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Dicotomias Psicologia, 12º ano
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Dicotomia principal: INATO/ADQUIRIDO
O que nos torna humanos? Hereditariedade/Meio Natureza/Cultura Interno/Externo Natureza/Educação Biológico/Social Ex: Gestaltismo e Psicanálise de Freud privilegiam o inato. Behaviorismo privilegia o adquirido.
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Características biomórficas que são desenvolvidas segundo padrões definidos ou determinados por padrões genéticos –os genes são desenvolvidos pela maturação? Apenas? Relação tendencialmente equilibrada entre ambiente e comportamento. Somos seres Bio-culturais
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Dicotomia INTERIOR /EXTERIOR
Pensamos e comportamo-nos baseados no quê? Relacionamento sistémico entre elementos biológicos, cognições, emoções, pensamentos com ambientes diversos (U. Bronfenbrenner), estímulos, acontecimentos que experimentamos.
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Funcionamos em contínua interacção com o que nos rodeia; criamos significados para o mundo e o mundo é essas narrativas, tal como nós (nesse encontro).
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Dicotomia CONTINUIDADE/DESCONTINUIDADE
Como explicar as transformações na maneira de ser das pessoas e na sua forma de se comportar? Permanência de características no tempo, algo que continua a existir de modo semelhante ao que já existia?
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A evolução é um processo gradativo, contínuo, quantitativo?
Sim (behavioristas e psicólogos da aprendizagem social). Não (Freud e Piaget: a evolução é um processo descontínuo que leva a estádios qualitativamente diferenciados, que implicam reorganizações).
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Mudanças abruptas na maneira de ser, algo que não existia antes e passa a existir.
As mudanças devem-se sempre à integração de novos elementos, conhecimentos e comportamentos, mas não são quantitativas, mas sim qualitativas, pois modificam a organização subjacente à nossa forma de ser e de nos comportarmos.
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Dicotomia ESTABILIDADE/MUDANÇA
Somos sempre a mesma pessoa ao longo dos tempos, a identidade mantém-se? Os psicólogos de infância e da adolescência valorizam a mudança nestas fases e a estabilidade na idade adulta.
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A capacidade de adaptação permanente é um dos traços fundamentais do ser humano.
Adaptar é estabilizar a mudança.
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A personalidade (dinâmica): continuidade, consistência e coerência.
Mudamos: os modos de ser diferem, sobretudo na fase da infância e adolescência. Sofremos alterações: mas altera-se totalmente o que somos?
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Dicotomia INDIVIDUAL/SOCIAL (transversal a todas as dicotomias)
O que em mim é EU, o que é OUTRO e o que é EU/OUTRO?
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