A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Japão Gigante do Oriente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Japão Gigante do Oriente."— Transcrição da apresentação:

1 Japão Gigante do Oriente

2 Características Físicas

3 Características Físicas
“O Japão foi formado por uma espada” O arquipélago Japonês situa-se na zona de encontro de três placas tectônicas, esse fato explica a enorme instabilidade geológica (vulcões em atividades, maremotos e terremotos), no território nipônico. Placa Eurasiática Placa do Pacífico Placa das Filipinas

4 Características Físicas
“ Os antigos deuses enfiaram uma espada de ouro no oceano e, quando a retiraram, quatro gotas perfeitas respingaram no mar...” O Japão é um arquipélago formado por quatro ilhas de maior extensão e por mais de 3 mil ilhas menores (hotspots)

5 Características Físicas
O país é pequeno (cerca de 3800Km na direção norte-sul) O relevo apresenta uma enorme quantidade de cadeias de montanhas (ocupam ~ 80% do território) Cerca de 70% do território apresenta-se com cobertura vegetal Essas características interferem na ocupação da terra fazendo com que cada espaço seja super valorizado (veja exemplos de ocupação nos próximos slides)

6 Características Físicas
Ocupação restrita da ilha Shikoku

7 Características Físicas
Ocupação restrita da ilha Shikoku

8 Mudanças no perfil político, econômico e administrativo
Restauração Meiji Mudanças no perfil político, econômico e administrativo

9 Restauração Meiji A restauração Meiji (1868 até 1912), foi um marco de mudanças na história do Japão: Encerrou o período de fechamento para outras nações; pois fim no shogunato (feudalismo); restaurou o poder político centralizado no Imperador; iniciou um desenvolvimento industrial baseado no modelo capitalista de produção.

10 Restauração Meiji Características: Integração do mercado nacional
Compra e venda da terra Ferrovias Educação obrigatória Tecnologia ocidental Empresas públicas Contratou técnicos estrangeiros e professores Implementação dos Zaibatsu (tipo de conglomerados econômicos)

11 Expansionismo Japonês

12 Expansionismo japonês
A restauração Meiji provocou uma rápida modernização e industrialização, que levará o Japão a buscar novas fontes de matéria-prima e mercado consumidor. O Japão tornou-se uma potência industrializada e lançou-se às conquistas imperiais na Ásia, passando a competir com as potências européias na tomada de territórios e na formação de colônias. Esse movimento expansionista, baseado num nacionalismo e ideais imperialistas, levou o Japão a participar da 2ªGM do lado dos países que formaram o Eixo.

13 Expansionismo japonês

14 Pós 2ª Guerra Mundial

15 Pós 2ª GM Com a rendição japonesa aos EUA, o império nipônico foi obrigado a: Se desmilitarizar; E a dissolver os Zaibatsu.

16 A sociedade Japonesa e a reconstrução do país
Terminada a 2ªGM a economia japonesa encontrava-se arrasada e precisou de ajuda econômica dos EUA (período da Guerra Fria), para poder recuperar o país. Além disso outros fatores contribuíram para retomar o desenvolvimento do país.

17 Alguns fatores que contribuíram
Mão-de-obra barata e abundante para as indústrias; Longas jornadas de trabalho (em média 43 horas semanais de trabalho); Fidelidade dos trabalhadores à empresa; Aplicação maciça de verbas na área educacional Criação e aprimoramento de novas tecnologias. Sendo assim, foi de suma importância a participação ativa e integrada da população.

18 Um complexo parque industrial
“Atualmente as grandes empresas japonesas formam verdadeiros impérios industriais, empregando milhares de pessoas e atuam praticamente em todo o mundo. O grande crescimento industrial no pós-guerra levou os observadores internacionais a falarem que o Japão passava por um ‘milagre econômico’. Com o retorno das grandes empresas, deu-se novamente a integração do Estado (poder político) com o poder econômico” (Melhem Adas. Geografia: Mundo desenvolvido. p. 201). Como o Japão depende de fornecimento de matéria-prima de outros países, o parque industrial japonês localiza-se em regiões litorâneas, próximo aos portos para facilitar e diminuir os custos de produção.


Carregar ppt "Japão Gigante do Oriente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google