A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini."— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini

2 Objetivos O objetivo desta aula é dar noções básicas sobre sistemas de gerenciamento para cursos on-line: o que são, quais são suas funções, principais sistemas disponíveis; e apresentar um dos sistemas mais utilizados como exemplo típico.

3 Tópicos Gerenciamento de cursos Usuários de um sistema de gerenciamento acadêmico Características do gerenciamento de um curso on-line Como resolver o problema da restrição acadêmica O que são sistemas de gerenciamento on-line Por que usar sistemas de gerenciamento? Sistemas disponíveis Como escolher o melhor sistema? Qual sistema escolher? Utilização do WebCT

4 O Que É Gerenciamento Acadêmico A administração ou gerenciamento acadêmico diz respeito a todas as atividades organizacionais, logísticas e documentais que são necessárias para assegurar que o curso seja oferecido com todos seus requisitos, receba e identifique os alunos e registre e certifique seu progresso, com o mínimo de erros e com o máximo de eficiência e participação dos estudantes e professores.

5 Os usuários do sistema acadêmico Administrador de sistemas –Cuida tecnicamente do servidor, instalação, implementação e atualização de ferramentas, resolução de problemas, suporte técnico aos outros usuários Coordenador acadêmico –Gerencia o elenco de cursos da instituição, as regras de matrícula, calendário escolar, documentação, certificação, etc. e disponibiliza os recursos disponíveis para os instrutores

6 Os usuários do sistema acadêmico (2) Instrutor –Responsável pela montagem do curso, organização e disponibilização do conteúdo instrucional, atividades principais de ensino, condução das atividades interativas e avaliação do aluno Tutor ou assistente de ensino –Ajuda o instrutor na interação com alunos, correção de provas e trabalhos, resolução das principais dúvidas, resolução de problemas administrativos, etc. Aluno

7 Características do gerenciamento de um curso na Web Necessita também de um sistema de gerenciamento acadêmico Caracteriza-se por ter todas as funções implementadas em computador, e a distância Tem funções diferenciadas para os diversos tipos de usuários: administrador de sistema, coordenador acadêmico, instrutor, tutor e aluno Pode ser inteiramente baseado na Web, ou dispor de ferramentas especiais (softwares on-line e off-line, ou combinação)

8 Como resolver os problemas de restrição de acompanhamento acadêmico nos cursos baseados nas tecnologias da Web?

9 O que é um Sistema de Gerenciamento Acadêmico On- Line? É um conjunto integrado de ferramentas de software utilizadas para a administração acadêmica, oferecimento, e, opcionalmente, autoria de cursos on-line baseados na Internet.

10 Funções do Sistema de Gerenciamento Acadêmico On-Line Matrícula do aluno, atribuição de senha para acesso, controle de acessos Disponibilização do conteúdo instrucional (artigos, livros on-line, slides, banco de imagens, simulações, etc.) Implementação das ferramentas interativas de ensino (chat, quadro de avisos, lista, email) Avaliação e acompanhamento do progresso acadêmico (provas, notas, trabalhos) Estatísticas de acesso

11

12 Sistemas disponíveis Estrangeiros: –WebCT: http://www.webct.com –IntraLearn: http://www.intralearn.com –TopClass: http://www.wbtsystems.com –FirstClass: http://www.firstclass.com –Blackboard: http://www.blackboard.com –Lotus LearningSpace: http://www.learningspace.com –ClassPoint: http://www.classpoint.com Nacionais: –UniverSite: http://www.universite.com.br/ –TelEduc: http://hera.nied.unicamp.br/tele_educ/ –AulaNet: http://www.eduweb.com

13 Como escolher um sistema? Custos Facilidade de uso pelo instrutor, tutor e aluno Tempo de carregamento, velocidade de execução Em que tipo de plataforma ele é executado Variedade de ferramentas disponíveis Facilidade de disponibilização de conteúdo e de estruturação do curso Disponibilidade em outros idiomas

14 Exemplo de um sistema: o WebCT Desenvolvido em uma universidade Ótima relação custo/benefício Sistema razoavelmente ágil, existe para várias plataformas Implementa todos os aspectos de um curso (autoria, conteúdo, gerenciamento) Sistema de geração descentralizada, inteiramente baseado na Web, não exige cliente específico.

15 WebCT: Definição e Características É um sistema gerenciador de aprendizado, ou seja, um software que atua como interface de interação polivalente entre professor, alunos e administrador. Ele é usado por mais de 1500 instituições em 61 países, sendo considerado um dos mais importantes do mercado –Processamento integralmente do lado do servidor (Java e CGI) –Interfaces do criador, do instrutor e do estudante integralmente baseados em um Web browser –Fácil uso, permite rápida criação de cursos sem precisar conhecer HTML, FTP, etc. –Controle de acesso e estatísticas –Inclui todas as funções de gerenciamento acadêmico

16 Recursos do WebCT Página Inicial do WebCT Página Inicial do Curso Ferramentas Básicas Troca de Senha Correio Privado Quadro de Avisos Bate Papo Quadro Branco Conteúdo de Curso Download de Aulas Teste de Correção Automática Cadastro de Alunos Home Page de Alunos Ferramentas Avançadas

17 Página Inicial do Curso

18 WebCT: Material Didático On-Line Textos de referência Laboratório


Carregar ppt "Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google