A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teoria Crítica – Escola de Frankfurt - Contextualização - Década de 30 - o filósofo Max Horkheimer e o economista Friedrich Pollock fundam o Instituto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teoria Crítica – Escola de Frankfurt - Contextualização - Década de 30 - o filósofo Max Horkheimer e o economista Friedrich Pollock fundam o Instituto."— Transcrição da apresentação:

1 Teoria Crítica – Escola de Frankfurt - Contextualização - Década de 30 - o filósofo Max Horkheimer e o economista Friedrich Pollock fundam o Instituto de Pesquisa Social, afiliado à Universidade de Frankfurt; Década de 30 - o filósofo Max Horkheimer e o economista Friedrich Pollock fundam o Instituto de Pesquisa Social, afiliado à Universidade de Frankfurt; Com a tomada de poder por Hitler, Horkheimer é destituído do cargo de diretor do Instituto, assim como todos os membros judeus da instituição; Com a tomada de poder por Hitler, Horkheimer é destituído do cargo de diretor do Instituto, assim como todos os membros judeus da instituição; O Instituto era financiado por empresários judeus, que garantiram a independência dele transferindo seus fundos para outros países; O Instituto era financiado por empresários judeus, que garantiram a independência dele transferindo seus fundos para outros países;

2 Teoria Crítica – Escola de Frankfurt - Contextualização - O lugar que estabeleceu-se como sede de estudos desse Instituto foi a Universidade de Columbia/EUA, que cedeu um prédio aos pesquisadores exilados; O lugar que estabeleceu-se como sede de estudos desse Instituto foi a Universidade de Columbia/EUA, que cedeu um prédio aos pesquisadores exilados; Max Horkheimer, Leo Löwenthal e, a partir de 1938, Theodor Adorno, que era musicólogo e filósofo, trabalham ali; Max Horkheimer, Leo Löwenthal e, a partir de 1938, Theodor Adorno, que era musicólogo e filósofo, trabalham ali;

3 Teoria Crítica – Escola de Frankfurt - Contextualização - Lazarsfeld, buscando desenvolver uma convergência entre a teoria européia e o empirismo americano, convida Adorno para integrar suas pesquisas; Lazarsfeld, buscando desenvolver uma convergência entre a teoria européia e o empirismo americano, convida Adorno para integrar suas pesquisas; Esperava-se que a pesquisa crítica revitalizasse a pesquisa administrativa; Esperava-se que a pesquisa crítica revitalizasse a pesquisa administrativa; Contudo essa esperança de aliança foi frustrada; Contudo essa esperança de aliança foi frustrada; Adorno recusa dobrar-se à lista de questões propostas pelo financiador da pesquisa (A Fundação Rockefeller), que prima pela pesquisa da rádio comercial; Adorno recusa dobrar-se à lista de questões propostas pelo financiador da pesquisa (A Fundação Rockefeller), que prima pela pesquisa da rádio comercial;

4 Teoria Crítica – Escola de Frankfurt - Contextualização - Adorno diz que: quando fui submetido à exigência de medir a cultura, vi que a cultura deveria precisamente ser essa condição que exclui uma mentalidade capaz de medi-la; Adorno diz que: quando fui submetido à exigência de medir a cultura, vi que a cultura deveria precisamente ser essa condição que exclui uma mentalidade capaz de medi-la; Horkheimer também compartilha dessa incompatibilidade de pesquisa entre as correntes européia e americana; Horkheimer também compartilha dessa incompatibilidade de pesquisa entre as correntes européia e americana; Diz Horkheimer: com excessiva freqüência, a pesquisa se vê impondo seus objetos pelos métodos de que dispõe, quando seria preciso adptar os métodos ao objeto; Diz Horkheimer: com excessiva freqüência, a pesquisa se vê impondo seus objetos pelos métodos de que dispõe, quando seria preciso adptar os métodos ao objeto;

5 O conceito de Indústria Cultural Na década de 40, Adorno e Horkheimer criam o conceito de indústria cultural; Na década de 40, Adorno e Horkheimer criam o conceito de indústria cultural; O conceito de Indústria Cultural trata da produção da cultura como mercadoria; O conceito de Indústria Cultural trata da produção da cultura como mercadoria; Entende-se que o mercado das massas impõe o mesmo esquema de organização e planejamento administrativo das fabricações em série aos produtos simbólicos; Entende-se que o mercado das massas impõe o mesmo esquema de organização e planejamento administrativo das fabricações em série aos produtos simbólicos; Revistas, programas radiofônicos, filmes, música são tratados pela indústria cultural da mesma forma que a fabricação de automóveis; Revistas, programas radiofônicos, filmes, música são tratados pela indústria cultural da mesma forma que a fabricação de automóveis;

