A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente."— Transcrição da apresentação:

1 O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente ligada a Reforma Protestante. Como resposta à revolução religiosa e cultural que a Reforma empregava, a Igreja Católica inicia a sua reação conhecida como contra-reforma, e a arte passa a ser vista como meio de propagar o catolicismo.

2 Chegada do Barroco no Brasil O estilo Barroco desenvolveu-se plenamente no Brasil a partir do século XVIII, perdurando ainda no início do século XIX, nessa época a Europa já havia abandonado esse estilo, voltando-se para o Estilo Clássico. O Barroco brasileiro pode ser dividido em duas linhas:

3 Barroco das regiões enriquecidas com o açúcar e mineração. Este estilo é mais marcante nas regiões mais ricas da época: Bahia, Pernambuco, Minas gerais e Rio de Janeiro. Fachada da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Salvador

4 Barroco das regiões onde não havia comércio do açúcar nem mineração: Destaque paro o Estado de São Paulo. Igreja do Carmo em Itú Sp

5 A Arte Barroca em Ouro Preto Graças ao ciclo do Ouro, desenvolveu-se em Minas Gerais mais precisamente em Vila Rica atual Ouro Preto, a mais complexa e bela manifestação do Barroco brasileiro. Em Ouro Preto estão algumas das principais obras do Barroco Brasileiro tanto na pintura, quanto na escultura e arquitetura.

6 O principal nome do Barroco Mineiro e consequentemente do brasileiro é Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Igreja de São Francisco de Assis, Exterior e Interior, Ouro Preto

7 Detalhe de Cristo carregando a cruz

8 Sobre as obras de Aleijadinho em Congonhas, escreveu Oswald de Andrade, o poema: " No anfiteatro das montanhas os profetas do Aleijadinho monumentalizam a paisagem. As cúpulas brancas dos passos e os cocares revirados são degraus da arte do meu país onde ninguém subiu mais. Bíblia de pedra-sabão banhada no ouro das Minas".

9 Características da Escultura de Aleijadinho: Olhos espaçados. Nariz reto e alongado. Lábios entreabertos. Queixo pontiagudo. Pescoço alongado em forma de V.

10 Os 12 Profetas Uma das Obras de maior destaque de Aleijadinho na verdade não é somente uma, mas sim 12. Profeta Isaías Localizados no Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos de Congonhas do Campo, em Minas Gerais

11 Manuel Costa Ataíde – Pintura do Teto da Igreja de São Francisco de Assis - Ouro Preto

12 Professor e pintor. Suas pinturas em tetos das igrejas seguiam as características do estilo barroco, e aliavam-se perfeitamente às esculturas de Aleijadinho. Mestre Ataíde pintou várias igrejas de Minas Gerais com estilo próprio e bem brasileiro. Usava cores vivas e alegres e gostava muito do azul.

13 Ataíde utilizava tanto a tinta a óleo (que importava da Europa) como a têmpera. Os pintores da época nem sempre podiam importar suas tintas. Faziam então suas próprias cores com pigmentos e solventes naturais aqui da terra. Entre outros, usavam terra queimada, leite e óleo de baleia, clara de ovo, além de extratos de plantas e flores. E é claro criavam suas próprias receitas que eram mantidas em segredo. Talvez por isso é que se diz que não existe, no mundo inteiro, um colorido como o das cidades mineiras da época do barroco.


Carregar ppt "O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google