A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FILOSOFIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FILOSOFIA."— Transcrição da apresentação:

1 FILOSOFIA

2 FILOSOFAR “A Filosofia inicia sua investigação num momento muito preciso: naquele instante em que abandonamos nossas certezas cotidianas e não dispomos de nada para substituí-las ou para preencher as lacunas deixada por elas ou, então, quando as opiniões estabelecidas disponíveis já não nos podem satisfazer” Marilena Chauí

3 MUDANÇA Desconfiai do mais trivial, Na aparência singelo.
E examinai, sobretudo, o que parece habitual ... Em tempo de desordem sangrenta ... De humanidade desumanizada, Nada deve parecer natural Nada deve ser impossível de mudar. Bertold Brecht. Nada é impossível de mudar.

4 Combate ao poder, à ideologia.
A Filosofia combate tudo aquilo que desumaniza o ser humano. A Filosofia combate o poder para garantir a mudança, o necessário para o ser humano buscar transformações para a sua vida, evitando dessa forma a estagnação, a conservação de um ser humano desumanizado e vivendo em uma sociedade justificada por ideologias (idéias que ajudam a manter o poder, mascarando-o, evitando o seu desnudar, isto é, a obtenção da verdade)

5 REFLEXÃO Não é simplesmente pensar o mundo, mas sim repensá-lo, verificar novamente idéias já pensados e fatos já ocorridos. Hegel escreveu que a Filosofia - tal como a coruja que só alça o vôo depois do entardecer - somente elabora uma teoria após as coisas terem ocorrido.

6 RADICALIDADE A radicalidade na reflexão filosófica exige uma análise que descubra as raízes, a base de um objeto, isto é, das idéias e dos fatos humanos. A radicalidade ajuda o ser humano a fugir de análises superficiais, isto é, evita ficarmos nos 10% da realidade.

7 Rigorosidade Uma reflexão filosófica deve ser rigorosa para evitar conclusões ambíguas ou contraditórias. Não existem duas verdades sobre a mesma coisa. Um objeto só é verdadeiramente desnudado quando nos conseguimos percebê-lo em vários ângulos.

8 TOTALIDADE A reflexão filosófica está baseada em uma análise de conjunto, análise que repudia a superficialidade e busca os elos que unem os fatos e permite-nos sermos radicais. Encontrar os elos dos fatos significa montar o quebra-cabeça chamado mundo, ser humano em transformação.

9 Crítica Transformar, mudar.
A crítica é como uma moeda, tem duas faces, a destrutiva e a construtiva. Para a crítica filosófica ocorrer temos a necessidade de buscar apoio no rigor, na radicalidade, na totalidade e na reflexão.

10 ANTIFILOSOFIA Está a favor da estagnação, do poder, da ideologia, isto é, como um lobo em uma pele de cordeiro busca destruir a filosofia, evitando o filosofar, as perguntas, os questionamentos humanos.

11


Carregar ppt "FILOSOFIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google