6 O conceito de Indústria Cultural Serialização e padronização da cultura; Serialização e padronização da cultura; Racionalidade técnica como racionalidade da dominação; Racionalidade técnica como racionalidade da dominação; Os produtos culturais são entendidos como produtos feitos para impedir a atividade mental do espectador, portanto são vistos como produtos alienantes – cultura da alienação; Os produtos culturais são entendidos como produtos feitos para impedir a atividade mental do espectador, portanto são vistos como produtos alienantes – cultura da alienação; Os produtos da Indústria Cultural prescrevem reações; Os produtos da Indústria Cultural prescrevem reações; A mídia é rejeitada por reproduzir a dominação através de mensagens ideológicas; A mídia é rejeitada por reproduzir a dominação através de mensagens ideológicas;

7 O conceito de Indústria Cultural Através desse entendimento dos produtos culturais, a Indústria Cultural anula toda a individualidade e qualquer idéia de resistência por parte da audiência; Através desse entendimento dos produtos culturais, a Indústria Cultural anula toda a individualidade e qualquer idéia de resistência por parte da audiência; A cultura erudita (música erudita) é vista como boa e verdadeira arte enquanto a cultura popular (música ligeira ou popular) é entendida como ruim e alienante. A cultura erudita (música erudita) é vista como boa e verdadeira arte enquanto a cultura popular (música ligeira ou popular) é entendida como ruim e alienante.

8 Outras pesquisas da Escola de Frankfurt Embora o conceito de Indústria Cultural seja o ícone da Teoria Crítica da Comunicação, outros autores fazem parte da Escola de Frankfurt; Embora o conceito de Indústria Cultural seja o ícone da Teoria Crítica da Comunicação, outros autores fazem parte da Escola de Frankfurt; Walter Benjamin, Marcuse e Habermas são outros expoentes da Teoria; Walter Benjamin, Marcuse e Habermas são outros expoentes da Teoria; Walter Benjamin, por exemplo, entendia a arte em diferentes termos: não diferenciava a arte erudita como boa e a popular como ruim, mas via na arte diferentes possibilidades; Walter Benjamin, por exemplo, entendia a arte em diferentes termos: não diferenciava a arte erudita como boa e a popular como ruim, mas via na arte diferentes possibilidades; Ele nunca saiu da Europa e permaneceu em Paris durante seu exílio. Ele nunca saiu da Europa e permaneceu em Paris durante seu exílio.

9 Outras pesquisas da Escola de Frankfurt A influência de Adorno e Horkheimer marcaram gerações de intelectuais até o final dos anos 70; A influência de Adorno e Horkheimer marcaram gerações de intelectuais até o final dos anos 70; Mas Walter Benjamin foi além; seus estudos despertam grande interesse ainda na década de 80; Mas Walter Benjamin foi além; seus estudos despertam grande interesse ainda na década de 80; Marcuse e Löwenthal permaneceram nos EUA após a Guerra, e desenvolveram estudos diferentes; Marcuse e Löwenthal permaneceram nos EUA após a Guerra, e desenvolveram estudos diferentes;

10 Outras pesquisas da Escola de Frankfurt Löwenthal notabilizou-se por suas análises da cultura de massa; Löwenthal notabilizou-se por suas análises da cultura de massa; Marcuse foi o membro da Escola de maior destaque na década de 60, com estudos sobre uma sociedade unidimensional que anula o espaço do pensamento crítico; Marcuse foi o membro da Escola de maior destaque na década de 60, com estudos sobre uma sociedade unidimensional que anula o espaço do pensamento crítico; Habermas, por sua vez, destaca-se com estudos sobre a opinião pública. Habermas, por sua vez, destaca-se com estudos sobre a opinião pública.

11 Outras pesquisas da Escola de Frankfurt SÍNTESE DA TEORIA: o comum entre os estudos de todos os autores permite inferir uma escola de pensamento que critica um mundo onde a instrumentalização das coisas torna-se a dos indivíduos. SÍNTESE DA TEORIA: o comum entre os estudos de todos os autores permite inferir uma escola de pensamento que critica um mundo onde a instrumentalização das coisas torna-se a dos indivíduos.

12 Influências da Escola de Frankfurt Concepção negativa da mídia (que manipula, aliena e engana); Concepção negativa da mídia (que manipula, aliena e engana); Os meios de comunicação de massa são apenas instrumentos de controle e manipulação do pensamento coletivo. Os meios de comunicação de massa são apenas instrumentos de controle e manipulação do pensamento coletivo.

13 Crítica a Escola de Frankfurt A mídia não representa apenas uma ideologia dominante (ainda mais em tempos de grande difusão dos MCM); A mídia não representa apenas uma ideologia dominante (ainda mais em tempos de grande difusão dos MCM); Espectadores não são massa ignorante que absorve a mensagem de forma passiva. Espectadores não são massa ignorante que absorve a mensagem de forma passiva.


Carregar ppt "Teoria Crítica – Escola de Frankfurt - Contextualização - Década de 30 - o filósofo Max Horkheimer e o economista Friedrich Pollock fundam o Instituto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google