A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Paz do Senhor! Estamos no 2º trimestre de 2014 e o tema da revista é Enfermidades da Alma, tendo o Pastor Israel Maia, Psicanalista e Presidente da.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Paz do Senhor! Estamos no 2º trimestre de 2014 e o tema da revista é Enfermidades da Alma, tendo o Pastor Israel Maia, Psicanalista e Presidente da."— Transcrição da apresentação:

1

2 A Paz do Senhor! Estamos no 2º trimestre de 2014 e o tema da revista é Enfermidades da Alma, tendo o Pastor Israel Maia, Psicanalista e Presidente da Assembleia de Deus Campo de Bento Ribeiro (RJ), como comentarista. Estamos no 2º trimestre de 2014 e o tema da revista é Enfermidades da Alma, tendo o Pastor Israel Maia, Psicanalista e Presidente da Assembleia de Deus Campo de Bento Ribeiro (RJ), como comentarista. Nessa semana estudaremos a 3ª lição, cujo o tema é: Como vencer a angústia

3 Sinta-se livre para incluir textos, figuras, animações e outros elementos a esta apresentação. Se houver necessidade, fique à vontade para alterar os textos aqui apresentados, porém, sem fugir do conteúdo da revista, que é a base desta apresentação.

4 Muito Importante! Peça ao Espírito Santo para fazer a diferença em sua aula! Ore, leia a Bíblia, consulte sua revista e estude a lição. Lembre-se também que uma boa consulta a outras obras fidedignas enriquece o conhecimento.

5 Ao final da lição complete os exercícios propostos no PIL (Programa de Incentivo à Leitura) e fique preparado(a)! Tenha uma boa aula e uma boa semana!

6 Dúvidas, sugestões? Entre em contato conosco: comercial@editorabetel.com.br Curta nossa página e acompanhe nossas novidades: facebook.com/EditoraBetel

7 “Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos” Salmos 126.6

8

9 Aula Expositiva “Como vencer a angústia” Lição 03 20 de abril de 2014

10 Texto Áureo “Eu, porém, cantarei a tua força; pela manhã, louvarei com alegria a tua misericórdia, porquanto tu foste o meu alto refúgio e proteção no dia da minha angústia” Sl 59.16

11 Verdade Aplicada Em momentos de angústia, devemos ter fé para confiar no Senhor e na sua resposta.

12 Objetivos da Lição 1.Definir o que é angústia; 2.Mostrar as diversas faces da angústia; 3.Apresentar a cura para a angústia.

13 Textos de Referência 1Sm 13.5-7, 22; 14.6, 7

14 Introdução Nesta lição, abordaremos a angústia: uma enfermidade da alma, caracterizada por uma busca desenfreada do homem por preencher algo que lhe corrói o interior. Um sentimento insaciável rasga o peito, gritando para ser alimentado e pôr fim à sua angústia, à sua dor interior e exterior, podendo causar doenças psicossomáticas.

15 1. O que é a angústia? A angústia se caracteriza por um sentimento de sufocamento e sensação de aperto no peito, acompanhados da falta de humor, de ressentimento e até dor física; isso pode evoluir a outras enfermidades. Biblicamente ela ocorre pela primeira vez no episódio da queda do homem (Gn3.7ª). Quando Adão e Eva percebem que estão nus e nada mais podem fazer para retornar ao estado original, então são tomados por um estado de angústia seguido de medo (Gn 3.8-10). Assim, quando o ser humano enfrenta situações de confrontos, pressão, impotência diante dos problemas ou cobranças, sem saber o que fazer a angústia pode se apoderar do seu coração.

16 Comente 1.1. Visão filosófica da angústia 1.2. Angústia, uma enfermidade perceptível 1.3. A angústia na realidade social

17 2. As diversas faces da angústia Reconhecer um quadro de angústia é uma função que cabe a especialistas. Infelizmente, a maioria dos angustiados só procura ajuda especializada quando a sensação ruim beira o insuportável. As pessoas chegam ao pronto socorro, com dor e opressão no tórax, peso e desconforto no peito, de acordo com o cardiologista César Jardim, supervisor do pronto- socorro do Hospital do Coração, em São Paulo. Os sintomas se assemelham aos de problemas cardiológicos, como infarto. Mas aqueles com problemas realmente cardiovasculares somam 30% dos casos.

18 Comente 2.1. O que a Bíblia diz sobre a angústia? 2.2. Angústia é sinal de que há conflito 2.3. Angústia um sentimento comum na pós- modernidade

19 3. Como lidar com a angústia A situação na qual o povo de Israel se encontrava era extremamente difícil, quase desesperadora. Estava prestes a entrar em uma guerra com pouquíssimas chances de vencer. O adversário, o poderoso exército filisteu, somavam trinta mil carros, e seis mil cavaleiros (1Sm 13.5), enquanto o exército israelita somava seiscentos homens (1Sm 13.15).

20 3. Como lidar com a angústia Enquanto os filisteus dirigiam-se à batalha armados até os dentes, entre o povo que estava com Saul e com Jônatas não se achou nem espada, nem lança. E como nenhum soldado tinha sequer uma arma, os olhares e atenções se dirigiram para Saul e Jônatas, que eram o rei e o príncipe herdeiro de Israel e os únicos a possuírem armas (1Sm 13.22). Só que os líderes também não pareciam saber o que fazer.

21 Comente 3.1. Evitar se concentrar na dor 3.2. Identificar como mudar a situação 3.3. Confiar em Deus é o segredo da vitória

22 Conclusão A consciência de que o Senhor nos chama à batalha nos deve levar à ação, mas não a qualquer ação. Atirar-se afoitamente contra os obstáculos e conduzir-se de maneira impensada não é o que vai nos tirar da situação de angústia e levar-nos ao sucesso. A ação inconsequente pode ser tão ruim quanto à passividade.

23 Referências Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel Revista Jovens e Adultos: Enfermidades da Alma, 2º Trimestre 2014 - Editora Betel


Carregar ppt "A Paz do Senhor! Estamos no 2º trimestre de 2014 e o tema da revista é Enfermidades da Alma, tendo o Pastor Israel Maia, Psicanalista e Presidente da."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google