A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RITUAIS, RITOS DE PASSAGEM E INICIAÇÃO. O que é um ritual e qual a sua importância social? O que diz o senso comum: Ação formal e arcaica, desprovida.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RITUAIS, RITOS DE PASSAGEM E INICIAÇÃO. O que é um ritual e qual a sua importância social? O que diz o senso comum: Ação formal e arcaica, desprovida."— Transcrição da apresentação:

1 RITUAIS, RITOS DE PASSAGEM E INICIAÇÃO

2 O que é um ritual e qual a sua importância social? O que diz o senso comum: Ação formal e arcaica, desprovida de conteúdo, usada para celebrar momentos especiais Ação ligada à esfera religiosa: culto ou missa

3 O que diz o discurso cientifico Sala de aula em escola fundamental na China Sala de aula em escola secundária na França cada ritual é um manifesto contra a indeterminação – através da repetição e da formalidade, os rituais demonstram a ordem e a promessa de continuidade dos grupos Rituais do dia a dia – universais, repetitivos e ordenadores do mundo.

4 Antropólogo Claude Rivière considera que: O mundo profano é carregado de rituais cotidianos que ORDENAM a vida social Por exemplo: RITOS ESCOLARES: 1.Rito de chegada (cumprimento aos colegas, cumprimento aos professores, buscar o lugar para sentar) 2.Rito de ordem (horários compartimentalizados pelo sinal, espaços organizados em fileiras); 3.Ritos de atividades (ir ao quadro, fazer tarefas, participar das atividades em sala de aula, falar e escutar em sala de aula) 4.Ritos de conclusão e iniciação (fim de colégio, entrada na universidade, os trotes de calouros, o estágio, o primeiro emprego) RITUAIS - atribuem a cada um de nós novas identidades e novos papéis a serem desempenhados junto ao grupo com o qual convivemos

5 Antropóloga MARIZA PEIRANO considera que: o ritual é um fenômeno especial da sociedade, que nos aponta e revela expressões e valores de uma sociedade, mas o ritual expande, ilumina e ressalta o que já é comum a um determinado grupo (Rituais ontem e hoje, p.10) Para a autora, os rituais podem ser religiosos ou profanos, festivos, formais, informais, simples ou elaborados pois o importante em um ritual são: SUAS CARACTERÍSTICAS DE FORMA, CONVENCIONALIDADE, REPETIÇÃO. Fatores que mudam de grupo para grupo.

6


Carregar ppt "RITUAIS, RITOS DE PASSAGEM E INICIAÇÃO. O que é um ritual e qual a sua importância social? O que diz o senso comum: Ação formal e arcaica, desprovida."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google