A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Japão Gigante do Oriente. Características Físicas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Japão Gigante do Oriente. Características Físicas."— Transcrição da apresentação:

1 Japão Gigante do Oriente

2 Características Físicas

3 O Japão foi formado por uma espada Placa Eurasiática Placa das Filipinas Placa do Pacífico O arquipélago Japonês situa-se na zona de encontro de três placas tectônicas, esse fato explica a enorme instabilidade geológica (vulcões em atividades, maremotos e terremotos), no território nipônico.

4 Características Físicas Os antigos deuses enfiaram uma espada de ouro no oceano e, quando a retiraram, quatro gotas perfeitas respingaram no mar... O Japão é um arquipélago formado por quatro ilhas de maior extensão e por mais de 3 mil ilhas menores (hotspots)

5 Características Físicas O pa í s é pequeno (cerca de 3800Km na dire ç ão norte-sul) O relevo apresenta uma enorme quantidade de cadeias de montanhas (ocupam ~ 80% do territ ó rio) Cerca de 70% do territ ó rio apresenta-se com cobertura vegetal Essas caracter í sticas interferem na ocupa ç ão da terra fazendo com que cada espa ç o seja super valorizado (veja exemplos de ocupa ç ão nos pr ó ximos slides)

6 Características Físicas Ocupa ç ão restrita da ilha Shikoku

7 Características Físicas Ocupa ç ão restrita da ilha Shikoku

8 Restauração Meiji Mudan ç as no perfil pol í tico, econômico e administrativo

9 Restauração Meiji A restaura ç ão Meiji (1868 at é 1912), foi um marco de mudan ç as na hist ó ria do Japão: -Encerrou o per í odo de fechamento para outras na ç ões; -pois fim no shogunato (feudalismo); -restaurou o poder pol í tico centralizado no Imperador; -iniciou um desenvolvimento industrial baseado no modelo capitalista de produ ç ão.

10 Restauração Meiji Caracter í sticas: Integra ç ão do mercado nacional Compra e venda da terra Ferrovias Educa ç ão obrigat ó ria Tecnologia ocidental Empresas p ú blicas Contratou t é cnicos estrangeiros e professores Implementa ç ão dos Zaibatsu (tipo de conglomerados econômicos)Zaibatsu

11 Expansionismo Japonês

12 Expansionismo japonês A restaura ç ão Meiji provocou uma r á pida moderniza ç ão e industrializa ç ão, que levar á o Japão a buscar novas fontes de mat é ria- prima e mercado consumidor. O Japão tornou-se uma potência industrializada e lan ç ou-se à s conquistas imperiais na Á sia, passando a competir com as potências europ é ias na tomada de territ ó rios e na forma ç ão de colônias. Esse movimento expansionista, baseado num nacionalismo e ideais imperialistas, levou o Japão a participar da 2 ª GM do lado dos pa í ses que formaram o Eixo.

13 Expansionismo japonês

14 Pós 2ª Guerra Mundial

15 Pós 2ª GM Com a rendi ç ão japonesa aos EUA, o imp é rio nipônico foi obrigado a: Se desmilitarizar; E a dissolver os Zaibatsu.Zaibatsu

16 A sociedade Japonesa e a reconstrução do país Terminada a 2 ª GM a economia japonesa encontrava-se arrasada e precisou de ajuda econômica dos EUA (per í odo da Guerra Fria), para poder recuperar o pa í s. Al é m disso outros fatores contribu í ram para retomar o desenvolvimento do pa í s.

17 Alguns fatores que contribuíram Mão-de-obra barata e abundante para as ind ú strias; Longas jornadas de trabalho (em m é dia 43 horas semanais de trabalho); Fidelidade dos trabalhadores à empresa; Aplica ç ão maci ç a de verbas na á rea educacional Cria ç ão e aprimoramento de novas tecnologias. Sendo assim, foi de suma importância a participação ativa e integrada da população.

18 Um complexo parque industrial Atualmente as grandes empresas japonesas formam verdadeiros imp é rios industriais, empregando milhares de pessoas e atuam praticamente em todo o mundo. O grande crescimento industrial no p ó s-guerra levou os observadores internacionais a falarem que o Japão passava por um milagre econômico. Com o retorno das grandes empresas, deu-se novamente a integra ç ão do Estado (poder pol í tico) com o poder econômico (Melhem Adas. Geografia: Mundo desenvolvido. p. 201). Como o Japão depende de fornecimento de matéria-prima de outros países, o parque industrial japonês localiza-se em regiões litorâneas, próximo aos portos para facilitar e diminuir os custos de produção.


Carregar ppt "Japão Gigante do Oriente. Características Físicas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google