A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Carvão Mineral. Carvão Mineral: o que é? É formado a partir do soterramento e decomposição de restos materiais de origem vegetal. Gradualmente, estes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Carvão Mineral. Carvão Mineral: o que é? É formado a partir do soterramento e decomposição de restos materiais de origem vegetal. Gradualmente, estes."— Transcrição da apresentação:

1 Carvão Mineral

2 Carvão Mineral: o que é? É formado a partir do soterramento e decomposição de restos materiais de origem vegetal. Gradualmente, estes materiais apresentam enriquecimento no teor de carbono e perda de umidade. Fatores externos, tais como pressão, temperatura e tempo de exposição, determinam o grau de carbonificação destes combustíveis.

3 Composição aproximada das diversas etapas de formação do carvão mineral: EstágioUmidade (% total) Carbono (% base seca) Hidrogênio (%base seca) Oxigênio (% base seca) Madeira ,5 Turfa90605,532,3 Carvão marron60 a 4060 a 705>25 Linhito40 a 2065 a a 25 Sub-betuminoso*20 a 1075 a 804,5 a 5,512 a 21 Betuminoso*1075 a 904,5 a 5,55 a 20 Semi-betuminoso*< 590 a 924,0 a 4,54 a 5 Antracito< 592 a 943,0 a 4,03 a 4

4 Lavra é o processo de extração do carvão. Pode ser a céu aberto ou lavra subterrânea. A lavra subterrânea apresenta o risco de explosões devido a presença de bolsões de gás metano.

5 Impactos socioambientais na extração: Sua mineração afeta os recursos hídricos, o solo e o relevo. A abertura dos poços provoca a emissão de óxido de enxofre, óxido de nitrogênio, monóxido de carbono e outros poluentes. Durante a drenagem das minas as águas sulfurosas são lançadas no ambiente externo, provocando a elevação das concentrações de sulfatos e de ferro e a redução de pH no local de drenagem. O beneficiamento do carvão gera rejeitos sólidos, que são depositados no local das atividades

6 Impactos socioambientais na utilização Emissão de material particulado e de gases poluentes, dentre os quais se destacam o dióxido de enxofre (SO 2 ) e os óxidos de nitrogênio(NOx). Além de prejudiciais à saúde humana, esses gases são os principais responsáveis pela formação da chamada chuva ácida, que provoca a acidificação do solo e da água e, conseqüentemente, alterações na biodiversidade, entre outros impactos negativos, como a corrosão de estruturas metálicas.

7 Fonte Energética % do uso mundial* % do uso no Brasil (1998)** Problemas associados Fóssil: carvão petróleo gás natural 27,0 39,9 23,2 4,9 33,6 2,7 Poluição do solo e da água, pela mineração e processamento; poluição atmosférica pela emissão de gases e partículas na combustão. Principais responsáveis pelo efeito estufa. Nuclear 7,30,6 Alto risco de acidentes e sérios problemas com rejeitos. Hidráulica 2,738,6 Grande impacto ambiental em função das alterações na paisagem e das grandes áreas alagadas. BiomassaBiomassa: lenha álcool 8,5 10,0 Desmatamento e monoculturas. Tem a vantagem de anular o efeito estufa já que o replantio da cultura utilizada significa crescimento da área verde. Uso das fontes de energia

8 Carvão mineral nacional Baixo poder calorífico Altos teores de cinza (entre 47% e 58%) Altos teores de enxofre (1,0% a 4,7%) Necessidade de melhorias das tecnologias para aproveitamento.


Carregar ppt "Carvão Mineral. Carvão Mineral: o que é? É formado a partir do soterramento e decomposição de restos materiais de origem vegetal. Gradualmente, estes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google