Control (TQC) Total Quality Control (TQC) Kanban Kanban Just-in-Time Just-in-Time Lean Manufacturing Lean Manufacturing Sistema de Sugestões Sistema de Sugestões

4 Kanban Kanban É um sistema que controla a transferência de material de um estágio a outro da operação. Kanban é um método de operacionalizar o sistema de planejamento e controle puxado. Kanban é a palavra japonesa para cartão ou sinal. Ele controla a transferência de material de um estágio a outro da operação. Em uma forma mais simples, é um cartão utilizado por um estágio cliente, para avisar seu estágio fornecedor que mais material deve ser enviado.

5 Kanban Existe basicamente três tipos de Kanban: Kanban de transporte: é usado para avisar o estágio anterior que o material pode ser retirado do estoque e transferido para uma destinação específica. Kanban de produção: é um sinal para um processo produtivo de que ele pode começar a produzir um item para que seja colocado em estoque Kanban do fornecedor: ele é similar ao Kanban de transporte mas é mais usado para fornecedores externos.

6 Just-in-Time Just-in-Time Deve-se fornecer: O que o cliente deseja O que o cliente deseja Quando o cliente deseja Quando o cliente deseja Quanto o cliente deseja Quanto o cliente deseja Com o mínimo de esforços e recursos

7 Princípios do Just-in-Time Criar Fluxo Contínuo Criar Fluxo Contínuo Sincronizar a Produção com o Tempo Takt (Takt Time) Sincronizar a Produção com o Tempo Takt (Takt Time) Implantar o Sistema de Puxar na Produção (Kanban) Implantar o Sistema de Puxar na Produção (Kanban)

8 Produção em Fluxo Contínuo Tradicional (Trabalho em Lote): Funcionário estão separados e não se ajudam para realização do trabalho Fluxo Contínuo: Elimina a estagnação de trabalho dentro e entre os processos e realiza a produção um a um. Material Inventário Inventário Inventário Inventário Acabado Material Acabado

9 Takt Time A palavra Takt significa um intervalo preciso de tempo, como na métrica musical. Ela pode ser entendida como RITMO. O tempo Takt sincroniza o fluxo na produção com a demanda do cliente

10 Implantar o Sistema de Puxar na Produção

11 Antes: Programação dentro da Fábrica WIP Finished Goods Forjaria Usinagem ToTo WIP Acabamento WIP Montagem Cliente VendasPlanejamentoCompras Fornecedor Cliente

12 Depois: Programação via Kanban Supermercado Finished Goods Forjaria Usinagem ToTo Acabamento Montagem Cliente VendasPlanejamentoCompras Fornecedor Cartão Supermercado Cartão Supermercado Fornecedor Cliente

13 Lean Manufacturing Lean Manufacturing Objetivos: Menor tempo de fabricação do produto Menor tempo de fabricação do produto Qualidade Elevada Qualidade Elevada Baixo Custo Baixo CustoTécnicas: Melhoria do Fluxo de Fabricação Melhoria do Fluxo de Fabricação Eliminação de desperdício Eliminação de desperdício

14 Lean Manufacturing empregado em uma empresa nada mais é do que um modo de eliminar desperdícios. Lean Manufacturing empregado em uma empresa nada mais é do que um modo de eliminar desperdícios. Desperdicio é uma palavra que esta associada a qualquer atividade humana que absorve recurso, mas não cria valor.

15 Desperdícios na Manufatura Superprodução Superprodução Transporte Transporte Espera Espera Movimentação Movimentação Processamento Desnecessário Processamento Desnecessário Inventários Inventários Defeitos Defeitos

16 Causas do Desperdícios Produção mais Rápida que a Demanda Produção mais Rápida que a Demanda Processos não capazes Processos não capazes Falta de Sincronia entre os Processos Falta de Sincronia entre os Processos Tempos de Setup Elevados Tempos de Setup Elevados Aumento da Carga de Trabalho para se Atingir uma Qualidade Acima da Exigida pelo Cliente Aumento da Carga de Trabalho para se Atingir uma Qualidade Acima da Exigida pelo Cliente

17 Sistema de Sugestões Sistema de Sugestões O funcionário tem liberdade para sugerir qualquer tipo de melhoria no seu local de trabalho. O funcionário tem liberdade para sugerir qualquer tipo de melhoria no seu local de trabalho. Operários devem se tornar operários pensantes, procurando por maneiras melhores de realizar o serviço. Operários devem se tornar operários pensantes, procurando por maneiras melhores de realizar o serviço.

18 Os principais temas das sugestões: Melhoramento no próprio trabalho Melhoramento no próprio trabalho Economia de energia, materiais e outros recursos Economia de energia, materiais e outros recursos Melhoramento no ambiente de trabalho Melhoramento no ambiente de trabalho Melhoramento nas máquinas e processos Melhoramento nas máquinas e processos Melhoramento nos dispositivos e ferramentas Melhoramento nos dispositivos e ferramentas

19 Kaizen na Prática Kaizen orientado para a administração Kaizen orientado para a administração Kaizen orientado para o grupo Kaizen orientado para o grupo Kaizen orientado para o indivíduo Kaizen orientado para o indivíduo

20 Kaizen para a Administração O pilar crucial, pois se concentra nas mais importantes questões logísticas e estratégicas da empresa. Just-in-time Just-in-time Kanban Kanban Lean Manufacturing Lean Manufacturing

21 Kaizen para o Grupo Voltado para os círculos de Controle de Qualidade (CQ). Os membros da equipe (CQ) identificam áreas com problemas, as causas, analisam-as, e criam novos padrões e/ou procedimentos a fim de resolver os problemas.

22 Kaizen para o indivíduo Se manifesta na forma de sugestões. Utiliza a prática de Sistema de Sugestões.

23 Thats all Folks


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