A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade de Pernambuco – UPE Mestrado em Gestão de Desenvolvimento Local Sustentável - GDLS Disciplina: Empreendedorismo e Inovação Professores: Emanuel.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade de Pernambuco – UPE Mestrado em Gestão de Desenvolvimento Local Sustentável - GDLS Disciplina: Empreendedorismo e Inovação Professores: Emanuel."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade de Pernambuco – UPE Mestrado em Gestão de Desenvolvimento Local Sustentável - GDLS Disciplina: Empreendedorismo e Inovação Professores: Emanuel Leite e Ericê Correia Livro: O Fenômeno do Empreendedorismo Capítulo 17: Universidade Empreendedora Mestranda: Micilvânia Araújo Recife, novembro de 2014

2 Universidade de Pernambuco – UPE Mestrado em Gestão de Desenvolvimento Local Sustentável - GDLS Unidade Tradicional Universidade Empreendedora Produção de conhecimento Formação de Especialista Formação de Especialista Inovação Tecnologia Formação de Empreendedores

3 Universidade de Pernambuco – UPE Mestrado em Gestão de Desenvolvimento Local Sustentável - GDLS As principais experiências das universidades podem ser sintetizadas em: Curso de graduação Cursos de pós-graduação Cursos de extensão Pesquisa (informação tecnológica, hospitais universitários, empresas de consultoria formadas por docentes, empresas de consultoria júnior, estágio integrado, etc.)

4 Universidade de Pernambuco – UPE Mestrado em Gestão de Desenvolvimento Local Sustentável - GDLS Perspectiva de uma universidade empreendedora: Parque tecnológico; Centro de alta tecnologia; Escola de empreendedores; Incubadoras de empresas, etc.

5 O Empreendedorismo e a Universidade Empreendedora O empreendedor é qualquer indivíduo com as seguintes características: Capacidade de iniciativa Poder de persuasão Correr risco calculado Flexível Criativo Inovador Independente/autônomo Alta capacidade de resolver problemas Imaginação Pretende controlar seu próprio destino Trabalha duro Liderança

6 Missão da Universidade Empreendedora Possibilitar a criação de novos empreendimentos, a partir de “know-how” gerado nos programas de ensino, extensão e pesquisa das universidades, com o fim de aumentar a competitividade do Brasil.

7 Objetivos da Universidade Empreendedora Geral: Aumentar a geração de novos empreendimentos através da interligação, coordenação entre a capacidade de ensino e pesquisa das universidades com as necessidades da Sociedade e das Empresas. Específicos: Disseminar o pensamento empreendedor; Aumentar a competitividade das universidades; Promoção de empreendimentos que sirvam de modelo para outros empreendedores; Fortalecer e enriquecer a educação superior, através do ensino, pesquisa, e extensão voltados para a realidade regional; Transformar inovações em oportunidades de negócios.

8 Organizações Envolvidas Universidades Governo Federal Governos Estaduais Governos Municipais Sistema de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE Federação das Indústrias Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES Conselho Nacional de Pesquisas – CNPq Financiadora Nacional de Estudos e Pesquisas - FINEP

9 Fatores Estratégicos de Sucesso da Universidade Empreendedora Criatividade, Inovação – Polos de Conhecimento; Incubação de Empresas; Recursos Humanos; Recursos Financeiros; Criação de uma Rede de Teletrabalho; Formação de Formadores de Empreendedores

10 A Antiga Escola DiziaA Nova Escola Diz Não pense muito acerca do empreendimento. Execute-o. Empreendedores bem-sucedidos são pensadores críticos, bem como orientados para a ação. Encontre qualquer oportunidade. Não importa qual seja. Agarre-a. Coloque-a em prática. Construa e confie na experiência pessoal em atividades industriais, nos conhecimentos técnicos anteriormente adquiridos. Isto contribui para a formação da “experiência empreendedora”. Espere você ter no mínimo 35 anos.Qualquer idade pode ser a idade certa, porém as carreiras singulares mostram que se deve começar o mais cedo possível. Fazer primeiro o plano de negócios.Planos de negócios tomam muito tempo e não são apropriados para muitos empreendimentos. Fazer um criativo “venture feasibility analysis”e escapar cair na tentação de desperzar sua concepção inicial prematuramente.

11 A Antiga Escola DiziaA Nova Escola Diz Focalizar exclusivamente a “venture start-up”, quase sempre o empreendimento inicial. Valorizar de forma exagerada todas as sugestões que lhes são feitas. “Empreendedorismo” é uma carreira, composta mais frequente que nunca, de múltiplas “ventures”. Como tal, outras iniciativas “empreendedoras” existem junto às janelas de oportunidades que se abrem para o primeiro empreendimento. Empreendedores bem-sucedidos filtram com bastante cuidado as sugestões que recebem. Pouco ou quase nada se discute sobre questões éticas. Na melhor das hipóteses dedicam umas horas de reflexão sobre o tema, e não certamente como um princípio do curso. O respeito pela ética é um fator crítico para o sucesso a longo prazo para o empreendedor. As questões ligadas à ética são fundamentais do programa do curso.

12 A formação empreendedora não pode ficar limitada ao ensino universitário. Essa formação deve ser iniciada em escolas de todos os níveis, do mais elementar, passando pelos intermediários, chegando à universidade. Essa formação empreendedora será uma das alternativas para vencer a crise da falta de emprego que vem castigando todo o mundo.

13 Conclusão O comportamento empreendedor implica disseminar ideias. A universidade empreendedora não aposenta a tradicional, ela funciona como uma fina camada que recobre, dando-lhe uma nova feição. Nunca podemos esquecer que a percepção de universidade empreendedora tornou-se inseparável das ideias de formação, reflexão, criação e crítica.

14 Universidade de Pernambuco – UPE Mestrado em Gestão de Desenvolvimento Local Sustentável - GDLS Obrigada!


Carregar ppt "Universidade de Pernambuco – UPE Mestrado em Gestão de Desenvolvimento Local Sustentável - GDLS Disciplina: Empreendedorismo e Inovação Professores: Emanuel."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google