A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Principais Características

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Principais Características"— Transcrição da apresentação:

1 Principais Características
Arcadismo Principais Características

2 Imitação Os árcades propunham um retorno aos moldes clássicos renascentistas (Petrarca,Camões etc.) e gregos-latinos (Homero, Virgílio, Ovídio e outros), porque neles encontravam um modelo de simplicidade, a imaginação equilibrada pela razão e obediência a gêneros e formas literárias tradicionais. Os clássicos eram o “freio” moderador das emoções, impedindo os excessos.

3 Resultados da Imitação
A) Presença da Mitologia B) A linguagem simples de vocabulário fácil e períodos curtos, onde a comparação predomina sobre a metáfora, o que revela a reação à retórica barroca. C) Inutilia Truncat (corta o que é inútil) - era um lema arcádico. D) Aurea Mediocritas (mediocridade de áurea), determinando a simplicidade e o ideal de uma existência tranquila, sem excessos e associada á natureza.

4 Bucolismo Segundo os árcades, a pureza, a beleza e a espiritualidade residem na natureza. O homem natural, idealizado por Rousseau no mito do “bom selvagem”, é a síntese de espontaneidade e simplicidade. O crescimento das cidades conduz à valorização do campo e do preceito horaciano do Fugere urbem (fugir da cidade). Daí a preferência por temas pastoris e pelas cenas de vida campestre.

5 Racionalismo Preocupações com a verdade e o real. Segundo os árcades, só é belo o que é racional. Pregava-se, portanto, o equilíbrio entre a razão e o sentimento, dando-se ênfase à poesia filosófica e didática, aos tratados, aos ensaios, à epopéia, à sátira, ao teatro e à crítica.

6 Convencionalismo Repetição e consequente desgaste de temas muito explorados. Utilização de lugares comuns: “ovelhas”, “pastores”, “estrela d’ alva”, “montes”, “claras fontes” e etc.

7 Idealização do amor e da mulher
O amor é a fonte de prazer, tranquilo e não-passional.l

8 Neoclassicismo O Arcadismo não apresenta um estilo homogêneo, graças ao entrecruzar-se de variadas correntes ideológicas e estéticas. Já no final do século, seus dois pilares, Razão e Verdade, começam a ceder lugar ao sentimento e à imaginação, sendo por isso classificados como pré-românticos.


Carregar ppt "Principais Características"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google